Área da FAB no Aeroporto do Recife será cedida ao governo de Pernambuco

Do DIÁRIO DE PERNAMBUCO – A presidente da república Dilma Rousseff garantiu ao senador Humberto Costa que a área da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre será cedida ao governo do estado. A pendência para “fechar o negócio” diz respeito à contrapartida do estado para receber a terreno, ainda em negociação. O estado articula a cessão da área para ser mais um instrumento na disputa pelo investimento bilionário na Latam (fusão da brasileira TAM e a chilena Lan) no Nordeste. Pernambuco concorre diretamente com Rio Grande do Norte e Ceará.

“O Ministério da Defesa vem fazendo avaliações constantes para ceder o espaço, que era uma demanda levada à pasta pelo governo de Pernambuco. Ela já estava muito inteirada do assunto e disse que é questão resolvida: a FAB está instruída a passar a área para a Infraero”, reforçou o senador. “Essa garantia política da presidente confirma que o processo anda para os ajustes finais. Agora, é avançar em como vai ser dada essa contrapartida, que pode ser em área em outra região de interesse da FAB, pode ser até no mesmo local e a cessão seria parcial ou ainda pode ser um retorno financeiro, caso seja de condição do governo do estado”, pontuou. O governo de Pernambuco informou que não vai se posicionar sobre o assunto porque não recebeu comunicação oficial do Palácio do Planalto.

A área total de 3.645.042,18 metros quadrados pertence à União, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica, abrange o aeroporto, administrado pela Infraero, o 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3), a Base Aérea do Recife (BARF) e o Núcleo do Parque de Material Aeronáutico de Recife (NuPama-RF), esta última que está em análise para ser concedida, conforme explicou a FAB por meio de assessoria de imprensa. Não foi divulgado o exato tamanho do terreno em discussão.

O Grupo Latam anunciou neste ano que estuda investir em um centro de conexões no Nordeste e o Recife entrou na disputa. O novo hub contará com investimentos de US$ 2 bilhões e uma geração de 10 mil empregos. A decisão é prevista até dezembro. No início de setembro, saem os primeiros relatórios econômicos das consultorias internacionais contratadas pela Latam para avaliar os concorrentes. A empresa já afirmou que a decisão terá caráter técnico, sob avaliação de critérios econômicos e de infraestrutura dos estados.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.