Mulheres dedicam mais tempo a afazeres domésticos do que homens, aponta PNAD

As mulheres brasileiras dedicam quase o dobro de tempo em afazeres domésticos do que homens, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, a PNAD, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (7).

Levando em conta a carga horária de uma pessoa empregada, as mulheres somam mais de 54 horas semanais de trabalho, enquanto homens acumulam pouco mais de 51 horas. Segundo o levantamento, a média nacional de horas destinadas aos afazeres domésticos é de quase 17 horas por semana. As mulheres, no entanto, dedicam quase 21 horas em média, enquanto homens registraram uma média de pouco mais de 11 horas.

A diferença também fica evidente quando se observa as pessoas desempregadas. Mulheres que não estão no mercado de trabalho passam quase 20 horas semanais em tarefas domésticas, enquanto os homens gastam pouco mais de 14 horas por semana.

Homens acima dos 50 anos de idade são os que mais produzem coisas para próprio consumo, quase 52% das mais de 10,5 milhões de pessoas que se dedicam à autossubsistência. O trabalho voluntário também foi analisado pelo levantamento. A pesquisa apontou que 4,6% das mulheres praticam alguma atividade relacionada, enquanto apenas 3,1% dos homens fazem trabalhos voluntários.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.