Escola Agrícola de Jundiaí certifica 950 alunos da rede estadual

“Com o curso que fiz muitas portas foram abertas e muita carreira profissional cresceu muito”, declara Alana Carolina de Ribeiro Ramalho, 19, um dos 950 alunos da rede estadual certificados na última sexta-feira (17) pela Escola Agrícola de Jundiaí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Alana fez o curso de Assistente Administrativo, Recursos Humanos e  Assistente de Faturamento seguindo o itinerário formativo proposto pela modalidade. “Logo no primeiro curso fui encaminhada para uma entrevista no Atacadão e passei um ano como Jovem Aprendiz no setor administrativo. Ao fim do contrato fui efetivada, e fui promovida a Operador de Caixa. Só tenho a agradecer a oportunidade que me foi permitida e parabenizar a Escola Agrícola de Jundiaí pelo trabalho desenvolvido”.

Durante a solenidade, o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho, destacou a importância do Programa na formação continuada do jovem. “A Escola Agrícola de Jundiaí foi uma das primeiras a ofertar cursos do Pronatec no Brasil. Desde então, temos qualificado mais de 50 mil cidadãos em mais de 134 municípios do Rio Grande do Norte. Com a modalidade Jovem Aprendiz ofertamos um diferencial para os participantes, que é o itinerário formativo, que permite aos jovens a capacitação em vários cursos da mesma área e um certificado com a carga horária maior, além da inserção no mercado de trabalho em empresas de renome”.

Certificar um quantitativo tão alto de jovens é muito gratificante para nós. Cada profissional formado pelo Pronatec é um agente transformador do desenvolvimento, e vamos continuar trabalhando na busca de mais vagas para todo o Rio Grande do Norte”, completa o Professor João Inácio.

Em fala, o Coordenador do Pronatec Jovem Aprendiz EAJ/UFRN, Paulo Roberto de Souza, destacou os dados atingidos pelo Programa. “Há dois anos atrás quando a modalidade Jovem  Aprendiz foi lançada, tínhamos uma grande preocupação em como seria o desdobramento do programa. Infelizmente, devido à crise financeira não foi possível empregar todos os jovens inscritos no Jovem Aprendiz em Natal e Mossoró, mas através da parceria  com empresas de renome conseguimos inserir 140 alunos no mercado de trabalho, e 70% desses jovens foram efetivados, o que para nós é um dado muito bom”.

 

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.