OAB tem mais de mil processos contra conduta dos associados

A maioria da população não sabe, mas advogados que têm seus nomes estampados por participação em crimes e esquemas de corrupção que vão parar no noticiário respondem a processos internos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No período de janeiro de 2013 a julho de 2015, pelo menos um deles já foi expulso pelo Conselho da Ordem no Rio Grande do Norte.

Na OAB/RN, neste momento, há 1.076 processos em tramitação contra advogados suspeitos de ferirem o estatuto da categoria. O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem é proibido por lei de revelar a natureza que os levou a julgamento, mas o NOVO Jornal apurou que neste período foram julgados 393 processos relativos a acusações contra os profissionais do direito e aplicadas 73 suspensões.

A atual gestão que tem como presidente Sérgio Freire, de acordo com relatório do Tribunal de Ética, autuou 1.920 novas representações contra advogados; no contraponto, os acusados confeccionaram 398 defesas. Nesse espaço de tempo houve 271 audiências para que os advogados fossem ouvidos, e 2.627 processos acumulados foram finalizados e arquivados por causa de acordos, desistências, pareceres pela improcedência das acusações, incompetência e prescrição.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.