Marcos Dantas

Comissão de Saúde a Assembleia reuniu-se nesta quarta com o Ministério Público


comissao-02

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN esteve reunida da tarde desta quarta-feira (19) com o Ministério Público do RN. Estiveram presentes a Dra. Iara Pinheiro, representando a promotoria da saúde; o presidente da Comissão de Saúde, deputado Álvaro Dias; o deputado estadual Hermano Morais; e representantes das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde Pública.

Na reunião foi discutido o agravamento da situação da saúde pública e verificado que o governo não vem fazendo o repasse constitucional dos valores previstos, de 12 por cento, que devem ser investidos no setor, aprofundando a crise, na já dramática situação da saúde pública no RN. A diferença do repasse que o governo está se negando a fazer, representa um valor de 40 milhões a menos, agravando a situação, com iminência de um novo colapso na rede estadual de saúde.

A imprensa e as redes sociais vêm noticiando diariamente a suspensão de internações, cirurgias sendo adiadas, falta de vagas nas UTIs, com os hospitais desabastecidos, faltando medicamentos e equipamentos. Por todos esses motivos, para evitar o agravamento desse caos, o MP e a Comissão de Saúde da A.L. vão solicitar a regularização desse repasse e tentar um aumento desse valor para o orçamento de 2017.