Marcos Dantas

Fama de ignorante incomodava Seu Lunga

"Era tudo inventado", dizia cearense

Nascido em 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu, Joaquim dos Santos Rodrigues passou a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos – três homens e 10 mulheres.

Em entrevista às Páginas Azuis, do O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde “menino novo”, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Os cordelistas eram o principal alvo da mágoa de seu Lunga. “Eles ficam falando da minha pessoa, dizendo o que eu não sou”, lamenta. Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. “Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado”, se queixou seu Lunga, na época.

CapturadeTela2014-11-22a768s11.49.51

Morre aos 87 anos o poeta e personagem nordestino Seu Lunga


????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????O Povo – Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como “Seu Lunga”, morreu às 9h30 da manhã deste sábado, 22, na cidade de Barbalha, no Interior do Ceará. Seu Lunga foi internado na última quarta-feira, 19, por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou na sexta-feira, levando ao falecimento do poeta. Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.

De acordo com Demontier Tenório, primo em segundo grau do sucateiro, há cerca de seis meses ele foi submetido a uma cirurgia no esôfago, mas se recuperava bem. A previsão é que o corpo seja velado na Capela de São Vicente, em Juazeiro no Norte, próximo à sua residência. O sepultamento deve ocorrer no Cemitério do Socorro. Os horários ainda não estão definidos.

 Seu Lunga era um poeta, vendedor de sucata e repentista do Juazeiro do Norte, que ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga.

Morre o Monsenhor Ônio Caldas de Amorim


padreonio

A Igreja Católica do Seridó está de luto com a morte do monsenhor Ônio Caldas de Amorim. Aos 86 anos de idade, o religioso faleceu em Currais Novos na madrugada deste sábado (22). Nascido em Bananeiras/PB, Ônio Caldas se ordenou padre no dia 16 de agosto de 1953, em Jardim do Seridó. Esteve a frente das paróquias de São João Batista (Cerro Corá) e vigário paroquial de Sant’Ana e da Imaculada Conceição, ambas em Currais Novos.

Ônio tem fortes ligações com a cidade de Jardim do Seridó. Era um dos irmãos da ex-primeira-dama do Município, Olânia Caldas, que foi casada com o ex-prefeito Manoel Paulino e mãe do futuro presidente do Tribunal de Justiçam do RN, desembargador Cláudio Santos. O corpo de monsenhor está sendo velado na capela de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Gilberto Pinheiro, e as 16 horas será celebrada missa de corpo presente na matriz de Sant’Ana, e o sepultamento logo em seguida na capela de Santos Reis, no bairro Silvio Bezerra de Melo.

Mesários que faltaram ao 2º turno devem justificar ausência até terça-feira


Os mesários escalados para trabalhar durante o segundo turno das Eleições 2014 e que, por alguma razão, não compareceram, devem justificar a ausência até a próxima terça-feira (25).

Para justificar a ausência, o mesário faltoso deve ir a qualquer cartório eleitoral e apresentar a justificativa junto com a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento ou necessidade de se ausentar, para que o juiz eleitoral examine cada situação individualmente.

Dilma começa a abrigar derrotados nas urnas na Esplanada dos Ministérios


Lula e Dilma

A provável ida do senador Armando Monteiro (PTB) para o Ministério do Desenvolvimento retoma prática que a presidente Dilma Rousseff (PT) não pretendia adotar no novo mandato: abrigar derrotados nas eleições no primeiro escalão.

E Armando disputou e perdeu o Governo de Pernambuco, logo no primeiro turno. No Rio Grande do Norte também há uma expectativa que o hoje presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) possa ser indicado ministro. Assim como Armando, ele disputou e perdeu para governador do seu Estado.

Software brasileiro ajudará governo a mapear crimes na internet


O governo formou um grupo de trabalho interministerial para mapear e combater os chamados crimes de ódio na internet.Um software desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) será usado para identificar os autores das práticas ilegais. A informação é da Folha de São Paulo.

E o programa consegue mapear, tabular e analisar em tempo real de onde partem atos de ofensa e apologia aos atos de ódio em ambientes virtuais.A ferramenta filtra determinados termos e palavras, cruza dados públicos dos cidadãos e, em alguns casos, pode revelar a localização exata do internauta que publicou o conteúdo.

crime na internet

30 mil fieis na procissão de Nossa Senhora da Apresentação na capital potiguar


A multidão levou pelo menos 30 minutos para sair desde a antiga Catedral, na praça André de Albuquerque, para transpor dois quarteirões até a avenida Deodoro da Fonseca a partir da rua Ulisses Caldas, de onde a procissão saiu rumo à rua Mossoró, passando pela avenida Hermes da Fonseca, e daí voltando pela rua Apodi até a Catedral Metropolitana.Fotos: Divulgação.

procisao 2 Natal 2014

Os políticos na procissão da padroeira de Natal


Com atraso de meia hora, a procissão de encerramento dos 261 anos da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, arrastou cerca de 30 mil fieis pelo centro de Natal.

De políticos prestigiando o encerramento da festa, a governadora Rosalba Ciarlini participou da missa solene. Já o governador eleito Robinson Faria, a senadora eleita Fátima Bezerra, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo e o senador José Agripino Maia preferiram ir à procissão. Os deputados Felipe Maia, José Dias e Hermano Morais também estavam. Fotos: Márlio Forte.

procisao Natal 2014

Arena para festa com Magníficos será montada no Parque da Cidade em Florânia


Parque da Cidade em Florânia

Uma estrutura que contará com arena, palco, som, luz e iluminação será montada no Parque da Cidade de Florânia para o shows da próxima quarta-feira (26), onde se apresentarão as bandas Magníficos e Guilherme Dantas.

