Deputado Kelps Lima critica falta de política voltada para o turismo religioso

Uma política voltada para o turismo religioso, que segundo o deputado Kelps Lima (Solidariedade) não existe no Estado, serviu de tema para o pronunciamento do parlamentar na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (24). De acordo com a fala de Kelps, a ausência dessa política pública específica, tanto por parte do Governo como da prefeitura de Natal é tão patente que o então Papa João Paulo II esteve aqui, há 25 anos e não há nada que registre essa visita.

“A vinda de João Paulo II registrou uma grande celebração em Natal, como aconteceu em todas as cidades do mundo. A visita do Papa mais carismático deste século e do século passado é um fato ignorado, mesmo com o potencial turístico religioso, exatamente pela falta de uma política para o setor. Um santo andou pelas ruas de Natal, mas falta visão estratégica do governo do Estado e da Prefeitura de Natal”, afirmou o parlamentar.

Kelps disse que existe um potencial para o turismo religioso, mas não há incentivo do poder público. Lembrou que em Santa Cruz, na região Trairi existe a maior estátua religiosa do mundo e a Prefeitura investe nesta área, o que possibilitou o aumento considerável de pousadas. Antes eram quatro e agora já são 14. Lembrou ainda que o poder municipal está investindo em um teleférico de acesso ao santuário, em parceria com o Governo Federal.

“Estive em Santa Cruz na festa de Santa Rita de Cássia e naquele dia chegaram à cidade 542 ônibus transportando visitantes para o santuário. No caso de Natal o turista chega aqui, dorme em Natal e no dia seguinte vai para as outras cidades. Natal tem a natureza que é dela. Nenhum político fez isso. No entanto não há uma política pública para o turismo religioso”, concluiu Kelps.