Marcos Dantas

Falta de estrutura na Saúde de Caicó continua tirando a vida de seres humanos


Hospital do Seridó: Referência em Obstetrícia ?

Hospital do Seridó: Referência em Obstetrícia ?

A gestante Josana Varela Pessoa, de 36 anos de idade foi apenas mais uma vítima da falta da estrutura de Saúde de Caicó. Ela pagou com a sua vida pela negligência dos governos de não dotar os hospitais da cidade, principalmente o Hospital do Seridó, única referência em obstetrícia da cidade, de condições para o atendimento de partos de alto risco, como no caso da paciente que faleceu.

Josana deu entrada na urgência do Hospital Regional do Seridó nesta noite de segunda-feira (26), a princípio com suspeitas de parada cardiorrespiratória. Foi atendida pelo médico de plantão, Dr. Gabriel Medeiros que vendo a gravidade do problema e por não ter a estrutura necessária e a Unidade não ser referência em atendimento solicitou que um enfermeiro ligasse imediatamente para o Hospital do Seridó solicitando receber a paciente, mas sem sucesso. Dr. Gabriel conversou com o Blog do Marcos Dantas sobre o assunto:

Hospital Regional: Referência em urgência?

Hospital Regional: Referência em urgência?

Como se deu a morte da mãe e da criança?
Gabriel – A morte dela provavelmente foi ocasionada devido ao quadro de hipertensão gestacional, já que ela vinha sendo acompanhada em um pré-natal de alto risco e essas paciente geralmente evoluem para um quadro de eclampsia, que é bem grave e que as vezes não tem como ser revertido. No momento que a paciente chegou aqui, a gente não teve nem como dar esse diagnóstico de eclampsia. Ela já estava em parada cardíaca, vinha agonizando e nós iniciamos os procedimentos para tentar ressuscitar a paciente, fizemos um contato com Hospital do Seridó afim de que a paciente fosse levada pra lá, mesmo estando numa condição não muito onde a gente não poderia afirmar se ela iria sobreviver ou não, já que estava em quase 10 minutos de parada e ela não apresentava nenhuma resposta. Mas a intenção da gente era que a paciente fosse pra lá na tentativa de se fazer uma cesária de urgência e pelo menos ver se a criança teria viabilidade ou não. O contato que foi feito pelo enfermeiro foi recebida a resposta de que lá não tinha estrutura e podia mandar para Natal. Mas a paciente não tinha condições de ser mandada para Natal, pois estava em parada. Então nós continuamos o procedimento e foi tentado um outro contato com o Hospital do Seridó, pedimos pra que fosse feita a cesária aqui no Gospital Regional, mas foi negado também ao dizerem que não teria como. Então continuamos a massagem cardíaca pelo período de 340 minutos que é indicado, como não houve resposta da paciente, paramos as manobras. Fizemos o contato com o cirurgião de sobreaviso, Dr. Nilson Dias, ele veio para o Hospital. Quando chegou no Hospital, eu também não sabia, o obstetra já estava aqui tentado fazer a cesária e ver se conseguia algum êxito com relação a criança, porque a mãe já estava sem vida. O que ocasionou provavelmente foi essa crise de eclampsia, que gerou um dano muito grande ao coração, e a paciente evoluiu para parada cardíaca.

A criança sobreviveu?
Não. Dr. Francimar veio fazer o procedimento e a criança já estava morta. É bom esclarecer que às vezes as pessoas não entendem, que o fato da paciente ter vindo para o Hospital Regional, se eu me referi a algum familiar e ele interpretou que o Hospital não tinha estrutura, a estrutura a que eu me referi foi obstétrica. De você ter como escutar uma barriga, ver se o feto tem batimento ou não, e outros procedimentos obstétricos. A gente fez o que um hospital geral faz, mas a paciente deveria ter ido para o Hospital com referencia em obstetrícia. A falta de estrutura que eu me referi foi essa, e não que o Hospital Regional não tem estrutura para atender um paciente com parada cardíaca. Apesar de todas as dificuldades o Hospital Regional de Caicó tem feito um trabalho bem diferente do que vinha sendo feito anteriormente. A UTI hoje funciona, tem um serviço de cirurgia que também funciona, serviço de ortopedia que funciona, a urgência aos trancos e barrancos a gente vai fazendo o que pode. Se existe referencia em obstetrícia em Caicó, é o Hospital do Seridó. Gestantes devem ser encaminhadas para o Hospital do Seridó, porque o obstetra é quem trata de gestante, o clinico-geral pode tratar na falta de um obstetra, mas existindo o profissional o ideal é que a gestante seja tratada por um obstetra.

Porque você acha que houve essa negativa do Hospital do Seridó?
Sinceramente eu não sei. Não conheço a estrutura do Hospital do Seridó. Não sei o que tem e o que não tem. Não sei por que houve a negativa. O procedimento que deveria ser tomado era ligar para o Hospital do Seridó que teoricamente é o hospital referencia em obstetrícia de Caicó. Mas que a gente sabe que essa referência não vem sendo a melhor possível.

Diante dessa negativa do Hospital do Seridó, e a demora na chegada do obstetra, o senhor pensou em abrir a paciente?
Eu pensei, porque eu estava diante de um quadro que eu, como médico já tinha passado, mas viabilidade da criança, já de nove meses eu fiquei com vontade de abrir a barriga, mas a gente tem sempre que usar pela prudência e não querer causar estardalhaço, nem factoides sobre uma coisa que você ia gerar mais sofrimento para a Família. Isso aí era uma coisa que a gente bate o desespero na tentativa de salvar uma vida. Quero deixar claro que as negativas do Hospital do Seridó, a gente não pode afirmar que se elas tivessem acontecido do contrário a criança estaria viva. Eu não estou dizendo que o fato da instituição não ter recebido a paciente foi determinante para a morte da criança, mas eu fiz e farei todas as vezes que precisar, pelo fato de que a gente tem que ir até onde a gente pode.

Ex-comandante da Polícia Militar, Coronel Araújo agora assina um blogue na rede


Ex-comandante da Polícia Militar por cinco anos, coronel Francisco Canindé Araújo está na reserva da corporação, mas não deixou de exercer outro ofício. Cel. Araújo é o mais novo blogueiro do Rio Grande do Norte. As observações e notícias sobre a segurança você pode conferir no www.coronelaraujo.com .

Coronel Araujo

1º lugar em Medicina na UFRN obteve nota 810.00


1º lugar medicina

João Cláudio Urbano, de 18 anos, um dos alunos do Colégio Ciências Aplicadas, conquistou o 1º lugar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Sisu seleciona as melhores médias do ENEM para ingresso em instituições públicas de ensino superior.  O resultado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (26), no site do Sisu.

O aluno obteve nota 810.00. “A sensação que tenho agora é de dever cumprido. Sempre gostei de ajudar as pessoas, por isso decidi que queria estudar medicina. Agradeço aos meus professores que sempre me apoiaram e me fizeram acreditar que um sonho difícil não é um sonho impossível”, disse João, emocionado com o resultado.

Grupo Vila fecha 2014 com crescimento de 13%


O Grupo Vila, empresa potiguar especializada em serviços funerários, fechou o ano de 2014 com um faturamento de R$ 76 milhões, o que corresponde a um crescimento de 13% em relação a 2013. Com 67 anos de atuação, o Grupo Vila conta com 850 funcionários e está presente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Grande parte do investimento da empresa é voltado para ferramentas tecnológicas que otimizam o trabalho com agilidade, comodidade, economia e melhor atendimento aos clientes.

Exemplos disso são o obituário online, sistema de localização de jazigos, mural de homenagens virtual, floricultura online e o velório virtual. Quanto a este, o Grupo foi pioneiro em sua implantação no Brasil em 2011, modernizando o serviço e trazendo ao país o que se tem de mais novo no ramo. Para o diretor executivo Ibsen Vila, o resultado é fruto de um trabalho fundamentado na busca constante por produtos e serviços de qualidade, com foco no cliente. “Esse crescimento só foi possível porque sempre mantivemos os valores plantados pelo fundador Aurino Vila desde o início e que são a missão da empresa: prestar serviços funerários, primando pela tradição de respeito às pessoas”, revelou.

Fátima Bezerra será empossada senadora neste domingo


A senadora diplomada, deputada federal Fátima Bezerra (PT), recebeu comunicado de convocação para a sessão preparatória para posse dos senadores eleitos e eleição da mesa diretora do Senado Federal, que ocorrerá no próximo domingo (01 de fevereiro), às 15h, no plenário do Senado Federal.

Por sua vez, no dia 02, às 15h, no plenário da Câmara dos Deputados, ocorrerá sessão solene do Congresso Nacional de abertura dos trabalhos. Já na terça-feira (03), às 14h, terá início a primeira sessão deliberativa ordinária de 2015.

Governador Robinson Faria anuncia pagamento de janeiro em dia


O governador Robinson Faria vai pagar em dia o salário dos servidores do Estado. O calendário de pagamento de janeiro já está fechado e ocorrerá nos seguintes dias: 29 de janeiro, serão pagos os salários dos aposentados e pensionistas. E, no dia 30 de janeiro, receberão os servidores da ativa da administração direta e indireta. “Sempre tenho reiterado que o Governo não medirá esforços para cumprir o calendário de pagamento e que não estamos aqui para punir os servidores do Estado. O desequilíbrio fiscal existe, mas desde que assumimos, temos trabalhado incansavelmente para cumprir com o mínimo devido aos servidores do Estado”, disse o governador, Robinson Faria.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, ainda não há condições de se estabelecer um calendário para os próximos meses, devido o desequilíbrio fiscal em que foram encontrados os cofres públicos. Segundo informações da Seplan, o valor total que será pago aos servidores estaduais é de R$ 283.764.758,87, distribuídos entre 62.596 servidores ativos; 33.447 aposentados e 10.482 pensionistas.

