Mais opiniões de leitores sobre a doação do terreno da “Joaquim Apolinar” para a UERN

Continua rendendo a discussão sobre a doação do terreno que abrigou por muitos anos a Escola Estadual Joaquim Apolinar em Caicó à UERN, para que a universidade possa instalar sua sede no local. Como o terreno pertence ao Municipio, o Governo resolveu devolvê-lo depois que decidiu desativar a escola por falta de alunos. Mas, existe uma corrente que defenda que ao inves da estrutura ser cedida à UERN que sirva para abrigar escolas municipais, que estão funcionando em prédios precários. O Blog do Marcos Dantas desde o início abriu a discussão para ouvir a população. Já postamos na manhã desta quinta-feira (31) uma relação de vários comentários. E chegaram mais ao Blog:

Murielly
Se é do Município que continue no município… Educação básica é prioridade! Criança é na escola.

Eliane Araújo Barros de Medeiros
Precisamos investir nas nossas crianças, para que no futuro consigam ser cidadãos preparados para atuar em diferentes setores da sociedade!

Faria
Lembro-me quando cheguei para morar em Caicó, e lecionar na UFRN, era uma cidade que mesmo pequena e limitada os caicoenses tinha um orgulho, era mais uma bairrismo, tudo era muito bom, melhor e mais bonito, era um superlativarmo. Mas o tempo não espera e nem perdoa ninguém, a cidade foi perdendo o elã, foi ficando ofuscada, as pessoas que habitam a cidade não acompanharam a modernidade, principalmente os políticos, os empresários, e a cidade que já era cafona piorou. Estamos diante de um atraso secular, mesmo o seridoense sendo um povo moderno, mas isso não conta para nós caicoense, essa parte ficou mais para CURRAIS NOVOS, hoje é quem dita a moda, a cultura, o esporte e tem a sexta economia do estado. CURRAIS NOVOS que teve sua economia abalada com a crise da xelita, mas se reergue e chegou muito forte, e comanda os SERIDÓS tanto o oriental como o ocidental. Nós caicoenses estamos sem alternativas econômicas, ai ficamos querendo encher o município de instituições pública, o que a uern vai somar em nosso município, as escolas que deveriam estar servindo a população foram fechadas, por falta de alunos, professores, infelizmente os nossos caminhos estão indo para o vetor errado.

Rejane Ferreira
Pelo o que eu soube esse colégio está fechado a muito tempo e foi exatamente por falta de alunos que isso aconteceu, agora não entendo o porque de tanto barulho, é somente porque os alunos da UERN que sofre tanto com a falta de estrutura vai ocupar um espaço que estava fechado? ou deve ser porque é melhor ver o dinheiro que investimos pagando impostos se deteriorando do que sendo útil? Acho que o orgulho de alguns prejudicam muitos e dificulta a vida das classes q mais sofrem, pois tem tanta coisa nesse país que merece mais atenção do que uma briga de egos por um lugar que se mantinha fechado e ninguém se incomodava, sou a favor sim da UERN ter esse espaço pois vejo de perto a luta de muitos dos alunos de lá e vejo que não é fácil, e se realmente essa escola fosse de suma importância para a população caicoense ela não estaria fechada, é só minha humilde opinião.

Joaquina Paulino de Souza
É uma pena que estes senhores que acreditam que a luta por novas escolas municipais, seja recente. Com certeza não sabem do que falam, pra isso esclareço que desde que me entendo por educadora do município, que luta-se por novas escolas, que se pleiteia os prédios escolares fechados. Só não entendo, como que se pode acreditar que o município tenha por obrigação fazer doações. A de esclarecer que é preciso fazer uma pesquisa sobre: o que é um ente federado, ou seja, a diferença de recursos que passam pelo estado é gigantesco, diante dos recursos do município. Pergunto a estes senhores, porque eles que foram ou são sei lá, da Uern não se faz representar no conselho municipal de educação, dai então saberia qual a situação da educação no município. Que a Uern, precisa de um local, é claro que sim, mais existem muitos prédios estaduais que podem perfeitamente servir aos propósitos da Uern.

Hécio Morais, Professor do Curso de Odontologia da UERN
A impressão que fica para todos é que a UERN não é bem recebida em Caicó, pelo contrário, parece que há um sentimento por parte de algumas pessoas contra a permanência de uma universidade que abriga hoje o décimo primeiro curso de Odontologia ( avaliação de qualidade) do país. Fato importantíssimo, reconhecido nacionalmente e que parece ser ignorado por aqueles que fazem a educação. Claro que é importante garantirmos educação básica de qualidade para nossas crianças, mas, o interessante é que a “sugestão” dos que se opõem a ida da UERN para lá só tenha surgido agora. Onde esteve a iniciativa durante todo esse tempo? Universidade pública e de qualidade promove inclusão social, gera emprego e renda, e verdadeiramente, LIBERTA…

Maria José
Defendo que a Uern fique nas instalações da escola Joaquim Apolinar. Vejo que essa instituição trará mais benefícios para Caicó com novos cursos e oportunidades para nossos jovens. Além disso, o estado a muitos anos usou desse local portanto, tem direito ao prédio. a prefeitura não tem condições de reformar a Eeja que está com sua estrutura muito acabada e na qual o gasto seria enorme, verba essa que já está disponível para a Uern. Além disso, se a prefeitura tomar conta deste corre o risco de ficar como o posto de saúde do João XXIII que foi derrubado e ate agora só tem o terreno. Também outros prédios poderiam ser ocupados pela escola Paulino Barcelos como o Rotary ou mesmo a monsenhor que esta com poucos alunos e fica bem perto da demanda do Paulino Barcelos. Espero que os vereadores de Caicó votem no crescimento de Caicó!

Ney Joaquim
Escolas municipais estão sucateadas, na Barra Nova tem uma escola que a tampa da fossa é um encosto de cadeira de madeira

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.