Marcos Dantas

Diretores da ANA e do CBH-PPA participam de exposições no Seminário de Avaliação da Seca em Fortaleza


seminario-fortaleza

Teve início nesta quarta-feira (30) e segue até sexta (02) em Fortaleza, no Ceará o Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro, no Centro Administrativo do Banco do Nordeste, no bairro Passaré. O evento, é uma realização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, e conta com a participação direta dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, Governo Federal e de Instituições Internacionais.

Durante o Seminário serão apresentados aspectos climáticos, impactos, respostas e lições para subsidiar futuras estratégias de adaptação aos impactos das secas no contexto de mudanças climáticas e crescente pressão antrópica e contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional sobre Secas.

Já neste primeiro dia, a Agência Nacional das Águas apresenta o Monitoramento da Seca no Nordeste. Dos painéis participam o diretor Paulo Varella e o coordenador da Agência, Bruno Pagnoccheschi. Dividirão a mesa com eles, Eduardo Sávio Martins (FUNCEME), Marcelo Asfora (Agência Pernambucana de Água e Clima), Eduardo Topazio (INEMA) e Joaquim Gondim (ANA).

No segundo dia do evento, nesta quinta (01) a partir das 11 horas, a ANA volta a mediar uma discussão intitulada de Impacto nos Recursos Hídricos, com a coordenação de Paulo Varella, e a participação de Ângelo Guerra (DNOCS), Sérgio Gonçalves (Ministério do Meio Ambiente), Rodrigo Flecha (superintendente de Regulação da ANA) e Procópio Lucena (Presidente do Comitê de Bacia do Rio Piranhas/Açu).