Governo do RN garante acesso à água para famílias em Taipu


No período de seca, o abastecimento das comunidades Umarizeira e Xinxá se dá por meio de carro pipa ou através de açudes e lagoas, sendo transportada por mulheres e jovens, em carroças ou carros de mão. Essa realidade termina com o repasse de R$ 452 mil para projetos de Acesso à Água realizado através da assinatura de convênio pelo Governo do Estado.

Com o investimento será realizado a construção de uma extensão da adutora Pureza que abastece o município de Taipu, no Território do Mato Grande para o saneamento das comunidades rurais. Além da implantação de rede de distribuição e canais de ligação domiciliares com a instalação de hidrômetros em 89 famílias, além de 01 na escola, 01 no posto de saúde e 01 na igreja católica, totalizando 92 pontos.

“Essas famílias terão a garantia de água tratada para consumo humano, dessedentação animal e uso doméstico. Esse beneficiamento representa conforto e bem estar das pessoas que vivem na região’’, ressalta o Secretário de Gestão e Metas, Vagner Araújo.

O investimento do Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão, através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, é destinado para a Associação dos Moradores das Comunidades de Umarizeira e Xinxá.