O evento faz parte da programação social alusiva a Festa de Nossa Senhora das Graças, co-padroeira de Florânia.As 500 primeiras senhas estão sendo vendidas ao preço de R$ 20,00 na Ginna Modas, Lojinha de Lêda, Espetinho do Cortez e LF Promoções. Foto: Vantuir Azevedo.

Ministério Público pede embargo de obra irregular que ocupa parte de rua em São Vicente


Rua São Vicente

O Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Florânia, expediu recomendação ao prefeito Joci Lins, para que seja embargada obra irregular bem como providenciada a demolição de construção que ocupa parte da Rua do Quinquê, Bairro Vereador Vicente Alves, de responsabilidade do Sr. Jean Alves dos Santos , tendo em vista que a referida edificação ocupa parte de uma via pública, bem de uso comum do povo.

E o prefeito pode cumprir a recomendação seja a partir do uso do poder de polícia ou ação demolitória. O promotor alerta que o não acatamento da Recomendação pode ensejar o ajuizamento de ação para responsabilização por improbidade administrativa. Foto: Edson Dantas.

Já de olho na reeleição em 2018, José Agripino começa a prestigiar os eventos no Estado


Jose Agripino Natal

O senador José Agripino é hoje uma liderança nacional… Presidente do DEM, ele tem participado de vários eventos fora do Rio Grande do Norte e tem ficado nos fins de semana em Brasília, ou no Rio de Janeiro, onde reside a sua mãe, dona Teresinha Maia. Esse ano, ele participou da campanha de Henrique Alves (PMDB) para o Governo, apenas em alguns comícios e mobilizações.

Como terá que renovar seu mandato em 2018, José Agripino começa a prestigiar os eventos no Estado. Acompanhado da esposa Anita Catalão e do filho, deputado federal Felipe Maia, ele foi a procissão de encerramento da festa da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. Foto: Jean Rocha.

Onda de demissões de comissionados também na Prefeitura de Jardim do Seridó


Agora é a vez da Prefeitura de Jardim do Seridó aderir a onda de demissões de cargos comissionados, como vem ocorrendo em outras cidades da região. A informação confirmada ao Blog do Marcos Dantas é de que o prefeito Padre Jocimar (PMDB) já solicitou o levantamento de todas as secretarias.

As exonerações serão justificadas pela contenção de gastos e a crise financeira que o Município vem enfrentando. A previsão é que de dois a três servidores sejam exonerados por cada secretaria. O número deve passar dos 20 demitidos.

Polícia Federal fará perícia em celular de candidato que recebeu tema de redação do Enem


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) requisitou perícia no celular de um dos candidatos que supostamente recebeu, antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema da redação por mensagem. A Polícia Federal (PF) no Ceará fará a perícia “com urgência”, segundo a assessoria de imprensa da PF. O MPF reuniu-se com procuradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na quarta-feira (19), a procuradora da República Nilce Rodrigues enviou um ofício requisitando as providências tomadas pela autarquia para apurar a suposta violação. A assessoria do órgão informou que o Inep apresentou, por ofício e também presencialmente, toda a logística de segurança envolvida na elaboração e aplicação do exame. O MPF agora aguarda o resultado da perícia no aparelho celular e das investigações para decidir os próximos passos. O órgão instaurou, no último dia 14, procedimento para apurar as denúncias feitas por estudantes do estado. Um dos candidatos entrevistados deixou o celular para ser periciado.

Vídeo com apologia ao crime gravado em Caicó é destaque no Datena


O vídeo onde aparecem alguns jovens criminosos caicoenses, fazendo apologia ao crime, exibindo armas e ameaças, continua repercutindo, e agora em rede nacional. O caso foi tema de reportagem do famoso programa Brasil Urgente, apresentado na TV Bandeirantes pelo jornalista José Luiz Datena.

A matéria dizia que a polícia do Rio Grande do Norte investiga um vídeo em que pelo menos cinco jovens mascarados e armados cantam letras de apologia ao crime e ameaças de morte. No vídeo, aparecem várias armas e munições e, segundo a polícia, um dos suspeitos que aparece na gravação já foi encontrado morto.

Clique aqui e veja a reportagem

Criança atingida por bala perdida em Caicó é transferida para Natal


Eduardo Dantas destaca em seu Blog que foi transferida para Natal a garotinha de 5 anos vitima de bala perdida durante uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (21) na Rua São Pedro no Bairro Boa Passagem na Zona Norte de Caicó.

De acordo com informações, o disparo atingiu a vitima no nariz, transfixou e se alojou no maxilar do lado oposto. A criança se manteve consciente e conversando com familiares e a equipe médica. Uma equipe de Suporte Avançado do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Caicó foi acionada e fez a transferência da vitima para Natal onde ela passará por procedimentos de retirada da bala que está alojada.

Nova Rádio Rural de Currais Novos entra no ar no dia 01 de Janeiro

Padre Ivanoff tem acompanhado pessoalmente os detalhes da implantação da Rural

padr ivanoff

Quase tudo pronto para a estréia da nova fase da Rádio Currais Novos, a pioneira no Seridó. Adquirida recentemente pela Diocese de Caicó, a emissora se transformará na Rádio Currais Novos Rural AM 920. O diretor da Fundação Educacional Sant’Ana, Padre Ivanoff da Costa Pereira confirmou nesta tarde ao Blog do Marcos Dantas que a todos os preparativos estão sendo ultimados, e a estréia da nova fase da emissora será no dia 01 de Janeiro de 2015. Ele tem viajado semanalmente à Currais Novos para acompanhar todos os detalhes dessa mudança, que promete revolucionar o rádio currais-novense.

