Blog

Brasil

Líderes potiguares em Brasília, Henrique e José Agripino, se pronunciam sobre declarações de Joaquim Barbosa

Em palestra a estudantes em Brasília, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse que os partidos no Brasil são “de mentirinha”, provocando fortes reações no Legislativo. Da bancada potiguar em Brasília, em entrevistas a jornais nacionais, o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves e o presidente do partido Democratas, José Agripino, se pronunciaram sobre as declarações.

Por meio da assessoria, Henrique disse que a declaração foi desrespeitosa e que não contribui para a harmonia constitucional. Já o senador José Agripino disse que “houve uma opinião. Nos fere? Claro que nos fere. Agora é uma opinião que tem que ser considerada e tem que ser avaliada”.
 

Tags: Brasília
Rio Grande do Norte

Votação da lista tríplice para o Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça não deverá mais acontecer no dia 29

A jornalista Thaisa Galvão revela em seu blog que o Tribunal de Justiça do RN vai esperar pela assinatura do Acórdão, por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para poder votar a lista tríplice para escolha do desembargador indicado pela OAB, no Quinto Constitucional.

E como o CNJ só deverá assinar o Acórdão da sessão que anulou a primeira escolha da lista tríplice, no próximo dia 28, a votação que estava marcada para o dia 29, fica inviabilizada. Uma nova data ainda será anunciada.
 

Brasil

Aprovação da PEC 37 agora conta com apoio da OAB; entidade também irá oferecer sugestões ao texto da proposta

7843 A decisão foi tomada ontem após mais de quatro horas de discussão
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manteve o entendimento da entidade, segundo o qual o Ministério Público não tem competência para conduzir investigação criminal. Dessa forma, a Ordem dos Advogados se transforma em apoiadora da aprovação da PEC 37, conhecida como “PEC da Impunidade”.

A OAB decidiu, ainda, criar comissão destinada a oferecer sugestões para aprimorar o texto da Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (20) após mais de quatro horas de discussão.  Ao final da sessão, o presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, declarou: “a OAB passa, agora, a se manifestar de modo uníssono, em todos os cantos desse país, postulando, batalhando e empregando toda sua força no sentido de apoiar a aprovação da PEC 37”.  
 

Tags: PEC 37
Caicó

Mais de 200 delegados são aguardados na Conferência Intermunicipal de Educação em Caicó

No dia 28 deste mês será realizada a primeira COIME do Pólo Caicó com a participação de duzentos delegados.  COIMES são conferências intermunicipais de educação preparatórias para a CONAE (Conferência Nacional de Educação) que ocorrerá em fevereiro de 2014 em Brasília.

Das COIMES são escolhidos os delegados que chegam até Brasília e que tomarão decisões acerca do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação. O pólo Caicó está sendo coordenado pela Professora Associada da UFRN, Grinaura Medeiros de Morais sob a orientação do Fórum Estadual de Educação e do Fórum Nacional de Educação. Participarão da I COIME os municípios de Caicó, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu e Serra Negra do Norte.

Rio Grande do Norte

Novo processo investiga eleição suplementar em Caiçara do Rio dos Ventos

Está no Panorama Político, da Tribuna do Norte... Na próxima terça-feira, às 10h, na sede do Cartório Eleitoral de Lajes, a prefeita e o vice de Caiçara do Rio dos Ventos, Ceiça Lisboa (DEM) e Laércio Confessor (PR) participarão de uma audiência sobre uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

Este ano, Ceiça e Laércio foram eleitos prefeita e vice de Caiçara do Rio dos Ventos, numa eleição complementar. Ceiça foi eleita com 1.719 votos (56,31%), contra 1.334 (43,69%) do seu adversário Arnaldo Aciole, do PMDB. Foram apurados 3.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstanção foi de 296 votos, ou 8,58%.
 

Caicó

Governo estende prazo de vigência das obras de reforma da Central do Cidadão de Caicó

O Diário Oficial do RN traz em sua edição desta terça-feira (21) a alteração no prazo de vigência das obras de recuperação geral da estrutura física da Central do Cidadão em Caicó. As obras estão a cargo da empresa Construart Construções e Pavimentação LTDA.

Pelo novo contrato, o prazo de vigência será contado a partir de 09 de junho a 07 de agosto deste ano, bem como para a sua execução, contados a partir de 10 de maio a 08 de julho deste ano, essenciais para as obras.

Caicó

Grupo de trabalho reavaliará Código de Obras de Caicó

7842 Representantes de segmentos reunidos para discutir mudanças no Código
Um grupo de trabalho formado por vereadores, secretários municipais, engenheiros, arquitetos, representantes do CREA, OAB e segmentos empresariais iniciou as discussões para reformulação do Código de Obras do Município. Segundo o secretário de Planejamento e coordenador do grupo, Max Azevedo, o atual código continua vigorando até sua revogação, com uma minuta que já vinha sendo trabalhada desde o ano passado com auxílio de profissionais da construção civil. As reuniões de trabalho acontecerão sempre às terças-feiras na sede da Câmara Municipal. “Já marcamos para o próximo dia 28, para que a gente possa receber os questionamentos do setor de engenharia do Município”, lembrou Max Azevedo.

Como autor do requerimento para discutir o assunto através do Centro de Estudos e Debates, o vereador José Rangel (PDT) espera que, até o final de junho deste ano, possa existir uma proposta que atenda as necessidades de Caicó. “O nosso intuito é pactuar todas as modificações dentro do fórum técnico, para que possa chegar praticamente pronto [o Código de Obras] para ser aprovado, já que o atual conseguiu desagradar a todo mundo”, disse ele. Ainda em 2013, segundo Rangel, a Câmara deverá abrir espaço também para a reavaliação do Código de Posturas do Município e o Plano Diretor, visando atender a dinâmica de crescimento da cidade.

Seridó

Promoção da saúde do trabalhador seridoense será discutida nesta quinta-feira em Caicó

O “absenteísmo” e o “presenteísmo”, causados pela ausência de funcionários em decorrência de problemas de saúde, e quando os colaboradores produzem abaixo de sua capacidade em função de inúmeros fatores serão tratados no “Seminário sobre o Controle de Absenteísmo e Presenteismo”, que será realizado nesta quinta-feira (23) a partir das 19h, no Centro Pastoral Dom Wagner em Caicó.

A programação contará com três palestras: “Política de Saúde do Trabalhador”, ministrada pelo técnico do CEREST/RN, Ataildo Souza; “Transtornos mentais relacionados ao trabalho”, proferida pela enfermeira Débora Lemos; e “Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” (LER/DORT), apresentada pela fisioterapeuta do CEREST, Juliana Fonseca. O evento é uma realização do SESI, SENAI e do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Tags: Caicó
Caicó

Frases & Frases: Novidade no Blog do Marcos Dantas

7841

Rio Grande do Norte

Andanças de Wilma pelo interior atrapalha crescimento do nome de Robinson para governador

7840 Vice-governador perde em preferência popular para ex-governadora - Foto: Divulgação

Analisando os números divulgados pela colunista Eliana Lima, nas páginas da Tribuna do Norte, mostra que as recentes andanças da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) pelo interior, atrapalham o crescimento do vice-governador Robinson Faria (PSD), para o Governo do Estado. Robinson sempre foi um nome proporcional, que concorreu seis vezes consecutiva para deputado estadual e disputou na condição de vice-governador, na chapa encabeçada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

No Agreste, onde detém liderança, Robinson não conseguiu vitória na cidade que votava: Monte Alegre, onde no auge, Rosalba foi derrotada pelo ex-governador Iberê Ferreira (PSB). Nos bastidores, o nome de Robinson não tem empolgado lideranças, nem o povão. As pesquisas mostram isso. Basta incluir o nome de Wilma ou até mesmo o do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). 

