Blog

Rio Grande do Norte

Carlos Augusto Rosado teria recebido dados científicos diferentes das pesquisas artesanais realizadas no Seridó

7795 Chefe da Casa Civil com o deputado seridoense em recente encontro na Assembleia Legislativa

Uma fonte com trânsito no Governo Rosalba revelou ao Blog do Marcos Dantas que o secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado recebeu dados de uma pesquisa científica no Seridó.

De acordo com a fonte, o mentor da governadora Rosalba Ciarlini estaria de posse de dados diferenciados, que chegou a ser divulgado pelo deputado Vivaldo Costa. Uma equipe do parlamentar sempre realiza trabalho artesanal, da confiança dele. A fonte não confirmou, mas desde a época que Rosalba era prefeita de Mossoró, Carlos Augusto sempre gosta de trabalhar com o Instituto Gama, de Fortaleza/CE. 

Brasília

Deputados petistas chegaram a afirmar que Henrique estaria contribuindo com a oposição

7794 Petistas tentam queimar o presidente da Câmara dos Deputados
Deu n'O Globo...Dias seguidos de duras batalhas entre o Congresso e o Palácio do Planalto deram ao governo uma importante vitória, com a aprovação da MP dos Portos, mas deixaram expostas as fissuras na relação do PT com o principal partido da base aliada, o PMDB. 
 
As discussões durante a madrugada de quinta-feira, quando deputados petistas chegaram a afirmar que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), estaria contribuindo com a oposição, são resultado de um processo de desgaste que começou quando Dilma Rousseff tomou posse e que chega agora a um momento crítico. Parlamentares da base aliada dizem que a crise vem crescendo à medida que as eleições de 2014 se aproximam, mas ninguém hoje com poder no PMDB cogita abandonar a chapa presidencial em 2014.CLIQUE AQUI e acompanhe na íntegra.
Brasília

Aécio Neves: "o PT promove o governo dos amigos, para os amigos"

Ainda de acordo com a Folha de São Paulo...Atacando o elevado número de ministérios na atual gestão, o senador Aécio Neves alfinetou: "recebi um e-mail de um amigo, dizendo que o Sri Lanka tem 53 ministérios. Que se cuide o Sri Lanka que, daqui a pouco, vai ser vice-campeão [na comparação com o PT]". O tucano disse que o PT promove o "governo dos amigos, para os amigos", enquanto o PSDB vai "cuidar das pessoas, olhar e buscar os caminhos evitando o populismo e medidas demagógicas".
 
Segundo Aécio, os desafios dos tempos de Fernando Henrique Cardoso, como inflação, "desarranjo econômico" e perda da credibilidade do país, estão de volta. Ele citou FHC como o presidente que mudou a história do país. "Garantimos a abertura da economia, com as privatizações", afirmou. Nos últimos anos, os tucanos evitam defender publicamente as privatizações --tema explorado pelo PT como uma das principais críticas aos tucanos.
 
7793
Brasília

Eleito novo presidente do PSDB, Aécio Neves defende privatizações e ataca PT

7792 Aécio fez um discurso inflamado, em que acusou o Brasil de "estagnação" - Foto: Folha
Destaque na Folha de São Paulo... Eleito neste sábado como novo presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu o cargo com a defesa do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), inclusive as privatizações adotadas na gestão do tucano, além de ataques à gestão do PT. As privatizações foram um tema sensível nas últimas campanhas do PSDB e usadas por adversários para atacar a gestão tucano.
 
A escolha de Aécio para o comando do partido dá início às articulações da sigla para lançá-lo candidato ao Palácio do Planalto em 2014. O tucano e a nova executiva nacional do PSDB foram eleitos com votos favoráveis de 521 dos 535 delegados do PSDB que participaram neste sábado da convenção da sigla, em Brasília. Em meio à divisão do PSDB sobre sua candidatura à Presidência, o tucano disse que não assume um "partido esfacelado", mas um "partido unido como nunca".
Seridó

Os Micro e Pequenos Empresários de Parelhas

7790 Prefeito na consultoria da implementação da Lei Geral das Mico e Pequenas Empresas

O encontro e Parelhas contou com a presença do prefeito Francisco Medeiros (PT), secretários e auxiliares, da presidente da Câmara, Dra. Guia (PSDB), e servidores do Setor de Tributação... Na pauta, criar um plano de trabalho consistente através de discussões com o intuito de implementar, ações que visem a sustentabilidade econômica no município.

E os Micro e Pequenos Empresários de Parelhas receberam consultoria da implementação da Lei Geral das Mico e Pequenas Empresas, e Elaboração do Plano de Trabalho do Agente de Desenvolvimento Local que foi ministrado pelo Consultor do Sebrae/RN, Mário Correia.

Tags: Parelhas
Caicó

No Seridó, Álvaro Dias defende permanência da aliança estadual do PMDB com o Governo Rosalba

Ainda na entrevista à 106 FM, o ex-deputado Álvaro Dias disse ser importante que o PMDB mantenha parceria administrativa com a gestão da governadora Rosalba Ciarlini. Para Álvaro, Henrique como presidente da Câmara dos Deputados ajudará e muito a população do nosso Estado, sendo o elo de ligação do governo estadual com o governo federal, contribuindo assim com o Rio Grande do Norte.

A eleição estadual acontece somente em 2014, caso o PMDB rompa com o governo Rosalba, ainda neste ano, quem irá sofrer mais com este rompimento político será a população, por isso defendo uma parceria administrativa independentemente do desgaste ou não da governadora Rosalba Ciarlini”, disse Álvaro.

Brasília

Ministro Garibaldi alfineta projetos de senador do PT gaúcho que tem potencial explosivo para as contas da previdência

7789 Ministro: "Os perigos para a previdência, hoje, são os projetos do Paulo Paim"
Deu em Lauro Jardim, no Radar Online... Depois de ver o parecer de Roberto Gurgel contra a derrubada da reforma da previdência devido ao mensalão, Garibaldi Alves ficou aliviado. Diz o ministro: - Nossa área jurídica não trata mais isso como um problema. Os perigos para a previdência, hoje, são os projetos do Paulo Paim.
 
Além do fim do fator previdenciário, Paim defende um modelo de desaposentadoria muito benéfico para os trabalhadores que deixaram de contribuir com a previdência enquanto estavam aposentados, mas, segundo Garibaldi, com potencial explosivo para as contas da previdência.
Brasília

Aécio Neves assume o PSDB nacional hoje com aliados de Serra na Executiva

7788 Senador Aécio Neves

Destaque d'O Globo... A costura política feita esta semana em São Paulo para acomodar o ex-governador José Serra e aliados em postos-chave da Executiva Nacional é o trunfo que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) vai apresentar neste sábado ao ser empossado como o novo presidente do PSDB, na convenção nacional do partido. Vencida esta etapa, Aécio começa a fazer a transição para 2014, com o desafio de conquistar o apoio de todo o partido para construir sua candidatura a presidente da República.
 
Em São Paulo, com exceção do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, integrantes do PSDB, inclusive o governador Geraldo Alckmin, adotam discurso cauteloso quanto à candidatura presidencial do senador mineiro. Mas Serra, Fernando Henrique e Alckmin vão chegar juntos com Aécio à convenção, num gesto para demonstrar unidade. Esta semana, Alckmin foi enfático ao afirmar que esse é um assunto que ainda precisa ser debatido internamente.
 
