Marcos Dantas

Campanha promove ações de combate à violência contra a mulher


O Governo do Estado, através da Secretaria extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), promover a campanha “16 dias de ativismo pelo enfrentamento à violência contra a mulher”.  A campanha inicia neste domingo, dia 20, com a Blitz Educativa em alusão ao Dia Internacional da Consciência Negra, às 8 horas, na avenida Dr. João Medeiros Filho. A Blitz terá participação do DETRAN/RN que fará a entrega de panfletos informando os diversos tipos de violência doméstica, como também a rede de atendimento a mulheres que são vítimas.

A Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi criada no ano de 1991 por 23 mulheres de diferentes nacionalidades reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, o Center of Women’s global Leadership – (CWGL). O intuito central da campanha é promover um debate sobre as diversas formas de violência contra a mulher em datas significativas de luta pela efetivação dos direitos humanos.

O período da campanha se inicia no dia 25 de novembro, Dia da Não-Violência Contra a Mulher e se estende até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No entanto, no Brasil, onde a campanha é realizada desde o ano de 2003, a data foi antecipada para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.