Candidatos potiguares aprovados na UFRN somam 85% do total de vagas


A Pró-Reitoria de Graduação da UFRN divulgou na tarde de hoje, que, dos 6833 candidatos aprovados na 1ª chamada do SiSU 2015.1 da Instituição, 5822 (85,2%) são do Rio Grande do Norte, residentes em 143 municípios distintos do estado. Após a 2ª chamada, quando serão preenchidas as vagas dos selecionados na 1ª chamada que não se cadastrarem, o percentual de potiguares deve ficar ainda maior, já que a taxa de comparecimento dos estudantes de outros estados é tradicionalmente menor do que a dos estudantes locais.

Dos candidatos do RN, 60,8% foram aprovados no curso de 1ª opção, enquanto 39,2% conseguiram vaga na 2ª opção. Já entre os candidatos de outros estados, 49,1% foram selecionados na 1ª opção e 50,9%, na 2ª opção. Na 1ª chamada, houve candidatos aprovados na UFRN de todas as unidades federativas do Brasil. Os estados que tiveram mais candidatos com êxito foram o Ceará, com 216 aprovados, São Paulo, também com 216, Paraíba, com 86, e Minas Gerais, com 76 aprovados.

Prefeito de Parelhas recebe confirmação de que aulas no IFRN serão iniciadas este ano


IMG-20150122-WA0001

Na última quinta-feira (22), o prefeito de Parelhas Francisco Medeiros recebeu em seu gabinete, o engenheiro e fiscal de Obras do IFRN/Campus Parelhas, Haroldo Martins, e o representante da empresa responsável pelas obras de construção do Campus de Parelhas, que prestaram contas da execução das obras do Instituto.

O IFRN com investimentos que ultrapassam os vinte milhões de reais beneficiará os moradores de Parelhas, Santana do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Equador, Jardim do Seridó, Acarí e parte da Paraíba. Francisco Medeiros comemorou a notícia de que ainda este ano as aulas terão inicio. Pois enquanto vereador em 2001 iniciou a luta pela vinda do Instituto para Parelhas, e agora na condição de Prefeito tem a possibilidade de inaugurar o Campus: “Eu estou muito feliz, e faço questão de inaugurar na minha gestão esse Campus, que somente engrandecerá a educação de Parelhas e de todo o Seridó”, disse.

Kelps Lima leva Campanha “A calçada é do pedestre” para cidades do RN


foto (54)

A campanha “A Calçada é do Pedestre”, que orienta motoristas a não pararem seus carros sobre as calçadas, vai circular em quatro endereços diferentes esta semana. Nesta segunda-feira, 26 de janeiro, a panfletagem será em Candelária. Na terça-feira, em Parnamirim. Já na quarta-feira, os panfletos serão distribuídos na Zona Norte de Natal.

Na sexta-feira, o idealizador da campanha, deputado Kelps Lima, fará panfletagem nas ruas de Mossoró, acompanhado dos membros do partido Solidariedade em Mossoró, que é comandado na cidade pelo vereador Soldado Jadson. “A Calçada é do Pedestre” visa transformar em tema recorrente na opinião publica potiguar a necessidade de mudanças importantes na condução de políticas públicas de mobilidade urbana.

Prefeito de São Vicente é condenado a perda dos direitos políticos pela Justiça Federal


image

Notícia que o Blog do Marcos Dantas pública em primeira mão. O prefeito Joci Lins (PMDB), acaba de ser condenado pela Justiça Federal. Pela sentença do juiz Hallinson Rego Bezerra, o prefeito de São Vicente Teve a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 05 anos; b) Pagamento de multa civil no valor de R$ 5.000,00; c) Proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 05 anos. Eis a sentença na íntegra (Clique na imagem para ampliá-la:

 image

Os primeiros colocados nos cursos da UFRN em Caicó


A caicoense Lara Valeska, primeira colocada no curso de Medicina da UFRN de Caicó teve a sexta melhor nota, entre todos os primeiros colocados nos respectivos cursos oferecidos pela UFRN em todo o Rio Grande do Norte. O Blog do Marcos Dantas destaca os primeiros colocados dos cursos da UFRN em Caicó:

Medicina – Lara Valeska de Medeiros Rocha (Nota 790,6)

Sistemas de Informação – Saint Clair da Cunha Lima (nota 717,0)

Direito – Lucas Mateus de Lima Medeiros (nota 714,9)

Matemática – Antonio Neudvam Bandeira Lima (Nota 706,6)

História – Evelyne Joyce Dantas Lucena (Nota 688,8)

Pedagogia – Leda Mayara Alves da Silva (Nota 653,6)

História – Emanuel Caio Araujo Lobato (Nota 650,8)

Geografia – Jose Thadeu Soares dos Santos Junior (Nota 648,9)

Geografia – Ravena Valcacer de Medeiros (Nota 634,4)

História – Deize Camila Dias Salustiano (Nota 627,8)

Jovem caicoense do bairro João XXIII é uma das primeiras colocadas em Nutrição da UFCG


Patrícia ao lado de sua mãe Maria José

Patrícia ao lado de sua mãe Maria José

Outra jovem caicoense que tem motivos de sobra para comemorar é Patrícia Faria. Ela foi à primeira colocada na modalidade de cotas (estudante de Escola Pública) no curso de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande.

Moradora do bairro João XXIII, Patrícia sempre estudou em escola pública, dentre elas a Escola Estadual Calpúrnia Caldas e o IFRN de Caicó.

Jovem de 19 anos é o primeiro lugar de Medicina em Caicó


10245495_756197177804728_8871192861050529825_n

O primeiro lugar do curso de Medicina da UFRN de Caicó é Lara Valeska de Medeiros Rocha, uma natalense de 19 anos, mas que desde sua infância reside na Rua Major Salviano, no centro de Caicó.

Lara, durante boa parte de sua preparação estudou ao lado do seu namorado João Luiz, que também foi aprovado para o mesmo curso, ficando em 4º lugar.

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – IFRN


FÍSICA
Grau Licenciatura | Turno Noturno
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ALECIO ALVES DE MEDEIROS 141037645963
ALESSANDRO VINICIUS PEREIRA ROLIM DE ARAUJO 141043425694
ANDERSON DE MEDEIROS 141013420627
ANDRIO VITOR MARTINS RODRIGUES 141014246922
AUDAIR JOSE DA SILVA 141013906627
CARLOS ALBERTO DE SOUZA 141082589392
CARLOS LEONARDO RODRIGUES NOVAES CARVALHO 141006012764
FLAVIO OLIVEIRA DE AMORIM 141021952853
HELDER AZEVEDO DE MEDEIROS 141025989590
JOSE JEFFERSON DE OLIVEIRA CONFESSOR 141042222811
MICAEL RODRIGUES PEREIRA 141010447796
NELSON ARAUJO DE MEDEIROS 141030055931
NILSON GOMES DO NASCIMENTO JUNIOR 141088979907
PHILIPPE MANOEL DE BARROS CARVALHO CANUTO 141023454354
RICARDO VARELA DA COSTA JANUARIO 141050564963
SAMANTHA LARISSA SILVINO DOS SANTOS 141023179086
TIAGO ELIAS XIMENES 141080450770
VANESSA PATRICIA DE LIMA 141018948620
WALMIR MARINHO BARBOSA 141041510295
WILLIAN BRENO DANTAS DOS SANTOS 141067514727

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – Sistemas de Informação


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Grau Bacharelado | Turno Integral (Mat/Vesp)
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ALAN DE MEDEIROS TAVARES 141037803232
ANANIAS JOSE DANTAS BISNETO 141019198331
ANDREY EWERTON VILAR DA SILVA 141065518741
ANTONINO AUGUSTO DE MEDEIROS FERNANDES 141036494449
ANTONIO ADEILSON DA SILVA 141024453670
ANTONIO KELISON DE SOUZA BESSA 141039845188
ARTHUR COSTA GORGONIO 141048504592
ARTUR CARLOS SANTIAGO DE OLIVEIRA 141009793694
AXEL CRISPIM E MEDEIROS 141092509383
AZEMIR FRANCISCO SILVA DE AZEVEDO 141050367475
BEATRIZ CRISTINA MEDEIROS DE LUCENA 141020012873
BISMARK GONCALVES DO NASCIMENTO 141010991917
BRUNO DANTAS DE ARAUJO 141085970283
BRUNO HELBER MAIA DE OLIVEIRA 141088628799
CAINAN TEIXEIRA ALVES 141019079323
CARLOS ANTONIO MARIZ RAMOS 141011534650
CLEBESON DE AZEVEDO NOGUEIRA 141028262101
CRISTOVAO FABIO DA SILVA 141011640743
DOUGLAS OLIVEIRA SANTOS 141045653112
EDUARDO DA SILVA AZEVEDO 141000121162
ELTON DANTAS DA SILVA 141015883713
FERNANDO JOSE DOS SANTOS 141023691631
FRANCISCO LUCAS VIEIRA DO NASCIMENTO 141040031041
GORGONIO PAES DE BULHOES 141024372394
GUSTAVO MORAIS SOARES 141054797091
INGRID DANIELEY VALE DOS SANTOS 141005696163
IVANILSON DANTAS DE SOUZA 141008696440
JANAILTON GALVAO PEREIRA 141027678532
JEAN CARLOS DINIZ 141030183841
JOHNATAN WESLEY DA SILVA LIMA 141021286900
JORGE JUNIO DA SILVA 141020034621
JOSE JOELSON BEZERRA DE BRITO 141015664299
JOSE VICTOR DA SILVA DANTAS 141089365015
JULIANA FELIX DE OLIVEIRA 141055928432
KARLEANDRO ULISSES DE MEDEIROS LUCENA 141037664917
KASSIO CUNHA DE AZEVEDO 141014453049
KELY MOREIRA DE ARAUJO 141097429175
LAURIETE RAMALHO DA SILVA 141032908001
LUCAS ANTONIO DE MEDEIROS TEIXEIRA 141009555084
LUZIERTE DOS SANTOS 141018342012
MARCELO GOMES DOS SANTOS 141082415408
MARCOS TULIO DE LIMA VIANNA 141058426276
MATHEUS SILVA DANTAS DE QUEIROZ 141051982050
MERYELLE MARA DE OLIVEIRA SANTOS 141018309015
PEDRO LUCAS DE MELO LOPES 141071382627
RAFAEL LOPES DE ANDRADE GOMES 141013294583
REINALDO MIGUEL VIEIRA 141027636511
SAINT CLAIR DA CUNHA LIMA 141011483486
THALES NOBREGA DE ARAUJO 141081662690
WILTON MATEUS SOARES COSTA 141032616582

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – Matemática


MATEMÁTICA
Grau Licenciatura | Turno Integral (Mat/Not)
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ADNA MARTINS DE BASTOS 141023895768
ANA LUCIA PEREIRA 141068451656
ANTONIO NEUDVAM BANDEIRA LIMA 141047221864
BRUNA ESTEFANE DO REGO HONORATO 141013715414
CLEIDSON DANTAS BALBINO 141031423004
DALVAN DIEGO MAIA DE LIMA 141016989043
DANILO OLIMPIO DE AQUINO 141006538138
DANYELICA DAYANE SANTOS GOMES 141010119489
EDSON SILVA MARIZ 141072188751
EMILY AILEEN DE MEDEIROS LIRA 141065782295
EMILY DANTAS DE SOUSA 141005281389
FABIOLA DA COSTA SILVA 141006755902
FLAVIO CANDIDO DE ARAUJO 141088152611
FRANCISCO ERIVAN RIBEIRO LIMA 141015844874
FRANCISCO LUCIO DO NASCIMENTO NETO 141048952668
FRANCLEVERSON JORGE MOURA DA COSTA 141058699078
GIL PABLO ALVES DOS SANTOS 141036343807
GILVAN FRANCISCO DE SOUSA 141095586273
HEMYLLEN TAISA DINIZ DA SILVA 141057603191
JESSICA ARAUJO DE LUCENA 141043591411
JOANDERSON JOSE DANTAS PEREIRA 141023283924
JOAO VITOR DE SOUZA LOPES 141011798045
JOBSON LOURRAN DE QUEIROZ ARAUJO 141014005381
JOEL FERNANDES DA SILVA ARAUJO 141039335465
JORGE LUIZ DE ARAUJO 141009760303
JOSE GODOFREDO DE ARAUJO FERNANDES 141024358898
KETHLLEN CRISLANIA DE LIMA FONSECA 141038941809
LAIZE CRISTINA SILVA DA COSTA 141046763698
LEANDRO BATISTA JUNIOR 141032195650
LUCAS DA SILVA RAMALHO 141027202660
LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA SILVA 141008576665
MARCOS GABRIEL FERREIRA DA SILVA 141013168227
MARCOS VINICIUS SILVA DE ALCANTARA 141027980514
MATEUS FERREIRA DE MELO BATISTA 141048724991
MATHEUS XAVIER DE SOUSA MATOS 141011199290
OZIMARA DA SILVA LUCENA 141018875444
RAIMUNDO FERREIRA DE MACEDO 141040884477
RAMON RAMOS DE ARAUJO 141030374654
ROMARIO AUGUSTO DE ARAUJO MARIZ 141072601594
SILVESTRE ESTALONE DA COSTA 141073331451
TADEU DE ABREU MARIZ 141068656461
VILMAR MARCOS AMORIM 141053900816
WELIDA SABRINA GOMES DE OLIVEIRA 141057600183
WESLA RAFAELA OLIVEIRA FELIPE 141046218070
YASMIN BEZERRA BATISTA 141014285014

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – Pedagogia


PEDAGOGIA
Grau Licenciatura | Turno Matutino
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ADELGISE SILVA MORENO FERNANDES 141037278154
ANA CLAUDIA DA SILVA 141042476341
ANA MARIA DA COSTA BATISTA 141048104365
ANA PAULA MEDEIROS DE MARIZ 141017350666
ANA TAISY DE ARAUJO AZEVEDO 141068209723
ANNE KARINE MUNIZ DA SILVA 141048455974
BARBARA ADEL AYOUB 141021220691
BEATRIZ HELEN JALES DANTAS 141022403578
CARLA CAROLINE SILVA MACHADO 141025062780
CARLA CRISTINA MESSIAS DE BARCELOS 141057511768
CINTHIA RAQUEL MORAIS DE ARAUJO 141028071941
CINTIA MEDEIROS DE ARAUJO 141065724414
CLARA PATRICIA FELIX 141012376497
DAIANE CRISTINA ARAUJO DOS SANTOS 141011272256
DAYANNE MONIKE DANTAS 141064674570
DENIZE SANTOS DE MEDEIROS 141078734162
DEUSIMARIA SEVERO DA SILVA 141076881621
DIEGO NORMAN MONTEIRO DA SILVA OLIVEIRA 141050337860
EDMARCOS MEDEIROS LEITE 141079835698
ERIKSSON DEANGELLYS ALVES DE ARAUJO 141036874390
FRANCINUBIA BORGES DA SILVA 141023848760
GABRIELE NATANE DE MEDEIROS CIRNE 141015455924
HERYKA HIRLA DA SILVA DANTAS 141068979731
HUMBERTO CARLOS DANTAS 141097555294
IAMA DOS SANTOS SOUZA 141041449545
IARA DOS SANTOS SILVA 141008456465
IDANDARA PATRICIA DA CRUZ MIRANDA 141019474842
ISABEL LIANA DE MEDEIROS AMARAL 141086585316
JAIONARA ALMEIDA DE SOUZA 141047963542
JOABE TAVARES PEREIRA 141017534309
JUCILENE DE MEDEIROS COSTA 141046439661
JULIENE LAIS MORAIS DOS SANTOS 141011340405
JUSCIELE ARAUJO DOS SANTOS 141019948801
KLIVIA DANTAS BEZERRA 141016551757
LAVINIA NOBRE LINS 141024719807
LEDA MAYARA ALVES DA SILVA 141074892685
LEILIANA PEREIRA DOS SANTOS 141080924909
MACILEIDE COSTA DE LUCENA 141080857080
MARIA DA LUZ MENDONCA VASCONCELOS 141019671923
MARIA GORETE MARIZ DA SILVA 141023874469
MARIA KERYCA FREITAS DOS SANTOS 141009402661
MIGUEL ARCANJO DE SOUSA MORAIS 141068838143
NATHALIE STEPHANE DANTAS MEDEIROS 141037870037
RALLYNNE KARLA BEZERRA DINIZ 141004963427
RAYSLA NIKAELY MEDEIROS SILVA 141057339876
RENATA DOS SANTOS QUEIROZ 141009558911
RENATO FELIPE SOARES 141062714787
SHAIDLLEN MAKENNY SOARES DA SILVA 141052753160
TARCIANA LARISSA DA SILVA VALE 141053327008
VALDENIZA PEREIRA DA COSTA 141041860806

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – História


HISTÓRIA
Grau Bacharelado | Turno Integral (Mat/Vesp)
Nome do Candidato Inscrição do Enem
DEIZE CAMILA DIAS SALUSTIANO 141009613564
FELIPE MEDEIROS MARIZ 141006110103
FILIPE VIANA DA SILVA 141027523792
IARA ARAUJO SILVA 141062292203
ISADORA MEDEIROS MARTINS DA SILVA 141026872475
JAMILE GLEICE DE PONTES BEZERRA 141023597856
JANIA ANDREZA LEITE BRAGA 141010756250
LETICIA DE LIMA ALVES 141027072227
LUIZA CARLA DA COSTA 141078051073
MAINA FARIAS CORDEIRO 141013343762
PEDRO HENRIQUE SANTOS DE ALMEIDA 141022543264
PETRUS YURI MARTINS DA SILVA LEAL 141017636608
RENATA DE FATIMA LEITE DUARTE 141037224828
SAMUEL MAGNO FERREIRA ELIAS DA SILVA 141041607744
TAIS DA SENA SILVA DE ARAUJO 141020364249

 

HISTÓRIA
Grau Licenciatura | Turno Integral (Mat/Vesp)
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ALLAN MATSON DOS SANTOS DANTAS 141019434654
ANA CAROLINA OLIVEIRA 141027094191
ANA RITA FERREIRA DE LUCENA 141084633992
ANDERSON GABRIEL LINHARES DE FARIAS 141022226234
ANTONIO BATISTA DANTAS NETO 141016218632
CAIO VINICIUS FERNANDES DA COSTA 141058219432
CLARA NUNES DE ANDRADE 141009681144
DAIANE COSTA SALDANHA 141029991530
DAVYD LUCAS DA SILVA ARAUJO 141044661073
DONCLE CAVALCANTE DE CARVALHO 141063551954
EMERSON ARAUJO DE MEDEIROS 141073424700
ERICLES RALF COSTA ARAUJO 141048933655
EVELYNE JOYCE DANTAS LUCENA 141039577299
FLAVIANA ROZI DE ARAUJO 141019728003
FRANCICARLOS DE MEDEIROS SANTOS 141016074860
FRANCISCO GIL DE SOUZA NETO 141023251437
GABRIELA RODRIGUES DE MEDEIROS 141034543078
JERFFESON NOGUEIRA PINHEIRO 141026244563
JOSIELISON JOSE MORAIS DA SILVA 141023803103
KEILA NAIANE OLIVEIRA VITOR 141029919219
LUCAS EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS RIBEIRO 141036719068
LUIZ BARROS DE SANTANA NETO 141006527331
MAIZA GISELE PEREIRA SILVA 141037331781
MARIA CLARA RIBEIRO SOARES 141067557442
MARIA JULIA RODRIGUES CRUZ FARIAS 141030911021
MARILIA DE OLIVEIRA ARAUJO 141054048943
MAYARA MONTEIRO SALDANHA 141046120941
NATAN SEVERO DE SOUSA 141011062171
NAYARA DA SILVA GOMES 141048218085
PEDRO AURELIO DE FIGUEREDO VARELA JUNIOR 141045325018
RAMON BARROS DE BRITO 141054293328
RAQUEL MEDEIROS DA SILVA 141018133154
RAUL MATHEUS MEDEIROS PEREIRA 141021853251
RENATO RANYSON SILVA GOMES 141022085819
ROBSON DE ALMEIDA DE SOUZA 141023660191
SAMUEL SADRAK DE ALMEIDA FELINTO 141042646301
SAULO MEDEIROS 141052068637
SUZY ARAUJO DE MEDEIROS 141021338101
VICTOR PEREIRA DOS SANTOS 141073343793
WALLISON LUCAS FREITAS DA SILVA 141067448104