A emissora deverá funcionar inicialmente nas dependências da Paróquia de Santana, onde já funciona a TV Cristo Rei. Toda a plástica, desse nova grade de programação, vinhetas, departamentos de produção e jornalismo já estão aos cuidados de competentes profissionais do Sistema Rural, que passa a contar agora com três rádios AM (Caicó, Currais Novos e Parelhas), uma FM (95 de Caicó) e um canal de Televisão, além de gráficas e jornais impressos.

Rosalba Ciarlini participa da missa solene da padroeira de Natal


rosalba-padroeira (1)

A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta sexta-feira (21) da missa em homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. A celebração na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo dom Jaime Vieira Rocha, é uma das atividades de encerramento das comemorações nas quais acontecem desde o dia 11 de novembro. O tema da festa este ano é “Com a Virgem da Apresentação anunciamos o Evangelho da Família”.

Mesários que faltaram ao 2º turno da eleição devem justificar ausência até dia 25


d7b697c5-d0bb-4746-8fba-22fa3ccdd86a

Os mesários escalados para trabalhar durante o segundo turno das Eleições 2014 e que, por alguma razão, não compareceram, devem justificar a ausência até a próxima terça-feira (25).

De acordo com o artigo 124 do Código Eleitoral, o mesário que faltou à convocação deve apresentar uma justa causa ao juiz eleitoral no prazo de 30 dias após o pleito. Quem não apresentar a justificativa poderá pagar multa que varia de 50% a um salário mínimo. O Código Eleitoral prevê ainda que, se o mesário faltoso for servidor público ou de autarquias, a pena será de suspensão de até 15 dias.

Urbano Faria estaria decidido a não disputar reeleição em Serra Negra do Norte

Grupo cobra definição de Urbano para começar a trabalhar nomes para 2016

118470

Foto: Tribuna do Norte

O prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria (PT) anda desestimulado de partir para um projeto de reeleição nas eleições de 2016. Faria já teria até externado um possível descontentamento com a política a pessoas mais próximas. Fontes garantiram ao Blog do Marcos Dantas que o fato de não ter conquistado uma boa avaliação para a sua administração também tem contribuído para a decisão do prefeito.

O “baixo astral” político de Urbano pode deixar o grupo politico do qual faz parte em uma situação delicada. Alguns começam a cobrar que o mesmo antecipe publicamente o anúncio da decisão de não disputar a reeleição, para que as articulações sejam feitas dentro de um prazo que se consiga chegar a um nome de consenso dentro do grupo. Rogério Mariz, com seu projeto de disputar a prefeitura de Caicó já estaria praticamente descartado de tentar suceder Urbano.

Conselho aprova orçamentos do FGTS para o exercício de 2015


O Diário Oficial da União publica nesta sexta-feira (21) resolução do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que aprova os orçamentos financeiro, operacional e econômico do fundo para o exercício de 2015 e o orçamento plurianual para o período 2016/2018.No último dia 6, o conselho aprovou os orçamentos financeiro, operacional e econômico do FGTS para o exercício de 2015. Serão aplicados R$ 76,8 bilhões nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura.

De acordo com os números divulgados pelo conselho, o segmento habitação receberá R$ 56,5 bilhões, sendo R$ 55,2 bilhões destinados à habitação popular; R$ 45, 7 bilhões às pessoas físicas e jurídicas; R$ 660 milhões ao programa Pró-Moradia; e, ao programa de descontos, R$ 8,9 bilhões. Para as demais operações na área de habitação o orçamento será R$ 1,3 bilhão.

Justiça retém recursos de investigados no escândalo da Petrobras


O Correio Braziliense estampa que o juiz federal Sérgio Moro, à frente dos processos referentes à Operação Lava-Jato, determinou o bloqueio de contas de investigados na sétima fase da operação. No total, o valor chega a R$ 47,8 milhões. O Banco Central informou ontem que cumpriu a decisão do magistrado que afeta 16 pessoas e três empresas por envolvimento no escândalo da Petrobras.

O bloqueio não significa, automaticamente, culpa dos envolvidos, mas uma medida de precaução para eventuais ressarcimentos de prejuízos causados. Em outro documento, o juiz proibiu que 11 dos investigados viajem ao exterior.

Segmento industrial do RN cobra segurança jurídica ao próximo governo


Marcelo-Queiroz-Fecomercio-HD-7-1024x678

O Jornal de Hoje detalha que os empresários da indústria do Rio Grande do Norte sabem que têm responsabilidade com a sustentabilidade, mas temem em continuar desprotegidos, sem a segurança jurídica para os licenciamentos dos seus empreendimentos – situação que vem prejudicando o segmento há diversos anos.

Para os representantes do segmento no Estado, o governador Robison Faria precisa trabalhar as leis e regulamentos de maneira clara e estável, de modo a diminuir o risco e o custo dos negócios, e atrair grandes investidores. “Precisamos de normas que tragam segurança jurídica aos empresários e investidores do Estado”, destacou Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RN).

Diretório do PT de Mossoró se reúne amanhã para definir estratégias


O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Mossoró estará reunindo todos os seus membros neste sábado a partir das 09 h. O encontro acontecerá no auditório do SECOM (Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró).

No encontro serão discutidas e analisadas as conjunturas políticas no estado e no país após a realização do pleito de outubro: ” O Brasil que sai das urnas”, detalhes para a posse da presidenta reeleita Dilma Rousseff, além de informes e encaminhamentos de interesse de todo o partido.

