Mediação Comunitária tem instalação pioneira em Natal, em parceria com o Tribunal de Justiça, OAB, Câmara Municipal e Prefeitura de Natal


Natal é primeira cidade brasileira a implantar a Mediação Comunitária. O autor da proposta que já é lei, Ney Jr, realizou na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Natal a primeira reunião da Frente Parlamentar de Mediação Comunitária. O objetivo do projeto é a resolução de conflitos judiciais na própria comunidade executado por mediadores credenciados do próprio bairro treinados pelo TJ/RN em parceria com a Câmara Municipal. O projeto será implantado em caráter experimental, nos bairros de Brasília Teimosa, Redinha, Cidade da Esperança e Felipe Camarão.

No próximo mês de maio, ocorrerá no Rio de Janeiro, um encontro nacional, com mais de 2 mil participantes, sobre mediação extrajudicial. O vereador Ney Lopes Jr., foi convidado para este econtro e será um dos expositores sobre a implantação pioneiramente em Natal da “mediação comunitária” que servirá de exemplo para todo o país.

A Mediação Comunitária em Natal conta com a cooperação do juiz Dr. Herval Sampaio, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e da servidora Elanne Canuto, coordenadora administrativa do Nupemec, do Presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, do Juiz José Dantas da Vara da Infância e Adolescência e lideranças comunitárias.