Marcos Dantas

Vivaldo intensifica campanha de Henrique e João Maia nos bairros de Caicó


O deputado Vivaldo Costa anunciou que a partir desta terça-feira (21), estará visitando os bairros de Caicó pedindo voto para Henrique e João Maia. O Papa jerimum disse que passará ainda por algumas cidades e quer mostrar aos seus amigos que o Seridó está tendo a oportunidade de eleger um filho com vice-governador. “Esta é a vez de repetir o que aconteceu quando cheguei ao governo do estado. João Maia é da nossa terra e vamos elegê-lo neste domingo”.

Vivaldo convocará a todos, da bandeira vermelha, para seguir sua orientação. “Os outros políticos quando pensam em fazer suas manifestações gastam uma fortuna. Colocam combustível numa ruma de carro, só acreditam se tiverem uma centena de carros, motos. Eu não acredito em carro, acredito em gente! Saio em cima do meu papamóvel, pedindo voto, e todo canto tem gente para me abraçar e ouvir minha voz”.

VIVALDO-COSTA-CIRCUITOSERIDO

Betinho Rosado intensifica campanha para Robinson no segundo turno


IMG_3631 Rayana Mainara

O deputado federal eleito, Betinho Rosado Segundo (PP), tem acompanhado o seu candidato ao governo, Robinson Faria (PSD), nas caravanas pelo interior do Estado. Ao tempo em que retorna aos municípios para agradecer os votos conquistados, o novo deputado reforça o pedido do voto em Robinson.

Em Mossoró, onde obteve sua maior votação, Betinho e seu grupo tem reforçado o corpo a corpo com o eleitor, buscando aumentar a diferença a favor do candidato do PSD, no próximo domingo, 26. “Estamos a cada dia mais confiantes e com mais disposição para conquistar essa vitória, pois acreditamos em Robinson e na sua vontade de trabalhar pelo Estado”, declarou Betinho Segundo.

José Agripino leva mostra sobre câncer de mama ao Senado


Ciente de que o acesso à informação e o diagnóstico precoce são aliados importantes na luta contra o câncer de mama, o senador José Agripino (DEM-RN) aproveitou o movimento nacional Outubro Rosa e convidou os idealizadores da mostra “Entretantas” para expor suas obras no Congresso Nacional. A exposição foi aberta ao público na manhã desta terça-feira (21),  no Salão Branco, espaço privilegiado no prédio central entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

O local está decorado com uma coletânea de 36 fotografias de mulheres entre 19 e 74 anos, algumas mastectomizadas devido à doença e outras nunca diagnosticadas com câncer. “Infelizmente, não pude participar da abertura, mas até o final da semana visitarei o evento. Toda ação de combate à falta de informação merece ser incentivada. Trazer essa exposição para o Congresso, durante o Outubro Rosa, foi uma forma que eu, como parlamentar, encontrei para contribuir no sentido de mostrar às mulheres a importância dos exames de prevenção”, ressalta Agripino.

São Gonçalo supera meta da vacinação antirrábica pelo terceiro ano consecutivo


DSC_4664

No último sábado (18) a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizou o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica no município.  Segundo informações do órgão, a previsão total de vacinação no município estipulada pela Secretaria Estadual de Saúde é de 17 mil animais. Do início da vacinação até o final do sábado foram atendidos 94%, aproximadamente 16 mil cães e gatos, superando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 80%. Esse é o terceiro ano consecutivo que a equipe supera a meta da imunização animal.

A estrutura de aplicação das doses da vacina  contou 21 postos em São Gonçalo, sendo que em alguns locais o atendimento se estendeu até às 17h30. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde ainda reconheceu simbolicamente o trabalho dos agentes na vacinação com um certificado de participação e serviços prestados. A vacinação acontece até o dia 14 de novembro, mas a partir de agora, os interessados em vacinar o animal terão que agendar uma data pelo telefone 3278-3470.

Tropas federais atuarão em 15 estados neste segundo turno


No próximo domingo (26), quando será decidida a disputa presidencial e o segundo turno das eleições em 13 estados e no Distrito Federal, cerca de 15 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica estarão atuando em 15 estados para garantir a segurança da votação e a logística do pleito. No primeiro turno, as tropas federais deram suporte à Justiça Eleitoral em 12 estados. Rio Grande do Norte será o segundo estado com mais cidades sob vigilância das tropas federais.

Ao todo, as tropas federais estarão em 280 localidades, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com Ministério da Defesa,  89 localidades receberão apoio logístico para a entrega de urnas. Haverá apoio ao transporte de pessoal da Justiça Eleitoral nos estados do Acre (42), Amapá  (05),  Mato Grosso do Sul (04), Rondônia (04) e Roraima (34). Em 191 municípios dos estados do Amazonas (18), Maranhão (04), Mato Grosso (12), Pará (57), Paraíba (02), Piauí (38), Rio de Janeiro (01), Rondônia (12), Rio Grande do Norte (40), Sergipe (06) e Tocantins (04), as tropas farão operações de garantia da lei e da ordem (GLO). Ainda constam no TSE pedidos estaduais para envio de reforço militar para a votação. A corte julgará as reivindicações até a véspera do segundo turno da eleição.

Álvaro Dias define estratégias com lideranças de Lagoa Nova para eleição de Henrique


IMG-20141021-WA0025 (1)

O deputado estadual eleito Álvaro Dias esteve reunido nesta terça-feira (21) com lideranças do Município de Lagoa Nova, no Seridó. O objetivo foi traçar metas e definir estratégias para a eleição de Henrique Alves ao Governo do RN neste 2º turno. Estiveram presentes o empresário Ronaílson e os vereadores Dequinha, Tonhão e Lourival Adão. Ficou decidido que nesta quarta (22) acontecerá uma movimentação pelas ruas e na próxima sexta (24) uma carreata.

Essa reunião foi bastante proveitosa, conversamos com os nossos aliados e definimos a melhor forma de irmos as ruas nessa reta final do segundo turno nessa parte do Seridó. Henrique já teve uma expressiva votação em Lagoa Nova e agora vamos intensificar ainda mais nesses últimos dias de campanha“, disse Álvaro Dias.

PEC estabelece adicional de 60% para professores com dedicação exclusiva


Professores da educação básica podem passar a receber adicional de 60% para trabalhar em regime de dedicação exclusiva com carga horária de 40 horas semanais.

A medida consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2013 que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).O objetivo é convencer os profissionais da educação básica a se dedicar a um único cargo, o que evitaria o excesso de trabalho e melhoraria o rendimento em sala de aula.

Banco do Nordeste lança editais para apoio a projetos sociais


O Banco do Nordeste acaba de lançar dois editais para selecionar projetos que visem à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e idosos. Juntos, os certames representam recursos da ordem de R$ 1,76 milhão, a serem destinados a Fundos Municipais ou Estaduais dos Direitos do Idoso e da Criança e do Adolescente com projetos na área de atuação do BNB. Os editais estão disponíveis na página do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br).

