CAERN retoma abastecimento de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando

catscaern

A Companhia de Águas e Esgotos do RN retomou o abastecimento das cidades de Caicó, São Fernando e Jardim de Piranhas, através da Adutora Manoel Torres, na tarde deste domingo (27). Ela estava paralisada desde que o nível do Rio Piancó-Piranhas-Açu desceu consideravelmente. Seu volume só foi retomado, após uma intensa fiscalização, coordenada pela Agência Nacional de Águas, com a parceria do IGARN, CAERN, AESA, CBH-PPA e Polícias dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, que resultou na apreensão de quase 30 motores-bombas, usados para a irrigação ao longo do referido Rio. De acordo com Rosi Gurgel, gerente-regional da CAERN no Seridó, o bombeamento só foi iniciado pela captação em Jardim de Piranhas, porque a água que chegou no local é suficiente para o início da operação.

Antes de retomar o funcionamento da Adutora, a própria Caern solicitou que o Instituto de Gestão de Águas do RN realizasse a medição da quantidade de água que está entrando na captação. O resultado foi 886 metros cúbicos de água por hora. Estão em operação três bombas, que juntas funcionam com uma vazão de 600 metros cúbicos/hora, sendo suficiente para abastecer além de Caicó, as cidades de Jardim de Piranhas e São Fernando. Timbaúba dos Batistas, outro município atendido pela Adutora, enquanto a situação da mesma não for normalizada completamente, continuará sendo abastecida pelo Açude Vida Nova.

Não temos água em abundância, temos gotas d’água e a qualquer momento poderemos ter colapso novamente se todas as medidas de economia não forem adotadas e a fiscalização não for permanente. Portanto manter o abastecimento até que chova dependo de um de um conjunto de entendimento, consciência e responsabilidade compartilhadas”, destacou José Procópio de Lucena, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu. Como o abastecimento de Caicó poderá levar até oito dias para ser normalizado, a Operação Vertente continuará funcionando na cidade.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.