Rio Grande do Norte

Pesquisa que teria sido contratada pelo PT mostra Robinson na lanterna para o Governo e Senado

7839 Partido de Fátima Bezerra teria contratado os números que mostram inviabilidade de Robinson
Ainda na coluna de Eliana Lima, que circula nesta manhã nas páginas da Tribuna do Norte, vazaram os números de uma pesquisa, encomendada pelo PT potiguar. Segundo a colunista, que só coloca notícias checadas, o partido negou que tenha contratado os números, mas não desautorizou sua publicação. Pelo resultado, os números foram estimulados. 
 
Governador
Garibaldi Filho (PMDB) - 57% 
Wilma de Faria (PSB) - 32%
Rosalba Ciarlini (DEM) - 16%
Robinson Faria (PSD) - 7%. 
 
Senado
Fátima Bezerra (PT) - 47%
Wilma de Faria (PSB) - 22%
Henrique Alves (PMDB) - 7%
Robinson Faria (PSD) - 6%
Rio Grande do Norte

Articulações nos bastidores confirmam chapa para 2014: Henrique para o Governo e Wilma para o Senado

7838 Presidente da Câmara dos Deputados recebeu ex-governadora em seu apartamento

A revelação foi dada pela colunista Eliana Lima, na Tribuna do Norte desta terça-feira...  Nos escaninhos das articulações, cenários se mostram rumo às urnas de 2014. No estilo unha e cutícula, pode surgir a dobradinha costurando e dando o nó: Henrique Alves para o governo, Wilma de Faria para o Senado. PMDB e PSB unidos.

Nas projeções postas, Wilma é a única que tem chances de derrotar Henrique na disputa para o governo. Com a dobradinha, o ‘obstáculo’ seria removido. Assim, vez para os dois. “É uma possibilidade”, disse à coluna um peemedebista do alto clero. E Fátima Bezerra? Respondeu: - “Fátima sem o PMDB não tem como enfrentar a disputada para o Senado.

Rio Grande do Norte

Governo Rosalba quer remanejar R$ 60 milhões do OGE, no âmbito do Fundeb

A governadora Rosalba Ciarlini encaminhou à Assembleia Legislativa um pedido de autorização para remanejar R$ 60 milhões do Orçamento Geral do Estado (OGE), no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
 
O argumento é que a Educação necessita de mais recursos que o necessário para pagamento da folha de pessoal.A folha de pessoal da Educação gira em torno de R$ 55 milhões/mês.Isso porque um concurso público, ocorrido ano passado, admitiu 3500 novos profissionais da educação. 
Rio Grande do Norte

Hospitais Regionais de Caicó e Acari apresentam taxas de ocupação inferiores à preconizada pelo Ministério da Saúde

Destaque da Tribuna do Norte... Dezesseis, dos 22 hospitais mantidos pelo Governo do Rio Grande do Norte no interior apresentam taxas de ocupação inferiores à preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 85%. O documento, destaca, ainda, o elevado número de servidores da Sesap “municipalizados”. No total, são 2.178 profissionais nestas condições e, muitos deles, desenvolvendo funções diversas das que tinham na Secretaria. 
 
Somente com os que estão cedidos à prefeitura de Natal, os custos mensais com salários giram em torno de R$ 3,3 milhões. Uma das recomendações do relatório é o chamamento destes trabalhadores e reincorporação aos quadros da Sesap. O Relatório será apreciado pelo Pleno do TCE em Sessão a ser confirmada. Contudo, o presidente Paulo Roberto Alves confirmou que irá acompanhar o progresso das recomendações e, na medida do possível, cobrar melhorias.
 
7837
Rio Grande do Norte

Sindicato quer audiência com Carlos Augusto Rosado para solicitar a nomeação dos concursados da Polícia Civil

O Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (SINPOL/RN) protocolou ofício junto ao secretário Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado solicitando reunião com urgência. Tudo para explicitar os pontos que têm trazido grandes prejuízos não apenas aos policiais, mas principalmente a toda a sociedade, devido ao grande aumento da violência no Estado.
 
Diante disso, o sindicato solicita do Gabinete Civil como providências urgentes: a nomeação dos concursados da Polícia Civil, bem como curso de formação para os suplentes e futura nomeação dos mesmos; a retirada definitiva dos presos de justiça que ainda restam na estrutura da Polícia Civil; a continuidade no enquadramento nos níveis funcionais e o arquivamento do processo nº 65219/2013 que cria anteprojeto de Lei para prejudicial alteração no Estatuto da Polícia Civil.
Natal

Gaúcha Luciana Genro vira cidadã natalense

7836 A solenidade foi de proposição do vereador Sandro Pimentel
Os vereadores da Câmara Municipal de Natal realizaram nesta segunda-feira (20) sessão solene de entrega do título de cidadão natalense à Luciana Genro. A solenidade foi de proposição do vereador Sandro Pimentel.Luciana Genro iniciou sua trajetória política aos 14 anos, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores. Exerceu o cargo de deputada estadual no Rio Grande do Sul de 1995 a 2002. 
 
Em seguida foi eleita deputada federal pelo PT.Em junho de 2004, Luciana fundou com os parlamentares expulsos o Partido Socialismo e Liberdade - PSOL. Em outubro de 2006, Luciana Genro foi reeleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul, dessa vez concorrendo pelo PSOL. Recebeu 185.031 votos, sendo a deputada mais votada na capital Porto Alegre e a quarta mais votada no estado.
Tags: Natal
Rio Grande do Norte

ILP planeja cursos para segundo semestre

7835 Um levantamento de interesse setorial por cursos de atualização, treinamentos ou outras atividades
O Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) está iniciando o processo de planejamento das atividades do segundo semestre letivo de 2013, que tem instalação prevista para o mês de agosto. De acordo com o diretor geral do Instituto, professor Mizael Barreto, como primeiro passo será realizado, junto aos gabinetes parlamentares e às chefias de unidades administrativas da Assembleia Legislativa, um levantamento de interesse setorial por cursos de atualização, treinamentos ou outras atividades de interesse dos servidores.
 
Esta semana, servidores do ILP vão coletar dos deputados ou de assessores credenciados indicações e sugestões de atividades do específico interesse setorial e também sugestões dos servidores. Para esclarecimentos e maiores informações, os contatos estão disponibilizados junto à Assessoria Pedagógica do ILP, com a professora Vânia Marinho, telefone 3232-8960.
Brasil

Devido a boato sobre fim do Bolsa Família, beneficiários sacam R$ 152 milhões no final de semana

Após o boato sobre o fim do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de beneficiários do programa somente no final de semana. Foram sacados R$ 152 milhões, informou a Caixa, que disse que o total de saques até ontem (20) serão confirmados hoje, após finalização dos registros nos terminais de autoatendimento. A presidenta Dilma Rousseff criticou hoje o boato e assegurou o compromisso do seu governo com o programa.

