Dom Delson toma posse como Arcebispo da Paraíba


Do Portal Correio – Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz tomou posse como arcebispo da Paraíba, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. Participaram da cerimônia os arcebispos eméritos Dom José Maria Pires e Dom Aldo de Cillo Pagotto.

Dom Delson foi acolhido no adro da Catedral pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, e pelo Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva. A missa continuou sob a presidência do arcebispo empossado, Dom Delson. Por fim, a solenidade terá a palavra do Núncio Apostólico e a Bênção Final.

A Arquidiocese da Paraíba estava vacante desde o dia 6 de julho de 2016, quando o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto. Desde então, ela foi regida pelo Administrador Apostólico Dom Genival Saraiva de França. Por já ser Bispo Emérito, ou seja, Bispo aposentado, Dom Genival não poderia assumir a Arquidiocese.

Antes da nomeação, Dom Delson era Bispo de Campina Grande. Com a nomeação, ele deixou de ser Bispo de Campina Grande, mas continuou à frente da Diocese como Bispo Administrador. Após a posse em João Pessoa, o Clero de Campina Grande vai se reunir para escolher um Administrador Diocesano, que vai ficar à frente da Diocese até que o Papa Francisco escolha um novo titular.