Marcos Dantas

MPF no Ceará pede anulação da prova de redação por suposto vazamento no Enem


Da Agência Brasil – O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ingressou nesta segunda-feira (7) com nova ação na Justiça Federal pedindo a anulação da prova redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dessa vez pelo suposto vazamento do tema da prova.

O secretário municipal de uma cidade do Ceará, de 34 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante enquanto realizava o Enem neste domingo (6) com ponto eletrônico e um rascunho de uma redação sobre o tema que foi aplicada a milhões de alunos. Em seu celular também foi encontrado o gabarito da prova, recebido antes de o Exame Nacional de Ensino Médio, hoje a maior porta de acesso ao ensino superior no País, ter início em todo o Brasil.

Para o procurador Oscar Costa Filho, caso seja confirmado o vazamento, o tratamento isonômico entre os candidatos teria sido desrespeitado. Na última quarta-feira, o procurador já havia entrado com uma ação pedindo a suspensão da aplicação Enem devido à decisão do MEC de adiar o exame nas escolas ocupadas por estudantes.