Poderão participar os Fundos Estaduais ou Municipais com funcionamento regular perante a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República. Os projetos serão executados por entidades governamentais ou não governamentais que comprovem estrutura e competência para desenvolvê-los. A relação dos conselhos selecionados será publicada no site do BNB (www.bnb.gov.br) até o dia 15 de dezembro deste ano.

Artistas potiguares e sociedade civil organizada se reúnem em ato político-cultural com música e artes visuais


Músicos, artistas plásticos, militantes políticos e outros representantes da sociedade civil e juventude organizada vão se reunir nesta quarta-feira, 22, a partir das 17h, no Atelier Bar e Petiscaria, localizado na Ribeira, para ato cultural e político em resposta a onda conservadora que tem influenciado as expressões artísticas de Natal, do Rio Grande do Norte e do Brasil e em defesa de uma e cultura política mais crítica e democrática.

A movimentação que se chama “Vermelho é a cor mais quente” contará com apresentações musicais de mais de 20 grupos e artistas potiguares como Du Solto, Rosa de Pedra, MC Preguissa, Orquestra Boca Seca, Allan do Rastafeeling entre outros, no formato de jam setion, além de oficinas de stencil e grafite e a captação de vídeos e fotos em prol de temas como mais cultura, desmilitarização da polícia, criminalização da homofobia, democratização da mídia e reforma política.

2º Encontro Sesc de Bandas de Música encerra programação da Aldeia Seridó


No próximo sábado (25), às 18h, ocorre o 2º Encontro Sesc de Bandas de Música do Seridó. Com concentração na praça do Coreto, 12 bandas tradicionais da região se unirão a outras duas de estados nordestinos, totalizando 600 músicos, que desfilarão em cortejo pelas ruas da cidade até a Ilha de Sant’Ana. Lá, as bandas executarão a Valsa Royal Cinema, o dobrado “Aldeia Sesc Seridó 2014” e o frevo Sesc Seridó.

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) realizou, na cidade de Caicó, uma vasta programação cultural aberta ao público. A Aldeia Sesc Seridó uniu projetos como o Letra&Música, Palco Giratório, BiblioSesc e CineSesc durante 15 dias em diferentes localidades. Além das apresentações culturais, a instituição do Sistema Fecomércio oferece oficinas de incentivo às artes como a confecção de cordel, mamulengos, instrumentos musicais e danças populares.

Alunos do Curso de Eletricista Predial participam de aulas práticas no Seridó e Oeste


Continuam em andamento as aulas dos cursos oferecidos pela Federação das Câmaras Municipais do RN, em vários municípios das regiões do Seridó, Ipueira, Timbaúba dos Batistas, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, São Fernando e Caicó, e no Oeste em Apodi e Governador Dix-Sept Rosado. Nas duas regiões são 360 pessoas beneficiadas com a parceria entre a FECAM e as Câmaras Municipais.

TVU e UFM veiculam campanha de eleição à Reitoria a partir desta quarta-feira


A partir desta quarta-feira, 22, a Televisão Universitária (Canal 5 e Cabo 117) e a Universitária FM (88.9) passam a veicular, em sua programação diária, conteúdos produzidos pelas duas chapas que concorrem à eleição da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cada chapa terá direito à inserção de 10 vídeos na televisão e a 15 spots na rádio por dia até 10 de novembro, um dia antes da realização do pleito.

A divulgação desses conteúdos nas duas emissoras da UFRN foi garantida em Instrução Normativa da Comissão Eleitoral, que também disponibilizou, de forma opcional, a estrutura de estúdios da TV e da rádio da Universidade para a produção e edição dos vídeos e spots. Durante a campanha, cada chapa terá direito a usar essa estrutura apenas duas vezes.

Pesquisa Veritá: Aécio Neves tem 53,2% e Dilma Rousseff 46,8%


Do Diário do Poder – O instituto Veritá divulgou no começo da tarde desta terça-feira (21) a primeira pesquisa de intenção de votos para presidente realizada pelo instituto no segundo turno. De acordo com os dados apurados, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) aparece em vantagem sobre a presidenta Dilma Rousseff (PT). Considerando apenas os votos válidos, Aécio aparece com 53,2% contra 46,8% de Dilma. Nos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Nos votos totais, o tucano continua em vantagem. Aécio aparece com 47%, Dilma tem 41,4%. Não sabem/Não responderam somam 7,8%, brancos/nulos, 3,7%.

De acordo com o instituto, a rejeição da petista é maior que a do tucano. Dilma é rejeitada por 46,1%, enquanto 39,1% rejeitam Aécio. O instituto ouviu 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Hoje em Dia e foi registrada com o número 01144/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vivaldo Costa admite desejo de disputar a prefeitura de Caicó em 2016


MG_8051

O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) já adiantou seu próximo projeto político: o de disputar a prefeitura de Caicó nas eleições de 2016. A declaração foi do próprio Vivaldo durante entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (20) quando reafirmou seu apoio à candidatura de Henrique Alves (PMDB). Se concretizar seu desejo, deve enfrentar nas urnas provavelmente o atual prefeito Roberto Germano (PMDB) e a fisioterapeuta Franciele Lopes (PPS), ou outras novas candidaturas que surgirão.

Vacina contra Ebola será testada em janeiro na África


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a vacina contra o Ebola deverá ficar pronta para ser testada na África em janeiro de 2015 se tudo correr bem com os exames sobre segurança e capacidade de imunização de cada dose. Mas campanhas de vacinação ainda levarão “meses” para ocorrer.

Em uma declaração em Genebra, Marie Paule Kieny, vice-diretora da OMS, apontou que os testes de segurança vão iniciar nas próximas semanas em diversos países e um carregamento de 800 doses ficarão estocadas na Suíça para que possam ser rapidamente levadas para a África assim que os resultados forem positivos.

Para presidente da ANA, uso da segunda cota do volume morto de Cantareira é “pré-tragédia”


Do UOL – O presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo, se referiu ao uso da segunda cota do volume morto (água que fica no fundo das represas) do sistema Cantareira como a “pré-tragédia”. Ele participou na manhã desta terça-feira (21) de um debate na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) sobre a crise da falta de água no Estado.

Na última sexta-feira (17), a ANA concordou com a proposta da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de retirar uma segunda parte da reserva técnica do sistema, com 106 bilhões de litros de água. A companhia precisa ainda do aval do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para começar a usar essa água. A primeira cota do volume morto começou a ser captada pela Sabesp em maio deste ano, quando o Cantareira estava em 8,2%. Com a reserva, o nível de água disponível aumentou para 26,7%. Hoje, o sistema, que abastece um terço da população da Grande São Paulo (6,5 milhões de pessoas), está em 3,3% de sua capacidade de armazenamento. Esse percentual é o que resta da primeira parte do volume morto.

