Entidades se unem na Limpeza do Rio Piranhas no Vale do Açu

Além de ter articulado junto a Agência Nacional de Águas, IBAMA, Ministério Público Federal, CAERN e prefeituras da região, a direção colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu está coordenando em parceria com estes órgãos a limpeza emergencial do Rio Piranhas-Açu, entre o trecho sob a ponte Felipe Guerra, na BR-304 e a captação da água para os municípios de Macau/Guamaré, em Pendências. O trabalho consiste em retirar a vegetação invasora nas águas do referido Rio.

A limpeza chegou a ser recomendada pelo Ministério Público Federal, por intermédio do Procurador da República de Assu, Victor Albuquerque de Queiroga. Como apenas uma máquina, cedida pela CAERN vem sendo usada no serviço, a previsão é de que a limpeza esteja concluída em dez dias.

De acordo com Emídio Gonçalves, coordenador do Centro de Apoio/Secretaria-Executiva do Comitê, é uma demanda de 51 quilômetros, e uma realidade totalmente diferente do trabalho realizado recentemente pelo próprio Comitê, na limpeza do trecho do Rio em Jardim de Piranhas. “Aqui é muita areia para ser retirada de dentro do Rio, mas por outro lado torna-se fácil porque vemos o eixo todo do Rio. Estamos com uma parceria forte com os proprietários rurais e instituições”, disse.

Confira o vídeo: