Marcos Dantas

Operação Candeeiro: Direção do Idema emite nota e diz que vai colaborar com o MP


A direção do Idema, órgão envolvido na operação Candeeiro, deflagrada hoje pelo Ministério Público, emitiu nota oficial e disse que vai colaborar com o trabalho dos promotores.

Veja a nota na íntegra:

Em relação à Operação Candeeiro, desencadeada hoje pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte e que investiga desvio de dinheiro nos cofres públicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, no período de 2013 e 2014, a atual gestão do órgão esclarece que está a disposição do Ministério Público para colaborar com as investigações e apuração dos fatos referentes à operação.

Açude Gargalheiras deixa de abastecer cidades


gargalheiras_acude

O açude Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, localizado no municípior de Acari, está com o volume baixíssimo, com apenas 0,2% de água. A situação crítica do reservatório já está impedindo desde ontem (2) o abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari. Além dele, outros doze reservatórios também estão com cerca de 0% de volume.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), alternativas de abastecimento já estavam sendo desenvolvidas para solucionar o problema. Em Currais Novos, uma adutora será responsável por levar a água da Barragem Armado Ribeiro Gonçalves para a Estação de Tratamento de Água, localizada no Gargalheiras, onde a água será bombeada para o reservatório e retomará o abastecimento para o município.

PROCON/RN notifica Arena das Dunas sobre entrada de bebidas e alimentos


31jan2014---imagem-aerea-da-arena-das-dunas-em-natal-1394126581209_615x300

O PROCON/RN notificou à administração do Estádio Arena das Dunas, após várias denúncias dos consumidores, no sentido de permitir que os torcedores entrem com bebidas e comidas adquiridos fora do estádio. Esta proibição configura “venda casada” que é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o diretor geral do PROCON, Ney Lopes Júnior, o consumidor é livre para escolher onde e o que comprar e não pode ser obrigado a adquirir estes produtos no interior do estabelecimento que muitas vezes apresentam preços exorbitantes e fora da realidade. Esta regra vale para bebidas, sanduíches, pipocas, salgados, balas e semelhantes. A única proibição que existe é a entrada com produtos de vidro ou que ofereçam risco a integridade física dos torcedores. O consumidor deve colocar a bebida em copo de plástico descartável.

Mossoró lança programa de capacitação dos servidores


A prefeitura de Mossoró lança nesta quinta-feira (03) o Programa Municipal de Capacitação dos Servidores, que será executado em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). O lançamento acontece a partir das 9h, no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, com a presença do prefeito Francisco José Júnior.

O programa, coordenado pela Secretaria da Fazenda, através da Unidade de Execução Municipal (UEM), contemplará inicialmente os servidores das Secretarias da Administração, Planejamento e da própria Fazenda. Os três primeiros cursos, de um total de 10 que serão ministrados até o mês de outubro, acontecerão nos próximos dias 8, 9, 10, contemplando as temáticas “Excelência no Atendimento e Comunicação no Trabalho”, “Redação Oficial” e “Licitação e Contratos Administrativos”.

Presidente da Assembleia recebe diretoria da Associação Norte-Riograndense de Criadores


fe87072a-eb78-4e79-84c0-b892e110665d

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), recebeu na manhã desta quarta-feira (2) uma visita de cortesia do presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores (ANORC), Antônio Teófilo de Andrade Filho, que esteve na Casa para convidar os deputados para a 53ª edição da Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, a tradicional Festa do Boi.

“Recebemos hoje o convite da ANORC para participação da Assembleia na Festa do Boi 2015, oportunidade em que a Casa pretende transferir a sede do Poder Legislativo para o Parque Aristófanes Fernandes e nele realizar mais uma edição do projeto Assembleia Itinerante”, disse Ezequiel. De acordo com o parlamentar, os deputados terão a oportunidade de debater assuntos relacionados ao agronegócio e à seca.

Rogério Marinho: ‘Em vez de subsidiar empresas, Dilma deveria reduzir impostos’


Rogério na tribuna da Câmara

Membro titular da Comissão Parlamentar Mista da Medida Provisória 680/2015, que trata do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) defendeu nesta terça-feira (01), durante reunião do colegiado no Congresso Nacional, a flexibilização de normas trabalhistas e a diminuição dos impostos no país. Para o parlamentar, estas atitudes conseguiriam ajudar o Brasil a vencer a crise econômica, sem a necessidade do PPE.

