Artigo do Leitor: “A Verdade sempre prevalecerá”

Mesmo com as chuvas caída em 2017, ainda, estamos vivenciando uma das maiores e mais severas secas dos últimos anos no semiárido e na bacia hidrográfica do rio Pianco-Piranhas-Açu!

Em 2013 foi iniciada dentro do comitê estudo de cenários sobre a criticidade hídrica no sistema Curemas- Mãe Dagua e, tecnicamente se definiu pela necessidade de uma adutora para atender os 04 municípios do RN que eram abastecidas por esse sistema hídrico. O Governo do Estado do RN, incorporou essa proposta no seu plano emergencial e o projeto técnico da adutora foi elaborado pela Caern!

O governo federal acatou a proposta da adutora emergencial derivada da adutora da Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves! Desde o início a adutora emergencial foi pensada pra atende Caico, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas!

Os 43 milhões estavam disponibilizados pra o governo do estado\Caern iniciar a adutora quando aconteceu o impeachment da presidente Dilma e assumiu o Temer!

Com esse acontecimento o PMDB do RN agiu junto ao governo federal retirando a construção da adutora da Caern e repassando a obra e os recursos para o DNOCS sobre seu controle político!

Essa é a verdade dos fatos! A única luta da cúpula do PMDB do RN no caso desta adutora, foi transferir o que já estava garantindo tecnicamente e financeiramente para outra instância executiva!

Que essa luta do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos e a conquista desta adutora emergencial pela sociedade seridoense não seja transformada em moeda eleitoral em 2018!

Água não é favor, nem moeda de troca! Água é um direito humano fundamental e um dever do Estado! Não precisamente e nem queremos o retorno da indústria da seca que tanto humilhou e escravizou nosso povo lutador!

Engenheiro Agrônomo, José Procopio de Lucena- Articulador Estadual do Seapac e Presidente do CBH PPA

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.