Ela fez um apelo aos brasileiros para que não acreditem nos pessimistas e, sobretudo, nos boatos, “porque os boatos no país às vezes ocorrem de forma surpreendente”. Em razão do grande movimento nas agências e do tumulto decorrente do boato, a Caixa chegou a antecipar o recebimento da parcela de maio, que hoje voltou a seguir o calendário normal  de pagamentos. O calendário está disponível no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.
 

Rio Grande do Norte

Após deixar cargo de delegado geral da Polícia civil, Fábio Rogério afirma que não pediu para sair, foi tirado

7834 Aldair da Rocha e Fábio Rogério, de preto em entrevista a imprensa. Fonte: TN Online
A partir desta terça-feira (21), a Delegacia Geral da Polícia terá um novo titular. Ricardo Sérgio Costa de Oliveira, diretor da Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN, substitui Fábio Rogério no comando da Degepol. A nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a assessoria de comunicação do governo, Fábio Rogério havia sinalizado na manhã de ontem à governadora, Rosalba Ciarlini, que gostaria de retornar a integrar à equipe da Força Nacional, onde está lotado. Por outro lado, em entrevista a Tribuna do Norte, o delegado disse que não pediu para sair, "fui tirado". Fábio Rogério Silva confirmou que foi uma decisão política a sua saída da chefia da Delegacia-geral da Polícia Civil. “Será que foi mesmo a Polícia Civil a responsável pela atual situação da segurança?”, questionou.
 

Tags: Segurança
Caicó

Justiça marca julgamento de dois dos acusados pela morte de F. Gomes

7833 F. Gomes em uma de suas últimas visitas à Brasilia em foto registrada pelo nosso Blog
Sidney Silva destaca em seu Blog que o juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, titular da Vara Criminal da comarca de Caicó, marcou para o dia 5 de agosto de 2013, o julgamento popular de dois dos réus acusados da morte do jornalista F Gomes. Lailson Lopes e João Francisco dos Santos, o “Dão”, respectivamente são apontados pela Polícia Civil como sendo autor intelectual e material do crime. Segundo a decisão, a sessão do Júri Popular foi designada para acontecer a partir das 09 horas, no plenário Ciloé Capuxú, do Fórum Amaro Cavalcante, localizado na cidade judiciária. As partes devem ser intimadas para comparecimento com as devidas cautelas e advertências.

Quase dois anos se passaram depois da pronuncia dos réus Lailson Lopes e “Dão”, mas alguns fatos acabaram atrapalhando o andamento processual. Um deles foi o fato de o defensor de Dão ter sido apontado pela Polícia Civil como partícipe do crime. O advogado Rivaldo Dantas, então deixou de defender o homicida. Tempos depois, a Defensoria Pública passou a atuar no caso em defesa de Dão.

A investigação foi conduzida por três delegados, sendo o primeiro, Ronaldo Gomes, depois Marcio Delgado Varandas, inclusive, foi nesse período em que o Gordo da Rodoviária foi preso, e por fim a delegada Sheila Freitas, que descobriu, segundo seus relatos, um consórcio que engendrado para ceifar a vida de F Gomes. Entre os membro do grupo, estavam, Lailson Lopes, Dão, que foi contratado para ser o executor, o advogado Rivaldo Dantas de Farias, o ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, o tenente-coronel Marcos Antônio de Jesus Moreira e o soldado da PM Evandro Medeiros.

Sobre os motivos, a delegada disse que cada um tinha uma queixa do jornalista, causada pelo seu trabalho no rádio, que era feito com muita ênfase, principalmente denunciando crimes. A outra parte do processo, que é composto pelos demais réus, ainda não houve sequer a sentença de pronuncia. Todos, praticamente estão em liberdade, com exceção do ex-pastor Gilson Neudo, que também compre pena por tráfico de drogas.

Rio Grande do Norte

Possivelmente, presidente Dilma desembarcará no Estado e cumprir agenda no dia 29

7832 Henrique e Rosalba aguardam confirmação da agenda de Dilma no Estado

Ainda nada confirmado... Mas, uma possível agenda da presidenta Dilma Rousseff está prevista para o dia 29, na quarta-feira da próxima semana. Pelo menos uma presença já é confirmada: a do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

Junto com a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves irão entregar 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para municípios que compõem a região do semiárido.

Vale do Açu

No encontro casual em Itajá, José Adécio chamou Wilma de Faria de “governadora”

7831 Na Peixaria do Feliz, o encontro do deputado do DEM com a ex-governadora do PSB - Foto: Laurivan de Sousa

No fim de semana, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) acabou se encontrando com o deputado José Adécio (DEM), no Vale do Açu. Educado, Adécio levantou-se de sua mesa e foi até a de Wilma, cumprimenta-la. Tudo na Peixaria do Feliz, em Itajá.

 “Eu ia até a sua mesa deputado”, disse a ex-governadora ao deputado, que respondeu: “Eu preferi vir cumprimenta-la primeiro governadora”. Wilma estava acompanhada da deputada estadual Márcia Maia, do ex-prefeito Lutércio e de Licélio, prefeito da cidade. Quem não lembra, mesmo no DEM, José Adécio não fazia oposição radical a Wilma, e tinha até alguns espaço no Governo do Estado. 

Rio Grande do Norte

Audiência pública discute novo prazo para início de tratamento de câncer no SUS

Uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE/RN) discutirá, nesta terça-feira (21), às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa, a implementação da Lei 12.732/12. A nova legislação estipula um prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento de pacientes com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A audiência é aberta a todos e será conduzida pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, em parceria com as Promotorias da Saúde do Ministério Público Estadual. Estão sendo convidados representantes das secretarias de saúde, conselhos de saúde, hospitais, instituições ligadas ao tema, além de entidades de classe e órgãos de fiscalização.
Grande Natal

Carlos Eduardo retira R$ 135 mil destinados à manutenção da Secretaria da Mulher

7830 Prefeito Carlos Eduardo

O prefeito Carlos Eduardo parece que não ter se sensibilizado com pedido dos vereadores – alguns da base aliada da gestão municipal – para que a Secretaria Municipal da Mulher (Semul) não seja incluída na lista de pastas extintas na reforma administrativa prevista para ser enviada à Câmara Municipal no final deste mês. O prefeito e a secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, tiraram R$ 135 mil do orçamento previsto para manutenção da Semul para aplicação no programa de Proteção Social às Mulheres.
 
Na publicação do Diário Oficial, a Prefeitura de Natal explica que “fica aberto à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, o crédito suplementar de R$ 135.000,00, para reforço de dotações orçamentárias especificadas no Adendo I, deste Decreto” e “constitui fonte de recursos para fazer face ao crédito de que trata o artigo anterior, anulações em igual valor de dotações orçamentárias consignadas no vigente orçamento”.
 