“Não seria mais prudente, mais desejável, mais sistêmico, respondendo à crise, refundarmos essa questão da economia do país em relação à flexibilização de normas trabalhistas, à diminuição dos impostos? Se você vai subsidiar as empresas que vão segurar empregos, por que não reduzir os impostos que essas empresas pagam, na mesma proporção, sem desfalcar o fundo de apoio aos trabalhadores brasileiros, que, em última instância, precisa respaldar o conjunto dos trabalhadores do País?”, questionou o deputado.

Bandeira do Brasil é hasteada no Centro Administrativo em comemoração à Semana da Pátria


bandeira_centro

O hasteamento da Bandeira do Pavilhão Nacional foi realizado hoje (2) na Praça Cívica do Centro Administrativo. A solenidade – que faz parte das festividades da Semana da Pátria 2015 – é realizada anualmente e reuniu autoridades das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretários de Estado, professores e estudantes da rede estadual de ensino.

O governador Robinson Faria – por motivo de ausência de viagem – foi representado pela secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Julianne Faria. O evento contou também com a presença dos secretários de Estado, Tatiana Mendes Cunha, Gabinete Civil; Francisco das Chagas, Secretaria de Educação; Hudson Brito, das Relações Institucionais e o comandante Geral da PM, Ângelo Mário Dantas.

Sessão Solene homenageia paratletas que participaram do Parapan em Toronto


b57ed9c5-f412-47b9-9e03-bdd38ff25660

Por propositura da deputada estadual Márcia Maia (PSB), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta quarta-feira (2) sessão solene em homenagem aos paratletas potiguares que participaram do Parapan 2015, em Toronto, no Canadá.

“Hoje nos reunimos para homenagear aqueles que escolheram vencer. Mesmo diante das consequências da vida, escolheram não se curvar. São homens e mulheres que mostraram que onde há obstáculos, há superação e elevaram assim o Rio Grande do Norte no nível mais alto, com ou sem medalha”, homenageou Márcia Maia.

Decisão mantém Ação Penal contra ex-coordenador de obras de Parnamirim


A Câmara Criminal do TJRN negou provimento a Habeas Corpus movido em favor de Délio de Miranda Barreto, denunciado pelo Ministério Público Estadual pela suposta prática do crime de fraude à licitação, previsto no artigo 90 da lei nº 8.666/93, sendo réu na Ação Penal nº 0800584-33.2014.8.20.0124 em trâmite no juízo da 2ª Vara Criminal de Parnamirim.

A denúncia do MP ressalta que a fraude ocorreu, quando o acusado, na qualidade de coordenador de Obras da Secretaria Municipal de Obras Públicas do Município de Parnamirim, fraudou os procedimentos licitatórios nº 016/2006 e 008/2007, os quais foram realizados sem a existência de prévio projeto básico, para dar suporte ao certame, sendo que o mesmo projeto foi elaborado pela empresa que venceu ambas as licitações.

Caern completa 46 anos focada nos desafios do saneamento no RN


Hoje (02), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) completa 46 anos. Inúmeros são os motivos para celebrar a data mas o principal deles, são as obras de esgotamento da capital. Trata-se de um projeto audacioso do Governo do Estado que visa ampliar a cobertura da coleta e tratamento de esgoto para aproximadamente 100% da população.

Obras e ações que seguem por todo o Estado. Em Mossoró e Caicó, onde a empresa faz desde obras de ampliação do abastecimento a obras de esgotamento em Assú e Apodi. Os Investimentos estão sendo feitos em praticamente todo o Rio Grande do Norte.

Enquanto isso, na área operacional, registramos a aquisição de novos veículos e equipamentos, modernizando dia a dia o trabalho de uma das mais importantes empresas do Estado. Essa modernização passa por uma reestruturação do seu atendimento ao cliente que em breve será ampliado e contará com novos serviços.

Marcelo Navarro será sabatinado em instantes por senadores na CCJ


08/04/2015. Credito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press. Solenidade de posse do presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Regiao - TRF5, respectivamente, desembargadores federais Marcelo Navarro (foto), Roberto Machado e Fernando Braga.

08/04/2015. Credito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sabatina em instantes o próximo integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Caso aprovado pelos senadores o desembargador Marcelo Navarro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), poderá integrar a turma que julga, na Corte, os processos da Lava Jato.

A sabatina, que será realizada sob a relatoria da senadora Fátima Bezerra (PT/RN), tem início previsto para as 10h.O nome de Navarro foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff dentre a lista tríplice enviada pelos ministros do STJ para ocupar a vaga deixada após a aposentadoria do ministro Ari Pargendler.

