Marcos Dantas

Academia Jaime Lourenço realiza Concerto Música de Câmara hoje em Caicó


whatsapp-image-2016-11-25-at-18-35-58

A Academia Jaime Lourenço realizará uma apresentação no auditório do CERES da UFRN de Caicó neste sábado (26). O concerto se chama “Música de Câmara – Arte e Empreendimento” e o projeto nasceu de uma iniciativa da Academia em parceria com o Sebrae-RN.

Música de Câmara, como o nome sugere, é a música tocada em pequenos espaços, e com um menor número de instrumentistas. Esta tradição se iniciou no século XVI, e servia principalmente como entretenimento para nobres e reis no período medieval.

Hoje em dia, naturalmente, os espaços em que se toca este estilo não são mais as pequenas saletas dos castelos europeus de antigamente, de fato, o público que tem acesso a estas apresentações pode, inclusive, ser considerado maior do que o grupo seleto dos monarcas, e a música não se limita mais apenas ao estilo erudito, ou clássico, no entanto, a essência do termo é ainda a mesma.

Além de apreciar a comovente arte expressa através da música, a apresentação permite a sensação de transporte de eras, uma viagem no mundo das sensações até o passado. É possível despertar a imaginação até cinco séculos atrás sem deixar de contemplar o presente.