Marcos Dantas

Em Lajes, Programa de Crédito Fundiário é tema de debate entre Governo do RN e agricultores


O Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrário, Raimundo Costa, nesta quarta-feira (9) esteve no município de Lajes do Cabugi explanando e participando de reunião de trabalho sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O encontro foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajes. Na ocasião foram tratados temas relacionados ao desenvolvimento do programa no estado, entre eles, a individualização dos lotes e dívidas dos beneficiários e o acesso ao crédito rural. Na plateia agricultores familiares já contemplados com o Crédito Fundiário e agricultores que pretendem ter acesso ao financiamento.

Este programa oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. No Rio Grande do Norte, já foram beneficiadas mais de seis mil famílias de agricultores familiares com o programa.