As vésperas da eleição, Polícia Federal anuncia paralisação de 72 horas a partir desta quarta


A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) anunciou nesta terça-feira (21) uma paralisação de 72 horas entre os dias 22 e 24 deste mês. De acordo com a entidade, policiais de todos os Estados vão participar do protesto. Segundo documento divulgado pela Federação, a paralisação foi motivada pelo não cumprimento pelo governo federal de “um acordo assinado no final da greve de 2012, no qual foi prometida a modernização da carreira na PF e o reconhecimento das atividades realizadas por todos servidores”.

Em nota, a Fenapej afirma que os agentes, escrivães e papiloscopistas federais “reclamam do tratamento recebido depois das operações anticorrupção da década passada, pois são os únicos servidores federais com salários congelados desde 2009, com uma perda de poder aquisitivo estimada em 45%, segundo o IPCA”. Jones Borges Leal, presidente da entidade, afirmou que o estopim da paralisação foi a Medida Provisória 657: “Essa MP, ao invés de reconhecer os avanços da PF dos últimos anos, volta no tempo para criar um cargo político dentro da polícia, tornando o órgão mais dividido e burocrático. Estão recriando a polícia fascista da ditadura militar“.

Robinson se defende das acusações de se beneficiar do Minha Casa, Minha Vida


Através da assessoria de sua campanha o candidato ao Governo Robinson Faria (PSD) dá sua versão para a acusação feita no programa de Henrique Alves (PMDB), do mesmo ter se beneficiado de 98 unidades do Minha Casa, Minha Vida em um condomínio de Natal. O que diz sua assessoria:

Robinson possuia um terreno e fez uma transação comercial com a empresa de engenharia MRV dentro dos parâmetros do mercado imobiliário. A empresa optou pela construção de apartamentos, mas podia ter sido de um shopping, um campo de futebol ou qualquer outra obra de responsabilidade da empresa. A empresa pagou a Robinson pelo terreno com unidades do condomínio.

Robinson nunca teve dívidas com condomínio, já que a condição dele junto a empresa é sempre de credor e não devedor, como inventa o candidato do acordão. De acordo com o contrato é responsabilidade da MRV Engenharia o pagamento das taxas condominiais das unidades habitacionais, não possuindo o Robinson qualquer ingerência sobre o pagamento das mesmas. A administração do condomínio residencial Jangadas e Caravelas emitiu em setembro passado a certidão de “nada consta” de Robinson Faria (em anexo) e a divulgação irresponsável e mentirosa da notícia será julgada pela Justiça Eleitoral.

Assembleia de Deus de Parnamirim recebe homenagem pelos 75 anos de fundação


2162e749-5a66-43a3-b656-1b09e2c57ead

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene em homenagem aos 75 anos de fundação da Igreja Evangélica de Parnamirim, na manhã dessa terça-feira, 21, atendendo a proposição do deputado Antônio Jácome (PMN). A Assembleia de Deus é a maior congregação evangélica do país com mais de 30 milhões de fiéis. O Rio Grande do Norte possui aproximadamente mil templos erguidos com 200 mil membros e congregados.

O deputado Getúlio Rêgo (DEM), o vereador Jacó Jácome (PMN), o presidente da Assembleia de Deus de Parnamiram, Elinaldo Renovato de Lima e o vice-presidente da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, Edmar Rosa Gomes, também integraram a mesa de trabalho da solenidade. No plenário e nas galerias, fiéis e pastores ouviram as palavras do proponente da sessão solene. “Hoje homenageamos com justiça e merecimento o primoroso trabalho da Assembleia de Deus de Parnamirim. Uma instituição que vem fazendo bem ao corpo e a alma dos parnamirinenses. A igreja tem departamentos especializados para atender às demandas sociais dos menos favorecidos”, ressaltou.

Lixão a céu aberto continua funcionando nas proximidades do bairro Recreio em Caicó


Desde o mês de abril que nosso Blog tem denunciado a existência de um novo lixão a céu aberto, que tem se formado na cidade de Caicó. Isso depois da Prefeitura ter cumprido um Termo de Ajustamento de Conduta com a Justiça Federal, retirando do lixão principal da cidade dezenas de catadores, e eliminado de uma vez por todas o espaço, que funciona nas proximidades do bairro Frei Damião.

Este novo lixão está localizado por trás do bairro Recreio, na estrada que dá acesso ao Clube ATAC, e o volume de lixo queimado no local dá sinais de que já vem funcionando há muito tempo, sem qualquer ação dos órgãos fiscalizadores. A reclamação dos moradores no local é geral.

690ce4f981af578c67d5bc4d811a693a

Alunos do Curso de Eletricista Predial participam de aulas práticas no Seridó e Oeste


Continuam em andamento as aulas dos cursos oferecidos pela Federação das Câmaras Municipais do RN, em vários municípios das regiões do Seridó, Ipueira, Timbaúba dos Batistas, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, São Fernando e Caicó, e no Oeste em Apodi e Governador Dix-Sept Rosado. Nas duas regiões são 360 pessoas beneficiadas com a parceria entre a FECAM e as Câmaras Municipais.

Na maioria dos municípios, o professor Daniel Faustino, responsável por ministrar o curso já está na fase de aulas práticas, onde os alunos aprendem na prática as lições oferecidas no dia a dia. A previsão é de que até a segunda quinzena de novembro todos os cursos estejam concluídos, e os alunos recebam seus certificados.

Aulas práticas do Curso da FECAm 002-vert

Laboratório de Sismologia registra novos tremores de terra em Pedra Preta


O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um novo tremor no município de Pedra Preta, a 149 km de Natal, ocorrido no fim da manhã do último sábado (18). De acordo com o laboratório, a magnitude registrada foi de 2.3 pontos na escala Richter. O abalo foi sentido levemente pela população de Pedra Preta.

O epicentro desse tremor está a aproximadamente 12 km a su-sudeste de Jandaíra e a 14 km a nor-nordeste de Pedra Preta. A atividade sísmica na cidade já dura mais de três anos, tendo registrado diversos tremores de magnitude acima de 3 graus, causando pequenos danos estruturais em alguns prédios. O último tremor desse tipo foi registrado no mês passado. O laboratório mantém o informe de que não há como prever a frequência nem a intensidade dos sismos. Durante o fim de 2013, o município registrou intensa atividade sísmica, com sequência iniciada no fim de outubro até meados de dezembro.

Cinquenta unidades do Minha Casa Minha Vida são entregues em Parelhas


???????????????????????????????

Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito de Parelhas Francisco Medeiros entregou ao lado do Secretário de Assistência Social e da Habitação Alexandre Carlo de Medeiros Dantas, as chaves das casas do Programa Habitacional do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, a três famílias, totalizando 50 unidades habitacionais, no Bairro Cruz do Monte. Um investimento de um milhão e duzentos e cinquenta mil reais. Uma ação do Governo Federal, através do PAC2 e Prefeitura Municipal.

