Marcos Dantas

Mutirões de mamografia da SMS seguem no mês de novembro


Mesmo com o fim de mais uma edição do “Outubro Rosa”, campanha voltada para a prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Grupo Reviver, realizará durante o mês de novembro mutirões de mamografias, por meio de uma unidade móvel.

Entre os dias 11 a 17, a unidade estará na Policlínica Norte; de 14 a 18 na Policlínica Zeca Passos, no bairro da Ribeira; de 21 a 25 na Policlínica Oeste; e 28 a 30 na Policlínica Sul. Para serem atendidas, as mulheres de 40 a 49 anos devem apresentar documento de identificação, cartão SUS e encaminhamento médico. Já a partir dos 50 anos, elas poderão ser consultadas mediante apresentação do cartão SUS e identificação, apenas.

Por se tratar de uma doença silenciosa, podendo ser indolor em alguns casos, o câncer de mama passa facilmente desapercebido dando espaço para que as células da mama se desenvolvam de forma anormal e se multipliquem rapidamente. Desta forma, é necessário que todas as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, procurem as unidades não só durante os mutirões e campanhas, mas anualmente ou segundo a recomendação do médico.