Marcos Dantas

Justiça suspende divulgação de pesquisa ITEM em São Rafael


A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral na cidade de São Rafael. A pesquisa foi feita pelo Instituto ITEM e estava prevista pra ser divulgada nesta quinta-feira (29).

O pedido de impugnação foi feito pela coligação Unidos pelo Progresso, e de acordo com o advogado Jorge Rômulo de Brito Galvão, em contato com o Blog do Marcos Dantas, esclareceu que a pesquisa não atende alguns requisitos da Lei das Eleições, já que o plano amostral não contem os indicadores ou ponderação atinente ao sexo dos eleitores, comprometendo a idoneidade do estudo; o uso de instrumento de questionário com a presença do pesquisador, bem como questões abertas que permitem a parcialidade do entrevistador na complicação das respostas.

Em sua decisão, a juíza Marina Melo Martins Almeida concedeu a tutela de urgência antecipada, e determinou a suspensão da divulgação da pesquisa, que foi contratada por Roberto dos Santos silva. Caso a decisão seja desrespeitada, o responsável pela divulgação poderá ´pagar multa de 70 mil reais.