Francisco Assis de Medeiros aproveitou a oportunidade para parabenizar os beneficiados e adiantou que está junto ao Secretário Alexandre Carlo de Medeiros Dantas e ao Assessor de Projetos da Prefeitura Municipal na busca pela conquista de mais casas do programa Minha Casa, Minha Vida. “Eu quero falar da satisfação que estou sentindo de poder entregar essas casas hoje. Foram várias viagens à Natal e a Brasília para garantir que esse recurso pudesse chegar até Parelhas e se transformar nesse sonho concretizado que estamos vendo hoje”, falou Francisco Medeiros.

Cai número de atuações na Lei Seca durante Setembro


O setor de Estatística do Detran/RN divulgou o relatório da Operação Lei Seca com as intervenções realizadas durante setembro deste ano. Em relação ao mês anterior, o documento aponta para um aumento na quantidade de blitz realizadas, como também a ampliação do número de condutores abordados, porém configura o resultado positivo da Operação com a redução dos motoristas alcoolizados flagrados durante as barreiras policiais.

Mesmo com o aumento de 33,33% na quantidade de blitz deflagradas e acréscimo de 74,80% no número de motoristas abordados foi possível observar uma redução de 5,06% na quantidade de condutores multados por desrespeito a legislação de trânsito em Natal. Em números absolutos foram realizadas em setembro oito blitzen, com 3.732 motoristas parados, sendo 281 flagrados em desacordo com a Lei Seca. Já em agosto, os dados confirmam a efetivação de seis blitzen, 2.135 abordagens e 296 autuações.

Clique aqui e veja o relatório Completo de Janeiro a Setembro de 2014

A partir desta terça-feira prisões só ocorrerão em flagrantes


A partir desta terça-feira (21) e até 48 horas após o encerramento das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, caput do Artigo 236.

No domingo (26), quase 143 milhões de eleitores voltam às urnas e escolherão entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) para comandar o país pelos próximos quatro anos. Eleitores de 13 Estados e do Distrito Federal também definirão seus novos governadores neste segundo turno. Mesmo com o horário de verão, que começou no último domingo, nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal, o período de votação no segundo turno não terá qualquer alteração, ou seja, será das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

Falta de água leva cidade do interior paulista a fechar escolas


Na capital paulista, muitos moradores reclamam de falta de água em diversos bairros, mas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo não admite que esteja ocorrendo racionamento. Hoje (21), o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a cidade, caiu para 3,3%. Há um ano, o percentual era 38,2%. A Agência Nacional de Águas já autorizou o uso da segunda cota da reserva técnica (volume morto) do Sistema Cantareira. A segunda cota acrescentará mais 106 bilhões de litros ao sistema. Segundo o secretário de Obras de Cristais Paulista, Moacir Almeida de Oliveira, a previsão é que as atividades escolares sejam retomadas apenas na próxima semana. Moacir explica que a captação de água da cidade era feita em nascentes, que estão completamente secas. Emergencialmente, a cidade passou a buscar água com caminhões-pipa no Córrego do Carmo, localizado a 5 quilômetros da cidade.

Cristais Paulista emprestou cinco caminhões-pipa de municípios vizinhos, que transportam a água até duas represas, onde passa por tratamento antes de chegar à população. Com o racionamento oficial na cidade, moradores têm água nas torneiras em apenas três períodos do dia: entre as 6h e as 8h; das 12h às 13h30; e entre as 18h e as 20h30. A prefeitura já anunciou estado de emergência e a decretação de estado de calamidade pública está em análise. Em outra cidade do interior paulista, Itu, a 100 quilômetros da capital, a situação também é crítica. Moradores sofrem com o desabastecimento desde fevereiro e alguns relatam ter ficado sem água nas torneiras por 15 dias. Ontem (21), a população, revoltada, fechou ruas e queimou pneus em protesto contra a falta de água.

Programa de Henrique acusa Robinson de ter se beneficiado do Minha Casa, Minha Vida


De acordo com o programa eleitoral do candidato ao Governo Henrique Alves (PMDB), seu adversário Robinson Faria (PSD) possui 98 apartamentos no condomínio Caravelas, em Parnamirim, todos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida e não paga as faturas do condomínio desde novembro, totalizando um débito de R$ 153.082,64. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (20).

O programa eleitoral ouviu “colegas de condomínio” de Robinson, que se mostraram indignados com a situação. Tanto com a quantidade de apartamentos, teoricamente destinados a pessoas de baixa renda, para facilitar ao acesso moradia, sob a posse de Robinson quanto com a inadimplência. Foram mostrados documentos que comprovam a dívida quanto à taxa de condomínio.

Para Tomba, eleição só será definida dia 26 e eleitor deve comparar os candidatos


Em entrevista a Band Natal, o deputado estadual reeleito, Tomba Farias, afirmou que a eleição para o governo do estado só será definida no próximo dia 26, quando for concluído o processo eleitoral do segundo turno. Até lá, o parlamentar destacou que é preciso que o eleitor vote com responsabilidade e veja quais dos dois candidatos é o nome mais preparado para governar o Rio Grande do Norte.

É preciso que se faça uma comparação sobre quem é o melhor candidato. Se o eleitor pesar na balança, vai ver que, em um momento de grande dificuldade que o estado enfrenta, Henrique representa a grande oportunidade de o Rio Grande do Norte ter um grande governador”, destacou. De acordo com Tomba Farias, até mesmo o candidato Robinson Faria já reconheceu o trabalho desenvolvido por Henrique em favor do estado. “Tem declarações de Robinson falando que Henrique fez um grande trabalho e trouxe muitos recursos para o Rio Grande do Norte”, assinalou.

Robinson recebe documento do Ministério Público de compromisso com a transparência


O candidato a governador Robinson Faria (PSD) recebeu nesta segunda-feira (20) do Ministério Público Federal um documento contendo orientações sobre cautelas a serem observadas pelo próximo governador a partir de 2015.

Ao receber o documento, Robinson afirmou compromisso com a transparência e acesso a informação. “No nosso governo a transparência na gestão será priorizada nos acesso aos contratos feitos entre o poder público e empresas. Não vamos tolerar direcionamento, nem  benefícios nos contratos públicos”, destacou Robinson. O objetivo do documento é evitar que irregularidades sejam cometidas contra o patrimônio público, levando o Ministério Público Federal a ter que mover processo judiciais por crimes e atos de improbidade.

Escola Agrícola de Jundiaí lança edital para contratação de professores dos cursos técnicos


A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Coordenação Geral do PRONATEC/EAJ/UFRN abre Edital de inscrição Nº 23/2014 para o Processo Seletivo Simplificado de credenciamento temporário de professores para atuação nos cursos técnicos. São oferecidas 326 vagas distribuídas em 24 municípios para atuação nos próximos semestres dos cursos em andamento, em diferentes turnos de trabalho.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas no período compreendido entre 20 e 31 de outubro, das 08h às 12h e das 14 às 16 horas, exclusivamente, na Secretaria da Coordenação PRONATEC, localizada na direção da Escola Agrícola de Jundiaí, RN-160, Km 03, Distrito de Jundiaí, Macaíba-RN, telefone 3342-4803. Os candidatos podem concorrer até cinco (5) vagas deste edital, devendo entregar um processo de inscrição (documentação/envelope) para cada vaga proposta.

