Mutirão do consumidor do Procon/RN em parceria com a Defensoria Pública soluciona mais de mil conflitos

De 15 a 17 de março a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), realizaram o primeiro mutirão do consumidor, que teve como objetivo solucionar conflitos que envolvessem relações de consumo. Foram mais de 2 mil atendimentos. E desses foram solucionados quase mil casos.

Durante o evento, os consumidores tiveram acesso a mesas de negociação direta com instituições bancárias (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú). As instituições bancárias e operadoras de cartões de crédito foram os principais alvos dos atendimentos relativos a Defesa do Consumidor. Cada negociação foi aberta pelos fiscais do Procon e mediada por um Defensor Público. Em caso de empréstimos ou dívidas em que o consumidor acredite existir juros abusivos, o atendimento será encaminhado para economistas que verificarão as taxas de juros e encargos aplicadas nos contratos.

Segundo o Coordenador Geral interino do órgão, Cyrus Benavides, o evento foi uma vitória para o consumidor. “O mutirão trouxe as empresas para perto, para solucionar de forma rápida e eficaz qualquer problema que diga respeito a relação de consumo”, disse.