Município de Caicó e Sindicato dos Servidores se reunirão nesta segunda-feira


O prefeito em exercício, Oriel Segundo de Oliveira (PR) estará recebendo uma comissão do Sindicato dos Servidores Municipais de Caicó na próxima segunda-feira (24). O objetivo será abrir um canal de conversa entre o Município e o Sindicato que já anunciou para a terça-feira (25) uma parada de advertência dos funcionários, contra o decreto assinado pelo prefeito Roberto Germano, que suspendeu o pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e periculosidade de todos os servidores.

Além de Oriel Segundo, que permanece no cargo de prefeito até quarta-feira (26), quando Roberto Germano retorna de uma viagem particular, representantes da Procuradoria-Jurídica e outros segmentos da administração também estarão presentes na reunião.

Postos de combustíveis têm 15 dias para mostrar tabela de preços


Todos os postos de combustíveis de Natal terão prazo máximo de 15 dias para afixar um quadro informativo com todos os valores referentes à composição, insumos, encargos e impostos que determinam o preço final dos produtos comercializados aos consumidores.

A medida que teve início no último dia 19 deve ser feita em cumprimento à lei municipal nº 400/2014, promulgada ontem pela Câmara Municipal da Capital e que segue as orientações do Código de defesa do Consumidor (CDC).

Praia da Pipa receberá campeonato de surf neste final de semana


Surf Baia Formosa by AndréFrança

Praia, sol, ondas e muito surf. Será assim este final de semana na Pipa-RN, que receberá a primeira edição do Campeonato Rota do Mar Open Pipa Surf. Com a participação de atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, as primeiras baterias acontecerão já no sábado (22), pela manhã, na Praia do Amor.

No final da tarde do domingo (23), serão conhecidos os vencedores de cada categoria, que serão premiados com troféus e uma prancha exclusiva Rota do Mar. Além dos campeões, os primeiros quatro colocados de todas as categorias ganharão brindes exclusivos da marca.

“Papai-Noel dos Correios” realiza sonhos de crianças no Natal


correio

A 25ª edição da campanha solidária “Papai-Noel dos Correios” recebe até hoje as cartas de crianças de toda a cidade. A ação social visa atender a mais de mil crianças em zonas de risco de Mossoró, número maior do que em 2013, quando 909 correspondências se converteram em presentes para as crianças. Este ano, o tema da ação social será “É você quem tira esses sonhos do papel”.

O padrinho pode ir em qualquer uma das agências dos Correios na cidade, se cadastrar e escolher uma das cartas disponíveis. As correspondências podem ser resgatadas até o dia 28 de novembro e, posteriormente, os funcionários começarão a organizar e enviar as lembranças natalinas.

Prêmios não reclamados das loterias federais poderão ir para Fundo Nacional de Saúde


Os recursos de prêmios não reclamados das loterias federais administradas pela Caixa Econômica Federal (CEF) podem sair do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para integrar o Fundo Nacional de Saúde (FNS). É o que propõe o Projeto de Lei do Senado que será avaliado em reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na terça-feira (25), a partir das 11h.

Os prêmios da loteria prescrevem em 90 dias se não forem retirados por seus ganhadores. De acordo com a Lei que rege o Fies, 30% da renda líquida das loterias administradas pela CEF constituem receitas do fundo educacional, assim como os prêmios não procurados dentro do prazo. O projeto de Davim retira do Fies apenas o dinheiro dos prêmios não reclamados.

Deputados propõem construção de polo atuneiro em Areia Branca


A construção do Pólo Atuneiro de Areia Branca  foi proposta durante reunião realizada entre o secretário executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Otacílio de Lima Araújo, o deputado federal Betinho Rosado e o deputado estadual Souza.

Rosado apresentou informações sobre as estruturas já existentes na cidade e o desejo de desenvolver a atividade pesqueira local, levando mais financiamento para os pescadores, treinamento e equipamentos para industrializar o atum, agregando valor ao produto.

Previsão é de tempo fechado ao longo do feriado na capital potiguar


Viaduto da Prudente de Morais Natal

A meteorologia prevê para Natal nesta sexta-feira (21) em que se comemora o feriado da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação, tempo fechado ao longo do dia. No sábado, o tempo na capital deve abrir pela manhã no sábado e domingo. Nos dois dias, à tarde e à noite, a previsão é de pancadas de chuvas.

PRF intensifica fiscalização nas rodovias em Natal


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta sexta-feira (21) a fiscalização eletrônica e através de blitz do feriado de Nossa Senhora da Apresentação. As principais rodovias federais que cruzam o RN também terão monitoramento dos policiais que até a próxima segunda-feira (24) com um reforço de fiscalização e policiamento nas vias.

De acordo com informações da PRF, o objetivo é dobrar a fiscalização nesse feriadão, atuando no combate a crimes como tráfico de entorpecentes; crimes contra a propriedade; exploração sexual infanto-juvenil; porte ilegal de armas e outros. Uma das prioridades será a fiscalização do uso do cinto de segurança.

Chuvas começam a chegar na região do Seridó


As chuvas começam a banhar os municípios da região do Seridó nesta sexta-feira (21) quando a previsão é de boas precipitações nos municípios potiguares. Nas redes sociais já existem relatos de precipitações no município de Acari e no Distrito de Boi Selado situado próximo à Jucurutu. O registro fotográfico é do amigo Ismael Medeiros.