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção nomeada pelo Diretor Geral da Escola Agrícola de Jundiaí e constará de uma única fase de caráter classificatório através da análise documental entregue. O resultado parcial será divulgado no dia 12 de novembro e o final a partir do dia 17 de novembro, no portal: http://www.eaj.ufrn.br/pronatec/. O edital está disponível em: http://www.eaj.ufrn.br/pronatec/selecoes2014.html

Locais de atuação – Apodi, Assú, Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Jardim do Seridó, João Câmara, Jucurutu, Macaíba, Martins, Mossoró, Natal, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pendências, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Serra de São Bento, Serra do Mel, Tibau, Touros e Vera Cruz.

Ultrapassagem de Dilma veio numa hora ruim para Aécio: a consolidação dos votos


Por Eliane Cantanhêde
Jornalista e colunista da Folha de São Paulo

Aécio Neves saiu bem do primeiro turno, como a grande novidade, e abriu bem o segundo, ultrapassando numericamente Dilma no primeiro Datafolha. A reviravolta desta segunda (20) vem numa hora muito ruim para o tucano – a hora da consolidação dos votos. Essa pesquisa: 1) mostra que os ataques de Dilma estão dando certo; 2) pode mover milhões de indecisos ou votos infiéis pelo país afora. A dias da eleição, o ímpeto é votar em quem está na frente. A campanha de Aécio estima crescer e até ultrapassar Dilma em Estados chaves como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de reduzir bastante a vantagem em Pernambuco, onde o tucano conquistou o apoio da viúva, dos filhos e dos aliados de Eduardo Campos.

É nesses quatro focos que Aécio pensa contrabalançar a desvantagem no Norte e Nordeste, redutos petistas, mas a estratégia parte da premissa de que os votos nos demais Estados estão cristalizados. Estão? Dilma investe nos mesmos quatro –MG, RJ, PE e RS–, mas não descuida daqueles em que o PT é forte e nos quais ela já saiu vitoriosa no primeiro turno. Além de evitar a sangria em redutos que podem oscilar, como o Rio, quer se fortalecer (ou enfraquecer Aécio…) onde ela já é forte.

O interessante é que São Paulo, maior colégio eleitoral do país, entra de forma enviesada, mas é central na estratégia. É a maior vitrine da campanha de Aécio (que passou a se referir a Alckmin e a Serra nos debates), mas começou a ser também uma perigosa vidraça, por causa da crise da água. O confronto de Dilma não é mais com o governo FHC, é com o governo do PSDB em São Paulo, bem mais atual, convenhamos. A campanha petista tem rumo, sabe aonde quer chegar e não tem o menor prurido de usar todo e qualquer meio para chegar lá. Está bem mais difícil dar certo com Aécio do que deu com Marina. Mas, com empate técnico, esses últimos dias serão de vida e morte. Sai de baixo!

Em Natal, Álvaro Dias participa de mobilização em prol da campanha de Henrique


O deputado estadual eleito Álvaro Dias participou na noite desta segunda-feira (20) de reunião no Cuxá, em Natal, e mobilizou a militância do PMDB para a eleição do candidato a governador do RN, Henrique Alves. Além dele, participaram o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, o vereador natalense, Júlio Protásio, e lideranças comunitárias.

“Estamos a poucos dias da eleição e precisamos nos mobilizar, levar a nossa mensagem e mostrar que o melhor para governar o nosso Estado é Henrique Alves. Ao mesmo tempo quero agradecer ao vereador Júlio Protásio pela confiança depositada no nosso projeto de eleição para a Assembleia legislativa”, disse Álvaro Dias.

IMG-20141020-WA0027

Agentes Federais entram em greve na quarta-feira


Em assembleias realizadas nos dias 16 e 17, milhares de policiais federais em todo o país decidiram paralisar suas atividades a partir da próxima quarta-feira (22). A greve de 72h – quarta, quinta e sexta – terá início com um ato na terça-feira (21), à noite, em frente ao SINPEFRN. Os grevistas reclamam das interferências e da falta de compromisso do atual governo.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), os agentes, escrivães e papiloscopistas federais se sentem desprestigiados, com salários congelados há seis anos, e reclamam da falta de compromisso do atual governo em relação ao termo de acordo que finalizou a última greve em 2012. O estopim da greve é a recente Medida Provisória 657, que “atropelou” as tratativas junto ao Ministério do Planejamento. Ao restringir as chefias e o conceito de autoridade policial somente para o cargo de delegado, a medida cria uma hierarquia política nunca existente na PF, e retira a autoridade e autonomia técnica dos demais policiais envolvidos nas investigações.

Prefeitos e lideranças de quase 50 municípios do RN anunciam apoio a Aécio


RN apoia Aecio 1

A campanha de Aécio Neves no Rio Grande do Norte ganhou o apoio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de quase 50 municípios. O ato de formalização do apoio ocorreu no Hotel Arituba, na manhã desta segunda-feira (20). Os novos apoiadores do candidato do PSDB à Presidência da República são de diversos partidos. Representando os chefes de Executivo, o primeiro a discursar no evento foi o prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Benes Leocádio. “Temos que dar uma resposta ao tratamento desigual e desleal que os municípios estão tendo da atual presidente da República, é hora da população do RN vir a público externar seu sentimento insatisfação e mudança. Aécio presidente é a garantia de mudar essa situação de descaso e abandono a qual foram submetidos os municípios brasileiros”, disse.

Estiveram presentes ao encontro considerado os prefeitos Fernanda Costa (Santa Cruz), Fabiano Teixeira (Serrinha), Lardijane Ciríaco (Santana do Matos), Maria Neide (Maxaranguape), Padre Jocimar (Jardim do Seridó), Benes Leocádio (Lajes), Júnior Rocha (Goianinha), Luiz Antonio (Pedra Preta), Sione Ferreira (São José do Campestre), Maria Aparecida (Ruy Barbosa), Beto (Jundiá), José Felipe (Vila Flor), Sérgio Cadó (Pedro Avelino), Edval Bezerra (Georgino Avelino), George Queiroz, (Jucurutu), Novinho (Cerro Corá), Higor Araújo (Lagoa de Velhos), Noeide Sabino (Equador), Laurence Carlos (Almino Afonso), Gutemberg Pereira (São Tomé) e Júnior (Bom Jesus), além de vários vice-prefeitos,  ex-prefeitos e vereadores do Estado.

