Ouvidoria do SUS de Natal passa por reorganização para melhorar qualidade dos serviços prestados

Canal de comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal de assistência à saúde, a Ouvidoria do SUS Natal passará por uma reorganização em sua estrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade natalense. Criada na gestão municipal anterior, mas implantada há apenas dois anos e meio, o órgão recebe demandas relacionadas à denúncias, reclamações, solicitações, dúvidas, sugestões e elogios.

A ouvidora do SUS Municipal, Lúcia de Fátima de Azevedo, eleita em agosto passado para um mandato de dois anos, explicou que a ideia de reorganização surgiu durante visita da equipe de Natal à Ouvidoria do SUS em João Pessoa, na Paraíba e que ela foi prontamente aceita pelo secretário municipal de Saúde Luiz Roberto Fonseca e a Prefeitura Municipal, que sempre apostam em ações que tragam melhorias dos serviços ofertados à população.

Ela explicou também que a mudança será feita com relação ao sistema de tipificação das demandas, com o detalhamento destas e a listagem dos cinco principais objetos de demanda, nas áreas de cirurgias, consultas, marcação de exames, insatisfação, mau funcionamento, mau atendimento e falta de profissionais e/ou medicação, elogios e sugestões.

O novo sistema possibilitará a separação das demandas de acordo com o distrito sanitário correspondente à unidade relatada pelo usuário. Essa nova forma favorecerá a identificação das necessidades existentes em cada um dos cinco distritos de Natal e, consequentemente, uma atenção mais detalhada e precisa a cada um deles, conforme suas insuficiências.