Expotour Católica Mossoró terá lançamento dia 19 de setembro, no Villa Oeste hotel em Mossoró


O Turismo Religioso é um dos segmentos do mercado de turismo que mais cresce no Brasil e em todo o mundo. A cada dia um número maior de pessoas viaja para visitar destinos ou participar de eventos relacionados à sua fé ou a santos de sua devoção.Segundo o diretor executivo da Expotour Católica Mossoró, Manoel Sidnesio, em 2015 o Ministério do Turismo já destacava que 17,7 milhões de brasileiros passavam mais de um dia fora de casa em viagens de fé e devoção. 

A Expotour Católica Mossoró (RN) será lançada num café da manhã, a partir das 8hs da manhã, na terça-feira (19) , no Hotel Villa Oeste, em Mossoró com a presença de autoridades e imprensa. (veja programação abaixo)

Pesquisas recentes, realizadas pelo jornalista Amadeu Castanho, da revista eletrônica Viagens de Fé, e a EXPOTOUR Católica apontaram que apenas 15 dos destinos brasileiros de turismo religioso recebem mais de 35 milhões de visitantes por ano.Como reflexo do reconhecimento da importância do Turismo Religioso, o segmento voltou a ser debatido no ano passado na Vila do Saber da feira da ABAV, principal evento do mercado de turismo no Brasil. 

Apenas no último mês de maio, a Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo divulgou para todos os veículos de comunicação do País dois comunicados sobre o turismo religioso e vem abordando o assunto em média uma vez por mês.Apesar do crescimento do número de visitantes, ainda falta debater como obter melhorias para os destinos de Turismo Religioso e desenvolver um olhar público-privado voltado para a profissionalização no segmento.

Por essa razão, a EXPOTOUR Católica passa a incluir na sua programação o Fórum Nacional de Turismo Religioso, conjugando a divulgação dos destinos do Turismo Religioso em stands com a apresentação de palestras de especialistas no assunto. Oficinas com Palestrantes e Consultores do SEBRAE, buscando gerar rodada de negócios.

Na próxima edição, esse conteúdo será ampliado com a apresentação de “cases” de sucesso e a participação de experts que possam orientar expositores e participantes sobre como crescer de forma ordenada sem fugir da espiritualidade do segmento em uma plataforma de orientação individual com horário em salas especificas durante o evento. 

O evento irá contar na cidade de Mossoró com 20 estandes, onde 80% já foi ocupado. Segundo o diretor executivo da Expotour Católica, Manoel Sidnesio, já estão confirmados expositores como a Setur- Mossoró ,cidade anfitriã, Município de Guamaré, Município deTouros, Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis-Patu/RN, a PBTUR – Empresa de Promoção de Turismo da Paraíba, que vem participar, sendo representada pelos alunos da UFPB, a cidade de Touros, a Igreja Ortoxa Síria, através do Abouna Haelio, e a Promove Viagens e Turismo já firmaram presença no evento.

A EXPOTOUR Católica é a resposta à necessidade de divulgar melhor os destinos de turismo religioso, oferecendo ao mesmo tempo a oportunidade de quem está envolvido com ele aprofundar o seu conhecimento, expandir o seu relacionamento, compartilhar práticas com outros destinos e obter orientação sobre a forma mais eficaz para vender o seu destino e atrair mais visitantes.

  • Programação Lançamento Expotour Católica Mossoró (RN) – dia 19 de setembro, no Villa Oeste hotel
  • 08:00 Acolhimento dos Convidados
  • 08:30 Café da manhã
  • 09:10 Abertura – Mestre Cerimônia
  • 09:05 Chamada da composição da mesa
  • 09:15 Hino Nacional
  • 09:20 Apresentação da EXPOTOUR Católica e Fórum
  • 09:30 Fala de autoridade Estadual
  • 09:40 Fala da autoridade Eclesiástica local
  • 09:50 Fala da Prefeita ou representante
  • 10:00 Coletiva de Imprensa e Encerramento
  • 10:40 Conclusão