Reforçar a militância e aproximar o PSDB do povão são dois dos novos desafios de Aécio. Ele e seus aliados acreditam que a mudança de comando, com a chegada de um presidente jovem e de outro estado — saindo de São Paulo, que controla o partido desde sua criação —, cria uma nova expectativa em relação ao principal partido de oposição ao governo instalado no Planalto há dez anos. Pesquisas, consultorias, assessorias em várias áreas e muitos estudos estão em campo para definir o cenário que Aécio deve atacar.
Caicó

Álvaro Dias afina o discurso: “Caicoense vota em caicoense e seridoense em seridoense"

7787

Em entrevista ao programa Hora do Povo, apresentado por Luciano Vale na 106 FM o pré-candidato a deputado estadual Álvaro Dias afinou o discurso da importância do seridoense votar nos candidatos da terra. Álvaro disse que sua candidatura em 2014 surgiu do clamor do povo. “Caicó já teve 3 deputados e hoje só tem um. Nós precisamos recuperar essa cadeira para aumentar a força e a representatividade na assembleia legislativa. Eu pretendo enfrentar essa luta e serei candidato a deputado estadual em 2014", disse.

Na entrevista, Álvaro Dias confirmou já contar com apoios importantes como o dos vereadores Lobão Filho, Odair Diniz, Zé Maria, Júlio Gregório e Leleu Fontes, além de empresários, lideranças comunitárias e demais populares. E adotou o discurso de que candidato forasteiro não tem compromisso com o Seridó. “Temos que escolher um candidato da terra. Caicoense vota em caicoense e seridoense vota em seridoense", finalizou.

Vale do Açu

Principal liderança do PSB de Assu, Fátima Moraes está em Salvador e não tem como participar de Encontro no Vale

7786 Ex-secretária com a deputada federal Sandra Rosado e a sua eterna governadora

Neste sábado (18), a ex-governadora Wilma de Faria segue para Assu, onde concederá entrevista ao Registrando, da Rádio Princesa do Vale.  Wilma visita no início da tarde o prefeito de Itajá, Licélio Jackson, depois segue para Ipanguaçu, onde se encontrará com o vice-prefeito Josimar Lopes.

Wilma termina em Carnaubais, onde o prefeito Luizinho realizará o XVII Encontro dos Núcleos de Base do PSB. Nesse encontro, a deputada federal Sandra Rosado também prestigiará. Ausência da ex-secretária Fátima Moraes, que estar em Salvador/BA, onde visita familiares. Fátima é a cara de Wilma no Vale do Açu. 

Tags: Assú
Seridó

Ex-prefeito Tom provoca: “Serviços públicos só funcionam em Acari a base de denúncias do Ministério Público”

7785 Ex-prefeito cumpre agenda com seu líder neste sábado em Acari

O ex-prefeito de Acari, Tom (PR) está tentando cumprir a promessa de fazer sua primeira avaliação da atual administração acariense após os seis primeiros meses de governo. Provocado pelo Blog do Marcos Dantas, disse já ter um prognóstico do início da administração Isaías Cabral (PMDB), mas deixará para torná-lo público somente no mês de junho. Tom deixou escapar algumas críticas, principalmente relacionadas à Saúde. 

Eu dei esses seis meses na expectativa do novo prefeito fazer alguma coisa de bom para o povo de Acari, já que ele faz tanta questão de dizer que conta com o apoio do Governo do Estado, presidente da Câmara Federal, Ministro da Previdência, presidente da Assembléia Legislativa, mas não é o que a população de Acari tem visto. Pelo contrário, Acari está testemunhando o desmonte do sistema de Saúde que construímos ao longo de vários anos, em tão pouco tempo”, disse Tom.

E pra quem disse que manteria o silêncio, Tom falou demais. “A educação dando os primeiros sinais de dificuldades, a não ser pela força dos profissionais competentes que nós temos, que é quem seguram a qualidade do ensino. De como geral, o que temos visto é que o serviços públicos só funcionam a base de denúncias do Ministério Público”, disse. Tom também criticou a falta de agilidade de Isaias na articulação de emendas junto aos políticos que integram seu sistema politico. “Do contrário, todos os parlamentares que receberam apoio do nosso grupo destinaram emendas para Acari como os deputados João Maia, Fábio Faria, Fátima Bezerra, Nélter Queiroz dentre outros”, finalizou o ex-prefeito que se reuniu neste sábado (18) com o presidente do seu partido, deputado João Maia e lhe fará companhia durante a agenda de hoje em Acari.

Tags: Acari
Rio Grande do Norte

Circula em cidades do Estado, lista para apoiar criação de partido que já chegou a sortear carro e Tv

Para tentar chegar aos 463 mil filiados e poder se registrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como a 31.º legenda do Brasil, o Partido Militar Brasileiro (PMB) recorreu a uma ideia polêmica: vai sortear prêmios entre os eleitores que aderirem à sigla. Entre eles, um veículo Hyundai, duas motos, TVs de 42 polegadas, celulares e até iPhone 4S.

O PMB vai reunir principalmente militares, que devem compor 40% dos seus quadros - e prega a defesa da segurança pública. Realizou sua primeira convenção nacional, mas só de forma virtual, no ano passado - a lei não diz que precisa ser presencial, defende-se o capitão. Assim, o partido se utilizou de webcams e outros recursos para conectar simultaneamente 18 mil pessoas de 27 Estados. No Rio Grande do Norte foi entregue na 6ª Zona Eleitoral em Ceará-Mirim relação contendo nome e inscrição de 112 eleitores, para fins de apoiamento à criação do PMB. 

Brasil

Operadoras não cumprem metas e podem levar multa

Pela segunda vez, as operadoras de telefonia móvel não conseguiram alcançar as metas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação ao serviço de conexão à rede de dados. A segunda avaliação de desempenho das empresas, cujos resultados foram divulgados ontem, mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%.

Em outros indicadores, como o índice de queda de chamadas, queda de conexão da internet pela rede móvel e acesso à rede de voz, as empresas atingiram as metas estipuladas pela agência. Os resultados são referentes ao período de novembro de 2012 a janeiro de 2013.

Brasil

Mapa descarta nova fraude em amostras de leite cru

7784 Ministério da Agricultura solicitou coleta de amostras de leite de estabelecimentos produtores de leite longa vida

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) descartou ontem a suspeita de que amostras de leite cru colhidas no Rio Grande do Sul tenham sido adulteradas com o uso de antibióticos. Ao todo, 448,3 mil litros foram retidos na empresa Laticínio Vale do Taquari, localizado no município de Estrela (RS), com denúncia de adulteração. A hipótese, no entanto, foi descartada após análises. Segundo o Mapa, foram coletadas amostras de toda a produção buscando a presença de antibióticos. Após as análises, foi descartada a hipótese de irregularidade. Como o lote estava dentro dos padrões, será liberado para a comercialização. O Mapa submeterá o estabelecimento, porém, a Regime Especial de Fiscalização (REF). O objetivo é fazer um acompanhamento do controle de antibiótico que deve ser realizado no recebimento de leite cru.

As análises envolvendo o leite ocorrem em decorrência da Operação Leite Compen$ado, que descobriu um esquema no Sul do país em que empresas transportadoras adicionavam ureia ao leite cru que era fornecido às indústrias e posteriormente chegava ao consumidor.  As investigações indicaram que alguns transportadores que compram leite dos produtores para revendê-lo à indústria adicionavam água à bebida e, para driblar as análises feitas pelas empresas, acrescentavam uréia, que, por sua vez, contém formol, substância considerada cancerígena. Com isso, conseguiam aumentar o volume que entregavam para beneficiamento em até 10% e lucrar mais.

Seridó

Antônio Petronilo tem recurso negado pelo TCE de contas irregulares quando era prefeito de Parelhas

7783 Médico enfrenta problemas com contas da época que era prefeito de Parelhas

O despacho é assinado pelo conselheiro-relator Tarcísio Costa... O Tribunal de Contas do Estado (TCE) indeferiu liminar de recurso, proposto pelo ex-prefeito Antônio Petronilo (PMDB), devido ao teor do Acórdão nº 100/2013, que considerou irregulares contas de quando o médico era prefeito de Parelhas.

