Dr. Tiago organiza mutirão e reduz tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Seridó


O médico Ortopedista Tiago de Medeiros Almeida encontrou uma forma de exercer a sua profissão e praticar uma ação social ao mesmo tempo. Depois de aprovado em concurso do Estado ele se deparou com uma demanda reprimida muito grande à espera de cirurgias ortopédicas. Com a colaboração do pai, Ivan Lucena, que também é Ortopedista, criou o Mutirão de Cirurgias Ortopédicas.

Os dois primeiros aconteceram Ipueira e São João do Sabugi. Serão mais oito Mutirões de Cirurgias Ortopédicas. No próximo no domingo (9) será em Florânia. No dia 14 de abril em Parelhas, no dia 29 em São Vicente e no dia 30 de abril em Tenente Laurentino. Em maio tem mutirão em Caicó, nos dias 13 e 14, no dia 21 em Equador, no dia 27 em Acari e no dia 28 de maio em Carnaúba dos Dantas.

Sempre que possível, filho e pai disponibilizam um fim de semana para operar um grupo de pacientes. As cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem qualquer ônus para o paciente.

“O Mutirão vem conseguindo diminuir a espera muito grande por uma cirurgia ortopédica. Para isso estamos contando com a parceria de colegas voluntários, o que possibilita concretizarmos as cirurgias previamente agendadas”, afirma o médico Tiago Almeida.

Para o próximo dia 1º de abril estão previstos 15 procedimentos ortopédicos de pessoas de diversos municípios do Rio Grande do Norte.