10730995_740320799395538_8193227781953985119_n

Prefeitura de Parelhas realiza oficinas de mobilização do Plano de Mobilização Social de Saneamento Básico


A Prefeitura Municipal de Parelhas através do Comitê de Coordenação da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, tem realizado nas comunidades rurais e bairros do município, oficinas de mobilização do Plano de Mobilização Social do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

 A equipe do Comitê de Coordenação esteve nesta Quinta-feira (20), no Sítio Cidade e Povoado Barra, atendendo a comunidades adjacentes. E ao longo das oficinas contemplarão os demais povoados, comunidades e bairros do município.

Casa do Estudante de Caicó comemora 54 anos enfrentando uma de suas piores crises

“Só não passamos fome graças a ajuda do povo de Caicó”, diz presidente da Casa

sidneycasadoestudante

Esta semana marcou os 54 anos de existência da Casa do Estudante de Caicó, onde por ela passaram milhares de alunos, muitos deles bem sucedidos em suas escolhas profissionais. Mas, de acordo com o atual presidente Sidney Figueiredo não existe muito motivo para comemorar. “Vivemos uma de suas piores crises, e pela primeira vez não vamos fazer festa de aniversário porque não tivemos a ajuda de ninguém, e de nenhuma instituição”, disse ao Blog do Marcos Dantas.

Sidney diz não ter nenhum constrangimento em afirmar que os cerca de noventa e quatro internos da Casa, este ano não “passaram fome” por causa das doações voluntárias da própria população caicoense e de instituições como a Sala de Reboco. “Temos internos de vários municípios, e são raras as prefeituras que nos ajudam a manter isso funcionando”. Sidney também demonstrou sua preocupação com a situação em que se encontra a estrutura física da Casa. “Paredes rachadas, teto ameaçando desabar a qualquer momento, e ninguém faz nada, não aparece ajuda de lugar algum”, desabafou.

Fernando Baiano deve depor nesta sexta-feira à Polícia Federal


O empresário Fernando Soares, conhecido como “Fernando Baiano”, deve prestar depoimento hoje (21) na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde está preso. Ele se entregou à PF na terça-feira (18) depois de ser considerado foragido.

Em depoimento de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse que o investigado arrecadava propina para o PMDB,  por meio de contratos com a Petrobras. O advogado dele, Márcio Oliveira Filho,  confirmou que o empresário tinha negócios lícitos com a Petrobras, mas negou que ele tenha qualquer ligação do partido. Em nota, a legenda repudiou a acusação.

Uma em cada três mulheres no mundo sofre violência conjugal


violencia domestica_1

Uma em cada três mulheres no mundo é vítima de violência conjugal, adverte a Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma série de estudos publicada na sexta-feira na respeitada revista médica The Lancet. Apesar da maior atenção dada nos últimos anos à violência contra mulheres e meninas, esta ainda se mantém em níveis “inaceitáveis”, segundo a OMS, que considerou insuficientes os esforços feitos.

Em todo o mundo, entre 100 e 140 milhões de mulheres jovens e adultas sofreram mutilações genitais, e cerca de 70 milhões de meninas se casaram antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade, enquanto 7% das mulheres correm risco de ser vítimas de estupro ao longo da vida, destacaram os autores destes estudos. A violência, “exacerbada durante os conflitos e as crises humanitárias”, têm consequências dramáticas para a saúde mental e física das vítimas, acrescentou a OMS.

Provas do Processo Seletivo da Escola de Agricultura de Jundiaí acontecem neste domingo em Caicó


As provas do Processo Seletivo da Escola Agrícola de Jundiaí estão confirmadas para o próximo domingo (23), em Caicó. O certame será aplicado na Escola Estadual Padre Edmundo Kagerer e deve contar com a participação de 135 candidatos inscritos. Eles concorrem aos cursos de Cooperativismo (30vagas), Comércio Exterior (35 vagas) e Informática (35 vagas). As provas aconteceram de 8h às 12h e recomenda-se que o candidato chegue meia hora antes.

Para outras informações foram disponibilizados os seguintes números telefônicos: 9909-8840 e 3417-2959. Os cursos são à distância e são frutos da parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, a Escola Agrícola de Jundiaí e o sistema Rede e-Tec Brasil. Os interessados vão passar por processo seletivo e os cursos ofertados são: Cooperativismo, Comércio Exterior, e Informática.

Prefeito Jaime Calado é recebido pelo papa Francisco no Vaticano


10153649_732861836789556_6933700695110175731_n

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, viveu momentos de grande emoção esta semana. Durante viagem a Europa, onde irá receber um prêmio do Instituto Ambiental Biosfera, em Portugal, antes ele foi recebido em audiência pelo papa Francisco no Vaticano/Itália. Na ocasião, o gestor municipal entregou ao Pontífice uma homenagem da Terra dos Mártires de Uruaçu em forma de medalha e recebeu um gesto de carinho do Santo Padre que o presenteou com um terço com o brasão papal.

A comitiva do Rio Grande do Norte ainda participou da celebração de uma missa solene na basílica de São Pedro, em comemoração ao aniversário da congregação do templo. O prefeito Jaime Calado, e mais os auxiliares Nazareno Alexandre e Joelma Máximo, além do assessor parlamentar Francisco Costa, foram convidados pelo cerimonial do Vaticano para a entrega das oferendas. Ainda acompanharam o prefeito Jaime Calado o Padre Nunes, pároco da paróquia de Neópolis (Natal), o secretário municipal de Tributação, Mario David e o consultor jurídico Leonardo Braz com sua namorada Francielly Karla. A comitiva Potiguar teve o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Arquidiocese de Natal, representada pelo padre Flávio Medeiros, do clero de Natal, atualmente prestando serviço na liturgia do Vaticano.

Quem são os dois deputados estaduais que estão descartados pelo Governo Robinson?