De acordo com o processo Nº: 006261/2006, o conselheiro-relator desconsiderou o recurso da defesa do ex-prefeito Antônio Petronilo. “Assim, o recurso em estudo não pode prosperar, tendo havido o que doutrinariamente denomina-se de preclusão consumativa, motivo pelo qual indefiro liminarmente o presente recurso, com fulcro no art. 361 retromencionado”, argumentou Tarcísio Costa.

Tags: Parelhas
Rio Grande do Norte

Depois de mostrar deficiências na segurança do Seridó, Grande Natal e Mato Grande, deputado cita o Agreste

7782 Ezequiel citou fatos em Nova Cruz e Canguaretama - Foto: João Gilberto
Fazendo um balanço, o deputado Ezequiel Ferreira lembrou que já ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nas últimas semanas, e observou que o problema da segurança pública é o mesmo em todas as cidades. “Já levantei dados e fiz cobranças para melhorias em Currais Novos, Nova Cruz, Macaíba, Ceará-Mirim, Touros e agora Canguaretama. Em todas elas, os problemas da falta de estrutura aparecem. A polícia Militar e a Civil precisam de condições para trabalhar. O comandante Cel. Araújo faz um bom trabalho, mas precisa do apoio para poder realizar seu planejamento. O problema não é na polícia, mas sim no Governo que não tem colaborado”, resumiu.
 
A Polícia Militar de Canguaretama é composta por apenas 10 homens e precisa de estrutura. Na opinião do deputado Ezequiel, além das três viaturas que estão à disposição da Polícia Militar de Canguaretama, a Zona Rural também precisa que os postos policiais funcionem. Sobre as deficiências da Polícia Civil de Canguaretama, o deputado Ezequiel disse que a corporação não tem uma viatura adequada.
Rio Grande do Norte

58 Conselhos Tutelares no Estado recebem do Governo Federal veículos e outros equipamentos

7780 Ministra Maria do Rosário, deputada Fátima Bezerra e os prefeitos das cidades beneficiadas

Muitos prefeitos vão chegar em seus municípios dizendo que foi luta deles... Mesmo em cidades, que quando faziam oposição, diziam que era ação do Governo Federal... Mas, aconteceu solenidade de entrega dos equipamentos para 58 conselhos tutelares do Rio Grande do Norte.

A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes veio fazer a entrega. O termo de doação dos equipamentos foi assinado pela prefeita de Pureza, Maria do Sindicato. Evento contou com a participação também da reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, dos deputados Fernando Mineiro, Hermano Morais, Fábio Dantas e Márcia Maia, que preside a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa.

Seridó

Ex-candidato a prefeito de Serra Negra do Norte é nomeado como Assessor Especial no Gabinete da governadora

7779 Apesar de não conseguir vitória, Serginho teve 47,22% dos votos válidos.

Essa o Blog do Marcos Dantas informa em primeira mão... O contador Serginho Fernandes, ex-vereador de Serra Negra do Norte e que no ano passado disputou a prefeitura da cidade seridoense, ganhou cargo no Gabinete Civil do Estado. Serginho foi nomeado Assessor Especial de Governo I. O ato foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini.

Serginho Fernandes exercia mandato de vereador até o ano passado e foi forte na oposição ao grupo do ex-prefeito Rogério Mariz (PSB), que conseguiu eleger o prefeito Urbano Faria (PT). Filiado ao PSDB, Serginho conseguiu espaço de Subcoordenador de Planejamento e Pesquisa Mineral, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico... Apesar de não conseguir vitória em Serra Negra do Norte, Serginho teve 47,22% dos votos válidos. 

Seridó

Promotoria de Parelhas terá atendimento suspenso de segunda-feira até a próxima quarta-feira

Devido ao serviço de implantação do Sistema de Automação Judicial e Extrajudicial, ficará suspenso o atendimento ao público na Promotoria de Justiça de Parelhas, que também abrange os municípios de Equador e Santana do Seridó.

Os processos urgentes de réu preso, comunicações de prisão em flagrante ou outros documentos endereçados ao Ministério Público Estadual,  durante o período de suspensão no atendimento,  deverão ser entregues ao Protocolo da referida Promotoria. A normalização das atividades será restabelecida na quinta-feira (23). 

Rio Grande do Norte

Rogério Marinho participa neste sábado da convenção nacional do PSDB e votará em Aécio Neves

Presidente de honra do PSDB do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho estará presente na convenção nacional do partido, que será realizada neste sábado (18), a partir das 9h, em Brasília. Na oportunidade, o senador Aécio Neves (MG) será eleito presidente nacional da legenda.
 
 
O presidente estadual do PSDB no Rio Grande do Norte, suplente de senador Valério Marinho, também estará presente na convenção. Quem desejar poderá acompanhar a convenção pela internet. 
Rio Grande do Norte

“Quero honrar esse título trabalhando muito por São José do Campestre”, diz João Maia

7778 João Maia recebendo título das mãos da prefeita Sione e do vereador Jailson José

A obrigação de todo filho é lutar pelos seus irmãos, e se meu compromisso já era trabalhar por São José do Campestre através do meu mandato, depois de receber esse título de cidadania, a luta será dobrada”. Foi assim que o deputado federal João Maia (PR) iniciou seu discurso após receber durante sessão solene da Câmara Municipal, o Título de Cidadão Campestrense. Várias autoridades fizeram questão de prestigiar a homenagem na noite desta sexta-feira (17), dentre elas a prefeita Sione e seu esposo, ex-prefeito Laércio José, vereadores, secretários e lideranças da região como o prefeito de Sítio Novo, Neném (PR) e a vice-prefeita de Georgino Avelino, Sandrinha (PR), o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Vieira (PR), dentre outras lideranças.

Para o vereador Jailson José (DEM) autor do título conferido à João Maia, a noite foi motivo de orgulho para todos os campestrenses em ter o deputado como o mais novo filho ilustre da cidade. Em suas palavras, a prefeita Sione deu as boas-vindas ao conterrâneo. “É uma honra recebê-lo em nossa cidade e a partir de hoje o senhor faz parte da nossa família. A sua responsabilidade aumenta. Vou cobrar muito de você e tenho certeza que você honrará esse titulo que acaba de receber”. Antes da sessão, João Maia teve a oportunidade de se reunir com a prefeita e os vereadores e ouvir de todos as necessidades de São José do Campestre. No discurso, o deputado se comprometeu de lutar, através de seu mandato em Brasília por obras, a começar pela recuperação do Mercado Público.

Rio Grande do Norte

Secretário Júlio Queiroz fez sugestões para agilizar recursos que garantem presídio com 603 vagas no Estado

7777 Secretário seridoense com o presidente do STF e do CNJ - Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Júlio Queiroz, também presente à reunião, explicou que o custo estimado para a construção de uma unidade prisional para o Rio Grande do Norte com 603 vagas é de R$ 16,5 milhões. Os recursos serão do Governo Federal com contrapartida do Estado de até 10%. Porém, o montante disponibilizado pelo Ministério da Justiça não contempla a totalidade de recursos necessários para a construção dos dois presídios.

“A ideia era de que conseguíssemos, de imediato, a sinalização para os R$ 8 milhões que restam para a construção da segunda unidade prisional. No entanto, o ministro Eduardo Cardozo se comprometeu a verificar a possibilidade de suplementação dos recursos e nos dar uma resposta em até 60 dias”, explicou o secretário Júlio Queiroz, seridoense de Jucurutu.

