Colégio Marista será homenageado na Assembleia por 200 anos de presença no mundo e 86 no RN

Para celebrar uma das instituições educacionais mais importantes de nosso tempo, o deputado estadual Hermano Morais, como um de seus ex-alunos, será o propositor de Sessão Solene em homenagem aos “200 anos de presença Marista no mundo e 86 anos em Terras Potiguares, pela graça de Deus e de São Marcelino Champagnat”. O evento será realizado na próxima segunda-feira (11), a partir das 9h30, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Desde que foi fundado na França, em 1817, o Instituto Marista tem a missão de educar crianças e jovens, com valores humanos, éticos e solidários. Nos quatro cantos do mundo, em mais de 80 países, aproximadamente 500 mil pessoas são atendidas diariamente com base na filosofia de São Marcelino Champagnat, fundador do instituto.

Nascido em 20 de maio de 1789, em Marlhes, na França, Marcelino Champagnat optou pela vocação sacerdotal aos 14 anos. Em 22 de julho de 1816, foi ordenado padre e nomeado vigário em La Valla. O isolamento e a pobreza cultural da região impressionaram-no de tal maneira que passou a visitar os doentes, dar aulas de catequese às crianças, atender aos pobres e acompanhar a vida cristã das famílias.

Diante da morte de um rapaz de 17 anos que desconhecia Deus, Marcelino foi profundamente sensibilizado e passou a perceber a necessidade de se dedicar com urgência a um projeto maior. A partir de uma leitura de seu tempo, Champagnat, de maneira corajosa, funda em 2 de janeiro de 1817 o Instituto dos Irmãos Maristas, comprometido com a educação cristã de crianças e jovens.

No Brasil desde 1897, os Maristas promovem a educação formal, baseada em valores cristãos e de solidariedade, inspirados nos princípios de São Marcelino Champagnat. O Grupo Marista alia a tradição desses dois séculos à formação pedagógica atenta às diferentes realidades nas quais se faz presente.

Os Irmãos Maristas chegaram a Natal em 1929, após convite de D, Marcolino Dantas, então o bispo da cidade. De início, ficaram hospedados no prédio que havia sido do Colégio Diocesano, que se encontrava fechado, e então começaram a planejar a criação de um novo colégio na cidade.

Os anos se passaram após a construção do colégio, que em sua estrutura conta atualmente com uma biblioteca, laboratório de química, física, biologia, informática e matemática, um teatro,uma livraria,lanchonete com praça de alimentação, um ginásio de esportes, sala de audiovisual, quadras de basquete e vôlei, campo oficial de futebol, pista de atletismo e duas piscinas.

Na referida sessão, serão homenageadas as seguintes personalidades: Antônio Lourenço de Aquino, Elizabeth Bezerra de Sousa ( Tia Beth), Família Madruga, Irmão José de Assis Elias de Brito, Irmão José Getúlio Silveira e Irmão Wellington Mousinho de Medeiros.