Marcos Dantas

Casa das Palavras retorna ao Seridó


O projeto Casa das Palavras pega o caminho do interior mais uma vez e vai realizar oficinas e apresentações culturais nas cidades de Timbaúba dos Batistas, nos dias 29 e 30/11, e em Caicó, nos dias 01 e 02/12. Neste ano, serão oferecidas oficinas de contação de estórias e de mamulengo.

As cidades vão receber também, ao final das atividades, apresentações artísticas com música, cordel e mamulengo em local público. No dia 30, será na praça Chilon Batista em Timbaúba. No dia 02, será em frente à Casa de Cultura em Caicó. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições já estão abertas.

As oficinas são voltadas para educadores e público geral interessados em se aperfeiçoar nessas artes. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Educação, em Timbaúba, e na Casa de Cultura, em Caicó.

Um dos objetivos das oficinas da Casa das Palavras é estimular o hábito da leitura e também promover o intercâmbio cultural entre os artistas e educadores, atuando no aperfeiçoamento dos participantes. Sempre um artista de destaque de uma região é levado para as outras cidades nas quais estão sendo realizadas as etapas do projeto Casa das Palavras.

A cidade de Parelhas ainda é outra programada para receber as ações da temporada 2016/2017 da Casa das Palavras em data ainda a ser definida. Os municípios de Mossoró e Natal já receberam ações. Ao todo, serão oito cidades agraciadas com o projeto nesta etapa.

O projeto Casa das Palavras também prevê a instalação de minibibliotecas em cada um dos municípios que recebem as atividades. Elas são colocadas em lugares públicos para estimular a leitura por meio da doação e troca de livros. Ao final da etapa 2016/2017, o projeto contará com mais de 40 minibibliotecas distribuídas no estado.

A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, Oi e Governo do RN – através da Lei Câmara Cascudo, Unimed Natal, Arena das Dunas e Prefeitura do Natal – através da Lei Djalma Maranhão. As ações têm o apoio da Secretaria de Educação de Timbaúba dos Batistas e da Casa de Cultura de Caicó e Prefeitura de Caicó.