Rio Grande do Norte

Governadora acha recursos insuficientes para construir dois presídios no Estado e pede mais R$ 8 milhões

7776 Rosalba com o ministro José Eduardo Cardozo - Fotos Mariana Di Pietro

A governadora Rosalba Ciarlini informou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo que o seu Governo está investindo recursos próprios na ordem de R$ 6 milhões na adequação de presídios e gerar 500 novas vagas.

E além destas, a construção das duas unidades prisionais abririam mais 1,2 mil novas vagas, o que reduziria o déficit de 2,5 mil para 800 vagas. Durante a audiência ficou garantida a liberação de R$ 24 milhões para o Rio Grande do Norte construir dois presídios com capacidade, cada um, para 600 presos. Rosalba disse que o valor era insuficiente para a construção das duas unidades prisionais e fez um apelo para que o Ministério da Justiça libere mais R$ 8 milhões que viabilizem a construção dos presídios pleiteados.

Natal

BR-101 foi bloqueada nos dois sentidos para vice-presidente da República passar

O vice-presidente da República Michel Temer causou “frisson” no caótico trânsito de Natal,  agora há pouco... A Rodovia BR-101 foi bloqueada nos dois sentidos no bairro Cidade Satélite, causando uma retenção grande... Forte retenção está sendo sentida na rodovia federal desde o Viaduto de Ponta Netra até o do Quarto Centenário

Temer participa do XI Congresso Internacional de Direito Constitucional, no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal.

Tags: Natal
Rio Grande do Norte

No Estado, Bombeiros realizaram 2404 ações preventivas contra incêndio e pânico

7775 Cel Elizeu Dantas

Entre os meses de janeiro e abril de 2013, o Corpo de Bombeiros Militar realizou 2404 ações preventivas contra incêndio e pânico, através dos serviços de análises de projetos e vistorias nas mais diversas edificações no Estado do Rio Grande do Norte. O volume de ações atendidas pela instituição neste período é vista com satisfação pelos gestores da instituição, apesar da consciência de que há uma necessidade urgente da ampliação deste serviço em função da grande demanda existente.  
 
“Nos primeiros meses deste ano alcançamos um resultado superior a todo o primeiro semestre de 2012, o que mostra que a instituição vem se empenhando ao máximo para garantir, com segurança, o crescimento imobiliário no estado. Apesar dos bons resultados, reconhecemos que há muito ainda o que fazer. Por isso, estamos nos esforçando para melhorar cada vez mais este importante serviço”, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.
 
Na Região Metropolitana de Natal, onde se concentra o maior número de solicitações, o Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) realizou de janeiro a abril deste ano, 633 análises de projetos e 1037 vistorias. Na região oeste, a segunda região com o maior número de atendimentos, foi realizada 502 ações preventivas, sendo 214 análises e 288 vistorias.
Grande Natal

Para variar, prefeito de Natal volta a lamentar situação financeira e promete licitação do transporte público

7774 Carlos Eduardo fala em um cenário de “falência” - Foto: Divulgação

Durante a reunião com os vereadores, o prefeito Carlos Eduardo lamentou a situação financeira da prefeitura de Natal, afirmando que, em um cenário de “falência”, sua gestão não tem como conceder essa contribuição.

“Peço que vocês busquem esse apoio com a governadora, que pode contribuir com o pleito baixando o ICMS. Entretanto, garanto que em até 15 dias a Câmara Municipal de Natal irá receber um projeto de lei que será o primeiro instrumento para provocar a licitação do transporte público. Finalmente daremos início a esse processo que será muito importante para Natal”, justificou Carlos Eduardo.

Tags: Natal
Natal

Vereadores se reúnem com Carlos Eduardo e Wilma para reduzir tarifas de ônibus, partindo do ISS

7773 Essa alternativa para minimizar os custos das passagens foi colocada em discussão por Júlio Protásio
Vereadores da Câmara Municipal de Natal se reuniram nesta sexta-feira (17) com o prefeito Carlos Eduardo e vice-prefeita Wilma de Faria, para solicitar que a prefeitura do Natal analise a viabilidade da redução das tarifas de ônibus, partindo da redução dos Impostos Sobre Serviços – ISS. 
 
 
Essa alternativa para minimizar os custos das passagens foi colocada em discussão pelo vereador Júlio Protásio (PSB), que também pede a participação do Governo do Estado no subsídio.
Caicó

Grupo contrário a reeleição na Câmara se reúne e lançará fórum de discussão

7772

O grupo de oposição na Câmara Municipal de Caicó, formado pelos vereadores José Rangel (PDT), Ivanildo dos Santos (DEM), Alisson Jackson (DEM), Nildson Dantas (DEM) e Leleu Fontes (PSB), esteve reunido nesta sexta-feira (17), para avaliar os primeiros meses de trabalho no Legislativo caicoense. Segundo Rangel, essa discussão levou a duas conclusões. A primeira é de que o grupo é contrário à volta da reeleição para presidência, independente de quem seja o postulante.

A segunda questão é ampliar e qualificar esse grupo com a vinda dos vereadores Alex Dantas (PSB), Mara Costa (PP) e Cícero Mancuso (PHS), que foram eleitos pelo sistema adversário a atual gestão do município, além de outros que estejam insatisfeitos. O nosso grupo se dispõe, inclusive, a esclarecer ou reverter qualquer divergência em prol da municipalidade. Mas sem retomar o instrumento da reeleição, que alguns parlamentares que estão lá foram contra no passado, inclusive o próprio Lobão”, ressaltou Rangel. A oposição reforçou que o momento não é de discutir a reeleição, pois a Casa precisa se voltar para os problemas externos a ela. O bloco pretende criar um fórum de discussão dos problemas do município, inclusive instituído um lugar próprio para isso. Os vereadores pretendem marcar uma audiência com a direção da Rádio Rural, para que ela possa amplificar esse debate e trabalhar as temáticas sociais do município.

Rio Grande do Norte

Inscrições para concurso de procurador da República se encerram na quarta-feira

As inscrições para o 27º concurso público para provimento de cargos de procurador da República do Ministério Público Federal (MPF) se encerram na próxima quarta-feira (22). São oferecidas 48 vagas para o cargo, cujo subsídio inicial é de R$ 24.057,33.A inscrição ocorre em duas etapas. Na primeira, o candidato realiza sua pré-inscrição pela internet, no endereço www.pgr.mpf.gov.br/concurso-procurador.
 
 Na segunda etapa, após preencher o formulário e pagar a taxa de inscrição, o candidato deverá dirigir-se a uma das unidades do MPF relacionadas no Anexo III do edital para apresentar os documentos necessários à confirmação da inscrição. Isso deverá ser feito também dentro do prazo – que se iniciou em 23 de abril e vai até 22 de maio – e somente das 12h às 18h.
Rio Grande do Norte

Companhia Docas disponibiliza formulário de pedido de cadastramento para fins de habilitação em licitações

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) disponibiliza permanentemente, para pessoas físicas e jurídicas, formulário de pedido de cadastramento para fins de habilitação em licitações. O cadastro se destina a todos os ramos de atividades, especialmente o de obras e serviços de engenharia, prestação de serviços e fornecimento de bens.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Licitação da Codern, Laélio Pereira de Araújo, o cadastro simplifica a apresentação de documentos de licitação por parte das empresas. “As empresas licitantes que estiverem cadastradas não precisarão ficar trazendo nem baixando certidões toda hora ou apresentando documentos. O cadastro facilita a vida da empresa licitante”, afirma.

