Marcos Dantas

Conexão Enem da TV Assembleia antecipou o tema da redação do ENEM no programa de 15 de setembro


Professor João Maria de Lima, coordenadora do programa Conexão Enem da TV Assembleia

João Maria de Lima, coordenador do programa Conexão Enem da TV Assembleia

O professor João Maria de Lima, coordenador do programa Conexão Enem, da TV Assembleia, acertou, mais uma vez, o tema da Redação do Enem 2016 que versou sobre o combate a intolerância religiosa. Através do programa Conexão Enem, transmitido pela TV Assembleia, em 15 de setembro, deste ano, o professor e sua equipe explicaram por que aluno deveria ter atenção a temática.

O sucesso da proposta do programa tem sido coroado com o acerto do tema da prova de Redação. Em 2015 também foi assim. Já no segundo aulão, exibido ao vivo no domingo, 4 de outubro, o tema abordado naquele dia foi o papel da mulher na sociedade contemporânea. Um dos blocos do programa discutiu a violência contra a mulher, que foi tema da Redação do Enem, prova realizada no dia 25 de outubro daquele ano.

“O programa Conexão Enem demonstra assim que tem uma grande contribuição para ajudar na preparação dos candidatos”, ressaltou o professor João Maria de Lima. O programa Conexão Enem vai ao ar sempre as quintas-feiras das 19h30 às 20h30, pela TV Assembleia.

“É com muita alegria que parabenizo o professor João Maria de Lima que mais uma vez o tema da redação do Enem 2016 que versou sobre o combate a intolerância religiosa. Isso demonstra a qualidade e a seriedade do Conexão Enem, programa que idealizamos e apoiamos na atual gestão da Assembleia Legislativa. Parabéns ao time do Conexão Enem, aos profissionais da TV Assembleia e convido os alunos do Rio Grande do Norte para acompanharem o programa Conexão Enem ao longo do próximo ano”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Interativo, o programa usa a rede social Whatsapp para receber opiniões, sugestões e perguntas. Os candidatos interagem com os professores através de mensagens e das redes sociais. Este ano para a preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Conexão Enem também promoveu 4 aulões aos domingos, no do auditório da Casa, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, das 8h às 12h.

Com apresentação do professor de Redação, João Maria de Lima, o programa conta com a participação de outros professores e especialistas em diversas áreas do conhecimento. O público que acompanha os aulões é bem diferenciado. Além de jovens estudantes, que são a maioria, o programa também atrai a atenção e participação de pais e professores. Com vídeos, slides e reportagens especiais elaboradas pela equipe da TV Assembleia, o programa tem sido acompanhado com atenção em todas as regiões do Estado.

O professor João Maria de Lima destaca que entre 2015 e este ano a proposta do programa evoluiu. “Tivemos um programa que além de preparar para o Enem também abriu espaço para discutir a educação em geral e isso abre o leque das nossas discussões, entrevistas e assuntos abordados”, afirma o apresentador.