Caso Geddel: oposição articula pedido de impeachment de Temer

Do Congresso em Foco  – Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) acabaram de informar que vão entrar com pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer por crime de responsabilidade. De acordo com os parlamentares, em depoimento à Polícia Federal (PF) o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, disse que Temer o pressionou no caso do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o que, segundo eles, configura tráfico de influência.

Calero afirmou, no último dia 18, que pediu demissão do ministério porque Geddel também o teria pressionado na produção de um parecer técnico para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovasse um projeto imobiliário La Vue nos arredores de uma área tombada em Salvador, residencial onde o articulador político de Temer tem uma unidade.

Para Lindbergh, “é bizarro um presidente da República utilizar seu cargo para defender interesses de um ministro”. Já Gleisi disse que a atitude de Temer “rebaixa o cargo de Presidência da República”. Gleisi chegou a comemorar que a denúncia feita por Calero tenha sido divulgada antes da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/2016) que limita os gastos públicos da União nos próximos 20 anos.