 

HISTÓRIA
Grau Licenciatura | Turno Noturno
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ALEF MARQUES DE ARAUJO SANTOS 141068198489
ANDRE PEREIRA DE MEDEIROS 141057580158
ANNA REGINA DE OLIVEIRA MARGARIDA 141004470676
AUGUSTO SILVA DE SOUZA 141067967004
BRUNA PATROCINIA DOS SANTOS 141093065624
CARLOS CESAR LOPES FORTUNATO 141077437474
CICERO JOSE DE ARAUJO SILVA 141064310896
DIEGO PEREIRA DA SILVA 141011734641
DIEGO VINICIUS MEDEIROS DE CARVALHO 141012211293
EMANUEL CAIO ARAUJO LOBATO 141023621234
EMANUEL RANGEL SOUTO 141002668398
FERNANDA CARLA DE MEDEIROS 141008306056
FLAVIO SOARES DA SILVA 141062340283
FRANCISCO YELBER DOS SANTOS 141020494363
HEITOR FILIPE DE MEDEIROS SANTOS 141057123211
IVAN CHRISTIAN GOMES OLIVEIRA 141026602478
IVSON MIRANDA DE OLIVEIRA 141011729434
JACIANA DE ARAUJO MOURA 141091044964
JAINE CHIANCA DA SILVA 141050335573
JEMIMA TALLYTHA MESQUITA DA SILVA 141093128162
JOMARA CINTIA DE ARAUJO CARNEIRO 141030979017
JOSE LUCIO BEZERRA DOS SANTOS 141035763926
JULIANY CARLOS CRUZ 141030128131
LEOMAR OLIVEIRA DINIZ 141008126520
LUCAS THIAGO ARAUJO DE MEDEIROS 141020546983
LUIS EDUARDO SANTOS MORAIS 141024565711
LUIZ RODRIGUES DE OLIVEIRA FRAZAO JUNIOR 141082471120
MAGNO KEBERT DE ARAUJO 141052818342
MARIA ALDA JANA DANTAS DE MEDEIROS 141012490966
MARIA FRANCISCA DE MEDEIROS 141060805556
MARIA SANMYA FERNANDES PEREIRA 141017868941
MARLEY KARINNE COSTA DE OLIVEIRA 141021525530
MATHEUS CAVALCANTE DIOGENES BARRETO 141084225339
PABLO HENRIQUE DA ROCHA NUNES DE ARAUJO 141006731906
PAULO HENRIQUE LIMA VERDE ANDRADE 141069439781
RAYANE CASSIA DA SILVA 141031903341
ROSA MARIA LIMA 141074312786
TAIRONE RODRIGUES DOS SANTOS DANTAS 141037030098
THAIS DA FONSECA MEDEIROS 141051507173
VIRGILIO PEREIRA DE LUCENA 141059197157

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – Geografia


GEOGRAFIA
Grau Licenciatura | Turno Integral (Mat/Vesp)
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ADNAMA LINS GORGONIO COSTA 141050650665
ALCIANE DE MEDEIROS BATISTA 141017312225
ALDAIR DE MEDEIROS DANTAS SILVA 141029697721
ALINE MEDEIROS CLEMENTINO 141008241108
AMARILIA CRISTINE BATISTA 141090620325
ANA BEATRIZ DE ARAUJO BORGES 141006761058
ANDREA MELO DE LIMA 141017583237
ANTONIA SUELIGYNA NOBRE DE ARAUJO 141061335502
ANTONIO ALVES SOBRINHO 141096284921
ARTHUR OLIVEIRA ROCHA 141067565810
ARTUR ISMAEL VIANA DE MEDEIROS 141011959774
CARLINDO KAIO DE MEDEIROS BATISTA 141005870716
CLARA JULIANA DE PAIVA NEVES 141025022303
DAIANE MEDEIROS ARAUJO 141043987960
DAILA DE FREITAS GUERRA 141011045233
DAMIAO PEDRO TOMAZ 141019074607
DJAINE SILVA DE ARAUJO 141012368061
EULALIA JESSICA MEDEIROS SILVA 141036047213
FLAVIA LUANA DANTAS 141003387147
FRANKLIN DIEGO DE LIMA RODRIGUES 141039248775
GABRIELA DE FATIMA DANTAS DA SILVA 141025127849
HENRIQUE EDUARDO LIMA DE MEDEIROS 141043539223
INGRID MIKAELLI DE MEDEIROS GONCALVES 141025664704
ISLIANE CONFESSOR DE OLIVEIRA 141028504422
JEFSON BEZERRA DE AZEVEDO FILHO 141004396883
JERRI ARAUJO AGRIPINO 141055785445
JOAO VITOR BARBOSA COSTA 141035263621
JOSE ALYSON DA SILVA 141009305878
JOSIFRAN MEDEIROS GOMES 141023314901
KEYLLYANE LUANA ALVES DANTAS 141011072087
LEILANE SANTOS PEREIRA 141031275030
LETICIA MEDEIROS DE FARIAS 141048452142
LUANA CLARA MAIA DE ARAUJO 141069268871
LUCAS GABRIEL ALVARES DOS SANTOS FERNANDES 141044783411
MARIA CATARINA DA SILVEIRA SANTOS 141040602251
MARIA DAS CANDEIS DOS SANTOS 141041480787
MARLETE MELO DE SOUZA 141060248703
MILENA DE FATIMA MONTEIRO LOPES 141032180377
NATHALIA DE LUCENA FREITAS 141054857604
NELRIVAN DE OLIVEIRA 141050550172
NOEDYSON RODRIGO DA SILVA 141058413395
PABLO CAVALCANTE DE ARAUJO 141062184672
RAILA MARIZ FARIA 141009095148
RAVENA VALCACER DE MEDEIROS 141034227567
RODOLFO GUSTAVO DANTAS SANTOS 141024464787
ROMULO TARGINO DOS SANTOS 141012534751
SABRINA PAULINO DE OLIVEIRA 141007154872
SAMUEL MESSIAS SANTOS DE AZEVEDO 141022085401
VICTOR LORRAN LIMA 141030094449
ZAIZY KARELLE MEDEIROS DANTAS 141082254811

 

GEOGRAFIA
Grau Bacharelado | Turno Noturno
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ALCIMONE MARIA SILVA ARAUJO 141076075714
ALLAN HARISSON NOBRE DE BASILIO 141016655811
ANDRE LOPES RODRIGUES 141094147527
ANYELE CRISTINA DE ANDRADE 141033830863
APARECIDA THANDARA DANTAS SILVA 141033818634
ARAGAO MARTINS DE SOUSA 141091363563
ARAO BALBINO DA COSTA NETO 141012735454
CAIO CESAR DE MEDEIROS 141007166064
CARLOS EDUARDO GONCALVES DAVID 141004635802
DENILSON FELIX ARAGAO 141011618471
DESIDERIO GARCIA SANTOS 141009869879
ELLYAKKIM MIKKAYLLE GOMES SOARES 141010566809
EULALIA DANTAS DA COSTA 141079329598
EULALIA DE LIMA SILVA DANTAS 141013818442
EUNICE BIBLIANA DA CRUZ NETA 141018808909
FABIO NUNES DOS SANTOS 141033845640
FRANCINEIDE GERACINDA DA COSTA FERNANDES 141056428786
FRANCISCO CLESIO MEDEIROS DANTAS ARAUJO 141061935691
FRANCISCO JORGE DOS SANTOS 141032582971
FRANCISCO MARCIEL DE ARAUJO 141074041367
FRANCISCO MONTEIRO 141050516306
GLECIO ALVES MARIZ 141029557163
HENRIQUE ROQUE DANTAS 141085156632
HERBERT UEBER LOPES E SILVA 141039307445
IAGO BEZERRA DE AZEVEDO 141052756053
INGRIDY CARDOSO CAMPELO 141094731628
JOSE THADEU SOARES DOS SANTOS JUNIOR 141068271704
LAIS JULIANE GOMES DE MEDEIROS 141014638286
LUCAS DE ARAUJO LEAL VIANA 141031613229
LUIZ CARLOS DE MEDEIROS 141008143092
LUIZ DE MELO MARTINS FILHO 141066114857
MESSIAS LUIZ HENRIQUE 141024586033
MILENA EDUARDA SANTOS ALVES AUGUSTO MOREIRA 141055890893
NICOLE BRUNA NOGUEIRA COSTA 141004000637
PAULO NUNES DE OLIVEIRA 141015128222
RAFAELLE SELES DA SILVA SANTOS 141009174536
RICARDO ALEXANDRE BEZERRA 141015740009
ROMARIO FABIO VALE DOS SANTOS 141067671237
ROMULO MEDEIROS DE ARAUJO 141002434451
SAMUEL ALMEIDA BARRETO FILHO 141011205656
SIMONE GOMES DA SILVA 141043238959
THIAGO KENNEDY DA COSTA CAVALCANTE DE SA 141083571829
VIVIANE MERCIA BATISTA DA SILVA 141056604754
WENDELL DE LIRA BERNARDINO 141047556700
YARA LOUISE DE MEDEIROS SILVA 141005391061

