Marcos Dantas

Maestro mexicano Alejandro Sanchez comanda o Quartas Clássicas de novembro


maestro-alejandro-sanchezCom patrocínio do Morada da Paz, Cosern e Unimed, o mês de novembro recebe mais uma edição do projeto Quartas Clássicas, seguindo com a temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Com a expectativa de esgotar os ingressos gratuitos e lotar mais uma vez o Teatro Riachuelo, em Natal, a próxima apresentação do projeto terá como regente o maestro mexicano Alejandro Sanchez. O concerto será na quarta-feira (23), a partir das 20h.

Alejandro nasceu na Cidade do México. Com um vasto currículo, ele tem passagens pelo conservatório na Cidade do México, estudos em piano e composição na Berkeley College of Boston e na Escola de Música de Manhattan, em Nova York, além do Instituto de Creadores del Benington College no qual chegou a ser nomeado diretor da Orquestra Sinfônica do Instituto.

O professor Sanchez Navarro aperfeiçoou seus estudos de composição em Paris, com os professores Elliot Carter e Iannis Xenaquis Cook. O músico tem escrito inúmeras obras, com as mais diversas combinações musicais, com foco na criação sinfônica ao longo dos últimos 20 anos. Em 2000 fundou a Filarmônica do Patrimônio Mundial. Dirigiu a Orquestra Filarmônica de Cidade do México, a Orquestra Sinfônica do Estado de México, a Filarmônica de Queretaro, Filarmônica de Jalisco, a Orquestra Sinfônica de Yucatan e várias outras.

O primeiro lote de ingressos gratuitos está disponível no site da OSRN – www.orquestrasinfonicadorn.c om.br. O segundo lote será liberado no dia do concerto, a partir do meio dia, na bilheteria do Teatro. Cada CPF apresentado dá direito a um par de ingressos.

Dentre as novidades para a temporada 2016 do Quartas Clássicas, está a campanha de arrecadação de livros que será contínua ao longo de todas as apresentações do ano. A ação visa ajudar a Fundação José Augusto (FJA), que está ampliando o acervo das bibliotecas nas Casas de Cultura do Estado, e receberá as doações de livros literários. Quem reservou ingresso pelo site e vai retirar na FJA pode doar um exemplar que irá compor esse novo acervo literário. É uma ação opcional e voluntária, mas muito importante para a ampliação do acervo das bibliotecas das Casas de Cultura do RN.

O projeto Quartas Clássicas conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, e da Unimed Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal, além de apoio do Teatro Riachuelo. A realização do projeto é da Fundação José Augusto.