Marcos Dantas

IFRN conquista 4 medalhas de ouro, 6 de prata e 15 de bronze na OBMEP


A jornada começou em 22 de fevereiro de 2016 com a abertura das inscrições para participação na 12º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016. De lá para cá duas provas foram realizadas, a primeira fase em junho e a segunda fase em setembro. Hoje foi realizada a divulgação dos premiados e os alunos do IFRN são destaques. 

Competindo no nível 3, que corresponde ao Ensino Médio, alunos de vários campi trouxeram para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte um total de 25 medalhas, sendo 4 das 4 medalhas de ouro, 6 das 8 medalhas de prata e 15 das 25 medalhas de bronze, além de 140 menções honrosas.

 O aluno Nalbert Pietro Martins foi um dos 4 ganhadores das medalhas de ouro e têm em seu currículo outras 14 medalhas em olimpíadas de Física, Astronomia, e claro, Matemática. Para o aluno do Curso Integrado em Informática para a Internet, no Campus Natal-Central, o apoio do IFRN e as competições são formas de aprimorar o desempenho dos estudantes. “É uma junção entre as oportunidades que a Instituição lhe oferece e você encontrar o que mais lhe agrada. Isso vai fazer com que você se esforce para se desenvolver naquela área”, disse o aluno de apenas 16 anos.

 Nalbert não foi o único medalhista de ouro do Instituto, outros 3 alunos do ganharam o primeiro lugar do pódio. São eles: Fredson Silva de Souza Aquino, do Campus Macau, Gustavo Vieira Queiroz e Luiz Carlos Viana Francelino Filho, do Campus Parnamirim. Esta é a segunda vez consecutiva que Luiz Carlos, aluno do Curso Técnico em Informática, é um dos primeiros colocados na OBMEP. Representantes dos campi Currais Novos, Mossoró e Natal-Central conseguiram medalhas de prata e bronze. Alunos dos campi Ipanguaçu e João Câmara também conquistaram medalhas de prata. Medalhas de bronze também foram para os campi Caicó e Parnamirim.