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – Direito


DIREITO
Grau Bacharelado | Turno Integral (Vesp/Not)
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ALBER BATISTA PEREIRA JUNIOR 141018233116
ALCIVAN SANTOS DE MEDEIROS 141036900897
ANA CLARA OLIVEIRA ALVES 141052971817
ANGELO ASTORIA LAZARO OLIVEIRA 141001923165
ARTUR JORDAO DOUGLAS RELVA DE BRITO 141005927777
BRENDA SOARES SILVA 141026063984
BRENO VINICIUS DIAS DE SOUZA 141024841386
BRIGIDA LAUANA DE MEDEIROS MACEDO 141091984673
BRUNO MORAIS 141009160667
DANIELA PRISCILA AZEVEDO DE OLIVEIRA 141046572515
DECIO DE MEDEIROS 141040130839
DHAYSE SANTOS FREITAS 141062532531
ERENILDO JULIO LIMA DE OLIVEIRA 141064974719
FABIO BRAGA DE OLIVEIRA 141005112463
FRANCICLECIO JERONIMO DOS SANTOS 141086503344
FRANCILANNO DE SOUSA QUEIROGA 141006843658
FRANCISCO ASSIS DE LIMA SEGUNDO 141050410788
GUILHERME BRITTO SCHNAIDER 141085022644
HELOISA PEREIRA DE MEDEIROS 141010187778
HELTON LUCAS ARAUJO CAETANO 141037790238
IZABEL CRISTINA DE MEDEIROS 141063360318
JEREMIAS ARAUJO DE MEDEIROS 141035121878
JOAO MARINHEIRO DA SILVA NETO 141009263016
JOAO PAULO DE OLIVEIRA CAMARA 141004513421
JOAO PAULO MORAIS MEDEIROS DIAS 141039347536
JOAO VICTOR DUTRA SOUZA 141077698634
JOSE ELIVELTO DE MEDEIROS BATISTA 141060627399
JOSE HORLANDO ASSIS DE OLIVEIRA 141088855035
JOSE RICARDO DA SILVA 141005850898
JULIA MATTEDI SARMENTO 141000378503
LARISSA MARIA DA SILVA 141013442973
LOURIVAL DE ARAUJO VERAS 141050443406
LUCAS MATEUS DE LIMA MEDEIROS 141086757613
LUIZ EDUARDO DANTAS 141015282523
MAIARA ARAUJO DE FIGUEIREDO 141038499227
MARCOS JOAN FERREIRA DE OLIVEIRA LIMA 141005376461
MARIA VITORIA IDEAO LEITE DA ROCHA 141075360385
MAURICIO DE SOUZA 141042312225
MAX PEREIRA DO NASCIMENTO 141027572092
MAYARA MONIQUE VICENTE LIBERAL 141025908221
PEDRO MARCOS ALVES MEDEIROS 141058119403
RAIMUNDO NONATO FERNANDES DA SILVA 141008198521
RAISSA VICTORIA MUNIZ SOUSA 141006230818
RENATO SILVA MEDEIROS DE ARAUJO 141010639326
RODRIGO SANTOS DA SILVA 141034284951
SYMARA CINTIA BEZERRA DA COSTA 141038689247
THIAGO SANTOS DE MEDEIROS 141088838653
VANESSA DIAS DE ARAUJO 141041272947
VITORIA FLAUDISIA MORAIS DIAS 141013691485
WILLIAM ALVES ARAUJO 141063976297

Confira a relação dos selecionados no SISU em Caicó – Ciências Contábeis


O Blog do Marcos Dantas disponibiliza a relação dos selecionados no SISU 2015 para a UFRN de Caicó:

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Grau Bacharelado | Turno Integral (Mat/Not)
Nome do Candidato Inscrição do Enem
ADSON DE MEDEIROS NOGUEIRA 141076897498
ALICE DA SILVA ARAUJO 141005971962
ALICLEI DEIBSON DE MEDEIROS 141007475482
ALINY THAISY ARAUJO COSTA 141027285735
ALMERINDA ROSEANE ALMEIDA 141055846223
ALYSSON KAIO DE BRITO 141006216912
ANA FLAVIA NUNES DA SILVA 141047396338
ANA PAULA SILVA DANTAS 141010207051
ANDERSON CARLOS DE FARIAS 141031759461
ANDREI LIONG SANTOS DE ARAUJO 141026164659
ANGELA RAYANE IDELFONSO SILVA 141022621460
ANNA LUIZA ARAUJO DE SOUZA 141078102956
BEATRIZ CUNHA DA SILVA 141018132999
CELIA DOLORES BARRETO DE BRITO 141041302790
CLARISSA DE ARAUJO FERNANDES 141017270964
EDUARDO DE SOUZA SOARES 141096022918
EMANOEL RAMOS DE OLIVEIRA 141016408768
FABRICIO AZEVEDO DO NASCIMENTO 141035346705
FELIPE VICTOR PESSOA FERNANDES 141018158220
FRANCINEIDE DA SILVA ARAUJO 141032093652
FRANCISCO SEGUNDO DE SOUZA 141077024269
GEORGE ARAUJO CARREIRO 141049294338
GILSANEIRE RODRIGUES DE FREITAS CANUTO 141008775471
GILZIENE BORBA DE MEDEIROS 141010542021
ITALO THALES MASSENA E SOUZA 141052435672
JEFFERSON WILLIAM MEDEIROS DA FONSECA 141088134133
JOAO CARLOS BATISTA DO NASCIMENTO 141009018011
JOAO PAULO DE ARAUJO 141081961531
JOSE EVALDO DO NASCIMENTO 141039705262
KAIO ADRIANO LINHARES DE ARAUJO 141037247178
LARISSA ADRA DA SILVA SANTOS 141017167870
LEANDRO DANIEL ALVES DE MEDEIROS 141015239598
LUCAS VINICIOS DE LUCENA 141049424495
LUCIANA DE MEDEIROS ARAUJO 141012447475
LUCIANA KADIDJA DANTAS 141022239565
LUCIVAN LUDGLEISON COSTA DE MEDEIROS 141041746124
MARCELO AUGUSTO DE ARAUJO MONTEIRO 141021057561
MONIQUE INGRID DOS SANTOS GONCALVES 141056014311
NADIA ALLINE DOS SANTOS 141008718664
NATHAN MAIA FERNANDES 141049156300
NATHANAEL ARAUJO DE FARIA 141059514900
OSVALDO MONTENEGRO PEREIRA DA SILVA 141025570114
PACIFICO DE ARAUJO FRANCA 141053292689
RAIANE BRUNA DA SILVA ARAUJO 141038042197
RENAN ANDREOLI DA COSTA ARAUJO 141030482341
ROBSON RICARDO VALE DOS SANTOS 141062362911
RUBENS DANIEL DA SILVA 141054289274
TACIANA CABRAL DE MELO 141016590078
VICTOR VINICIUS NOGUEIRA DE OLIVEIRA 141062831856
VITOR LUCENA DE OLIVEIRA 141046260777

 

MEC divulga nesta segunda-feira resultado do Sisu


O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (26) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na página do programa. Os candidatos selecionados devem procurar a instituição de ensino para fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

Neste ano, haverá apenas uma chamada. Os candidatos que não foram selecionados poderão participar da lista de espera, também a partir de hoje, na página do Sisu. O prazo para que isso seja feito é até o dia 6 de fevereiro. O estudante somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.

Procurador acredita que em duas semanas serão realizadas as primeiras indenizações de Oiticica


salesssssO procurador do Estado, Francisco Sales acredita que dentro de um prazo de 10 dias, os primeiros processos de indenizações de famílias da Barragem de Oiticica estarão sendo pagas. Tudo isso, de acordo com Sales graças ao entendimento do juiz Cleófas Coelho de, dentro do permitido pela própria Lei, simplificar alguns itens que vinham sendo exigidos até agora pela Justiça, para a liberação dos pagamentos.

Sentenciou todas as que já estavam depositadas, e as indenizações ainda não depositadas ele já deixou mais ou menos encaminhada, porque quando assim que o Governo fizer o deposito, ele já sentencia. A outra coisa é que ele simplificou muito o procedimento ao não exigir as quitações estaduais, federal e municipal nos processos de servidões administrativas. Aquelas pessoas que devem ao Estado, União ou Município não poderiam efetivamente receber as suas indenizações porque eles poderiam se habilitar ao processo”, explicou Sales. Um dos impasses para a liberação do pagamento continua sendo a greve do Judiciário. Francisco Sales acredita que, se o Judiciário voltar a funcionar normalmente, dentro de no máximo duas semanas as liberações para pagamentos estarão sendo efetuadas, pelo menos dos 65 processos garantidos ate agora.

Ouça Francisco Sales

A prerrogativa de ser presidente da Assembleia


Assembleia Legislativa

A eleição para o comando da Assembleia Legislativa dá a prerrogativa para a indicação de inúmeros cargos dentro da estrutura de trabalho do Palácio José Augusto. Isto é, quando um deputado torna-se presidente da Casa.

 
Segundo reportagem do Novo Jornal, apenas entre os cargos de comando são 15 chefes de setor, nove coordenadores, o diretor geral do Instituto Legislativo Potiguar e 30 gerentes. A presidência ainda possui 40 assessores técnicos, 6 oficiais de gabinete, um secretário geral e 6 secretários particulares, enquanto a Mesa Diretora possui mais de 20 assessores. Todos esses cargos não entram na conta das nomeações que cada um dos 24 parlamentares tem direto. Foto: Divulgação.

No litoral sul, teve ex-prefeito que “pediu” a deputado para não falar em política


Chega ao Blog do Marcos Dantas a informação de que teve ex-prefeito seridoense, que fez um pedido que chamou a atenção de todos os presentes em uma casa de veraneio, no litoral sul potiguar.

Quando tentaram falar em política no local, o ex-prefeito se dirigiu a um deputado e pediu que ele não falasse no assunto na ocasião. Segundo fontes que testemunharam o ocorrido, o problema foi algumas decepções já após a última campanha.

Praia de Buzios

Consórcio vai cobrar do Governo o prejuízo que alega ter pela paralisação das obras de Oiticica


As empresas que compõem o Consórcio EIT/Encalso confirmaram que cobrarão da União, o prejuízo que eles alegam que vem tendo com a paralisação as obras de construção da Barragem de Oiticica. De acordo com Ezildo Falcon, engenheiro da KL Engenharia, responsável pela supervisão da obra, o prejuízo chega a ser de 160 mil reais por cada dia em que a obra esteja parada.

Ele não soube estimar valores, mas acredita que já ultrapassam as cifras dos milhões de reais, por cada vez que a obra foi paralisada. “A obra parada provoca um prejuízo enorme, porque o contrato não está suspenso, e esses custos fatalmente a empresa vai reivindicar ao próprio governo, e até o momento que o Governo não mande suspender o contrato, ele é passível de se ver obrigado a pagar”, explicou o engenheiro.

