Francisco Fransualdo: “O Turismo no Seridó tem crescido carente de planejamento”

11011278_846446015435263_8491192326871205712_n

Para o professor de Geografia e Turismo da UFRN, seridoense Francisco Fransualdo de Azevedo o turismo na região onde ele nasceu, o Seridó tem crescido nos últimos anos, porem bastante carente de planejamento. Fransualdo lançou nesta noite de segunda-feira (30) no auditório da UFRN em Caicó, seu livro “Desenvolvimento Regional e Potencial Turístico do Seridó Potiguar”, cujo projeto contou com o apoio logístico do Sebrae. “É uma publicação que vem com a chancela do Conselho Cientifica da Editora da UFRN. E a gente pretende estar disponibilizando o livro em todas as livrarias do nosso Estado”, disse seu autor em entrevista ao Panorama 95 desta segunda (30).

Fransualdo defende que uma região tão rica do ponto de vista cultura, com valores que se diferenciam no contexto nacional, como é o Seridó isso se bem pensado pode se constituir como um atrativo para que o seridoense tenha mais proveito e mais beneficio, a partir dessa cultura regional seridoense. “É uma região muito linda, belíssima, de um povo acolhedor, a gente se sente em casa quando chega aqui. A gente não tem pensado o turismo profissionalmente”.

Na condição de quem estuda a região do Seridó há mais de 20 anos, Fransualdo destaca que muitas de nossas potencialidades turísticas não vêm sendo exploradas de forma profissional. “Nós temos no Estado o primeiro doutorado em Turismo no Brasil. Eu fiz parte dessa criação. Nós somos o Estado que tem o Turismo como um dos pilares econômicos principais. O Litoral, Natal e adjacências vive muito em função do turismo, e os debates que temos desse grupo de pesquisadores que compõem o nosso doutorado é consenso: o turismo no Seridó tem um potencial, tem crescido, temos festas de padroeiros, temos o Carnaval de Caicó, vários eventos, potencial natural. Já tem pessoas querendo conhecer nossas serras, cavernas, nossos açudes, mas ainda carece de planejamento e de pensar o turismo profissionalmente”, finalizou.

Ouça o Professor Fransualdo:

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.