Vivaldo diz que Henrique tem em Caicó o voto das bandeiras vermelha e verde


VIVALDO-ENTREVISTA3

Ainda no bate-papo desta segunda-feira (20) com a imprensa caicoense, o deputado estadual Vivaldo Costa disse que Henrique deveria ter ganhado já no primeiro turno e isso só não teria ocorrido por algumas estratégias que foram mal executadas. O Papa lembrou que os votos de Henrique não são somente dos ‘pemedebistas’. “Sou ‘Dinartista’, da bandeira vermelha, e voto em Henrique”. Indagado sobre qual seria o erro que não permitiu a vitória de Henrique no primeiro turno, Vivaldo respondeu.

Os grupos antagónicos não podem ficar brigando por espaço político. Não precisei brigar com ninguém, nem criar dificuldade. Continuo procurando levar meu povo. Não sei de quem foi a infeliz ideia de colocar uma música insultando quem não era bacurau: ‘ooo quem manda aqui é bacural’. Aquilo foi um desastre. Henrique não tem voto de só de bacurau não! Eu sou bandeira vermelha e voto nele. Não precisei mudar minha bandeira para votar nele, mas aquela música foi um insulto. Esses erros foi quem fez Henrique não ganhar no primeiro turno, porque com aquela estrutura, com a estratégia correta, ele já era o governador há muito tempo“.

Apesar do PSDC estadual oficializar apoio a Robinson, em Caicó partido continua no palanque de Henrique


SAM_0319

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) presidido pelo futuro vereador de Natal, Joanilson de Paula Rêgo oficializou nesta segunda-feira (20) em reunião com os integrantes do partido o apoio ao candidato ao Governo, Robinson Faria (PSD).

Porem, em Caicó seus principais líderes, vereadores Rubão Germano e Odair Alves continuam apoiando a candidatura de Henrique Alves para o Governo do RN.

Em São Paulo, Governadora prestigia entrega do Prêmio Educador Nota 10


Governadora participa do Prêmio Educador nota 10 02

A Governadora Rosalba Ciarlini participou na noite desta segunda-feira (20), em São Paulo, da entrega do Prêmio Educador Nota 10. Entre os vencedores estava o professor potiguar Emanuel Alves Leite, que durante o ano de 2013 lecionou na Escola Estadual Professora Maria Lourdes Bezerra, em Macau. Ele ficou entre os 10 contemplados pelo prêmio Educador Nota 10, dado em parceria pelas Fundações Victor Civita, da Editora Abril, e Roberto Marinho, das Organizações Globo.

A Chefe do Executivo e a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, foram convidadas pelas Fundações Victor Civita e Roberto Marinho para participarem da solenidade e foram acompanhadas pelo secretário Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, e o secretário de Comunicação Social, Paulo Araújo. A Governadora foi recepcionada pela presidente da Fundação Victor Civita, Maria Antônia Civita. Também estava presente a presidente do Instituto Itaú Social, Neca Setúbal. A festa foi apresentada pela jornalista da Rede Globo, Sandra Annemberg.

Projeto de Lei que altera artigos do estatuto da Fundação Carlindo Dantas chega a Câmara Municipal


Chegou nesta segunda-feira (20) à Câmara Municipal de Vereadores de Caicó, o Projeto de Lei do Poder Executivo que altera dispositivos da Lei n° 446/69, que autorizou a instituição da Fundação Hospitalar Dr. Carlindo de Souza Dantas, mantenedora do Hospital do Seridó. O objetivo, de acordo com o documento assinado pelo Prefeito Roberto Germano, é definir a personalidade jurídica da Fundação, tornando-a, Pública de Direito Privado, Entidade Beneficente, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, gerida pelo Conselho Deliberativo da Entidade. O órgão vai se adaptar ao Código Civil Brasileiro.

As alterações são necessárias para que a entidade possa regularizar sua situação a fim de se habilitar junto ao cadastro de Entidades Beneficentes sem fins lucrativos com a expedição de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social-Cebas, junto ao Ministério da Saúde. O objetivo é conseguir isenções fiscais, tributárias e formalizar convênios e/ou contratos com o Poder Público Federal, e como consequência melhorar a qualidade no atendimento médico-hospitalar no Hospital do Seridó à população carente da região.

Segundo o presidente do Legislativo, Lobão Filho o objetivo é transformar o Hospital do Seridó, em um hospital materno-infantil. Na quarta-feira, o projeto vai ser deliberado, depois vai para as comissões para ser aprovado, volta para o plenário e pode sofrer alguma emenda”, disse. Uma das mudanças nos estatutos diz respeito à designação dos membros que integram a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e a criação de órgãos técnicos; tudo ficará a cargo do Conselho Deliberativo, escolhido e eleito por 2/3 de seus membros, entre pessoas da sociedade civil organizada.

O Conselho Deliberativo será constituído por seis membros integrantes com igual número de suplentes, escolhidos e eleitos dentre pessoas de ilibada reputação e identificadas com as finalidades da Fundação, com mandato de 10 anos, sendo permitida uma reeleição. Outra mudança é em relação à contratação de pessoas para trabalhar na referida Fundação. De acordo com as alterações, os empregados serão contratados através de Processo Seletivo. Ainda consta que além dos referidos objetivos, a Fundação prestará atendimento aos dependentes químicos e de modo especial, assistência materno-infantil, sendo referência médico-hospitalar.

PMDB e PR discutem estratégias para reta final do segundo turno em Assu


Na noite desta segunda-feira (20), o PMDB e o PR de Assú fizeram uma grande reunião com mais de 300 lideranças, colaboradores, vereadores, o vice prefeito Eurimar Nóbrega e o deputado estadual George Soares na cidade do Assú. A reunião serviu para organizar as mobilizações e visitas em Assú e zona rural, montando um planejamento estratégico para aumentar a votação de Henrique Alves no município.

Para o vice-prefeito Eurimar, o grupo tem que defender o nome de Henrique para o governo, pelas suas ações em favor do desenvolvimento da cidade. O deputado George Soares defendeu a manutenção do apoio do seu grupo ao projeto de Henrique e João Maia, reforçando as ações junto ao PMDB. “Precisamos de um governo parceiro para nosso mandato e esse governo será o de Henrique e João Maia. Quero pedir o empenho de todos os nossos amigos aqui nessa reunião para somarmos nossas forças e votarmos no 15, no próximo dia 26”, finalizou o deputado George.

image (70)

Caravana de Robinson Faria em Serra Caiada e Canguaretama


IMG_5775

O candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), participou de passeata e comício em Serra Caiada na noite desta segunda-feira (20). Com o ex-prefeito Faustinho e a prefeita Socorro dos Anjos, ele foi em carreata até o centro da cidade onde discursaram para milhares de pessoas.

Depois de Serra Caiada, Robinson seguiu com a Caravana para Canguaretama com deputado estadual eleito Dison, ex-prefeito Wellison e a atual vice-prefeita Fátima. Além da presença do vice-governador da Paraíba e deputado federal eleito Rômulo Gouveia (PSD). Robinson encerrou a agenda desta segunda-feira no município de Goianinha.

