Jornalistas são homenageados em solenidade de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira


A Assembleia Legislativa promoveu na manhã desta segunda-feira (10) uma sessão solene alusiva ao Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril. A sessão, proposta pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), homenageou 25 profissionais da imprensa e foi prestigiada por parlamentares, gestores, familiares, amigos e colegas dos homenageados, que lotaram as galerias e o plenário da Casa.

“Acreditamos que este seja o melhor momento para refletir sobre o relevante trabalho desse grupo representativo da sociedade brasileira. O jornalista tem o dever de transmitir à população os principais fatos e acontecimentos, mesmo que para isso tenha que desempenhar um grande esforço. O exercício diário da profissão e a corrida contra o tempo, muitas vezes se confundem com os costumes, tornando quase impossível diferenciar a vida pessoal do jornalista da função que ele exerce diariamente”, declara Ezequiel Ferreira.

Ainda em pronunciamento, o presidente Ezequiel destacou o papel dos profissionais da imprensa na cobertura das atividades parlamentares. “A homenagem aos jornalistas é o reconhecimento à dedicação dos profissionais que todos os dias cobrem o trabalho nesta Casa, mostrando à sociedade a atuação dos deputados estaduais e as ações do Poder Legislativo. Vocês comunicam com base em fortes valores de qualidade humana, ética e profissional. Esta certificação é feita diante de uma sociedade que confia e aposta em vocês”, complementou.

Falando em nome dos homenageados, a jornalista Neila Medeiros agradeceu a homenagem conferida pela Casa. “Estou muito feliz em estar aqui de volta a Natal, respirando minhas origens e relembrando o início da minha trajetória profissional. Ainda mais numa ocasião como essa, em que o trabalho árduo e nada fácil de um jornalista é reconhecido e vira homenagem”, disse ela.

Na oportunidade, Neila relembrou o início da trajetória profissional. “À medida que o tempo foi passando eu fui crescendo com o meu trabalho, errando e acertando. O que me destacou e surgiu como diferencial na minha atuação não foi o meu conhecimento, ou minhas graduações. Esse jornalismo mais moderno me deu liberdade de ser eu. No ar eu sempre pude me expressar, chorar, sorrir e chamar atenção para o que precisa ser melhorado”, afirmou.

Também homenageado pela Assembleia, o senador Garibaldi Alves (PMDB), jornalista por profissão, usou a tribuna para dizer que, mesmo sem exercer a profissão, sente saudades do jornalismo. “Vim para receber um título, mas também para homenagear os jornalistas que seguiram em frente e que ainda hoje amam a sua profissão”, falou ele destacando passagens do início da sua carreira na área.

Representando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN (Sindjorn), o presidente da entidade, Breno Perruci, ressaltou a luta dos profissionais por melhores condições de trabalho. “Aproveito para reforçar os desafios da categoria frente aos empregadores. É preciso que essa luta seja menos desigual e que se faça justiça aos profissionais de imprensa, que merecem um pouco mais de dignidade, clamou ele.

Os 25 homenageados foram indicados pelos deputados da 61ª Legislatura que, durante a solenidade, entregaram placas comemorativas aos jornalistas. São eles: Adalgisa Emídia (Dep. Cristiane Dantas), Adriana Morais (Dep. Larissa Rosado), Amanda Fernandes (Dep. Ezequiel Ferreira), Anaílson Miquéias (Dep. Raimundo Fernandes), César Filho (Dep. Vivaldo Costa), Claudino Leite (Dep. Albert Dickson), Denise Santos (Dep. Ezequiel Ferreira), Ênio Sinedino (Dep. Nelter Queiroz), Eugênio Barcelos (Dep. Getúlio Rêgo), Flávio Marinho (Dep. Tomba Farias), Garibaldi Filho (Dep. Gustavo Fernandes), Gerson de Castro (Dep. Márcia Maia), Heitor Gregório (Dep. Gustavo Carvalho), Janaína Amaral (Dep. George Soares), João Bezerra Júnior (Dep. Hermano Morais), Juliana Celli (Dep. Dison Lisboa), Neila Medeiros (Dep. Ezequiel Ferreira), Paulo Araújo (Dep. Jacó Jácome), Pinto Júnior (Dep. Carlos Augusto Maia), Raildon Lucena (Dep. Kelps Lima), Renata Bezerra (Dep. Ezequiel Ferreira), Renata Passos (Dep. José Dias), Roberto Costa Lima (Dep. José Adécio), Rô Medeiros (Dep. Souza Neto) e Valdir Julião (Dep. Ricardo Motta).

A sessão solene na Assembleia Legislativa contou com as presenças dos deputados Gustavo Carvalho (PSDB), Hermano Morais (PMDB), José Adécio (DEM), George Soares (PR), Tomba Farias (PSB), Ricardo Motta (PSB), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Fernandes (PMDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Dison Lisboa (PSD), Vivaldo Costa (PROS), Raimundo Fernandes (PSDB), Nelter Queiroz (PMDB), Jacó Jácome (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Albert Dickson (PROS), Carlos Augusto Maia (PSD), Larissa Rosado (PSB) e José Dias (PSDB); os prefeitos de Taipu e Canguaretama, Sebastião Ambrósio (PSB) e Fátima Marinho (PMDB); o vereador de Natal, Robson Carvalho (PMB); o diretor de Relações Institucionais de Natal, Sérgio Câmara, representando a Prefeitura de Natal; e o secretário de Tributação de Canguaretama, Bertone Marinho.

Além da classe política, diversos profissionais da comunicação potiguar acompanharam a solenidade, dentre eles a secretária de Comunicação do Estado, Juliska Azevedo, os coordenadores de comunicação e imprensa da Assembleia, Marília Rocha e Rodrigo Rafael, o presidente do Comitê de Imprensa da Casa, Oliveira Wanderley, o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni, o superintendente da Band Natal, Augusto Correia Lima, o publicitário Jener Tinôco, entre outros.