E ou seja, no texto, não esclarece devidamente que tira recursos da própria pasta, mais especificamente dos valores destinados a manutenção dela. Isso só é constatado quando se observa o anexo publicado abaixo do texto, que especifica a retirada. Não que o programa de Proteção Social às Mulheres não precise de mais recursos para o funcionamento, contudo, ao tirar recursos de manutenção da pasta, que já recebe pouco do orçamento, é basicamente antecipar o fim dela.E vale lembrar que o prefeito Carlos Eduardo antecipou no mês passado que pretende extinguir cinco secretárias municipais, justamente, para diminuir os gastos públicos. Ele, inclusive, já tem ideia de quais serão as pastas, mas não revela para não provocar reclamações e questionamentos antecipadamente.
Rio Grande do Norte

PP prepara um grande encontro na capital, possivelmente ainda no primeiro semestre

7829 Rafael Motta

O presidente estadual do PP, vereador Rafael Motta, está ultimando os preparativos para realização de um grande encontro na capital, possivelmente ainda no primeiro semestre deste ano para discutir problemas internos da legenda e estratégias para o processo de dinamização do PP após uma série de viagens que está realizando pelo interior do Estado. 
 
Eleito com quase 10 mil votos para exercer o seu primeiro mandato de vereador em Natal, Rafael Motta, defende uma mudança de comportamento a partir da própria Câmara Municipal. “Temos que acabar com a política retrógrada que usa termos arcaicos e práticas que não priorizem o interesse coletivo”, disse o vereador a'O Jornal de Hoje, acrescentando que no início do mandato ficou surpreso com posicionamentos de alguns parlamentares e a burocracia que segundo ele, dificulta o andamento dos trabalhos legislativos. “Além disso, existe muita vaidade”, observa, mas afirma que “já estou aclimatado, procurando entender que convivo numa Casa plural e de opiniões diferentes”.
 
Instado a falar sobre os quase 5 meses da atual administração municipal, Rafael Motta entende ser necessária maior atenção à recuperação dos serviços básicos oferecidos à população, principalmente no setor de saúde pública, onde segundo ele, ainda existem muitas dificuldades. “O povo continua reclamando por melhorias na saúde, na segurança e na geração de emprego”, constata, reconhecendo que houve melhorias na malha viária.
Nordeste

Boato sobre fim do Bolsa Família é 'criminoso', diz Dilma

7828 Tumulto em frente a agência da Caixa Econômica - Foto: Folhapress
Destaque na Folha de São Paulo... Dois dias depois do início de tumultos pelo país provocados por boatos sobre o fim do Bolsa Família, a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (20) que o responsável por disseminar a falsa informação é "criminoso".
 
"É absurdamente desumano o autor desse boato. E é criminoso também", disse a presidente durante a cerimônia de lançamento ao mar do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca, na região metropolitana do Recife.Dilma afirmou o compromisso de seu governo com a manutenção do Bolsa Família e disse que a Polícia Federal está investigando quem levou "intranquilidade aos brasileiros que estão saindo da extrema pobreza".
Natal

Prefeitos elogiam sugestão de João Maia de entregar às associações coordenação da perfuração de poços

7827 Prefeitos João Maria (Lagoa Nova), Francisco (Parelhas) e o vereador Tom com João Maia

A idéia surgida na audiência desta segunda-feira (20) na Secretaria de Recursos Hídricos de que o trabalho de perfuração de poços seja coordenado pelas associações dos municípios, através de parcerias com o Governo do Estado foi elogiada pela maioria dos prefeitos presentes à reunião. Partiu do deputado João Maia a sugestão, que de imediato foi acatada pela governadora Rosalba e o secretário Leonardo Rego.

Tanto que já neste final de semana, uma das associações de municípios do Seridó estará recebendo a perfuratriz para iniciar já o trabalho de perfuração, e a segunda máquina será destinada a outra associação dentro de 30 dias. “Eu acho que é uma idéia mais democrática, descentraliza e leva pra Associação para que nós possamos discutir conjuntamente. Escutar os prefeitos nesse momento é de fundamental importância porque somos que convivemos no dia a dia com as pessoas que precisam”, defendeu Francisco Medeiros de Parelhas.

Opinião também defendida pelo presidente da AMSO, prefeito de Currais Novos Vilton Cunha (PR). “Isso já deveria ter ocorrido porque a seca atinge dramaticamente agora, mas já vem desde o ano passado. Qualquer iniciativa para captação de água é importante. Às vezes pra você abastecer através de carro-pipa temos que mandar um carro-pipa pegar água no Boqueirão em Parelhas, um deslocamento de quase 200 quilômetros até a comunidade rural”, disse. 

Natal

Copa Ecohouse Nordeste de Futebol será lançada nesta quinta-feira no Olimpo Recepções

O grupo Ecohouse Brasil Construções, liderada pelo empresário Anthony Armstrong, lançará nesta quinta-feira (23), a I Copa Ecohouse Nordeste de Futebol no Olimpo Recepções, às 19h. Reunindo times do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco, a copa Ecohouse terá duração de quatro meses e garantirá um prêmio de 50 mil ao vencedor.
 
 A copa será disputada por 16 clubes, classificando dois de cada grupo para a fase seguinte, e garantirá aos participantes o pagamento de arbitragem e despesas de transporte.
Brasília

Supremo vai decidir se benefícios fiscais podem impactar nos valores repassados para o FPM

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, a existência de repercussão geral em tema polêmico para os Municípios. O STF deve decidir se a concessão de benefícios, incentivos e isenções fiscais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Imposto de Renda (IR) podem ou não impactar no valor de parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defende que a concessão de benefícios tributários por parte da União não podem incidir na quota-parte dos recursos constitucionais destinados aos Municípios, como é o caso do FPM. A entidade estuda a possibilidade de entrar no feito como amicus curiae – que é a intervenção assistencial em processos de controle de constitucionalidade por parte de entidades que tenham representatividade.
Seridó

Empresa do médico Luciano Lopes vence licitação no valor de R$ 113 mil e prestará serviços no Hospital de Jucurutu

7826 Ex-prefeito e médico é esposo da vice-prefeita Paula Lopes - Foto: Divulgação

A informação foi divulgada no Diário Oficial dos Municípios... A prefeitura de Jucurutu tornou público o resultado da licitação Nº 016/2013, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços em regime de Plantões de 24 horas e de 12 horas em Procedimentos Cirúrgicos no Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos.

E a vencedora foi à empresa: Luciano Araújo Lopes Ltda – ME, vencedora, com proposta no valor global de R$ 113.400,00. Luciano Lopes é médico e ex-prefeito de Jucurutu, atualmente sua esposa, Paula Lopes é vice-prefeita da cidade seridoense. 

Tags: Jucurutu
Natal

Roberto Germano discute perfuração de poços em reunião na Semarh: “A solução é buscar água no subsolo”

7825 Roberto e prefeitos da região em audiência na Semarh

Após ter participado da reunião que o deputado federal João Maia (PR) articulou com dezenas de prefeitos, a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, o prefeito de Caicó Roberto Germano (PMDB) voltou confiante de que as obras de perfuração de poços e instalação dos que já existem em Caicó serão agilizadas. Germano destacou a iniciativa do deputado João Maia em não só ter articulado a reunião, como também ter disponibilizado parte dos recursos de sua emenda para a perfuração de novos poços e a instalação de alguns já existentes no Seridó. 