Parelhas e as suas ações do Outubro Rosa


A Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria de Saúde vivência ações do “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A equipe do PSF Boqueirão está realizando de 13 a 29 de Outubro ações na Policlínica Municipal, e palestras em comunidades como: Timbaúba, Sussuarana I e II, Colonos, Várzea do Barro, Quintos de Baixo e Quintos de Meio, Barra e Olho D’água do Boi.

Dilma tem 52% dos votos válidos e Aécio tem 48%, diz Datafolha


Do UOL – Pela primeira vez neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB) em intenções de voto para a Presidência da República, mostra nova pesquisa Datafolha. O levantamento, feita nesta segunda-feira (20), apresenta Dilma com 52% ante 48% de Aécio, na conta dos votos válidos (com o descarte de nulos, brancos e indecisos). A seis dias da eleição, é um empate técnico no limite máximo da margem de erro do levantamento, que é dois pontos para mais ou para menos. Nas duas rodadas anteriores do Datafolh neste segundo turno, o placar também era de empate técnico, mas sempre com o tucano numericamente à frente: 51% a 49% nas duas ocasiões.

Em votos totais, o resultado da atual pesquisa é Dilma 46% (antes era 43%), Aécio 43% (era 45%). Brancos e nulos somam 5% (ante 6% do levantamento anterior). Outros 6% dizem que não sabem em quem votar, mesmo patamar de antes. Também pela primeira vez, a rejeição a Aécio é numericamente maior que a rejeição ao nome de Dilma: 40% dos eleitores dizem que não votam no tucano “de jeito nenhum”. Com a petista, a taxa é de 39%. O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. Todas as entrevistas foram feitas nesta segunda. O nível de confiança do levantamento é 95% (em 100 pesquisas com a mesma metodologias, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01140/2014.

14293491

Operadoras querem cortar internet de quem atingir a franquia


Do UOL – As operadoras devem estrear um novo formato de cobrança por internet no Brasil no qual o cliente é obrigado a pagar por um pacote adicional assim que sua franquia terminar. Com isso, será o fim da chamada “velocidade reduzida”. A novidade será implementada primeiro pela Vivo, segundo reporta O Globo. Maior operadora do país, com 79 milhões de clientes, a empresa apresentará o formato primeiro a quem tem celular pré-pago para, futuramente, mirar os clientes de planos pós-pagos.

Atualmente, um dos pacotes mais usados na modalidade pré-paga custa R$ 6,90 e garante 75 MB. Quando essa franquia acaba, o usuário não é desconectado; ao invés disso, recebe internet em velocidade reduzida, que chega a ser de apenas um décimo do total contratado. Em novembro, quando o limite for alcançado a internet será cortada e, para continuar navegando, a pessoa precisará comprar 50 MB adicionais por R$ 2,99 para usar pelos próximos sete dias. Oi e TIM confirmaram que também estudam migrar para esse formato e, embora a Claro não tenha comentado, O Globo diz que a operadora acompanhará as adversárias.

Fátima percorre quinze cidades em campanha para Dilma e Robinson


10660134_659687630795269_6624255664668805079_n

A senadora eleita Fátima Bezerra (PT) cumpriu uma extensa agenda neste final de semana que contou com atividades de campanha em quinze cidades do RN. Ao lado do candidato a vice-governador Fábio Dantas e de apoiadores das cidades visitadas, a petista conclamou para que todos somem esforços nessa reta final de campanha em prol da reeleição da presidenta Dilma e da eleição de Robinson para o governo do RN.

A agenda do primeiro dia começou com caravana em Bom Jesus e seguiu para Santa Cruz, Currais Novos, São José do Seridó e, por fim, uma grande carreata em Caicó que contou com a presença do candidato a governador Robinson Faria. Já no sábado (18), Fátima esteve em Alexandria, Antônio Martins, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Frutuoso Gomes, Patu, Janduís, Campo Grande e Upanema. A caravana de Fátima se encontrou com a de Robinson em Assú, ocasião em que foi realizada uma passeata que arrastou milhares de pessoas pelas ruas da cidade.

TSE realiza quatro sessões de julgamentos nesta semana


Nesta última semana antes do segundo turno das Eleições 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza quatro sessões para julgar processos com pautas publicadas, bem como de outros apresentados em mesa.

Além das sessões ordinárias que ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, convocou sessão para a próxima quarta-feira (22), também às 19h, e para o sábado, dia anterior à eleição, a partir das 12h.

ANA reforça fiscalização no rio Piranhas


A Agência Nacional de Águas, com apoio da Polícia Militar da Paraíba, está reforçando a fiscalização do cumprimento das regras de restrição de uso para irrigação e aquicultura (geralmente criação de peixes em tanques escavados) vigentes no rio Piranhas-Açu e nos açudes Corema e Mão D’Água.

Entre os dias 13 a 17 de outubro, a Agência realizou campanha de fiscalização, quando foram vistoriados cerca de 30 usuários. Nas próximas semanas, serão feitas novas campanhas de fiscalização e os usuários irregulares poderão ter suas bombas lacradas e apreendidas. As irregularidades identificadas são punidas com advertências, multas e embargos (lacre de bombas).

Senadora Ivonete percorre o Seridó na Caravana de Henrique


DSC_3222

A senadora Ivonete Dantas (PMDB) dedicou sua agenda  deste domingo (19) a atividades políticas, reforçando a campanha de Henrique Alves no Seridó. Em Caicó, a senadora participou de reunião com lideranças seridoenses, entre elas os deputados Álvaro Dias e Nelter Queiroz, e os prefeitos Roberto Germano (Caicó) e Vilton Cunha (Currais Novos).

 O encontro contou com a presença de João Maia, deputado federal natural de Jardim de Piranhas, que disputa a vaga de vice-governador ao lado de Henrique. “A participação de João Maia como vice de Henrique já garante o prestígio que a nossa região terá nessa nova gestão”, destacou Ivonete.

Horário de verão influenciará a divulgação do resultado das eleições


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte informa que a eleição no estado transcorrerá normalmente das 8h às 17h e os primeiros boletins do resultado da eleição para governador deverão ser divulgados por volta das 17h30.

Quanto ao resultado da eleição presidencial, o Tribunal Superior Eleitoral vai bloquear a divulgação até as 20h (horário de verão – 19h, aqui), em função do horário de verão em alguns estados da Federação e fuso horário diferenciado.

Lideranças do RN confirmam apoio ao presidenciável Aécio Neves‏


z131

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do Rio Grande do Norte se reuniram na manhã da segunda-feira (20), no Hotel Arituba, em Natal para manifestar apoio ao candidato à presidência da República, Aécio Neves. O deputado federal Felipe Maia, presente ao encontro, comentou da onda de mudança que tem tomado os lugares por onde tem passado.

