Jovens brasilienses e estrangeiros preparam-se para a jornada

A maioria dos brasilienses que irá participar da Jornada Mundial da Juventude começa a deixar a capital rumo ao Rio de Janeiro. Espera-se que cerca de 5 mil pessoas de Brasília prestigiem o evento, que começa na próxima terça-feira (23) e vai até o domingo seguinte (28). Seiscentos brasilienses voluntários já partiram de ônibus para a capital carioca ontem (19).

Ao longo desta semana, brasileiros e 295 estrangeiros – entre venezuelanos, mexicanos, peruanos, chilenos, colombianos, franceses e australianos – participaram de vigílias, orações, missas e ações solidárias no Distrito Federal e no entorno. Os participantes que não moram em Brasília e também os estrangeiros ficaram hospedados em casas de famílias. O objetivo foi fazer com que os jovens neste período pré-jornada tivessem uma vivência cultural da cidade.

Para os participantes, a expectativa de ver o papa Francisco é grande. Três jovens peruanas viajaram quase 5 mil quilômetros para a jornada, saindo da capital peruana. “Estamos emocionadas para vê-lo [o papa]. Isso só pode ter sido um presente de Deus”, disse Diana Ruíz, 18 anos, acompanhada de outros 24 jovens do Peru e dois representantes de igrejas peruanas.