Roberto Germano também elogiou o compromisso da governadora Rosalba, do secretário Leonardo Rego e principalmente dos prefeitos que deixaram seus municípios para prestigiar a audiência. “Nós prefeitos viemos em massa, e isso mostra compromisso com seus municípios, da governadora e do deputado João Maia, que está destinando sua emenda para instalação destes poços que existem no Seridó e que ainda não foram instalados. Se a gente for pensar que aconteça o milagre que aconteceu em Serra Negra é quase impossível. A solução é buscar água no subsolo e as coisas estão bem encaminhadas”, explicou.

Rio Grande do Norte

Projeto do Governo Rosalba prevê a integração turística do estado com PB, PE e AL, através da BR 101

7822 Projeto prevê a integração turística com PB, PE e AL
No final da manhã desta segunda-feira (20), a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Turismo, Renato Fernandes, finalizaram os detalhes da realização da Rota 101 Nordeste, um projeto idealizado há cerca de um ano pelo Governo do Estado que prevê a integração turística do estado com PB, PE e AL, através da BR 101.
 
Segundo o projeto, os municípios localizados a até 120 quilômetros de distância da BR 101 poderão fazer parte da Rota, caso de 18 cidades potiguares. Estabelecimentos como postos de gasolina, hotéis, pousadas e locadoras, por exemplo, receberão uma espécie de selo de participação, pelo qual o turista poderá identificar a credibilidade do estabelecimento participante. Para que a população conheça as cidades e os trajetos para percorrer as rotas, será desenvolvido um guia de turismo com todas as informações necessárias para ajudar o turista.
Rio Grande do Norte

Relatório da Comissão de auditoria operacional faz recomendações à Secretaria Estadual de Saúde

7821 O processo de auditoria operacional encerrou a primeira etapa dos trabalhos
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentou hoje (21), pela manhã, o relatório preliminar da auditoria operacional realizada nos 24 hospitais regionais do Rio Grande do Norte. O processo de auditoria operacional encerrou a primeira etapa dos trabalhos com um diagnóstico da atual situação de gerenciamento e funcionamento dessas unidades de saúde. O documento traz 99 recomendações à Secretaria Estadual de Saúde. 
 
Foram apontados problemas no dimensionamento da força de trabalho; na aquisição e distribuição de medicamentos e insumos; na estrutura física dos hospitais; na prestação dos serviços, entre outros. De acordo com a comissão de auditoria 16 dos 24 hospitais regionais não funcionam a contento. CLIQUE AQUI veja a íntegra do relatório no link abaixo:
Caicó

Convocados em concurso da Câmara de Vereadores de Caicó são empossados

7820 Aprovados no concurso ao lado de vereadores da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Lobão Filho (PMDB), deu posse na manhã desta segunda-feira (20) aos seis novos servidores da Casa Legislativa. Eles passaram em concurso público e aguardavam convocação. Tomaram posse: Yuri Mendes de Oliveira; Veronica Costa Nogueira; Otânia Oliveira Lins de Araújo; Maria Santana da Silva; Tiago Dantas Queiroga e Cynthia de Barros Carvalho Canuto.

Todos foram empossados no cargo de técnico legislativo e já começam a trabalhar nesta segunda-feira. O presidente Lobão Filho deu as boas vindas desejando sucesso e pedindo zelo pelo Regimento Interno. "Se vocês atuarem assim, estarão fazendo um grande trabalho, é o que o espero para cada um", disse. Os demais concursados, ainda terão que aguardar. É que de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público, ficou acordado que estes serão convocados até o mês de fevereiro de 2014.

Natal

Parte do recurso da emenda de João Maia poderá ser destinada para a perfuração de mais 400 poços

7819 Antes da audiência com prefeitos, reunião no gabinete do secretário e a governadora

Na reunião, o deputado João Maia confirmou estar entrando em entendimento com o Ministério de Desenvolvimento Agrário para que recursos de sua emenda de 22 milhões de reais para Agricultura Familiar do Seridó sejam destinados para a perfuração de pelo menos 400 poços na região do Seridó. “Nós fizemos uma consulta ao MDA, preciso consultar agora a Adese, pois sempre pensamos na recuperação dos matadouros, na Ceasa, mas diante dessa crise se a gente puder disponibilizar uma parcela dessa emenda grande, para perfurar e instalar de poços eu acho que essa seria uma solução muito boa. Mas vou ouvir também a Adese”, disse João Maia.  

A reunião contou com as presenças dos prefeitos das cidades de Baraúnas, Brejinho, Sítio Novo, São Pedro, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, Florânia, Ipanema, Currais Novos, Caicó, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, São Jose do Seridó, Ouro Branco, Lajes Pintada, Tenente Laurentino, Jandaíra, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, São Vicente, São João do Sabugi e Cerro Cora.

Natal

João Maia leva mais de 25 prefeitos para audiência com governadora e secretário de Recursos Hídricos

7818 Prefeitos reunidos com Rosalba, João Maia e Leonardo Rego

O deputado federal João Maia (PR) participou na manhã desta segunda-feira (20) de uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego. Para a reunião, João Maia levou cerca de 25 prefeitos, a maioria deles da região do Seridó. Na oportunidade foi cobrada ao Governo uma agilidade na perfuração de poços e instalação dos que já existem, como forma de amenizar o sofrimento do seridoense com a estiagem.

Rosalba acatou a sugestão do deputado de que o Governo do Estado firme parcerias com as Associações dos Municípios do Seridó e que elas próprias coordenem o processo de perfuração dos poços. A governadora garantiu enviar para uma das associações, já neste final de semana a primeira perfuratriz, e dentro de um prazo de trinta dias, a segunda máquina que está sendo recuperada. “Já estou disponibilizando instalações imediata de 50 poços que serão perfurados com recursos do Governo do Estado. As associações vão perfurando e a Semarh já esta autorizada a instalar os 50 primeiros”, garantiu Rosalba. Além disso, a governadora anunciou também a perfuração de 40 poços no Rio Grande do Norte através do Exército, e 25 destes serão destinados para o Seridó, por considerar ser uma das regiões mais castigadas pela estiagem. 

Rio Grande do Norte

Portabilidade: escritório de advocacia terá linhas de celulares desbloqueadas

O juiz Ricardo Tinoco de Góes, da 6ª Vara Cível da Comarca de Natal, determinou que a TNL PCS S/A (Operadora Oi) libere os números das quatro linhas telefônicas, no prazo de 48 horas, bem assim do uso da portabilidade por um escritório de advocacia de Natal.
 
Na decisão, o magistrado também determinou que a empresa se abstenha de incluir o nome do escritório perante os órgãos de restrição creditícia, sem que proceda qualquer cobrança oriunda do contrato objeto da ação judicial. Em caso de descumprimento, fixou multa diária de R$ 100, limitada ao valor de R$ 10 mil.
Caicó

José Agripino: Brasil desperdiça R$ 33,6 milhões por mês por não utilizar energia eólica

7817 Agripino: o Brasil poderia ter economizado bilhões se tivesse investido na produção da energia eólica
O Brasil desperdiçou, nos últimos dez meses, R$ 336 milhões por não utilizar energia eólica, afirmou o líder do Democratas no Senado, José Agripino. Segundo o senador, só no Rio Grande do Norte e Bahia existem 26 parques eólicos produtores desse tipo de energia, mas as linhas de transmissão – responsáveis por lançar a energia no sistema nacional da Eletrobrás - não foram construídas. “A estatal Chesf, que ganhou a concorrência para a produção das linhas, não construiu nada. Ou seja, o setor privado faz sua parte, produz a energia, mas ela é perdida no ar, ninguém consome porque ela não chega ao seu destino”, criticou.
 