Natal

Esquema de Segurança montado na entrada da Base Aérea de Natal para receber Michel Temer

7771

Leitor do Blog do Marcos Dantas envia fotografia, feita nesta tarde desta sexta-feira (17), de esquema de segurança presidencial, na entrada da Base Aérea de Natal. Tudo para receber o vice-presidente Michel Temer (PMDB), que no Centro de Convenções será homenageado durante Congresso Internacional de Direito Constitucional.

O que não faltam são viaturas da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal e Samu.  Além de Michel, outras visitas ilustres também nesta sexta em Natal, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para fazer a entrega de conjuntos de equipagem para 62 conselhos tutelares de 59 municípios do estado e a ministra do STJ, Eliana Calmon, que recebe título de Cidadã Natalense durante evento dos Defensores Públicos.

Caicó

Onda de assaltos provoca discussão entre Casa do Empresário e polícia militar

7770 Comandantes da PM reunidos com empresários em Caicó

A crescente onda de assaltos a empresas caicoenses tem preocupado os representantes das entidades empresariais de Caicó. As diretorias da ACISC, CDL e SindComércio convocaram o comando do 6º BPM para discutir a problemática da insegurança. O Major Walmary Costa visitou a Casa do Empresário na tarde desta quinta-feira (16) e apresentou um diagnóstico da situação. O comandante apresentou as dificuldades econômicas para otimizar o trabalho. “A polícia precisa dar um suporte como responsável pela segurança pública. Nosso efetivo é um dos melhores do Estado, mas a estrutura não é a ideal. Conseguimos novas viaturas, mas precisamos consertar as existentes”, observou o Major.

E a reunião com o comandante do 6º BPM foi a primeira de uma agenda de encontros que discutiram medidas efetivas para combater a insegurança. “As entidades vão provocar uma articulação entre sociedade civil e órgãos governamentais. O Estado precisa assumir sua responsabilidade e nós também queremos fazer nossa parte”, destacou Victor Simas, presidente do SindComércio. O próximo encontro acontecerá na terça-feira, dia 21, às 16h. A Casa do Empresário está convidando representantes do setor de segurança e judiciário para discutir possíveis medidas para conter a insegurança. O encontro é um encaminhamento da primeira Assembleia Geral realizada este ano pelas entidades.

Rio Grande do Norte

FPM de maio será 3,8% maior em termos reais comparado com o mesmo período do ano passado

Na segunda-feira (20), as prefeitruras vão receber a segunda parcela do Fundo e Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) anuncia que o valor será de R$ 594.816.071,85 sem calcular o montante destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ao incluir a retenção – valores brutos – o montante chega a R$ 743.520.089,81.
 
De acordo com estimativa da Confederação, o repasse será 2,1% menor do que o estimado pela Receita Federal do Brasil (RFB), no começo deste mês. Mas, em comparação com o segundo decêndio de maio de 2012, o valor será 3,8% maior em termos reais.
Tags: FPM
Rio Grande do Norte

Procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE diz que auditoria não serviu só para apontar irregularidades

Segundo o procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), Luciano Ramos, o objetivo da auditoria operacional é não apenas apontar irregularidades, mas também recomendar soluções para os problemas encontrados. 
 
Ao longo de um ano de trabalho foram detectados o contingenciamento de recursos; subutilização dos hospitais por falta de equipamentos e/ou funcionários e insumos; além de descontrole no gerenciamento do setor de Recursos Humanos.
Rio Grande do Norte

TCE divulgará o resultado preliminar sobre auditoria operacional em hospitais regionais

7769 Conselheiro Tarcísio Costa

O resultado preliminar da auditoria operacional no âmbito das unidades hospitalares vinculadas à Secretaria de Saúde do estado será divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado, na próxima segunda-feira (20) às 10h, na sala de reuniões da presidência. O relator do processo é o conselheiro Tarcísio Costa. 
 
Em 154 páginas, o relatório traz um diagnóstico preciso da atual situação dos 23 Hospitais Regionais do Estado. O processo 661/2012-TC que originou a auditoria operacional é fruto de uma representação do Ministério Público Especial apresentada em 16 de janeiro de 2012.
 
Participarão da reunião representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público Estadual, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, da comissão de auditoria, além do conselheiro relator do processo, Tarcísio Costa e do conselheiro presidente, Paulo Roberto Alves que conduzirá a reunião, aberta ao público.
Seridó

Vilton Cunha e Zé Lins prestigiam lançamento dos cursos do Pronatec em Currais Novos

7768 Autoridades e equipe que movimentou aula inaugural dos cursos - Foto: João Bezerra

Em Currais Novos, aconteceu aula inaugural dos cursos pactuados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que serão ofertados pelo Senac através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Cerca de 300 alunos participaram do encontro, que contou com a participação do prefeito Vilton Cunha, do diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, do ex-prefeito Zé Lins, do secretário Eugênio Lins e do diretor financeiro do Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, Antônio Machado. Em Currais Novos, os cursos tem coordenação do assessor de Atividades da Semthas, Gérson Júnior.

Natal

Manifestação do Movimento dos Sem Terras também atrapalha o trânsito na capital

E nesta quinta-feira (16), Natal parou novamente, principalmente para quem se dirigia pelas avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais. Manifestantes do Movimento dos Sem Terras (MST), fizeram protesto nas proximidades das obras do estádio Arena das Dunas fechando umas das vias da Av. Salgado Filho no sentido Parnamirim. Na própria avenida o congestionamento ia da do local do protesto até aproximadamente a Av. Alexandrino de Alenca
 
Vem mais manifestações por aí... Trabalhadores rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte se reúnem em Natal, na próxima terça-feira (21), para participar do movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos, uma grande mobilização que pretende chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas provocados pela seca.
 
7766
 
7767
Natal

Novas ofertas aos participantes da Viva Costeira

O Viva Costeira deste domingo (19) vem com mais surpresas. É que a excelente aceitação do projeto tem agregado novos parceiros a cada edição. E cada um apresenta uma atração ou serviço surpresa aos participantes.
 
A Drogaria Amadeus se junta ao projeto a partir deste domingo, e também promete novas ofertas aos participantes, além da programação diferenciada do programa RN Vida, presente em todas as edições do Viva Costeira.
Rio Grande do Norte

Inscrições para estágio em Direito em Assu e Pau dos Ferros

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) lançou um processo seletivo de estágio em direito, para as Procuradorias da República nos Municípios (PRMs) de Assu e de Pau dos Ferros. As inscrições, gratuitas, têm início no dia 20 e as provas estão previstas para junho. Os estagiários contratados terão direito a uma bolsa mensal de R$ 800 e ainda auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia estagiado, para uma jornada de 20 horas semanais.
 
A inscrição é gratuita e será realizada nos dias úteis do período de 20 a 27 de maio de 2013, no horário das 10h às 15h, devendo os interessados preencherem previamente o formulário de inscrição, disponível no site da PR/RN a partir da segunda-feira (link direto http://bit.ly/estagioprrn) e apresentá-lo nos endereços das procuradorias. O candidato participará do processo seletivo apenas no município em que realizar a inscrição.
 
Brasília

José Agripino: “A ação que nós entramos teve uma fundamentação: chamar a atenção do Brasil"

7764 Senador José Agripino

O líder do Democratas José Agripino disse que o partido não irá recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o mandado de segurança impetrado ontem pela oposição para anular a votação da MP dos Portos. “A ação que nós entramos teve uma fundamentação: chamar a atenção do Brasil para o que estava ocorrendo no Senado da República. Lamentamos que nosso pedido não tenha sido acatado pelo STF, mas não temos a intenção de recorrer da decisão do ministro Celso de Mello. Sabemos de sua extrema competência e sua opinião será respeitada por nós, Democratas”, ressaltou.
 