Ouça o engenheiro da KL Engenharia

Receita libera consulta a lote da malha fina


A consulta ao primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 liberadas da malha fina será divulgado esta semana, informou a Receita Federal. Os valores, normalmente pagos a cada dia 15, desta vez serão liberados até o fim de janeiro.

O montante do lote depende das disponibilidades do Tesouro Nacional, que corrige o dinheiro pela taxa básica de juros (Selic). Anualmente, a Receita libera sete lotes regulares de restituições – o primeiro em junho e o último em dezembro.

Imposto de Renda

PT teme que críticas de dirigentes a presidente Dilma contaminem bases do partido


Com o título “Rastilho de pólvora”, deu na coluna Painel, publicada nesta segunda-feira (26). Eis na íntegra:

A cúpula do PT teme que as críticas feitas por dirigentes do partido ao ajuste econômico de Dilma Rousseff se espalhem para entidades como a CUT e ampliem o distanciamento do governo com as bases da sigla. Petistas afinados com o Planalto já preveem uma discussão acalorada na reunião do diretório nacional em Minas, no início de fevereiro. Dirigentes que ficaram sem cargo no governo até agora ameaçam engrossar o coro contra as medidas do ministro Joaquim Levy (Fazenda).

Revisão de regras trabalhistas foi planejada antes da eleição da presidente Dilma


Segundo a Folha de São Paulo, a mudança nas regras para a concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários, anunciada no final do mês passado como uma das medidas de redução das despesas públicas, foi decidida pelo governo de Dilma Rousseff antes da eleição, encerrada em outubro de 2014.

Um integrante do governo confirmou à Folha que as novas normas, que limitam a obtenção do seguro-desemprego e do abono salarial, foram definidas em meados de 2014.Em agosto, o governo reduziu em R$ 8,8 bilhões a previsão do gasto com o abono salarial para este ano. A revisão consta do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2015, enviado naquele mês pelo Planalto ao Congresso.

15025351

Garibaldi, Fátima e Walter Alves na procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na Redinha


Aconteceu neste domingo (25), pelas ruas da Redinha, na Zona Norte de Natal, a procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.Os senadores Garibaldi Filho e Fátima Bezerra prestigiaram o ato religioso. Garibaldi estava ao lado do deputado federal Walter Alves e do vereador Felipe Alves.

Já Fátima foi à procissão acompanhada da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Teresa Freire e do seu assessor Fábio Lima. Fotos: Divulgação.

procissap_redinha_2015_1 procissap_redinha_2015_2 procissap_redinha_2015_3

Zenaide Maia na Fiart


Ao lado do prefeito Jaime Calado, a deputada federal Zenaide Maia visitou a XX Feira Internacional do Artesanato (Fiart), que por mais um ano o artesanato de São Gonçalo do Amarante está presente.

Nos stands da Prefeitura de São Gonçalo, Jaime e Zenaide, conversaram com artesãos, conferiram a diversidade de tipologias produzidas no município, seja em barro, palha, madeira, cipó ou outros, e adquiriram peças do artesanato local. O casal ainda visitou outros stands, prestigiando também os artistas de outras cidades do Rio Grande do Norte. Fotos: Divulgação.

Zenaide_Jaime_1 Zenaide_Jaime_2 Zenaide_Jaime_3

Governo Rosalba sequer fornecia combustível para servidores viajarem ao Seridó


A situação que alguns servidores do Governo do Estado, na gestão Rosalba Ciarlini conviviam no seu dia a dia de trabalho era de total constrangimento.

Tanto que muitos que precisavam se deslocar de Natal para o Seridó, com o objetivo de resolver questões ligadas aos processos de desapropriações e indenizadores da Barragem de Oiticica, abasteciam os veículos com recursos do próprio bolso.

Militante já avisa: “PT de Parelhas vai ter candidato a prefeito em 2016”


Parece que o PT de Parelhas caminha para não apoiar uma candidatura do PMDB em 2016, como fez o partido liderado pelo ex-prefeito Antônio Petronilo nas eleições de 2008 e 2012 quando apoiou o atual prefeito Francisco Medeiros. Pelo menos, no que depender da declaração via Facebook, da chefe de gabinete da prefeitura, Professora Gildete Silva, ao responder a uma enquete sobre os prováveis candidatos a prefeito de Parelhas em 2016.

Sejamos justos, temos um Prefeito que é do Partido dos Trabalhadores, Francisco Assis de Medeiros. Ninguém pode negar que ele faz jus ao cargo, um Prefeito atuante, sério, honesto, de uma humildade enorme. Problemas temos na administração, não negamos a ninguém. Francisco Assis de Medeiros ficará na história como o Prefeito que mais trabalhou por nosso município. Não podemos negar que outros Prefeitos também tiveram ações que construíram nossa cidade. Queremos deixar bem claro que o Partido dos Trabalhadores terá também Candidato a Prefeito”, escreveu Gildete na rede social.

gildetewsilva

Açude Zangarelhas de Jardim do Seridó no “fundo do poço”


pocodoce2

Foto: Marcos Dantas

Construído no então governo do presidente Juscelino Kubitschek, na administração do prefeito Manoel Paulino dos Santos Filho, o Açude Zangarelhas, também conhecido como Poço Doce está seco. Por muito anos o açude foi o principal reservatório a abastecer a cidade de Jardim do Seridó.

O açude tem capacidade para 7 milhões, 916 mil e 250 metros cúbicos d’água, mas de acordo com a última medição feita no dia 08 de Janeiro pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, está com apenas 48 mil e 075 m3, o que representa apenas 0,61% de sua capacidade total.

Morte de menina mostra perigo de usar celular ligado à tomada


A morte de uma menina de 11 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, no Distrito Federal, em decorrência de choque elétrico enquanto utilizava o celular com o aparelho ligado à tomada chamou atenção para os risco da prática. A garota, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital Regional de Ceilândia por três pediatras, um cirurgião e uma clínica médica, segundo a Secretaria de Saúde. Ela foi submetida a reanimação cardiopulmonar durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu.

A família informou aos médicos que a menina levou um choque enquanto jogava em um aparelho celular ligado à tomada. Segundo a capitã Juliana Leal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a situação se agravou porque houve sobrecarga de energia. “O chão estava molhado e eles botaram um ventilador e um celular na mesma tomada e a menina tomou um choque fatal”, disse. “As pessoas devem ter cuidado quando forem arrumar a casa para não deixar que a fiação entre em contato com a água. É importante também ter cuidado com as tomadas e não deixar sobrecarregar. Quando o carregador está estragado ou há problema de instalação elétrica, potencializa o risco de choque”, afirma Juliana.

Destino partidário de Rosalba será o PP


Agri_e_Rosalba-546x300

Nos alpendres da Praia de Tibau, litoral norte potiguar onde veraneia a ex-governadora Rosalba Ciarlini, uma decisão quase fechada: ela vai assinar a ficha de filiação ao PP.

O partido hoje é presidido no Estado pelo deputado federal Betinho Rosado, irmão do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, esposo e mentor político de Rosalba. Ano passado, Rosalba articulou apoios para eleger o filho de Betinho, o deputado federal Beto Rosado (PP).

Tomba para presidente estadual do PSB?


PSB RN

Nos bastidores, uma articulação interna do PSB poderia levar o deputado estadual Tomba Farias ao posto de presidente estadual do PSB. É que as deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado, que encerram seus mandatos essa semana, não querem ficar na sigla sob o comando da ex-governadora Wilma de Faria.

 

Quem conhece Wilma, sabe que ela não abre mão de continuar no comando do PSB, sigla que ajudou a fundar e lidera nos últimos 20 anos. Wilma pensa em sair deputada federal em 2018, mas antes pode disputar mandato até de vereadora em Natal. Foto: Divulgação.

Os rivais na disputa pela presidência da Câmara


A uma semana da eleição que definirá o novo presidente da Câmara, os três principais candidatos ainda tentam vencer obstáculos criados por suas próprias trajetórias.A informação é da Folha de São Paulo.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ) disputam no próximo domingo (1º) o voto dos demais 509 colegas, em eleição secreta.Apontado como favorito, Cunha precisa convencer, especialmente os governistas, que não será um presidente com viés oposicionista.

15024365

Camargo Corrêa já admite assumir culpa em esquema na Petrobras


Uma das maiores e mais influentes empreiteiras do país, a Camargo Corrêa já admite assumir sua culpa no esquema de corrupção da Petrobras. A perspectiva de que a empresa faça um acordo de delação com o Ministério Público Federal ameaça explodir o “clube da propina”, apelido das construtoras investigadas na Operação Lava Jato.

A negociação ainda não é formal, mas o time de advogados da Camargo vem discutindo os termos de um amplo acordo com o Ministério Público, a CGU (Controladoria Geral da União) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A Folha de São Paulo apurou que a Camargo aceita abrir o jogo sobre sua participação no grupo acusado de superfaturar obras e pagar propina a diretores da estatal.

15024364

Dilma estima que dificuldades irão até 2016


Vivendo um verdadeiro inferno astral de começo de mandato, com medidas econômicas impopulares, apagão e disputas políticas, a presidente Dilma Rousseff tem optado pelo silêncio. A assessores, contudo, diz que o período de ajuste é necessário e deve durar dois anos.A informação é da Folha de São Paulo.

É o tempo que Dilma considera como inevitável para arrumar a economia e enfrentar as turbulências políticas.Ela tem dito estar convicta do caminho adotado, e tende a desconsiderar as críticas de que está isolada em suas decisões ou praticando estelionato eleitoral ao adotar medidas associadas à oposição.

15024250

Abertura oficial da Fiart acontece no início da noite desta segunda-feira


A XX Feira Internacional de Artesanato (Fiart) acontece no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, das 16h às 22h, tendo ainda em sua programação o 11º Salão do Artesanato Potiguar, o Salão dos Mestres, cultura circense, popular (cordel, contos e causos), moda artesanal, cultura oriental, gastronomia e o melhor artesanato de 14 países e de todo o Estado.
E a inauguração com a presença das autoridades da XX Feira Internacional de Artesanato vai ser nesta segunda-feira (26), a partir das 18h30. Neste mesmo dia a programação cultural contempla a partir das 17h30 o trio de forró Santa Maria, banda de música da PM do RN, tribos indígenas na abertura oficial e prossegue depois com: Trupi Ashaki Cia de Dança, Grupo de Dança Popular do IFRN, Mostra de Dança Junina Arraiá Pneu Furado, Grupo Cultural E.E. Estela Wanderley e Grupo Cultural da FJA. A segunda termina com show de Wendel Martins e Lavour e Os Cabra Bom com forró caicoense. Fotos: Canindé Soares.