No caso específico do Rio Grande do Norte, Agripino ressaltou que é um desperdício não usar a energia eólica produzida pelo Estado, principalmente porque deixaria a conta de luz mais barata para a população.  “A energia eólica é um dos ‘eldorados’ de meu Estado porque é limpa e produzida a custo competitivo. O RN, pelo fato de ter uma corrente de vento favorável, propiciou que leilões fossem feitos para determinadas áreas. São bilhões de Reais em investimento privado; dá gosto de ver. Mas hoje a energia eólica está sendo jogada no mato, não chega a quem tem que chegar”, afirmou Agripino.
Rio Grande do Norte

Wilma, Sandra Rosado, Larissa e Márcia prestigiaram o Encontro de bases do PSB no Vale do Açu

7816 Em Carnaubais, PSB administra o município - Foto: Laurivan de Sousa
Em Carnaubais, para uma plateia de pessebistas de 42 comunidades locais, a ex-governadora Wilma de Faria, ao lado da deputada federal, Sandra Rosado, e das deputadas estaduais Larissa Rosado e Márcia Maia, conclamaram o grupo a multiplicar o PSB. Organizado pelo prefeito da cidade, Luizinho Cavalcanti, o XVII Encontro dos Núcleos de Base do PSB de Carnaubais, contou com certificados de participação, além de novas filiações.
 
Para encerrar, Wilma passou por Riachuelo, na região Central Potengi, onde participou de Festa do Dia das Mães ao lado da prefeita Mara Cavalcanti e do prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho (PSD). Em seguida, na fazenda da gestora, muitos debates acerca dos caminhos que o grupo deve tomar em 2014, além da exposição das muitas dificuldades porque passam os municípios com o abandono do apoio estadual.
Rio Grande do Norte

De olho em 2014, Wilma leva Márcia Maia e juntas participam de seis eventos no Vale do Açu

7815 Ex-governadora com lideranças do Vale do Açu - Foto: Laurivan de Sousa
Ao lado da deputada Márcia Maia, a ex-governadora Wilma de Faria iniciou a viagem por Assu, onde concedeu entrevista ao programa líder de audiência em 16 municípios da região: o Registrando, da Rádio Princesa do Vale. Com presença de vários políticos e participação de dezenas de ouvintes, ela foi questionada sobre pretensões para 2014, rumos do PSB naquele município, assim como no estado e país e posicionamento a respeito da inoperância da atual gestão estadual.
 
Em seguida, Wilma seguiu para Itajá, onde na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, almoçou com o prefeito Licélio, vereadores e demais lideranças do seu partido. A ex-governadora viajou então a Ipanguaçu, onde o vice-prefeito Josimar reuniu vereadores e outras lideranças. 
Rio Grande do Norte

Natura vai selecionar estagiários e trainees

Com o objetivo de escolher seus futuros líderes, a Natura abre, a partir desta segunda-feira (20), as inscrições para o processo seletivo de jovens talentos (trainees e estagiários), que devem ser feitas pelo site www.natura.net/jovenstalentos até o dia 16 de junho para estagiários e 15 de julho para candidatos a trainee. 
 
A empresa, maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza, oferece 20 vagas de estágio e 38 de trainee, sendo 22 no Brasil e 16 nos países da América Latina onde tem operações (Argentina, Chile, México e Peru). Para o programa de estágio, podem se inscrever estudantes com conclusão da graduação entre dezembro de 2014 e agosto de 2015 e no caso de trainees, profissionais formados entre dezembro de 2009 e dezembro de 2013.
Natal

Centro de Convenções vai receber a segunda edição do Baile da Favorita na capital

7814
O evento, que é sucesso no Brasil todo, chega a Natal em grande estilo. O Centro de Convenções vai receber a segunda edição do Baile da Favorita na capital Potiguar no próximo dia 31 de maio. As atrações confirmadas são: MC Marcinho, Buchecha, DJ Tubarão e DJ Helen Sancho.
 
Para quem não conhece a festa, o Baile da Favorita surgiu em 2011, no Rio de Janeiro e foi criado pela promoter Carol Sampaio, que acompanha de perto todas as edições do baile. “Nunca imaginei que isso fosse se tornar tão grande, mas hoje vejo que estou realizando sonhos a cada novo dia. Vou a todos os bailes pra acompanhar de perto se tudo está do jeitinho que planejamos”, contou a criadora do evento.
Mato Grande

Vereador mais votado de Pureza anuncia apoio a Ezequiel

7812 Deputados com vereadores Francisco de Touros, e Luiz de Pureza - Foto: Divulgação

O deputado Ezequiel Ferreira recebeu na manhã desta segunda-feira (20), o vereador Luiz Joventino (PSB), parlamentar mais votado de Pureza, na região Mato Grande. Luiz tem forte atuação no distrito de Cana Brava, maior comunidade rural do município, e na última eleição teve mais de 400 votos. Ele anunciou apoio à reeleição do deputado Ezequiel, e solicitou pleitos para o município.

Luiz Joventino pediu ao deputado Ezequiel que solicitasse ao Governo do Estado, a perfuração e instalação de poços tubulares na comunidade Boa Esperança, na divisa dos municípios de Pureza e Touros. Ainda na conversa que teve com o deputado Ezequiel, o vereador de Pureza mencionou a questão das cisternas para o distrito de Cana Brava. Outra solicitação foi o estudo de viabilidade técnica para a construção da estrada de 26 km que liga a RN 023 para a sede do município, beneficiando cerca de 4 mil habitantes, das comunidades Cana Brava e Bebida Velha.  

Tags: Pureza
Rio Grande do Norte

Bombeiros treinam com novos equipamentos para atuação em acidentes veiculares

7813 Os acidentes de trânsito provocam inúmeras mortes, sequelas temporárias e permanentes
Na manhã desta segunda-feira (20), cerca de 20 militares que atuam nas áreas de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, iniciaram treinamentos, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento, situado na Base Aérea de Natal.
 
Sobre a operacionalização dos novos equipamentos de resgate veicular visando garantir uma maior eficiência nos serviços prestados na área e um melhor conhecimento no manuseio e manutenção dos novos materiais. O treinamento será concluído nesta terça-feira (21), contendo 16 horas/aulas.
Rio Grande do Norte

Prefeitos e aliados de Fátima Bezerra estão sendo convidados para festa de aniversário que acontece na sexta-feira

7811 Sonho de Fátima é fazer coligação com o PMDB e formar chapa majoritária em 2014 - Foto: Canindé Soares

O aniversário da deputada federal Fátima Bezerra (PT) já passou... Mas, a festa que promete servir como uma espécie de lançamento do nome da petista ao Senado.

Nas redes sociais e através de e-mails, a assessoria da deputada pede que junte sua turma e venha comemorar o aniversário de Fátima Bezerra... Prefeitos e aliados de todas as regiões do Estado estão sendo convidados para o evento, que será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 20h, na sede social do Clube dos Empregados da Petrobras. 

