Dica Mototec Honda: saiba como se proteger do frio ao andar de moto


Passar frio ao andar de moto é uma das piores experiências pela qual pode passar um motociclista, nesta época em que a temperatura cai durante a noite é essencial andar bem protegido. Se você costuma viajar de moto, também deve estar atento a esses cuidados, pois pode enfrentar mudanças bruscas na temperatura dependendo da região que visitar.

O desconforto do frio não é tão ruim, mas ele provoca a insegurança do motociclista, que com o corpo frio passa a ter menos reflexos, que parecem ficar anestesiados, e a capacidade de movimentação é afetada. Quando estamos com frio o nosso organismo busca preservar a temperatura dos órgãos internos vitais (coração, pulmões, fígado…) trazendo para eles o sangue das extremidades, das nossas mãos e pés, que dão a sensação de ficarem travados, o que pode ser bem inconveniente na hora de frear ou desviar de imprevistos.

A temperatura baixa pode causar hipotermia leve que, conforme a temperatura decresce, leva a graus mais severos de perda de calor corporal. O ideal é usar um conjunto completo de motociclista: jaqueta, calça, luva e bota, mas se todos esses itens não couberem no seu orçamento, invista primeiro em luvas e depois nas botas. Luvas de couro não são capazes de manter as mãos aquecidas por muito tempo recebendo um fluxo constante e intenso de ar frio.

Portanto, é preciso escolher luvas forradas, de preferência aquelas que têm camadas internas capazes de bloquear a saída do calor. A cabeça já conta com o excelente escudo protetor que é o capacete, nunca se esqueça de usá-lo. Se ele for de boa qualidade garante a preservação do calor na região acima dos ombros. O sofrimento e risco decorrente de uma queda brusca da temperatura devem ser evitados. Em nome do conforto e principalmente da segurança, investir em trajes que garantam o seu conforto é o ideal.

IMG_3714.JPG