Fábrica da Nestlé no México é a primeira a ter autossuficiência em água

Do Globo – A Nestlé, maior empresa alimentícia do mundo, agora é a primeira a administrar uma fábrica com autossuficiência de água. A planta de laticínios Cero Agua, inaugurada nesta semana na região oeste do México, é a única fábrica do mundo que não utiliza fontes externas de água. A planta retira 1,6 milhão de litros do líquido por dia do leite de vaca que transforma em leite em pó. Isso reduzirá o consumo de água da Nestlé no México em 15 por cento ao ano, segundo a empresa.

Com a escassez de água dominando lugares como Califórnia e Brasil, a Nestlé investiu 200 milhões de pesos (US$ 15 milhões) para construir a planta em uma fábrica consolidada em Jalisco que produz o leite em pó Nido (no Brasil, comercializado como Ninho). A Nestlé exportará o processo de água zero para suas fábricas espalhadas pelo mundo, disse o CEO Paul Bulcke.

“Nós não usamos nem uma gota de água de fontes externas e não jogamos nem uma gota fora”, disse Bulcke, em entrevista na unidade Lagos de Moreno em Jalisco. O México “tem uma estação seca muito longa, por isso a água é um bem muito precioso em quase todas as regiões do país”. Do total de 1,4 milhão de litros de leite fresco processado por dia, a Nestlé extrai 1 milhão de litros de água purificada usando osmose inversa e outras tecnologias.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.