Natal

Arraiá do Aviões confirma atrações para maior festa junina na Arena do Imirá na Via Costeira

7810
O mês mais junino do ano será também o da festa mais comentada e esperada. Dia 15 de junho será realizado o Arraiá do Aviões, na arena do Hotel Imirá, na Via Costeira. Como atrações principais no palco do Arraiá: Aviões do Forró, Dorgival Dantas e Solteirões do Forró. 
 
No intervalo das bandas, o camarote não para ao som da dupla Brenno e Zeu além do cantor André Luvi. A festa vai transformar a Arena do Imirá em um grande arraiá como acontece em cidades com tradição nos festejos juninos como Campina Grande e Caruaru com tudo que tem direito: decoração temática; comidas típicas; e muito mais que vem sendo planejado pela organização do evento.
Natal

Vêm aí mais interdições no trânsito da capital: trabalhadores rurais fazem mobilização para cobrar providências

7809 Semana passada foi a vez do MST atrapalhar o trânsito logo na BR 101- Fo

Trabalhadores rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte se reúnem em Natal, nesta terça-feira (21), para participar do movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos... Segundo informações repassadas ao Blog do Marcos Dantas, uma grande mobilização que pretende chamar a atenção para os problemas provocados pela seca.

O protesto promete mais uma vez atrapalhar o caótico trânsito da capital potiguar. A concentração está marcada para as 8h, no Viaduto de Ponta Negra... Bem no horário de pico... De lá, cerca de cinco mil trabalhadores vão seguir, em caminhada, para as proximidades do Estádio Arena das Dunas, onde acontecerá um ato público. Em seguida, o grupo irá para o Centro Administrativo. A BR 101 será interditada novamente? 

Tags: Natal
Seridó

Quase 37 mil seridoenses receberam Bolsa-Família neste mês de maio

Classificado pelo próprio Governo Federal como um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, o Bolsa Família está presente hoje na casa de quase 37 mil seridoenses. O Blog do Marcos Dantas fez um minucioso levantamento em todas as cidades da região, e veja quantas pessoas receberam o benefício neste mês de maio.

01 - Caicó – 6.836
02 - Currais Novos - 5.162
03 - Jucurutu - 2.892
04 - Parelhas - 2.450
05 - Lagoa Nova - 2.367
06 - Jardim de Piranhas - 2.066
07 - Cerro Corá - 1.535
08 - Jardim do Seridó - 1.458
09 - Acari – 1.309
10 - Florânia - 1.171
11 - Cruzeta - 1.097
12 - Equador – 986
13 - Serra Negra do Norte – 983
14 - Tenente Laurentino – 938
15 - São Vicente – 925
16 - São João do Sabugi – 718
17 - Carnaúba dos Dantas – 596
18 - São Fernando – 558
19 - Ouro Branco – 502
20 - São José do Seridó – 456
21 - Bodó – 442
22 - Santana do Seridó – 309
23 - Timbaúba dos Batistas - 251
24 - Ipueira – 187

Brasil

Polícia Federal vai investigar boato sobre suspensão do Bolsa Família

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até ontem (18) levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

A Presidência da República detectou a informação em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e há beneficiários perguntando se o Bolsa Família será suspenso ou cancelado. A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.
 

Brasil

Gleisi e Ideli procuram Henrique para mostrar preocupação e antecipar negociação da PEC do orçamento impositivo

7808 Henrique se comprometeu a orientar o relator do projeto, seu correligionário Edio Lopes
Já a coluna de Lauro Jardim, na Veja, destaca nessa manhã que a MP dos Portos nem esfriou na mesa de Dilma Rousseff e o governo já começou a tentar conter os danos de outro projeto com potencial para sacudir as relações com o Legislativo. Henrique Eduardo Aves não cansa de repetir: fará de tudo para aprovar PEC do orçamento impositivo até o final de julho. O projeto retira do Executivo a prerrogativa de decidir sobre a data de liberação das emendas parlamentares individuais, ou seja, uma vez apresentada a emenda, o governo será obrigado a liberar o recurso.

O que isso significa? Bomba à vista. Lógico, a contenção de emendas é o maior poder de barganha do Executivo para doutrinar seus parlamentares. Antevendo a explosão, Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti já procuraram Henrique Alves para demonstrar preocupação com o projeto. A dupla saiu da conversa com duas notícias, uma boa, outra ruim: a PEC será colocada em pauta a qualquer custo, mas o governo poderá dar pitacos no texto.
 

Brasil

ACM Neto também sinaliza que poderá apoiar reeleição de Dilma

A notícia é da coluna de Ilimar Franco, na edição do jornal O Globo de ontem (19). Com o título,  “Procurando novos caminhos” a nota diz que aa direção do DEM, já há quem aposte que o prefeito de Salvador, ACM Neto, pode apoiar a reeleição da presidente Dilma. Antes, o partido avaliava que a boa relação com o governador da Bahia, Jaques Wagner, tinha natureza administrativa.

Mas tudo mudou depois que três baianos do partido votaram com o governo na MP dos Portos.
 

Tags: política
Brasil

Pesquisa da Secretaria de Aviação Civil mostra Aeroporto Augusto Severo como um dos quatro melhores do país

7807 Os dados foram divulgados no Jornal Nacional da Rede Globo
E para quem pensava que o nosso aeroporto Internacional, o Augusto Severo, em Parnamirim, seria um dos mais “problemáticos” do Brasil vem ai a surpresa. É que ele foi citado como um dos quatro melhores terminais aeroportuários do país. A informação da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e veio a partir de uma pesquisa realizada no primeiro trimestre deste ano com 21 mil passageiros, divulgada no sábado pelo Jornal Nacional. Os usuários avaliaram 41 itens, em 15 aeroportos, que respondem por 81% da movimentação de passageiros no Brasil.

De acordo com as notas dadas pelos usuários, os quatro melhores terminais são os de Natal, Fortaleza, Recife e Curitiba, que ficou em primeiro lugar. Os quatro piores são os de Brasília, Manaus, Galeão (RJ) e o de Cuiabá, em último lugar.
 

Tags: Aviação
Rio Grande do Norte

Processo de desfiliação por justa causa do deputado Kelps entra na reta final

o Panorama Político, na Tribuna do Norte... O processo de desfiliação por justa causa do deputado estadual Kelps Lima, que tramita no Tribunal Regional Eleitoral, entra na reta final. O parlamentar, eleito pelo PR, deseja deixar o partido sem perder o mandato.

O processo tem como relator o juiz Carlo Virgílio. Caso consiga sair do PR, o provável destino político de Kelps Lima é o Partido Progressista, que tem no comando o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta.

Tags: política
Natal

Em dois meses de ativação, projeto Viva Costeira conta com apresentações culturais e público fiel

7806 Projeto está há dois meses em ativação na capital potiguar
Neste domingo (19), o Projeto Viva Costeira teve mais uma edição.  A atração especial apresentada pelo Programa de combate as Drogas RN Vida foi a apresentação o Grupo de fundando “Nau Catarineta” de Canguaretama, fundado há mais de 150 anos. O projeto tem como presidente José Manoel e é formado por agricultores, professores, frentistas, pescadores e estudantes que tocam e cantam a história de uma lenda portuguesa onde um barco com 40 tripulantes desapareceu no mar.