Também participaram do evento o coordenador-geral da campanha do presidenciável, senador José Agripino, o suplente de senador Valério Marinho, o deputado federal eleito Rogério Marinho e os deputados estaduais José Adécio, George Soares, Tomba Farias e Gustavo Fernandes.

Petrobras encerra inscrições de concurso com 8.088 vagas


A Petrobras encerra, nesta segunda-feira, as inscrições do processo seletivo para 8.088 vagas com salários de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98. A seleção conta com 663 vagas para preenchimento imediato, além da formação de um cadastro de reserva com 7.425 oportunidades.

As chances são para cargos de níveis médio/técnico e superior. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Cesgranrio ate as 23h59 desta segunda-feira. As taxas de participação custam R$ 40 para cargos de níveis médio e R$ 58 para cargos de nível superior.

Período de inscrições do PSV da UERN começa hoje


Começa hoje, 20, o período de inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A taxa é de R$ 110,00 – o mesmo valor cobrado no ano passado. A inscrição é feita pela internet, no site www.uern.br/comperve e prosseguirá até 6 de novembro.

A instituição oferece 2.184 vagas pelo sistema misto: PSV (40%) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – 60%. As cotas para alunos da rede pública (50%) e para pessoas com necessidades especiais (5%) serão mantidas nas duas formas de ingresso.

Vivaldo reitera compromisso de votar em Henrique


VIVALDO-ENTREVISTA1

O deputado Vivaldo Costa (PROS) concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (20) para as rádios de Caicó. O deputado agradeceu sua votação para o legislativo estadual, fez uma avaliação do primeiro turno e reiterou seu compromisso de votar para governo do estado em Henrique Alves e João Maia, conforme o Blog do Marcos Dantas já havia adiantado em primeira mão.

Vivaldo disse que ficou feliz com o reconhecimento do povo caicoense que o fez ser o deputado mais votado. “É altamente confortador depois de quarenta anos de vida pública, após disputar dezenas de eleições, abrir as urnas e ser o mais votado em Caicó, que é o maior colégio eleitoral do Seridó, com uma votação altamente gratificante”.

Garibaldi dispara contra Robinson Faria


 

O clima da campanha começou a esquentar com as declarações fortes dos aliados e candidatos que disputam o Governo do Rio Grande do Norte na eleição deste segundo turno. Nesta segunda-feira (20) o ministro da Previdência Garibaldi Filho disse que o candidato do PSD Robinson Faria não “pode ser governador com a péssima gestão como secretário de Recursos Hídricos, tendo feito apenas um poço quando poderia ter feito muito mais.

“O vice-governador não tem como explicar a péssima gestão na Secretaria de Recursos Hídricos e não tem como pedir o voto do eleitor potiguar tendo feito apenas um poço”, diz Garibaldi.

Em Nova Cruz, MP ajusta regularização de transporte escolar


Regularizar o transporte público escolar para as crianças de Nova Cruz. Esse foi o objeto do termo de ajustamento de conduta firmado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) com a Prefeitura do Município, que se comprometeu a em 120 dias adequar os veículos ao Código de Trânsito Brasileiro e às normas técnicas exigidas para a categoria.

Outra cláusula do termo celebrado é a que obriga o Município a manter apenas motoristas habilitados na categoria correspondente ao veículo transportado, e que possuam o curso específico exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro para o transporte escolar – o número total de motoristas deve ser igual ao de veículos utilizados, ficando vedada a utilização de motorista não habilitado ou não capacitado e do mesmo motorista para veículos diversos.

Vivaldo culpa Robinson Faria pela sua derrota


Foto: Ilmo Gomes

Na opinião do deputado estadual Vivaldo Costa o insucesso da sua reeleição se deve ao candidato ao Governo do PSD Robinson Faria que lançou o nome de Amazan Silva para a disputa na Assembleia.

Em entrevista coletiva Vivaldo declarou que se Robinson não tivesse lançado Amazan ele teria conquistado mais 6 mil votos e com isso não teria ficado na suplência. Na região, o Papa sofreu uma queda de 24 mil para 21 mil votos.

Trabalhadores nascidos em maio podem sacar amanhã abono salarial do PIS


Os trabalhadores com aniversário no mês de maio vão receber nesta terça-feira (21) o pagamento do Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito disponível no banco corresponde a um salário-mínimo, R$ 724. Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 23 milhões de pessoas no País têm direito ao benefício.

Os depósitos desta fase final foram iniciados no dia 14 para aqueles que nasceram em abril. O dinheiro pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015. O cronograma de pagamento do PIS referente ao período 2014-2015 será concluído no próximo dia 31 de outubro, com o pagamento do benefício para os nascidos no mês de junho.

Período de seca ameaça setor elétrico e preço da energia volta ao teto


O Globo informa que a perspectiva de secas mais longas e atrasos na estreia do período chuvoso pressiona o preço da eletricidade negociados no mercado livre e desafia a gestão do abastecimento no país.O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a sua estimativa de chuvas que chegarão aos reservatórios das hidrelétricas neste mês, para patamares bem abaixo da média histórica, em todas as regiões, exceto o Sul.

A estiagem do ano passado já levou as represas os menores níveis desde 2001, ano do racionamento. Mas as projeções apontam para um quadro ainda pior aos da crise de 13 anos atrás.

Solenidade marca comemorações pelo Dia do Aviador na ALRN


2db80fa0-26b5-4c2a-932a-96f8322e8c36

O Dia do Aviador, comemorado no próximo dia 23, foi lembrado na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) numa iniciativa do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS). A solenidade aconteceu esta manhã (20) e contou com a presença de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e de autoridades dos diversos segmentos da sociedade civil.

Lula não descarta disputar a Presidência em 2018


Luiz-Inacio-Lula-da-Silva-presidente-do-Brasil.-Foto-Arquivo-O-Globo

O Correio Braziliense estama que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participa amanhã em Pernambuco de ato de campanha ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT), não descartou, em entrevista a uma rádio local, na manhã desta segunda-feira (20), disputar a Presidência da República em 2018.

“Eu não posso pensar na eleição de 2018 agora. Quando chegar em 2018 eu terei 72 anos. Eu acredito que o Brasil terá quadros novos. Acho que já cumpri minha missão. Mas eu só posso dizer que não, porque eu não sei como será o contexto político daqui a quatro anos”, disse.

TSE estima que problemas com votação biométrica serão menores no domingo


images

Para evitar os mesmos problemas ocorridos com a identificação biométrica de eleitores durante o primeiro turno das eleições, a Justiça Eleitoral adotará algumas medidas para o próximo domingo (26).

Uma as orientações alerta sobre a forma correta que o eleitor deve posicionar o dedo, para evitar o não reconhecimento na primeira tentativa. O eleitor deve posicionar o dedo sobre o sensor e colocá-lo por completo, no centro, com a ponta tocando a moldura de plástico. O dedo deve ser mantido sobre o sensor até que apareça no terminal do mesário a mensagem confirmando o reconhecimento da digital.