Movimento dos Atingidos pela Barragem de Oiticicas cobra compromissos assumidos pela Bancada federal do RN

O Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção do Complexo Barragem de Oiticicas, e as demais entidades envolvidas na luta enviaram uma nota de agradecimento dirigida a toda a Bancada Federal, endereçada ao seu coordenador, deputado federal Felipe Maia pelas presenças de seus representantes, Zenaide Maia, Antônio Jácome, Fátima Bezerra e Garibaldi Filho, na reunião que o Movimento convocou, no dia 01 de setembro deste ano em Barra de Santana.

Na nota, o Movimento também reconhece o gesto e a correta atitude política da Bancada, por garantir 60% (75 milhões de reais) dos 126 milhões e 300mil das emendas de bancadas de 2017, para o Complexo Barragem de Oiticica.

O Movimento ainda conclama toda a Bancada Federal a reforçar os compromissos assumidos por ela, através de seus representantes na reunião do dia 01 de Setembro, que foram os seguintes:

  • 01 – Emenda de bancada 2018, para o complexo Barragem de Oiticica.
  • 02 – Solicitação de Reunião com o ministério da Integração e Planejamento para discussão e aprovação do novo plano de trabalho (nota técnica) e garantia de recursos para conclusão do Complexo Barragem de Oiticica, conforme acordo extrajudicial firmado entre movimento e governo federal\estadual.
  • 03 – Audiência com Governo Federal e os Ministérios para incluir o Complexo Barragem de Oiticica no Programa Avançar, tendo em vista, a possibilidade concreta de sua conclusão até dezembro de 2018, bastando apenas recursos financeiros e decisão política.

Leia a íntegra da nota

MOVIMENTO DOS ATINGIDOS E ATINGIDAS PELA CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO BARRAGEM DE OITICICA.

Ao Dep. Felipe Maia – Coordenador da Bancada Federal e demais membros da bancada

O movimento e as demais entidades envolvidas na organização da reunião públicas sobre o complexo Barragem de Oiticica, realizada em 01.09.17, na comunidade Barra de Santana, zona rural do município de Jucurutu-RN, agradecem a atenção e presença da bancada Federal, em nome da Senadora Fátima Bezerra, do senador Garibaldi Alves, da deputada federal Zenaide Maia e do Deputado Federal Antônio Jacome.

Também agradecemos ao deputado Felipe Maia, coordenador da bancada federal, pela atenção e articulação junto ao ministério da Integração e a toda bancada para se fazerem presentes ao evento, inclusive, enviando correspondência justificando sua ausência e compromisso da bancada com emenda para o Complexo Barragem de Oiticica, em 2018.

Aproveitamos o ensejo para reconhecer e agradecer o gesto e a correta atitude politica da bancada por garantir 60% (75 milhões de reais) dos 126 milhões e 300mil das emendas de bancadas de 2017, para o Complexo Barragem de Oiticica.

Retomando a reunião publica do dia 01.09.17, cabe informar a toda bancada que o evento foi grandioso e de imensa repercussão em toda região Seridó, no estado do RN e até nacionalmente.  Contamos com a presença de representação da bancada federal, governador do estado e secretários, Deputados Estaduais, Justiça estadual, Procuradoria Geral do Estado,Bispos do RN e padres, Prefeitos e vereadores do Seridó, movimentos sociais e sindicais, entidades diversas da sociedade e a população da área da barragem, em torno de 400 pessoas. Informamos ainda que a reunião teve duração de 4 horas e foi integramente transmitida pela Radio Rural de Caicó e por outros meios de comunicação.

Diante dos acontecimentos, da importância e necessidades da conclusão do complexo Barragem de Oiticica, já relatados no convite emitido a bancada federal, das dificuldades orçamentárias em curso, da repercussão do evento e dos compromissos assumidos pela bancada federal, estamos retomando o diálogo pra reforçar os compromissos assumidos pela bancada no evento, quais sejam:

a)    Emenda de bancada 2018, para o complexo Barragem de Oiticica.

b)    Solicitação de Reunião com o ministério da Integração e Planejamento para discussão e aprovação do novo plano de trabalho (nota técnica) e garantia de recursos para conclusão do Complexo Barragem de Oiticica, conforme acordo extrajudicial firmado entre movimento e governo federal\estadual.

c)    Audiência com governo federal e os ministérios para incluir o Complexo Barragem de Oiticica no Programa Avançar, tendo em vista, a possibilidade concreta de sua conclusão até dezembro de 2018, bastando apenas recursos financeiros e decisão politica.

Caicó, 11 de outubro de 2017.

Atenciosamente, Engenheiro Agrônomo José Procópio de Lucena – Articulador Estadual do Seapac\ Presidente do CBH PPA e Assessor do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção do Complexo Barragem de Oiticica.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.