E a informação foi publicada pela jornalista Anna Ruth Dantas, interina esses dias da coluna de Eliana Lima, na Tribuna do Norte…

A Abelhinha visitante do alto PIB de Areia Preta traz a informação de que dois parlamentares são descartados para tudo e por tudo da próxima gestão.

A procissão fluvial com imagem de Nossa Senhora da Apresentação em Natal


Procissao Natal 2014

A tradição da procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação se repetiu pelo 11º ano na madrugada desta sexta-feira, 21 de novembro, feriado municipal em comemoração à padroeira de Natal.

O barco escola Chama-Maré, levando à frente a imagem da santa, saiu às 4h do Iate Clube, sob uma chuva fina, com cerca de 40 pessoas à bordo, entre sacerdotes, seminaristas, diáconos e fiéis católicos. Foto: Adriano Abreu.

Após dois anos, IPI de carro volta ao “normal”


Sem espaço no orçamento para mais desonerações de tributos, o governo decidiu não prorrogar a redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre carros. O imposto fica maior a partir de 1º de janeiro de 2015.

E segundo a Folha de São Paulo, para carros populares, a alíquota do imposto subirá de 3% para 7%, que é o seu valor originaI. Para os demais, a alíquota subirá de 9% para 11%, no caso dos carros flex, e de 9% para 13% para os modelos movidos à gasolina.

IPI de carros 2015

Presidente do Bradesco recusa convite de Dilma para o Ministério da Fazenda


Convidado oficialmente, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, recusou o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o comando do Ministério da Fazenda no lugar do atual ministro Guido Mantega.

Trabuco esteve com Dilma na quarta-feira (19), quando agradeceu o convite, mas disse que não tinha condições de aceitar por causa de compromissos assumidos com o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro Brandão.

Presidentes dos TREs realizam encontro em Fortaleza nesta sexta-feira


A presidente em exercício, desembargadora Maria Zeneide Bezerra e a diretora geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, do TRE-RN, estarão em Fortaleza nesta sexta-feira (21).

É que os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo país vão se reunir para uma avaliação dos trabalhos da Justiça Eleitoral nas eleições 2014. O evento marca o 63º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, que terá a presença do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.

Funcionários Municipais farão mobilização contra decreto que suspendeu horas extras, insalubridade e periculosidade


A informação foi confirmada pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó, Joseana Soares. Durante assembleia com associados nesta quinta-feira (20), que discutiu o decreto 394/2014, que suspendeu o pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e periculosidade de todos os servidores, a categoria decidiu ir as ruas de Caicó na próxima terça-feira (25) para protestar contra o decreto.

Joseana também confirmou que a mobilização terá início às 8 horas na Praça do Rosário, e o Sindicato deu entrada com ação na Justiça pedindo o cancelamento dos efeitos do decreto. O prefeito Roberto Germano alega ter feito tal ação mediante determinação de um termo de Alerta de Responsabilidade da Gestão Fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Wilma no penúltimo dia da festa da padroeira de Natal


wilma padroeira de natal

A vice-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria participou, na noite desta quinta-feira (20), na Catedral Metropolitana de Natal, da programação do penúltimo dia da 261 Festa da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação.

E ao final, a ex-governadora prestigiou a quermesse, quando vários fiéis se aproximaram para conversar, dar abraços, beijos e tirar fotos. Foto: Divulgação.

Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros de Parelhas comemorou Dia Nacional da Consciência Negra


A Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros do município de Parelhas, vivenciou neste dia 20 de Novembro, através do Ponto de Cultura Espaço de Resistência as ações em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. À tarde as 15h00min as crianças da comunidade assistiram através do CRAS/Ivan Bezerra ao Filme Rio 2, e as 19h00min aconteceram apresentações culturais, com o teatro do CAPS (Iluminart), a Orquestra Sanfônica de Parelhas, o poeta Neco do Joazeiro, o grupo de Percussão e os Negros do Rosário.

Participaram do evento, o Secretário de Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo, a vereadora Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara), Herbert Nunes Alencar (Técnico do INCRA) e Euzinete Freitas (Ponto de Cultura Cia das Artes). O prefeito Francisco Medeiros reconhece a importância das comemorações do Dia da Consciência Negra: “O debate em torno da valorização das nossas raízes é sempre necessário. Ver que a comunidade está participando e buscando apresentar a sua história aos nossos jovens desde cedo, levando eles a campo é muito gratificante. É uma oportunidade única e a Prefeitura não poderia deixar de apoiar“.

DSC02755

Leleu Fontes defende que portaria da Mesa-Diretora não anula eleição de Nildson


Quem escreveu ao Blog do Marcos Dantas foi o vereador Leleu Fontes (PROS), defendendo um ponto de vista que na sua opinião o ato da mesa-diretora da Câmara Municipal não anula a eleição de Nildson Dantas para a presidência do próximo biênio. Vamos ao que sustenta Leleu:

“A titulo de informação a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Caicó, biênio 2015/2016 não foi anulada. Acontece que por decisão da atual mesa diretora, presidente Lobão Filho, que assinou portaria com publicação no Diário Oficial do Estado, questionando a legalidade da antecipação da eleição. É importante esclarecer que esse documento ainda vai ser protocolado na Justiça Comum para apreciação e decisão judicial, não esquecendo do amplo direito de defesa da outra parte interessada”.

Roberto Germano confirma ter parcelado dívida deixada pela administração de Bibi Costa


O prefeito Roberto Germano acaba de regularizar junto a Caixa Econômica Federal um débito de FGTS do Município de Caicó, herdado da administração do seu antecessor Bibi Costa, no valor de 4 milhões, 075 mil, 236 reais e 12 centavos. Após acordos com a Caixa, o Município parcelou o débito em 180 prestações mensais de 22 mil, 640 reais e 20 centavos.

