Marcos Dantas

Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação no RN será lançado dia 04


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, lançam o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no RN, que atenderá até 190 empresas potiguares e de diferentes setores. Criado para desenvolver o potencial exportador do estado, o PEIEX será apresentado em solenidade realizada no dia 4/11, a partir das 8h30, em um café da manhã no Auditório da FIERN.

No ano passado, o RN foi 21º exportador entre os estados brasileiros e o sétimo do Nordeste. Em 2015, as exportações totalizaram U$ 318 milhões e as importações US$ 248 milhões, gerando um superávit superior a US$ 70 milhões. Nesse cenário, o PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico e acompanhamento, oficinas de capacitação em exportação, e implantação de soluções gerenciais.

O atendimento é feito em três fases: diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses, e as empresas continuam tendo acompanhamento técnico durante a implantação das melhorias, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.

No Rio Grande do Norte, o foco principal será em empresas dos setores de alimentos e bebidas, tecnologia da informação, fruticultura, moda praia e confecções em geral. Atualmente foram instalados dois núcleos do PEIEX: um na região metropolitana de Natal e outro na região metropolitana de Mossoró. Nesses dois núcleos, os trabalhos estão sendo executados pela Universidade de Potiguar, sob a coordenação da Apex-Brasil.

As empresas não têm custo financeiro para participar. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para participarem das ações de promoção comercial da Apex-Brasil. Desde sua criação, em 2009, já foram atendidas cerca de 14 mil empresas no Brasil.