Estudantes de Ouro Branco que fazem faculdade em Patos estão abandonados pela Administração Municipal

O Blog do Marcos Dantas foi buscar no Facebook da ourobranquense Haycha Lopes, o seguinte desabafo:

Relatos de uma Estudante…

O serviço público esta cada vez pior, não só pela precariedade, mas também pelas pessoas que trabalham nele, que cada vez mais tratam a população com desdém (literalmente). Seja na saúde, transporte, educação, segurança, entre outros. É revoltante ver a pessoa humilde, chegar lá na única porta, ou melhor, na única brecha que lhe é aberta e ser tratado com tanta estupidez e ainda ter que engolir a seco, pois qualquer cara feia lhe rende uma retaliação, sendo jogado sempre por ultimo da fila!

Pois bem, o fim da fila é pra onde estamos sendo mandados. Desde janeiro desse ano eu juntamente com outros colegas que cursam o ensino superior na cidade de Patos-PB estamos tendo problemas com o transporte público estudantil da nossa cidade Ouro Branco-RN.

Vou explicar nossa situação para melhor compreensão. Primeiramente saímos de Ouro Branco por volta das 17:00hrs para a cidade de Várzea-PB, onde mudamos para o veículo da prefeitura de Várzea-PB (que agradeço desde já pela educação, responsabilidade compromisso quem tem conosco); onde seguimos até Patos-PB. Após cumprirmos nossos horários de aula voltamos para o município de várzea, onde por volta das 23:00hrs chegamos na praça (Conhecida como parque do forró) e esperamos o ônibus que leva os estudantes que vão pra Caicó-RN chegar para assim, retornamos a Ouro Branco-RN.

Enfim, retornando ao ponto onde quero chegar. O primeiro carro que pegamos (Ouro Branco-Várzea) deveria estar sendo gratuito, pois é um direito nosso de acordo com Parágrafo 1 Artigo 5 da Lei nº 12.816 de 05 de Junho de 2013 (Art. 5o A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios).

Mas por falta de compromisso da prefeitura de Ouro Branco-RN, desde Janeiro estamos pagando esse primeiro carro e algumas vezes quando o ônibus de Caicó não vai somos esquecidos na praça de várzea, e os estudantes de Patos? Eles que se virem pra voltar pra casa, certo? Errado! Conhecemos nossos direitos e estamos lutando por eles. A mais de um mês estamos tentando marcar uma reunião com a Prefeita que só atende nas terças e nas quintas. Agora o mais engraçado é que quando chegamos lá na terça marcam pra quinta e quando vamos na quinta marcam pra terça, da pra entender isso?

Diante disso, espero por meio de tais palavras atingir alguém que possa realmente tomar as medidas necessárias o mais rápido possível para que haja a solução desse problema, pois pessoas que precisam estão sendo prejudicadas por tal descaso.

Que fique claro que todo e qualquer argumento utilizado nesse texto NÃO são palavras de uma pessoa que faz “politicagem” ou “partidarismo”, e sim desabafo de uma cidadã comum que cansou de ter seus direitos “sugados” por “políticos sanguessugas” que tem o simples dever de nos representar e trabalhar pelo bem comum, qual dificuldade?

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.