“Para um município que já se encontra em dificuldades financeira é um sufoco imenso, mas não podemos deixar o Município inadimplente junto a Caixa”, garantiu Roberto Germano.

Governadora prestigia Festa de Santa Maria Mãe, padroeira da Zona Norte


festa da paroquia Santa Maria Ma~e fot Vivian Galvão  (6)

A Governadora Rosalba Ciarlini participou do jantar de pré abertura da Festa de Santa Maria Mãe, padroeira do conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (20) e contou com a participação de cerca de 1000 fiéis. Durante os nove dias de festa, a paróquia promoverá novenas e pregações com o tema “Santa Maria Mãe da Família, Berço da Vida, Protagonista da Fé”.

Para o Padre Silvio Brito, um dos organizadores do evento, este é um momento importante para a comunidade cristã por promover a comunhão “São dias de evangelismo intenso, quando as famílias e amigos podem se reunir para estreitar os laços”, disse o Padre. Durante a festa, a Governadora também levou uma palavra de união aos fiéis “Fiquei encantada ao ver a união dessa comunidade.  Precisamos unir nossos corações e orações e pedir as bênçãos de Santa Maria Mãe para todo o Rio Grande do Norte”, declarou.

Começa a Festa de São Sebastião em Equador


Teve início nesta quinta-feira (20) a festa de São Sebastião, padroeiro de Equador. O novenário segue desta sexta (21) até o dia 29 de novembro. O encerramento acontece no dia 30 com missa solene e procissão. A prefeitura é parceira da paróquia no apoio a muitos eventos.

Para Noeide Sabino, prefeitura do município a festa é um momento de reverenciar a fé em Deus, resgatar a origem do município a partir da devoção a São Sebastião, receber os filhos ausentes e vivenciar a Palavra de Deus em comunidade.  Dentre os eventos sociais que se destacam estão a II Feirinha de São Sebastião nesta sexta (21); Passeio dos Jipeiros de Parelhas no sábado (22); Chazinho da Vovó no domingo (23); o pavilhão da Festa no dia 28.

festa de sao sebastião social

Prefeitura de Caicó promove 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra Mulher


Ativismo Caicó

A prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizará ações de enfrentamento à violência contra a mulher com campanha em atenção aos 16 dias de Ativismo.

A programação tem início no próximo dia 25 de novembro, das 07h30minhs às 12h00minhs no Auditório da 10ª DIRED com um Seminário abordando a temática aos 16 dias de Ativismo. A campanha está sendo desenvolvido em parceria com CREAS e CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, 10ª DIREC.

Programação da Semana de Ativismo:

Data: 24 a 28/11/2014 – Programas de Rádios – Participação das Conselheiras do CMDM e Representantes de Movimentos de Mulheres.

Data: 26/11 (Quarta-feira) – Campanha do Laço Branco e Palestras realizadas pelas instituições parceiras sobre os 16 Dias de ativismo (Homens aderindo à campanha com o laço branco). Público Alvo: Homens e estudantes. Palestras: Nas escolas e fábricas (Bonés, calçados, oficinas).

Data: 27/11 (quinta-feira) – Dia de orientação e reflexão para as Catadoras e Mulheres vítimas de violência acompanhadas pelo CRAS e CREAS. Realização: Equipe do CRAS da Zona Oeste. Local: CRAS Zona Oeste- Horário: às 14h.

Data: 28/11/2014. – Encerramento da Campanha com a Caminhada “Mulher Viver sem Violência”. Local: Concentração na Praça da Alimentação José Augusto. Percurso: Avenida Coronel Martiniano e cruzamento com a Avenida Seridó. Horário De Saída: 07h30min.

Inconformado com anulação da eleição, Ivanildo do Hospital diz que Lobão pode ser cassado


O debate na Câmara Municipal de Caicó acirrou de vez. A atual mesa diretora da Casa, através do presidente Lobão Filho, busca anular a eleição para a presidência no biênio 2015/2016, quando oito vereadores – o que equivale à maioria absoluta – elegeram Nildson Dantas presidente. Na sessão ordinária de ontem (19), o vereador Ivanildo do Hospital contestou veementemente a decisão de Lobão.

Ao invés do senhor se preocupar em tentar anular a eleição da nova mesa diretora, que foi feita com amparo regimental e total segurança jurídica, deveria saber que já circula extraoficialmente um parecer do Tribunal de Contas que aponta supostas irregularidades na sua gestão”, lembrou Ivanildo. E continuou: “Vossa Excelência corre o risco de ser punido e ficar inelegível por oito anos, tendo em vista prática de improbidade administrativa”. Ainda segundo Ivanildo, uma equipe do TCE fiscalizou há alguns dias todos os gabinetes do Legislativo caIcoense.

Câmara Municipal de Caico demitirá comissionados e convocará aprovados no concurso público


A Câmara Municipal de Caicó estará convocando nos próximos dias novos aprovados no concurso público. Para isso, a mesa diretora confirmou que estará provocando algumas demissões de pessoas que ocupam cargos comissionados na Casa Legislativa. A iniciativa atende um acordo feito junto ao Ministério Público para a convocação dos aprovados no concurso.

Ao longo destes dois anos, em entendimento aos demais vereadores, a mesa diretora já promoveu diversas medidas com o fim de sanar e equilibras as finanças do Poder Legislativo para que assim fosse possível garantir o cumprimento das obrigações, dentre as quais: redução de subsídio dos vereadores, redução do numero de cargos comissionados, redução de gastos com material de expediente, dentre outros.

