Marcos Dantas

Governo trabalha para atender municípios em colapso de água na região do Seridó


O Governo do RN, através da Operação Vertente, que fornece água por meio de caminhões-pipa, está trabalhando para atender o mais breve possível as cidades em colapso após o esgotamento do rio Piancó/ Piranhas/Açu. Para avaliar e estruturar o atendimento aos municípios de São Fernando, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, a Defesa Civil, responsável pela Operação, estará nesta sexta-feira (25), com equipes técnicas nas respectivas cidades.

Foi iniciado, na quarta-feira (23), o atendimento ao município de Caicó, com a distribuição de 180 mil litros de água por dia para a população. A Operação garante 20 litros de água por habitante e ocorre em 10 pontos, atendendo aos bairros de Nova Caicó, Castelo Branco, Alto da Boa Vista, Recreio, Vila do Príncipe, Frei Damião, Walfredo Gurgel, Soledade, Joao Paulo II e Barra Nova.

Também já está em curso uma solicitação junto ao Ministério da Integração Nacional para a Operação Vertente II, que ampliará o abastecimento para 67 municípios em colapso de água.

A força-tarefa, montada pelo Governo, desde que o fornecimento de água parou, no último sábado (19), devido à interrupção da saída de água dos açudes do Complexo Coremas Mãe D’água para o Rio Grande do Norte, vem trabalhando, ainda, em outras ações emergenciais para retirar os municípios da crise de abastecimento.

O Instituto de Gestão de Águas (IGARN) vem realizando fiscalizações ao longo do rio Piancó/Piranhas-Açu, responsável por fornecer água para 100 mil pessoas no Seridó, para identificar eventuais desvios, e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos continua o trabalho de perfuração de poços na região.