Agripino lamentou a maneira “atropelada” como a MP dos Portos foi aprovada nessa quinta-feira (16). Segundo o parlamentar potiguar, o Senado foi impedido pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) de cumprir seu papel constitucional, o de Casa revisora. “Ontem foi um dia muito triste para o Senado. Ou se votava ‘sim’ ou ‘sim’ porque o ‘não’ não significava nada. Não tivemos o direito de fazer a revisão do texto da medida provisória porque o governo federal não queria”, criticou. A MP dos Portos recebeu 53 votos a favor, 7 contra e 5 abstenções.
 
Depois de 20 dias de debate e uma votação apressada e exaltada na Câmara, os senadores tiveram menos de dez horas para votar as 678 emendas apresentadas pelos deputados. Em relação ao prazo de sete dias prometido por Renan Calheiros para que a Casa a partir de agora analise as medidas provisórias, o senador Agripino diz: “É o mínimo que ele tem que fazer. Até porque se fizer diferente disso seria o mesmo que se render ao Executivo”.
Caicó

Prefeitura de Caicó prorroga prazo de adesão ao Refis

O prazo de adesão ao Refis foi prorrogado até o dia 05 de julho. A informação foi confirmada pela secretária de Tributação e Finanças, Marleide Carvalho após reunião com o prefeito Roberto Germano (PMDB). O Refis é a oportunidade para o contribuinte que desejar refinanciar suas dívidas com tributos municipais, seja IPTU, ISS, ou outros em Caicó. É muito fácil aderir, basta comparecer a sede da Secretaria de Tributação da prefeitura de Caicó e aderir ao Programa de Recuperação Fiscal. O parcelamento pode ser feito em até 36 parcelas, com abatimentos de juros e multas. Se o pagamento for efetuado a vista o contribuinte tem até 100% de abatimento de multas e juros.

A prestação mínima para o Refis é de 30 reais para pessoa física e 100 reais para pessoa jurídica. A importância do contribuinte aderir ao Refis como forma de regularizar sua situação fiscal junto a Prefeitura é que os débitos tributários são passiveis de execução fiscal, e neste caso, sendo pelas vias judiciais o débito será cobrado sem dispensa de multa e juros, com todas as correções que tem direito de ser atualizada. “Tem casos que o abatimento chega a ser de 60%. Eu peguei caso de uma dívida de 9 mil reais que o contribuinte quitou com 3.500 reais. Teve outro que quitou uma dívida de 3 mil reais com 1.800 reais. Cada um é um caso diferente”, disse Marleide.

Caicó

Sepultamento de Basílio Ginani nesta na manhã deste sábado em Caicó

Familiares do ex-vice-prefeito de Caicó Basílio Ginani, falecido aos 93 anos de idade nesta quinta-feira (16) em Natal confirmaram ao Blog do Marcos Dantas que seu sepultamento será às 8 horas deste sábado (18), no Cemitério São Vicente de Paula, no bairro Paraíba. O corpo está sendo transladado de Natal neste momento (10hs10).

Ao chegar em Caicó o corpo será velado no Centro de Velórios Santa Clara, na Avenida Rio Branco. Existe a possibilidade de que antes, por algumas horas o velório aconteça nas dependências da Câmara Municipal, local onde Basílio atuou por alguns mandatos chegando a presidência da Casa. O prefeito Roberto Germano (PMDB) decretou luto oficial por três dias, em virtude do falecimento de Basilio. “Foi um homem que mesmo com sua simplicidade prestou serviços relevantes à Caicó. Estamos todos unidos aos familiares de Basilio neste momento de dor”, disse.

Seridó

Adversária do prefeito George Queiroz é aclamada como nova presidente do Conselho do Fundeb em Jucurutu

7763 Professora Daguia

E nesta quinta-feira (16) foi realizada uma reunião extraordinária, para dar posse aos novos membros do Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Jucurutu... Na reunião, nove representantes que integram o Conselho, inclusive representantes da prefeitura de Jucurutu, como o membro da Secretaria Municipal de Educação.

Pois sabe quem foi aclamada como nova presidente do Conselho do Fundeb? A professa Daguia Soares, ex-vereadora, ex-secretária de Educação, professora e que disputou no ano passado a campanha com o prefeito George Queiroz. Com isso, Daguia deve colaborar com a ideia do seu adversário, que declarou ao Blog do Marcos Dantas que quer sua gestão sendo fiscalizada pela população. O prefeito de Jucurutu tem uma visão diferenciada de outros políticos, ele disse que será transparente e facilitará todas as informações.

“A fiscalização realizada pelo conselho do Fundeb em Jucurutu é de  fundamental importância, porque consegue fazer um envolvimento maior das  pessoas e das mais diferentes representações. E junto com a importância do conselho vem também a responsabilidade de cada um dos seus integrantes em atuar com imparcialidade e com transparência. Pois ser conselheiro é saber que é necessário compromisso e responsabilidade. Para o próximo biênio teremos um conselho atuante, e sua atuação deve ser pautada no interesse público”, comentou Daguia com o Blog do Marcos Dantas, por telefone.

Tags: Jucurutu
Rio Grande do Norte

Recursos de R$ 1 milhão que Caixa repassará serão destinados para iniciar a construção da Câmara de Natal

7762 A validade da conta única da Câmara na Caixa Econômica é imediata - Foto: Elpídio Jr
O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Albert Dickson (PP) assinou o contrato com a Caixa Econômica Federal(CEF), nesta quinta-feira (16), para implantação da conta única do legislativo no banco.
 
Com a celebração do contrato, a Caixa Econômica fará o repasse de cerca de R$ 1 milhão, a ser destinado exclusivamente para iniciar a construção da nova sede do legislativo. A validade da conta única da Câmara na Caixa Econômica é imediata e será válida por cinco anos. 
Brasil

No Rio Grande do Norte há 22 Centrais do Cidadão, enquanto o Estado de São Paulo tem 20 unidades em funcionamento

Um dado chama a atenção... No Rio Grande do Norte já existem 22 Centrais do Cidadão funcionando, espalhadas pelas regiões do Estado e algumas na capital potiguar. Houve um crescimento desordenado das Centrais no Estado.
 
Só para ter uma ideia, o Rio Grande do Norte tem 22 Centrais para atender uma população de 3 milhões de pessoas... Se comparar ao Estado de São Paulo, que tem uma população de mais de 41 milhões de habitantes, 13 vezes a quantidade potiguar, lá só existem 20 Centrais do Cidadão em funcionamento.
Seridó

Vereador defende implantação de Central do Cidadão em Jucurutu, para facilitar atendimento de cidades vizinhas

No Seridó, existem duas Centrais do Cidadão: Caicó e Currais Novos... As duas são responsáveis hoje pelo atendimento da população das 24 cidades do Seridó. Como Jucurutu é hoje o quarto maior município da região, com quase 18 mil habitantes...

A ideia partiu do vereador Rubinho Araújo (PMDB), vice-presidente da Câmara Municipal de Jucurutu. Ele conseguiu aprovar o requerimento, que será encaminhado a governadora Rosalba Ciarlini. 

Tags: Jucurutu
Rio Grande do Norte

Coronel Araújo garante que há interesse do comando na aprovação da lei

7761 O comandante geral da PM/RN elogiou a legitimidade do projeto - Foto: João Gilberto
A minuta da lei já está sendo analisada pelo Governo Rosalb, nas esferas da Secretaria de Administração e irá retornar à Consultoria Geral do Estado e depois ser enviada para votação na Assembleia Legislativa. Enquanto estava sendo elaborado e discutido, o projeto contou com o a participação das associações de praças de todo o Estado, que reúnem mais de 10 mil militares. A última reunião, antes do projeto ser debatido na Assembleia Legislativa, aconteceu em Caicó, na semana passada (10).
 