Criado há quase dois meses, o Viva Costeira segue com sucesso desde a sua primeira edição e reúne sempre aos domingos milhares de pessoas que utilizam 3,6 km da Via Costeira, do Centro de Convenções ao Hotel Vila do Mar,  para caminhadas, corridas, passeio em família e prática de skate, ciclismo, patins entre outros. O projeto funciona das 16h às 20h.

Brasil

Falta de planejamento e informações restritas podem estragar sonho da casa própria, alertam especialistas

Nunca os brasileiros tiveram acesso a tanto crédito e facilidades para adquirir a casa própria. Mas, na empolgação de assinar o contrato, muitos consumidores esquecem detalhes que podem virar dor de cabeça no futuro e até forçar a devolução do imóvel. Os compradores devem estar cientes, por exemplo, do risco de a instituição bancária não liberar o financiamento que possibilitará honrar a dívida com a construtora ou de o valor sofrer alteração e ficar acima de sua capacidade de pagamento.

Além disso, precisam levar em conta que terão gastos consideráveis com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança e mobília. Entidades de defesa do consumidor alertam para a necessidade de o comprador estar atento, já que, interessados em fechar negócio, muitas vezes os corretores e construtoras falham em fornecer informações a respeito.
 

Brasil

Campanha quer estimular a doação de leite materno para bebês em risco

Toda mulher que está amamentando pode ser uma doadora de leite. Difundir essa mensagem é o objetivo do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado neste domingo (19). No Brasil, para estimular a prática, será lançada na quarta-feira (22), pelo Ministério da Saúde, a campanha “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”. Apesar do aumento de bancos de leite no país, existe um déficit de cerca de 40% para atender os recém-nascidos em unidades de terapia intensiva, como explica o coordenador da Rede Brasileira de Bancos Leite Humano (RBLH), João Aprígio Guerra de Almeida.

Segundo ele, sem a ajuda das mães doadoras, esse percentual tende a ser ainda maior nos próximos anos. Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o leite materno é o melhor alimento para todos os bebês. Possui nutrientes e anticorpos que previnem doenças como a dengue e o cólera e pode evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade na vida adulta. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento da inteligência do bebê.

Brasil

Ministra pede que população siga o calendário de saques do Bolsa Família

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez hoje (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data. Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse.

A ministra declarou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data  e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa. “Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”. Segundo Tereza Campello, os recursos para o pagamento dos benefícios estão garantidos, mas é preciso obedecer ao cronograma. “Começamos a pagar sexta-feira [17], como previsto, e amanhã [20] segue normalmente”, disse.

Natal

Acompanhado de prefeitos, João Maia vai cobrar perfuração de poços durante audiência com Governo

O deputado federal João Maia (PR) estará levando prefeitos de várias regiões do RN para uma audiência com o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego. A reunião será às 10 horas desta segunda-feira (20) na sede da própria secretaria. Na oportunidade, João Maia promete cobrar do secretário ações de combate aos efeitos da estiagem, principalmente na perfuração de poços e instalação dos que já foram perfurados.

Prefeitos e presidentes de várias associações de municípios já confirmaram presenças. O deputado também aproveitará a audiência para solicitar que as associações recebam através de parcerias com o Governo, equipamentos necessários para a perfuração dos poços. “Não adianta o Estado querer perfurar, é melhor que dê condições para que as associações dos municípios, que estão mais perto da realidade, possam fazer esse trabalho”, defende João Maia.

Caicó

Falsa notícia do fim do Bolsa Família leva centenas de pessoas à Caixa Econômica de Caicó

Centenas de pessoas “correram” para a agência da Caixa Econômica Federal de Caicó neste domingo (19). Todos queriam sacar o benefício do Bolsa Familia enquanto era tempo. O tumulto foi causado após a divulgação de uma falsa notícia de que o beneficio do Governo Federal seria suspenso por tempo indeterminado. Como nem todos estão conseguindo sacar o dinheiro, alguns chegaram a praticar desordens dentro do local destinado aos terminais da agência. Três guarnições da PM permanecem no local tentando acalmar os ânimos.

Veja a noticia que desmente o fim do Bolsa-Família

Ministra disse que está mantido o calendário normal de pagamentos

O falso boato sobre a suspensão dos pagamentos do Bolsa Família chegou a pelo menos 12 estados, segundo informou neste domingo (19) o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa. A falsa informação, já desmentida pelo governo, se espalhou em várias regiões do país e gerou tumulto, com beneficiários correndo às agências da Caixa para sacar dinheiro do programa.

Até por volta de 14h50 deste domingo, a pasta havia contabilizado problemas em ao menos 113 agências da Caixa, sendo o Ceará o estado mais afetado. Houve registro de tumulto em 9 agências em Alagoas, 15 na Bahia, 14 em Pernambuco, 18 na Paraíba, 34 no Ceará, 8 no Piauí e 13 no Maranhão. Também foram afetadas agências de Sergipe e Rio Grande do Norte, mas o número ainda não foi fechado. Apesar de ter confirmado incialmente casos no Amazonas, Pará e Rio de Janeiro, até a última atualização desta reportagem o ministério não tinha o número de locais por onde o boato se espalhou nesses estados.

Em entrevista à imprensa, a ministra da Desenvolvimento Social, Tereza Campello, reiterou neste domingo (19) que "não existe qualquer possibilidade" de suspensão do programa Bolsa Família. “Não existe qualquer possibilidade de suspensão ou de alteração do Bolsa Família. O bolsa família está sendo e continuará sendo pago em dia, segundo o calendário”, declarou a ministra.

Caicó

“Se o Seridó precisar, em 2014 estou pronto”, diz Bibi Costa

7805 Bibi admite disputar candidatura nas eleições de 2014

Na última entrevista concedida ao Blog do Marcos Dantas, o ex-prefeito de Caicó Bibi Costa (PR) disse ter um estilo muito parecido com duas personalidades, uma internacional e a outra nacional. “Eu me baseio em Gandhi, que era o homem da não violência, que dobrou o maior império do mundo que era o inglês, sem violência. E o outro a nível de Brasil é Dom Pedro II, um democrata. O Partido Republicano foi fundado dentro do Império, um dava certo com o outro. Ele aceitava as criticas e o homem público tem que ser assim”, disse.

A introdução foi para afirmar que após governar Caicó por oito anos se acha preparado para disputar um cargo nas eleições de 2014. Bibi afirmou que sua vida política tem sido pautada por etapas, e deixou entender que a próxima poderá ser uma disputa estadual. “Eu queria muito ser prefeito e Caicó me ouviu, atendeu e gostou. O futuro a Deus pertence. Se o povo não gostou, ninguém quis e nem achou que eu fiz nada tem problema nenhum. A gente ter saúde e viver já é muita coisa. Se Caicó e o Seridó precisarem, agora em 2014 estou pronto pra ser deputado estadual, deputado federal, vice-governador, suplente de senador, qualquer coisa”, explicou.

É o próprio ex-prefeito quem faz uma avaliação das suas duas oportunidades de administrar Caicó. E aposta nisso como trunfo para as próximas eleições. “Não é soberba, mas quem é nesse Estado que administra melhor do que eu. Quem se dedicou oito anos sem tirar férias, trabalhar sábado, domingo, feriado e dia santo. Isso não é feito pra todo mundo não. Politica todo mundo entende, agora administração é outra coisa”, finalizou.