_MG_0118 _MG_0151 _MG_0223

Fiart com programação cultural


A programação da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) na terça-feira (27) apresenta música eletrônica a partir das 17h30, prosseguindo com a banda de música de São Gonçalo do Amarante, grupo SóMelodia de São Miguel do Gostoso, Grupo Cultural Dialetos (Macaíba), Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (TAM), Grupo de Dança Alta Tensão, Capoeira Show Celeiro de Bamba, Grupo Cultural Centro Ed. Dom Bosco / SEMTAS, Grupo Cultural Absoluto e termina com show de Ivanildo di Natal e Maiorais do forró.
E na quarta-feira (28)  começa com música eletrônica às 17h30 e segue com grupos culturais de: Monte Alegre/RN, Filhos da Arte (Macaíba /RN), Coco de Calembar de São Gonçalo do Amarante, Sol e Love de Serra Caiada /RN, Encantos – Pau Brasil (S.J.de Mipibu /RN), Dança Enigma, Bambelô /Vila de Ponta Negra , Contemporânea de Riacho de Sangue/Macaíba e o representando Touros. A programação prossegue com o 13º Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas e fecha com show da orquestra Primes. Fotos: Canindé Soares.

_MG_0109 _MG_0257 MG_0301

Prefeita agradece gesto do governador em relação a recuperação do pontilhão entre Equador e Santana


O Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) até que enfim ouviu os apelos em relação a recuperação do pontilhão na RN-086, que liga os municípios de Equador a Santana do Seridó, com destino também à Parelhas.

E a prefeita Noeide Sabino não perdeu tempo em reconhecer o gesto do Governo Robinson Faria. Ela agradeceu ao governador, que teve agilidade no atendimento ao seu pleito. Fotos: Divulgação.

equador_ponte_rn086_1 equador_ponte_rn086_2 equador_ponte_rn086_3

Não pegou bem para prefeito de Mossoró bate-boca com vereador pelas redes sociais


Repercute mal para o prefeito Francisco José Júnior (PSD) a confusão e bate-boca trocada com o vereador Genivan Vale (PROS) via o microblog Twitter. Eis na íntegra a nova confusão na capital do Oeste:

IMG_0696-FILEminimizer-e1422066473753 IMG_0697-FILEminimizer-e1422066596754

Henrique vai cumprir compromisso de campanha e já coloca maioria do PMDB para apoiar Ricardo Motta


Henrique e Ricardo

O Blog do Marcos Dantas recebeu uma informação de fonte ligada ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. Ao contrário do que especula-se, Henrique vai cumprir o compromisso que fez com o PROS e a maioria do PMDB já apoia declaradamente à reeleição do presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta.

Já estão declaradamente com Ricardo, os deputados peemedebistas Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Nelter Queiroz. Além desses, o deputado Agnelo Alves, tio de Henrique, também é voto garantido pelo líder do PMDB a Ricardo. Foto: Divulgação.

Henrique Alves sonhando com PMDB na presidência da Assembléia Legislativa


Na última semana que antecede a posse da nova legislatura, as atenções se voltam para a disputa pela presidência da Assembléia Legislativa. Nos bastidores, três nomes ganham força: os peemedebistas Álvaro Dias e Ezequiel Ferreira, e o atual presidente da Assembléia, Ricardo Mota.

Ezequiel, por sinal há quem garanta que esteja contando com as articulações de seu amigo pessoal e vizinhos de veraneio, presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves. O processo de convencimento de Henrique junto aos deputados de seu partido já teria se iniciado.

Procópio Lucena: “O Governo não pode colocar na conta do movimento os prejuízos e riscos da obra”


Foto: Marcos Dantas

Foto: Marcos Dantas

No inicio da reunião desta sexta-feira (23) com os agricultores da Barragem de Oiticica, o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França chegou a usar, como argumento para tentar convencer o movimento a suspender a paralisação das obras, de que o Governo do Estado teria que arcar com os prejuízos alegados pela empresa, que ultrapassam as cifras dos milhões de reais com a obra parada.

O Consórcio EIT/Encalso sustenta que por cada dia parado o prejuízo chega a ser de 160 mil reais, e só a folha mensal de pagamento dos 450 funcionários a despesa dele é de 700 mil reais. “É dinheiro que certamente as empresas exigirão que o Estado pague, e vai sair do bolso de cada um de nós. Daria para garantirmos a construção de adutoras como à de Carnaúba dos Dantas”, sustentou o secretário em seu discurso.

Neste momento houve um principio de revolta dos moradores com a declaração do secretário. Na fala seguinte, de um dos coordenadores da reunião, o representante da Diocese de Caicó no movimento, José Procópio de Lucena ele fez questão de apelar para que o Governo não insistisse na estratégia de querer culpar o movimento e os agricultores por qualquer prejuízo que o Consórcio venha a ter com a paralisação. “Isso é culpa da inércia do próprio Governo que se preocupou em planejar a Barragem sem se preocupar com qualquer direito social dessas famílias. Se não fosse esse movimento, nada disso estaria acontecendo. O Governo não pode colocar na conta do movimento os prejuízos e riscos da obra”, finalizou Procópio.

Secretário explica como andam as providências para cada ponto da “Carta de Oiticica”


Foto: Marcos Dantas

Foto: Marcos Dantas

Na conversa que teve com o Blog do Marcos Dantas, o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França explicou como andam as providencias adotadas pelo Governo do Estado, para cada ponto cobrado pelos moradores do movimento dos atingidos pela Barragem de Oiticica.

Terraplanagem do Alto do Paiol
“Tivemos a primeira idéia de fazer uma licitação em separado, mas do ponto de vista legal, a gente acha que fazer uma licitação separada a terraplanagem da construção pode configurar um parcelamento de despesa, e isso pode gerar um contraditório jurídico no futuro. Já estamos procurando uma solução e tentando de alguma maneira aditivar os contratos que já existem, pra que a gente possa dar a segurança para eles. A terraplanagem não é uma necessidade dessa obra de construção da nova Barra de Santana. É apenas uma sinalização de que esse movimento não acredita no Estado, e isso é muito ruim. Mas a gente pretende dar essa sinalização para que eles possam passar a confiar na gente”.

Desapropriação do terreno do novo Cemitério
“Com relação ao cemitério coloquei várias dificuldades burocráticas da desocupação do cemitério atual. Vários processos que nós não conhecíamos, nem mesmo a Igreja conhecia essas dificuldades todas. Colocamos de forma sincera pra eles. A demarcação do novo cemitério está fácil. Já se foi solicitado da KL e a gente pretende o mais rápido possível começar o processo de desapropriação dessa área”.

Desapropriações das demais terras
“Com relação aos 127 processos de desapropriações, eles estarão limpos no período mais breve de tempo, porque a equipe multidisciplinar que foi montada hoje é maior do que a equipe que tinha antes, e todas as necessidades que o procurador tinha no ano passado, e que por causa dessa necessidade os processos não andavam na velocidade que deviam, a gente está tentando superar agora e entregue a eles as condições que precisa para trabalhar adequadamente”.

Desapropriações do Distrito de Barra de Santana
“A questão das desapropriações e remoções da Barra de Santana é uma coisa que vai se começar essa processo, não temos informações ainda, isso não está no pleito direto deles ainda, mas eu tenho certeza que a gente vai trabalhar já nesses processos, antes que se tornem pleitos e condição para qualquer outra ação que venha atrasar as obras dessa importante obra”.

“Nosso desafio é recuperar a confiança desse povo”, diz Mairton França sobre agricultores de Oiticica


Mairton em diálogo com os moradores - Foto: Marcos Dantas

Mairton França em diálogo com os moradores – Foto: Marcos Dantas

Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França fiz uma avaliação positiva do primeiro encontro com os agricultores de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas, na noite desta sexta-feira (23) em Barra de Santana. O encontro, na avaliação de Mairton serviu para entender todos os pleitos do movimento, e os problemas que eles estão passando, com o avanço das obras físicas da Barragem de Oiticica, e a lentidão na garantia dos direitos sociais das famílias.

É realmente preocupante a situação em que eles estão vivendo de insegurança, e de insatisfação com o Governo. Estamos à frente da secretaria e o nosso desafio é de recuperar a confiança desse povo e a autoestima da secretaria para que a gente possa construir uma boa relação a partir de agora. Estou confiante que vamos superar obstáculo e teremos a partir de agora muitas vitórias”, explicou.

Comitiva do Governo saiu convencida de que obra de Oiticica só retorna se pontos forem cumpridos


Comunidade reunida com o Governo - Foto: Marcos Dantas

Comunidade reunida com o Governo – Foto: Marcos Dantas

O secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França e sua comitiva de técnicos e assessores estiveram reunidos na noite desta sexta-feira (23) com os agricultores de Barra de Santana, e comunidades de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas que serão atingidas pela construção da Barragem de Oiticica. Mesmo que de forma indireta, a intenção de Mairton, pelo entendimento do Blog do Marcos Dantas presente na reunião, era convencer o movimento de agricultores da importância da obra ser retomada, mesmo até agora o Governo do Estado não tendo cumprido todos os pontos acordados pelo movimento, na carta enviada ao Governador Robinson Faria.

Até agora, o que tem mais avançado é o processo de desapropriação e indenização das terras, mas pontos como a terraplanagem do Alto do Paiol, onde será construída a nova Barra de Santana, e a desapropriação do terreno do novo cemitério, são apenas alguns dos pontos que ainda não foram concluídos pelo Governo. A reunião lotou a Capela do distrito, e foi coordenada por alguns dos lideres do movimento, dentre eles José Procópio, Neto Muriçoca, presidentes dos sindicatos Rurais dos municípios atingidos e representantes da comunidade de Barra de Santana. Mairton deixou a comunidade convencido de que as obras só serão, definitivamente retomadas se o governador Robinson vir pessoalmente anunciar aos moradores as medidas que serão adotadas pelo Governo.

