Especialista dá dicas do que fazer com a restituição do Imposto de Renda

Com o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2017 pela Receita Federal, nesta segunda-feira (16), muitos dos mais de 2 milhões de contribuintes que vão receber esse dinheiro ainda não sabem como aplicar o valor do benefício.

Por isso, entrevistamos o especialista em finanças Marcus Melo, que dá dicas de como empregar o dinheiro do seu Importo de Renda. Se você tem dívidas para quitar, quer realizar algum sonho pessoal ou quer multiplicar os seus investimentos, veja as sugestões dadas pelo especialista.

Em um primeiro momento, o que o contribuinte tem que pensar antes de começar a gastar o dinheiro?
“Se a pessoa tiver dívidas, por exemplo, convém que ela use o valor da restituição do Imposto de Renda para quitá-las ou pelo menos abatê-las. Vale a pena, porque a taxa de juros, de modo geral, para os empréstimos está muito alta. E quando você está devendo já algum tempo, existem outros ônus que incorrem sobre esses valores, de forma a torná-los ainda mais caros. Então convém que você primeiro diminua, qualquer que seja o saldo devedor, todas as dívidas que possui. De preferência até quitá-las.”

Mas se a pessoa não estiver endividada, ela pode investir o dinheiro na compra um bem material, por exemplo?
“Caso não tenha dívidas mesmo em si, vai depender de quais sejam os objetivos da pessoa. Ter objetivos é muito importante. Então o que se pretende em um futuro próximo? Trocar de carro, por exemplo, comprar um carro novo, um apartamento, um imóvel, uma viagem. Isso precisa está bastante claro na cabeça das pessoas. Só depois que se pode planejar o que se vai fazer.”

Para aquelas pessoas que não têm dívidas e não querem comprar nada no momento, há outra alternativa de investimento?
“Sempre tem a possibilidade de fazer aplicação em caderneta de poupança. No entanto, existem outros produtos no mercado para pessoas que tem um investimento relativamente baixo, por exemplo, R$ 100,00, R$ 200,00 por mês. O que é importante é que se pesquise na internet do que se tratam essas possibilidades de investimento, alternativamente à caderneta de poupança.”

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.