Luciano Ramos tem recondução ao cargo de Procurador Geral de Contas aprovada pela Assembléia


O Procurador Geral de Contas, Luciano Silva Costa Ramos, teve o nome aprovado pelos deputados para ser reconduzido ao cargo. A sessão secreta para votação foi realizada esta manhã (20).

Indicado pelo governo do estado para ser reconduzido ao cargo, seu nome havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em sessão na qual o procurador prestou contas do trabalho realizado no último biênio e discorreu sobre as perspectivas para o futuro mandato. Na sessão secreta também foram votados os projetos de lei para concessão de título de cidadania.

George Soares manifesta preocupação com estado da Lagoa do Piató


948fd6c4-cf65-456e-9ddd-7daf2fe5c2f4

O deputado George Soares (PR) manifestou hoje (20) a preocupação dele com a situação em que se encontra a lagoa do Piató, na cidade de Assu, por causa da seca no Estado e cobrou providências do governo do Estado para a sua recuperação.

Segundo o parlamentar, o local conhecido como ponto turístico da cidade, sustenta mais de mil famílias residentes nas comunidades que circundam a lagoa. No entanto, ressaltou que a seca e a falta de planejamento por parte dos poderes responsáveis estão matando um dos principais cartões portais do Vale do Açu.

Senadora caicoense Ivonete Dantas discute MP das Farmácias


Ivonete e Farmaceuticas

A votação do relatório final da comissão mista que analisa a MP das Farmácias (MP 653/2014), programada para esta quarta-feira (19), foi adiada para a próxima terça (25). Para tratar desse assunto, ontem, a Senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN) recebeu em seu gabinete mulheres representantes do setor farmacêutico do RN.

A parlamentar potiguar discutiu com as farmacêuticas os pontos mais polêmicos da MP 653/2014 e se mostrou contra a medida que desobriga a presença dos farmacêuticos nas farmácias e drogarias. Além disso, o texto institui a assistência farmacêutica por telefone ou remota, impossibilitando uma avaliação pessoal do paciente, e tira também a possibilidade de fiscalização pelos Conselhos Regionais de Farmácia para exigir a presença do profissional.

Grupo francês inaugura amanhã três parques eólicos em Areia Branca


parque-eolico-mel-2-em-sao-cristovao-areia-branca-rn-foto-carlos-junior

O grupo francês Voltalia inaugura amanhã (21), em Areia Branca (RN), três parques eólicos, localizados em umas das regiões brasileiras de maior potencial eólico. Os parques eólicos UEE Carcará I, UEE Carcará II e UEE Terral serão os primeiros parques da empresa Voltalia gerando energia no Brasil.

Os três parques representam um investimento total de aproximadamente 400 milhões de reais e são provenientes de leilão realizado pela ANEEL em 2011. Com uma capacidade instalada de 90 MW, a geração de energia dos três empreendimentos é suficiente para atender aproximadamente 183 mil famílias.

IPI para automóveis sobe a partir de janeiro


O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis será elevado a partir de 1º de janeiro, segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. Ele esteve reunido, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O governo reduziu o IPI em maio de 2012 para a ajudar a manter a economia aquecida.

Com a elevação, segundo Moan, o carro popular irá subir de 3% para 7%; o carro médio de 9% para 11%, quando flex, e para 13% quando só a gasolina. A decisão de repassar ou não as alíquotas integralmente para os preços, segundo ele, dependerá de cada empresa. Moan não quis antecipar o impacto do reajuste nos preços.

Caern suspende temporariamente abastecimento em Caicó e São Fernando


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou hoje que o Sistema Adutor Manoel Torres está paralisado até o fim da tarde para que seja realizado um trabalho de manutenção.

Com a paralisação, o fornecimento de água para o município de São Fernando e 70% da cidade de Caicó, abastecidos pelo sistema, foi suspenso. A empresa está realizando a manutenção das bombas EB-1 e EB-2. Os municípios de Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas não foram afetados pela paralisação.

Álvaro Dias aposta em surpresas na eleição da presidência da Assembléia


Do Blog de Thaisa Galvão

Quem não dava muito crédito às articulações do deputado eleito Álvaro Dias para voltar a ser presidente da Assembleia Legislativa, começa a mudar de ideia. Álvaro, que presidiu a AL por 3 biênios, tem conversado… E nas conversas, tem constatado que o dia primeiro de fevereiro, quando depois de empossados os deputados elegerão a mesa diretora da Assembleia, será de muitas surpresas. Uma espécie de terceiro turno das eleições estaduais no quesito “surpresa”. Por enquanto, a hora é de muito silêncio. Silêncio que só faz barulho nas conversas de pé de ouvido. Como as do próprio Álvaro com o governador eleito Robinson Faria e com o atual presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta. Álvaro se encontrou com Robinson num shopping de São Paulo. Os dois se cumprimentaram e sentaram para uma conversa no dia seguinte, em outro shopping.

Álvaro foi presidente da AL e teve Robinson como primeiro secretário. Terminado seu mandato, se elegeu deputado federal, mas apoiou a eleição de Robinson para presidente. Na conversa dos dois, que na eleição estiveram em palanques opostos, um revival dos tempos em que atuaram como parceiros. Mas Robinson deixou claro o que tem dito: vai se envolver o mínimo possível na eleição da mesa diretora. Com Ricardo Motta, a conversa de Álvaro Dias foi na Assembleia. Álvaro falou de seu projeto e ouviu de Ricardo a disposição de não arredar pé da reeleição. Ricardo segue candidato apostando na gestão e parceria com os deputados.