O comandante geral da Polícia Militar no Estado, coronel Araújo, elogiou a legitimidade do projeto, por ter a participação maciça das associações e garantiu que há interesse do comando na aprovação da lei.  “Vocês tem todos os direitos de começar a dialogar com as autoridades que estão trabalhando na parte jurídica. Há um interesse da instituição de que o projeto tramite dentro das normas legais e seja aprovado e executado a fim de que a gente corrija distorções antigas”, disse.
Rio Grande do Norte

Praças da polícia e bombeiros militares cobram implantação da lei de promoção

7759 O debate foi no Plenarinho da Assembleia Legislativa - Foto: João Gilberto
Todas as associações dos praças da polícia e bombeiros militares do Rio Grande do Norte estavam representadas na audiência pública promovida pelo deputado Gilson Moura (PV) para discutir a lei que dispõe sobre o regime de promoção da categoria, projeto foi elaborado com a anuência destas entidades e que aguarda avaliação do governo. O debate foi na Assembleia Legislativa, provocou discussões acaloradas sobre as condições de trabalho das corporações.
 
Além da má remuneração e do fato de permanecerem estagnados na carreira durante todo o tempo em que estão na ativa, prejudicando também a sua aposentadoria, os policiais reclamaram que os gestores públicos tem uma visão equivocada do que se entende por investimentos em segurança pública, detendo-se na compra de armamentos, munição e viaturas, em detrimento dos investimentos em RH.
Brasil

Presidente da Câmara dos Deputados e ruralistas discutem demarcação de terras indígenas com Michel Temer

7760 Vice-presidente Michel Temer participou da reunião ao lado do presidente da Câmara FOTO:Rodolfo Stuckert
Parlamentares das bancadas do agronegócio na Câmara e no Senado pediram, nesta quinta-feira (16), a paralisação da demarcação de terras indígenas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), durante reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), o vice-presidente da República ficou impressionado com os relatos de produtores rurais que foram à reunião.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também participou da reunião, segundo ele, é essencial encontrar uma maneira de estabelecer uma convivência harmoniosa entre índios e produtores rurais. “Marcamos uma nova reunião, junto com o ministro Adams, Michel Temer e a ministra [da Casa Civil] Gleisi Hoffmann, para encontrar uma maneira de harmonizar essa relação, respeitando os indígenas, por sua história e papel na formação do País, e também os ruralistas, que estão numa situação muito atritada.”

Rio Grande do Norte

Trabalhadores rurais fazem mobilização para cobrar providências do Governo

Trabalhadores rurais de todas as regiões do Rio Grande do Norte se reúnem em Natal, na próxima terça-feira (21), para participar do movimento Grito da Seca: sede de água, sede de direitos, uma grande mobilização que pretende chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas provocados pela seca.A concentração do movimento está marcada para as 8h, no Viaduto de Ponta Negra. De lá, cerca de cinco mil trabalhadores vão seguir, em caminhada, para as proximidades do Estádio Arena das Dunas, onde acontecerá um ato público.

Em seguida, o grupo irá para o Centro Administrativo, com o objetivo de cobrar ações estruturantes do Governo Estadual para a convivência com a seca. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), que está organizando o movimento, em parceria com o Fórum do Campo Potiguar (Focampo), vai entregar uma pauta de reivindicações à governadora Rosalba Ciarlini, destacando pontos como a questão da terra, os recursos hídricos, a assistência técnica, a concessão de crédito aos agricultores, a educação no campo e a segurança.

Grande Natal

Lei dos Postos já está em vigor em Natal

Outra notícia em detsaque na Tribuna do Norte de hoje é sobre supermercados e hipermercados de Natal, que já podem instalar postos de combustíveis em seus estabelecimentos. Após o aval da Procuradoria Geral do Município sobre o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Natal, o Executivo publicou na edição do Diário Oficial do Município de ontem a sanção do prefeito Carlos Eduardo à proposta.

Com a aprovação da lei 6.381, fica permitida a criação e instalação de postos de combustíveis nos supermercados e hipermercados do município de Natal, proibindo, no entanto, a transferência ou cessão dos direitos previstos nesta Lei a particulares que não se enquadrem na categoria de supermercados ou hipermercados.Ainda de acordo com a lei, a instalação dos postos deve respeitar as mesmas regras e exigências que são impostas aos postos de combustíveis que se encontram em outras localidades.
 

Tags: Natal
Rio Grande do Norte

Eliana Calmon, Ministra do STJ, recebe hoje título de Cidadã Natalense na Justiça Federal

7758 A ministra do STJ já foi professora da UFRN na década de 70
A Ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon, estará hoje na capital potiguar. Com um histórico já antigo na cidade do Natal, quando foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte por quatro anos na década de 70, Eliana receberá o título de Cidadã Natalense na CMN, a vereadora Júlia Arruda fará a entrega oficial do título no auditório da Justiça Federal, quando a magistrada participa do Seminário Jurídico – 10 Anos de Defensoria Pública no Rio Grande do Norte.

A homenagem foi proposta pela vereadora por meio do Decreto Legislativo N.: 01064 de 2012 e aprovada em abril do mesmo ano. Detentora de um currículo extenso, Eliana Calmon Alves ocupa cadeira no Superior Tribunal de Justiça desde junho de 1999. Além disso, tem fiscalizado o Poder Judiciário em todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Norte. Uma de suas contribuições mais recentes e relevantes foi durante a Operação Judas, que investigou desvios de recursos do pagamento de precatórios no TJRN.

Tags: Natal
Grande Natal

Dívida da Prefeitura de Natal com NataPrev faz com que Carlos Eduardo queira parcelar débito de R$ 32 milhões

7757 O projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça da CMN
A notícia está na Tribuna do Norte desta sexta-feira (17), e mostra que com uma dívida de R$ 32,7 milhões e na iminência de perder recursos financeiros advindos da União [por meio das chamadas Transferências Voluntárias], o prefeito Carlos Eduardo (PDT) enviou à Câmara Municipal (CMN), esta semana, um projeto de lei que visa parcelar o débito, devido ao Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município (Natalprev).

A inadimplência da Prefeitura com o Natalprev inclui um parcelamento formalizado anteriormente, porém, não cumprido (dezembro de 2010 até abril de 2012); repasse patronal (maio de 2012 a outubro do mesmo ano); e contribuições descontadas dos segurados ativos e não repassadas (maio a setembro de 2012). O projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça da CMN. O relator é o vereador Bertone Marinho (PMDB). Ele afirmou que ainda não analisou a matéria. Prefeito e parlamentares da base devem discutir o assunto hoje durante reunião.
 

Jardim do Seridó

Pedido de liminar é negado pelo TRE e vereador Iron Júnior continua cassado

7756
A ação cautelar com pedido liminar, proposta por Iron Lucas de Oliveira Júnior (PSD), vereador eleito no Município de Jardim do Seridó, visando conceder efeito suspensivo a recurso já interposto contra decisão do Juízo da 23ª Zona Eleitoral, que, ao julgar procedente representação por captação ilícita de sufrágio, determinou a cassação do mandato do requerente e seu afastamento imediato do cargo eletivo foi indeferido pela juiz Artur Cortez Bonifácio, relator do processo no TRE. Na sua decisão, o juiz narra que nem precisou de um aprofundamento meritório, haja vista, as provas existentes.

