Ezequiel Ferreira recebe homenagem da ANCOC e ANORC na 54ª Festa do Boi


festa-do-boi

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), foi agraciado com a comenda “Parceiro Amigo” da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), na tarde desta sexta-feira (14), no Parque Aristófanes Fernandes durante a 54ª edição da Festa do Boi, em Parnamirim (RN).

A homenagem, segundo Alexandre Confessor, presidente da entidade significa o reconhecimento dos criadores aos relevantes serviços prestados pelo deputado ao setor. Os deputados José Adécio (DEM) e Márcia Maia (PSDB), também receberam a comenda em agradecimento as emendas parlamentares destinadas à realização da atual edição da Festa do Boi.

Ao agradecer a homenagem, Ezequiel Ferreira enalteceu a mentalidade do pecuarista potiguar em resistir a uma seca de mais de cinco anos e manter-se focado em busca do desenvolvimento. “A capacidade de prosseguir mesmo diante das adversidades diante da seca e da crise econômica sem precedentes que atinge as três esferas de governo e, mesmo assim, mais que sobreviver; prosperar. É de se aplaudir e se voltar o olhar para estimular este setor ao máximo”, salientou o deputado.

Ezequiel Ferreira disse que tem sido uma voz a favor do homem do campo. E demonstrou isto na prática ao buscar sensibilizar o governador Robinson Faria, durante a solenidade para que ele olhasse para o pequeno produtor de leite. “A bacia leiteira está sacrificada e é preciso socorrer este pequeno que precisa desde o volumoso para o rebanho, a assistência governamental local e federal”, alertou o deputado.

Ao criticar as recentes iniciativas que tentam impedir a vaquejada, importante elemento da raiz cultural do povo nordestino e significativa rede geradora de emprego e renda para a região, Ezequiel Ferreira foi taxativo. “O que maltrata a pecuária não é a vaquejada. O que maltrata é a seca”, salientou.

O presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores, (ANORC-RN), Marcelo Passos, em seu discurso para uma plateia de criadores e convidados, superior a 400 pessoas, falou sobre o desempenho do deputado Ezequiel Ferreira em defesa do sertanejo e na ajuda sempre cooperada às causas da ANCOC e da ANORC. “E destaco este papel do deputado Ezequiel ao liderar um projeto de lei em defesa da vaquejada, cadeia econômica de suma importância para o Rio Grande do Norte e para o Nordeste, projeto este que teve sua elaboração aprovada a unanimidade dos senhores deputados”, acrescentou.

Marcelo Passos, ao se voltar para o governador do RN, Robinson Faria, e para seus auxiliares explicou por que a Festa do Boi é um patrimônio do povo potiguar. “Temos mais de 4 mil animais em exposição. Isto demonstra que somos competitivos e temos futuro. O que precisamos é de estímulo, crédito e de uma equação para o desenvolvimento, diferenciada das demais regiões do país, diante de nossa dificuldades e escassez de água”, pontuou.

O governador Robinson Faria, acompanhado de sua equipe do setor da agricultura e pecuária, disse que apesar da seca e da crise, seu governo se faz presente na Festa do Boi com a Agência de Fomento do RN (AGN), ofertando R$ 2 milhões em crédito, reajustando o preço do leite em 20% para os que comercializam para o Programa do Leite e é um governo que ouve e dialoga com os produtores rurais.  E ao se voltar para o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, o governador disse que estava prestes a encaminhar um Projeto de Lei que irá beneficiar os produtores rurais com adequações nas regras sanitárias, corrigindo distorções impostas pela lei federal em dissonância com a realidade local.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, anunciou que priorizará a conquista de créditos para as cadeias produtivas do campo e motivou sua equipe e gestores das empresas vinculadas a estabelecerem metas para o próximo ano. Ele também promoveu a entrega de caminhões, tratores e matrizes bovinas adquiridas via o programa Procampo, em parceria com o Banco do Brasil.

Ainda participaram da solenidade o superintende do Banco do Brasil, Ronaldo Alves Oliveira, o superintendente do Banco do Nordeste, José Mendes Batista, e Eduardo Viana, representante do Sebrae/RN.