Deputado petista recebeu propina para abafar CPI

aaixszmDo UOL – Novo delator da Operação Lava Jato, o engenheiro e lobista Zwi Skornicki acusou o deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ) de ter recebido propina para evitar a sua convocação na CPI da Petrobras. O parlamentar petista foi o relator da última comissão instaurada no Congresso para investigar o esquema de corrupção na Petrobras. No relatório final, em outubro do ano passado, propôs o indiciamento de apenas um político, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Skornicki, que era representante do estaleiro Keppel Fels no Brasil, não foi convocado para depor. O atual delator foi preso na Lava Jato quatro meses depois, em fevereiro. Ele é apontado como um operador do pagamento de propinas na Petrobras, e irá devolver cerca de R$ 75 milhões à Justiça -dinheiro que estava em contas no exterior.

Na decisão que homologou sua delação, na quinta-feira passada (6), Skornicki diz que “pagou parte da propina ajustada com João Vaccari Neto em nome do PT para o deputado Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira”.

“Este mesmo parlamentar teria intercedido para a não convocação do colaborador à CPI da Petrobras”, informa a decisão, emitida pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do deputado. A defesa de João Vaccari Neto nega que o ex-tesoureiro tenha pedido ou intermediado o pagamento de propinas ou caixa dois ao partido.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.