Em outra parte, ele escreve que a denúncia anônima ganhou força com o depoimento de Naquib Oliveira. “Começado a partir de denúncia anônima, ganharia força na confirmação pelo Sr. Naquib, perante o Ministério Público e em Juízo, e na sistematização de outros elementos e de medidas judiciais, como a determinação de busca e apreensão e a conexão com testemunhos, documentos, gravações, donde pude constatar a realização de um serviço em nome do candidato recorrente, por aquele, com a doação/entrega de próteses dentárias que produziu, em troca de votos

Caicó

Morre o ex-vereador Basílio Ginane: O caicoense que aproximou Luiz Gonzaga de Caicó

7755
Faleceu nesta noite de quinta-feira (16) em Natal o ex-presidente da Câmara Municipal de Caicó, Basílio Ginane. De acordo com familiares em contato com o Blog do Marcos Dantas, sua morte foi de causa natural. Familiares ainda não confirmaram o horário e local do sepultamento. Basílio, quando vereador foi o autor do projeto que concedeu o titulo de Cidadão Caicoense ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 

Segue a matéria feita pelo Blog com Basílio, no dia 14 de dezembro de 2012:

Quando do primeiro encontro com Luiz Gonzaga em 1944, o caicoense Basílio Ginani jamais imaginou que os dois se tornassem grandes amigos. Nem que sua casa em Caicó passasse a ser a guarida preferida do “Rei do Baião”, sempre quando aparecia pelas bandas do Seridó. Apesar dos anos que passaram, Basílio lembra com saudade os bons tempos ao lado de Gonzagão. “Eu conheci ele numa rádio no Rio de Janeiro, daquele dia pra cá me tornei um fã de seu trabalho”, disse em entrevista à Rádio Caicó AM.

O tempo se encarregou de colocar os dois em caminhos opostos: Luiz Gonzaga na música e Basílio  Ginani na política. Os dois voltaram a se encontrar anos depois em Caicó, e foi graças ao titulo de cidadão Caicoense, recebido por Luiz Gonzaga e entregue por Basílio, presidente da Câmara Municipal na época que eles se aproximaram de uma vez por todas. “Me lembro como se fosse hoje, eu subindo no palco onde ele apresentou um show na praça pública de Caicó, e entregando o titulo de cidadão nas mãos dele”, disse.

Daí em diante, Basílio perdeu as contas de quantas vezes recebeu em sua casa a visita de Luiz Gonzaga. Cada visita era uma festa. “A vizinhança e os meus amigos quando tomavam conhecimento de que ele estava aqui, vinham ao seu encontro, e ele fazia questão de tocar sua sanfona”, relembrou. Basílio Ginane também gostava de tocar, e inclusive tinha uma sanfona em casa, que o próprio Gonzagão pediu pra leva-la ao Rio de Janeiro e recuperou deixando-a “novinha em folha”. “Mas ele já foi logo avisando que a despesa era por minha conta”, brincou. Aos 96 anos de idade e morando em Natal, Basílio Ginane recebeu recentemente um presente de sua neta Jannine Ginani. Foi assistir no cinema o filme “Luiz Gonzaga, de Pai para Filho”. E ele garante que gostou, mas confessa ter tido alguns exageros no roteiro do filme com relação a vida de Luiz Gonzaga.

Brasil

Presidente do STF, Joaquim Barbosa, sinaliza que julgamento dos recursos do mensalão pode demorar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, sinalizou hoje (16) que não há data para trazer os recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, para o plenário. Como relator do processo, ele é responsável por liberar os 26 embargos declaratórios apresentados pelos réus para julgamento na Corte.

Durante o intervalo da sessão do STF nesta tarde, o ministro foi abordado por jornalistas para dar uma previsão de quando os embargos declaratórios devem ser pautados. “Esta Corte tem 60 mil processos. Essa é a resposta”, disse. Os embargos declaratórios são os primeiros recursos cabíveis contra a decisão do final do ano passado e se discute se são os únicos.

Tags: Mensalão
Rio Grande do Norte

Rosalba confessa que não participou de programa do DEM para poupar Dilma

7754 "É claro que a gente também não deixa de reclamar quando demora"
A notícia vem d'O Jornal de Hoje na tarde desta quinta-feira. Segundo o jornal, nem toda a proximidade da governadora Rosalba Ciarlini com o presidente nacional do DEM, o senador José Agripino, um dos principais conselheiros políticos de Rosalba, a convenceram de gravar o programa partidário do Democratas, justamente, por ele criticar a administração da presidente Dilma Rousseff.A recusa foi publicada no jornal Folha de São Paulo, dando origem a mais uma “crise de identidade” do DEM nacional.

Afinal, nem no estado de José Agripino, um dos principais opositores do Governo Federal, foi possível convencer o único governador do DEM a falar mal da administração de Dilma Rousseff. Por sinal, se adicionada essa recusa ao rumos – confirmado por declarações de Rosalba Ciarlini – de que ela poderia votar na presidente Dilma Rousseff, a situação fica ainda mais complicada para o DEM. “Foi uma decisão minha de não participar, porque eu tenho tido um bom relacionamento com o governo federal. A presidente tem tido um tratamento realmente republicano”, se explicou Rosalba à Folha.
 

Tags: política
Brasil

Por 53 votos a 7, Senado aprova MP dos Portos sem modificações; Dilma ainda precisa sancionar

Sem tempo para promover qualquer alteração na versão que veio da Câmara dos Deputados, os senadores aprovaram na noite desta quinta-feira (16) a MP dos Portos, que versa sobre a regulamentação do setor portuário. O texto foi aprovado por 53 votos a sete. Cinco senadores se abstiveram.

Para passar nas duas Casas Legislativas antes de perder a validade, o que aconteceria à meia-noite de hoje, a matéria, considerada prioritária para o governo federal, teve articulações de ministros, como Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), e do vice-presidente, Michel Temer (PMDB). A oposição tentou impedir a votação, ao prolongar os debates como forma de obstruir os trabalhos. As tentativas foram inócuas, já que o governo tem maioria folgada no Senado.

 

Tags: MP Portos
Caicó

Diretor do DNOCS confirma a Lobão Filho data da concessão de permissão de uso para posseiros em Caicó

7753 Diretor do DNOCS com lideranças em recente reunião na Vila do Sabugi
O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Lobão Filho (PMDB) esteve reunido nesta quinta-feira (16) em Natal com o coordenador estadual do DNOCS, José Eduardo Henrique. Lobão cobrou uma resposta do departamento com relação a solução dos problemas que vem emperrando o trabalho de centenas de posseiros das terras as margens de açudes e rios de Caicó, administrados pelo DNOCS.

José Eduardo nos garantiu que na próxima terça-feira às 13 horas estará entregando a primeira etapa da assinatura dos contratos de permissão e direito real de uso da terra. Vai começar pelas Vilas I e II do Perímetro Irrigado do Sabugi e em breve as margens do Itans”, disse Lobão.

Caicó

Franciele explica ausência de aliados e desconhece divergências em sua base politica

Quem acabou de entrar em contato com o Blog do Marcos Dantas foi a fisioterapeuta Franciele Lopes (MD). Ela não acredita que a ausência de seus principais aliados na visita do vice-governador Robinson Faria (PSD) nesta sexta (16) em Caicó tenha sido proposital, e muito menos que represente qualquer tipo de divergência interna dentro de sua base politica. Franciele disse ter convidado quase todos os aliados do PPS, mas reconhece que a agenda de trabalho pode ter inviabilizado o comparecimento deles à visita.

Lopes confirmou que o convite para este compromisso com o vice-governador foi direcionado mais para o PPS, mesmo reconhecendo a importância que os demais partidos tem no seu projeto politico. Ela negou qualquer divergência interna entre seus aliados. “Que eu saiba não. Se existiu uma pessoa que foi fiel a todos, fui eu. Até hoje eu não abri nenhuma negociação com partido algum. Se tem alguém fiel ao partido sou eu, não sei o que possa estar existindo por trás”, explicou.