Marcos Dantas

Alerta Hapvida Saúde: A prevenção continua mesmo depois do Outubro Rosa


A campanha do Outubro Rosa chegou ao fim, mas os cuidados com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama devem continuar durante todo o ano. Estatisticamente falando, entre os tipos de câncer que mais atingem e mais matam as mulheres brasileiras, o tumor de mama lidera a lista.

Para os especialistas, a prevenção primária ainda é a melhor forma de combater a doença. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por medidas como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular, manutenção do peso ideal e exames médicos periódicos.

A ginecologista e mastologista Nair Margotti, do Hapvida Saúde, destaca a importância da realização da mamografia para o diagnóstico rápido da doença. Para a médica, esse ainda é o melhor método para detectar o câncer em uma fase inicial, antes que ele se dissemine para outros órgãos. “No estágio inicial, as chances de cura são de 90%. Por essa razão devemos sempre dar atenção para a realização da consulta com o mastologista e a realização da mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade”, reforça ginecologista.