Com discurso de cortar gastos, Prefeitura de Caicó quer transferir alunos de Escola da Barra da Espingarda para a cidade

Em reunião na última quarta-feira (18), a secretária de Educação de Caicó, Lúcia Gregório propôs aos pais de alunos da Escola Municipal Severino Paulino de Souza, transferir todos os 25 alunos do turno vespertino para a Escola Municipal Severina Abigail, no bairro Itans na sede da cidade.

A proposta revoltou a comunidade, que não aceita o que eles defendem como o início de um desmonte na estrutura da escola, uma das poucas que ainda funciona na Zona Rural de Caicó. Lúcia Gregório estava acompanhada de sua adjunta e de assessores jurídicos da secretaria, e foi categórica ao usar discursos de que o remanejamento de alunos seria necessário, para cortar gastos, como forma de cumprir a folha de pagamento.

Na Escola da Barra da Espingarda funcionam atualmente dois turnos, com 53 alunos no matutino e 25 no vespertino, uma quantidade bem superior à de muitas outras escolas que permanecerão funcionando em comunidades rurais, com até 8 alunos.

Um abaixo-assinado já foi iniciado pela Associação Comunitária da comunidade, que promete “bater o pé” e não aceitar o remanejamento. “Já vimos esse filme antes, quando uma escola é fechada, ou tem seu funcionamento reduzido, dificilmente ela volta a ser como era antes. Porque sacrificar a Zona Rural, se o gestor pode cortar gastos em tantas outras áreas?”, indagou Ana Aline, presidente do Sindicato Rural ao Blog do Marcos Dantas.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.