Tribunal de Justiça determina pagamento das indenizações de terra da Barragem de Oiticica


O juiz Cleofas Coêlho, magistrado responsável pela análise e julgamento dos processos de desapropriação necessários para a construção da barragem de Oiticica, homologou nesta quinta-feira (22) um total de 18 ações sobre Servidões, que ocorre quando há o direito real de uso da terra, neste caso, pelo ente público. Os alvarás, para pagamento dos valores estipulados em Juízo, já estão disponíveis. O Governo do Estado realizou até agora 32 depósitos judiciais.

Os 14 que restam serão quitados via desapropriação – quando efetivamente se dará a transferência da propriedade para o ente público. Atualmente, tramitam em Juízo 82 ações de servidão/desapropriação. O juiz Cleofas Coêlho analisou todas as demandas disponíveis. Cinquenta processos ainda carecem de valores para pagamento dos proprietários e moradores.

“O caminho agora será intimar os eventuais interessados por edital, para esclarecimento de alguns fatos, entre eles a comprovação da propriedade, que ainda não está claro em alguns casos”, destacou o magistrado. As audiências serão aprazadas nos próximos dez dias.

De acordo com Cleofas Coêlho, a maioria dos casos sob análise judicial deve ser solucionada em até 60 dias. Existem ainda aproximadamente outros 100 processos de servidão/desapropriação que não foram enviados para análise da Justiça, demandas estas que se encontram em trâmite pela via administrativa junto ao Governo do Estado. O processo de desapropriação que tem o fim de viabilizar a construção da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, no Seridó, teve início em 2005.

Prefeitura espera 5 milhões de pessoas para o carnaval de rua do Rio de Janeiro


A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou hoje (23) o esquema operacional para auxliar na organização de 456 blocos e 600 desfiles nas ruas da cidade durante o carnaval. São esperadas 5 milhões de pessoas na semana do carnaval, entre elas 977 mil turistas, que, segundo cálculo da prefeitura, gerarão para a cidade renda aproximada de US$ 782 milhões.

Também foi anunciada mudança no local de desfile de alguns blocos, que tiveram de ser transferidos por causa de obras no centro do Rio. É o caso do tradicional Cordão da Bola Preta, que arrasta centenas de milhares de pessoas em seus desfiles na Avenida Rio Branco, que atualmente tem duas faixas bloqueadas por causa das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Por isso, o bloco sairá desta vez na Presidente Antônio Carlos, paralela à Rio Branco.

Doleiro pode levar R$ 10 milhões se ajudar a recuperar desvios da Petrobras


Do UOL – O crime pode não compensar, mas, sabendo negociar, dá para sair dessa vida milionário. É o que pode acontecer com o doleiro Alberto Youssef, tido como um dos principais operadores do esquema da corrupção na Petrobras. Se ele for extremamente eficiente na recuperação de recursos desviados de contratos da estatal, pode acumular milhões como recompensa pela ajuda dada ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

Para ganhar R$ 10 milhões, por exemplo, ele teria que ajudar a recuperar R$ 500 milhões desviados. A taxa de sucesso prevista no acordo de delação premiada do doleiro é de 2% sobre os valores recuperados. “É com essa estimativa que nós trabalhamos. O Alberto conhece muito bem o caminho do dinheiro nos paraísos fiscais”, afirma o advogado Antonio Figueiredo Basto, que defende Youssef e costurou o acordo com os procuradores da Operação Lava Jato. Segundo Figueiredo Basto, o acordo de Youssef é o único entre os nove assinados na Lava Jato que tem uma cláusula de performance ou taxa de sucesso. Se cumprir integralmente o acordo, Youssef perderá bens que valem R$ 40 milhões –valor da multa estipulada pelos procuradores pelos crimes que praticou.

Câmaras Municipais do Seridó criam o “Grito da Seca”


As câmaras municipais do Seridó estão se unindo em torno do “Grito da Seca”, evento que será realizado em duas etapas. A primeira acontece dia 30 de janeiro com audiências públicas em todos os municípios com a participação de vários seguimentos da sociedade. A segunda etapa acontece dia 10 de fevereiro, em uma grande reunião na Câmara Municipal de Caicó, onde serão apresentados todos os encaminhamentos tirados das audiências que aconteceram nos municípios. O Seridó foi dividido em Seis núcleos:

Núcleo 1 – Caicó, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.
Núcleo 2 – Acari, Cruzeta e São José do Seridó, tendo como coordenador o vereador Leonardo Ferreira de Acari.
Núcleo 3 – Currais Novos, Cerro Cora, Bodó. Tendo coo coordenadora a vereadora Zefinha Moura de Currais Novos.
Núcleo 4 – Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino e Jucurutu. Tendo como Coordenador o vereador Paulo Nobre.
Núcleo 5 – Equador, Parelhas, Santana do Seridó, Carnaúba dos Dantas. O Coordenador é Cledson.
Núcleo 6 – Jardim do Seridó, São João do Sabugi, Ouro Branco e Ipueira. O coordenado será o vereador Dedé do Consórcio.

Defesa Civil de Jardim do Seridó solicita técnicos da UFRN para analisar produtos da Medeiros S/A


A coordenadoria de Defesa Civil de Jardim do Seridó protocolou nesta quinta-feira (22), no gabinete da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ofício solicitando da Universidade Federal do Rio Grande, uma equipe de profissionais para realizar uma análise técnica na empresa, Medeiros S/A Indústria e Comércio que se encontra desativada há vários anos em uma grande área, compreendendo principalmente o Centro da cidade.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Jarbas Silva que também é o secretário de Obras e Serviços Urbanos, a análise se faz necessária, devido ao incêndio de grande proporção ocorrido na última segunda-feira, dia 20, em um dos galpões da Medeiros S/A e ao material residual e dos insumos inflamáveis ainda existentes na fábrica que por muitos anos produziu margarina, óleo vegetal e sabão. “O objetivo é identificar possíveis riscos à saúde da população, contaminação e impacto ambiental na referida área”, informou Silva.

Dom Antônio: “Igreja não tem bandeira e nossa função é intermediar o diálogo em Oiticica”


IMG_8609

Foto: Marcos Dantas

Uma comitiva formada pelo secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França, técnicos da pasta e representantes das empresas que formam o Consórcio EIT/Encalso, responsável pelas obras de construção da Barragem de Oiticica foi recebida na tarde desta sexta-feira (23) pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos e o padre Ivanoff Pereira, vigário-episcopal para a Área Social. A reunião foi solicitada pelo próprio Mairton França. Na ocasião, o secretário solicitou o apoio da Igreja Católica, na figura do bispo na tentativa de sensibilizar os agricultores de Barra de Santana e comunidades adjacentes, a darem um crédito de confiança ao Governo, e autorizar a retomada das obras.

Dom Antônio ouviu atentamente as palavras do secretário, e deixou clara a posição da Igreja no apoio ao movimento. O bispo reforçou ao secretário a importância da vinda do governador Robinson Faria ao canteiro de obras, em Barra de Santana, para que ele pessoalmente apresenta a comunidade os compromissos que serão cumpridos pelo Governo. “A função da Igreja é intermediar. É preciso nessa hora que a gente tente contemplar o maior número de pessoas. A igreja não está assumindo nenhuma bandeira pra ela. Não é uma defesa de interesse direto da Igreja. Ela entra para intermediar esse diálogo, e eu tenho esperança que a gente vai conseguir ter um bom diálogo, sobretudo se o governador puder vir”, disse Dom Antônio ao Blog do Marcos Dantas.

Ouça Dom Antônio Carlos:

No último dia do Sisu, curso de Medicina de Caicó continuava como a maior nota de corte do Brasil


Nesta quinta-feira (22), antes do encerramento das inscrições, o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó continuava como a maior nota de corte do Brasil, com 880,23 pontos. Entretanto, essa estatística consolidada só será conhecida na próxima segunda-feira, 26, quando estará disponível o resultado da chamada regular, com a classificação de cada um dos candidatos nas opções escolhidas.

Em seguida, nos dias 30 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro, ocorre o cadastramento para os selecionados na primeira chamada. As aulas do primeiro semestre de 2015 da UFRN estão previstas para iniciar no dia 2 de janeiro.

Cursos da UFRN têm mais de 45 mil inscritos no SiSU


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou na manhã desta sexta-feira, 23, os números de inscrições e de candidatos inscritos para as 6.878 vagas oferecidas pela Instituição em 2015, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao todo, 33.104 candidatos escolheram alguma das oportunidades de graduação da UFRN, em um total de 47.282 inscrições. Lembrando que um candidato poderia se candidatar a duas opções, mesmo que os cursos não fossem da mesma universidade.

Os cursos com maior número de inscritos foram Ciências e Tecnologia (integral), com 2.752 candidatos, Ciências e Tecnologia (noturno), com 2.450, Medicina (campus central), com 2.231, e Direito (campus central) com 1.283 inscritos. As duas opções para o curso de Ciências e Tecnologia eram as que mais ofereciam vagas: 330 e 230, respectivamente.

Ex-prefeito de Lagoa de Velhos é condenado em ação do MPF


Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação do ex-prefeito de Lagoa de Velhos, Washington Ítalo da Silva, conhecido como “Dão”, por improbidade administrativa. O gestor não prestou contas de recursos destinados a programas educacionais, nos anos de 2006 e 2008. Ele também foi considerado responsável pela supressão de documentos referentes a esses programas.

A sentença, da qual Washington Ítalo ainda pode recorrer, inclui a perda da função pública que eventualmente exerça; suspensão dos direitos políticos por cinco anos (após o trânsito em julgado da ação); multa equivalente a três vezes o valor da remuneração do prefeito à época dos fatos; e proibição de contratar com o poder público por três anos. As verbas das quais o ex-prefeito não prestou contas se referem a R$ 74 mil (valores da época) em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados aos programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) em 2006 e 2008; Transporte Escolar (Pnate), 2008; e de Educação de Jovens e Adultos (Peja), 2006.