Marcos Dantas

Mudanças no funcionamento de Escola Estadual causam revolta em São João do Sabugi


A decisão da Secretaria de Educação do RN, de manter a partir de 2017 apenas o Ensino Médio na Escola Estadual Senador José Bernardo, em São João do Sabugi vem causando revolta nos alunos, pais e professores. Vários são os apelos circulando nas redes sociais. Um deles chegou ao Blog do Marcos Dantas com as seguintes informações:

Escola Estadual Senador José Bernardo de São João do Sabugi RN – mais de 90 anos de existência – com IDEB 6,0 nos últimos anos, está entre as 12 melhores escolas do Estado no ENEM, índice mais alto no Provinha Brasil. Que prêmio recebe esta escola do Governo do Estado? Foi comunicada pela SEEC que a escola irá DEIXAR DE TER O ENSINO FUNDAMENTAL.

O sentimento de pais e alunos é de luto, segundo me disse hoje o diretor Valter Junior. E não poderia ser diferente. É inegável que quem lá estuda, sonha em lá prosseguir. Não são poucos… são 199 alunos forçados a sair da escola que escolheram estudar. Quem vai falar por eles? Vejamos: a escola tem hoje 199 alunos de Ensino Fundamental, 152 do Ensino Médio e 46 do EJA Médio.

A idéia é que a Escola Senador passe a funcionar somente com Ensino Médio em horário integral. A cilada do Governo do Estado está clara: a escola funcionando somente com Ensino Médio não irá alcançar a quantidade que tem hoje (397 alunos) e lamentavelmente, este será um motivo para, em breve, ser apontada para fechar suas portas. E agora São João do Sabugi? Quem vai levantar a voz pela velha Senador?! Há quem pense que tem como a escola gerar mais 199 alunos para incluir no Médio? De onde?