Operação Candeeiro apura desvio de R$ 19,3 milhões do IDEMA


Sede do MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Candeeiro, buscando descortinar esquema milionário no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, entre os anos de 2013 e 2014, através do qual uma refinada associação criminosa instalada na sua Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade, em comunhão de desígnios com o então Diretor Administrativo e com auxílio de terceiros estranhos ao órgão, utilizava-se de ofícios autorizadores de pagamento como forma de desviar recursos em benefício próprio ou de terceiros.

Segundo apurado até o presente momento, os valores desviados dos cofres do IDEMA em favor de tais empresas – com as quais o próprio órgão atualmente não reconhece qualquer espécie de contratação – contabilizam o montante de R$ 19.321.726,13, mais da metade advindos de conta oculta, aberta em março de 2013.

Participam da operação 26 Promotores de Justiça e cerca de 100 Policiais nas cidades de Natal/RN, Parnamirim/RN, Santana do Matos/RN e Mossoró/RN, para cumprimento de 05 mandados de prisão temporária, 10 mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 6ª Vara Criminal da Comarca de Natal, que igualmente decretou o sequestro de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas alvos da investigação.

Até o momento já foram identificadas como beneficiárias do esquema ilícito de desvio de recursos públicos as empresas A MACEDO MAFRA-ME, FABÍOLA MERCEDES DA SILVEIRA ME, CONCEITO RENT A CAR LTDA ME, J E DE O SOARES ME, RAMON ANDRADE B F SOUZA ME, M D S DE LIMA SERVIÇOS ME e ANTONIO TAVARES NETO ME, todas vinculadas a pessoas da Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade. O dinheiro, em sua maior parte, era sacado em espécie nas instituições financeiras mantenedoras das contas das empresas.

No decorrer da investigação, verificou-se que diversos ofícios eram expedidos com o propósito de determinar ao Banco do Brasil a transferência de valores, a partir de contas de titularidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, a empresas que não possuíam qualquer vínculo contratual com o órgão. Tal proceder, sem que fosse realizado qualquer registro no SIAF – Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Rio Grande do Norte, nem informada a contratação das empresas beneficiárias ao Tribunal de Contas do Estado ou mesmo disponibilizada a informação no Portal da Transparência, era estratagema nebuloso, mas demonstrador de grande capacidade de percepção de brechas nos mecanismos de controle.

Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, restou demonstrada a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de quadrilha/associação criminosa (art. 288, do Código Penal), peculato (art. 312, do Código Penal), lavagem de dinheiro (art. 1º, caput, e §§1º e 4º, da Lei nº 9.613/98), falsificação de documento público (art. 297, do Código Penal), uso de documento falso (art. 304 do Código Penal), extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento (art. 314 do Código Penal).

Sesc RN abre inscrições para cursos gratuitos de outubro


Estão abertas até dia 21 de setembro, as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos mensalmente pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). Os cursos, integrantes do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), oferecem 271 vagas paras as cidades de Natal, Mossoró e Caicó, com início em outubro. O edital do trimestre com todas as informações está disponível no site do Sesc RN, owww.sescrn.com.br.

 São oito (08) opções de cursos disponíveis nas áreas de trabalhos manuais, beleza (em parceria com o Senac RN) e culinária, entre eles o de  “ Decoração Natalina”, “Decoração para o quarto do bebê”, “Corte e escova” e “Finger foods: mini porções”.

Festival de Gastronomia na Árvore de Mirassol começa nesta sexta-feira


A partir da próxima sexta-feira (04) tem início a sexta edição da Feira de Gastronomia & Arte da Praça da Árvore de Mirassol, realizada pela Prefeitura Municipal do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e em parceria com os participantes do evento. “A Feira é um dos maiores sucessos da cidade. É por isso que, a cada mês, somos motivados a trazer mais novidades e atrativos para as famílias e visitantes, que elegeram a Praça da Árvore de Mirassol como um lugar ideal para o lazer”, enfatizou o titular da Semsur, Antônio Fernandes.

A edição deste mês, que acontecerá no período de 04 a 07, será especial, pois além de abranger o Feriado da Independência, trará como novidade a “Coxinha sem massa”, com recheios de camarão e carne de sol, receitas desenvolvidas exclusivamente para o evento. Os quatro dias da Feira estarão repletos de comidas e atrativos para o público em geral, uma vez que a entrada é gratuita.

Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor


O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), realiza nos dias 10 e 11 de setembro (quinta e sexta-feira), o 1º Congresso Municipal do Direito do Consumidor, no Praia Mar Hotel e Convention, a partir das 18h (dia 1), e das 9h (dia 2). Com o tema “25 anos do Código de Defesa do Consumidor – Sua aplicação e eficácia nas relações de consumo”, o encontro é destinado ao público em geral, e as inscrições devem ser realizadas, de 01 a 10 de setembro, exclusivamente por meio do endereço eletrônico: www.natal.rn.gov.br/procon, aba “INSCRIÇÃO DE EVENTO”.

O congresso é gratuito e está sendo totalmente custeado com recursos oriundos das multas aplicadas pelo órgão. A programação incluirá debates e palestras com profissionais renomados e influentes. Entre eles, a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira da Silva; o promotor de justiça, José Augusto Peres; o gerente de normas da Diretoria de Autorregulação Bancária da FEBRABAN, Evandro Zuliani; o advogado e professor universitário, Paulo Lopo Saraiva; e o professor universitário, Murilo Sechieri Costa Neves.

Oral Way Odontocenter está com inscrições abertas para curso de Lente de Contato V.I.P. em Natal


Curso Lente de Contado VIP

No próximo dia 12 de setembro a Oral Way Odontocenter, com apoio da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), vai realizar o curso Lente de Contato V.I.P. com palestras de Rafael Puglisi e Carlos de Carvalho, que estarão juntos pela primeira vez em Natal. O curso, com duração de 4 horas, vai acontecer no Cinemark, no G5 do Midway Mall.

Rafael Puglisi e o professor Doutor Carlos de Carvalho, ambos do Instituto Odontológico Guy Puglisi (IGP), localizado em São Paulo, são os criadores do curso Lentes de Contato V.I.P. O curso terá duração de 4 horas e as inscrições estão abertas para dentistas com atuação em odontologia estética, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos em prótese.

O mercado odontológico estético cresce e inova cada vez mais. Uma das modernidades que vem chamando atenção dos pacientes são as lentes de contato dental ou lentes de contato de porcelana. “Elas são uma espécie ‘capa’ de porcelana projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes, melhorando a aparência do sorriso”, explica Dickson Martins da Fonseca.

De acordo com Dickson Martins da Fonseca o curso será uma excelente oportunidade para um aprimoramento em Lente de Contato V.I.P., além de ser imperdível a oportunidade de interação com profissionais renomados, como Rafael Puglisi e Carlos de Carvalho.

Serviço: Curso Lente de Contato V.I.P.

Carga horária: 4 horas de curso teórico

Local: Cinemark do Midway Mall, dia 12/09

Informações e inscrições: Oral Way Odontocenter (84) 98867-3306

VII Gincana Solidária do NEC/Pinguinho de Gente arrecada 30 mil itens para doações


Doações da VII Gincana Solidária do Nec Pinguinho de Gente

Com a proposta de despertar a solidariedade e a beneficência, o Nec/Pinguinho de Gente realizou a VII Gincana Solidária no último fim de semana. Alunos e ex-alunos se reuniram em equipes e arrecadaram 30 mil itens em donativos que serão distribuídos para 15 instituições filantrópicas como creches, orfanatos, abrigos de idosos e casas de acolhimento a dependentes químicos. Foram arrecadados donativos como alimentos, produtos de higiene pessoal e material de limpeza.

A Gincana Solidária do Nec/Pinguinho de Gente é formada por quatro equipes identificadas por cores diferentes. Os componentes de diversas turmas tem como objetivo unir forças para realizar tarefas propostas. Este ano a equipe laranja foi a grande vencedora. “É importante destacar que todos os envolvidos saem vencedores, por conceder ações beneficentes e ajudar pessoas que precisam de amor, carinho e atenção”, explicou a coordenadora pedagógica, Marcia Valéria.

Além de tarefas culturais e esportivas os alunos arrecadaram materiais de limpeza, higiene pessoal e alimentos que, este ano, serão doados para 15 instituições. “O importante agora é distribuir os donativos e promover ainda mais a interação dos alunos do Nec/Pinguinho de Gente com a solidariedade”, conclui a coordenadora.

A coordenadora Marcia Valéria destacou o empenho dedicado por familiares e alunos a ponto de superar o número de arrecadação de anos anteriores, permitindo assim que o Nec/Pinguinho de Gente ampliasse o número de instituições beneficiadas. Entre as instituições que receberão as doações arrecadadas na VII Gincana Solidária estão a creche Vovó Marluce, Instituto Juvino Barreto e Tribo de Judá, de Pium.

Conetur tem reunião para avaliar propostas de Centro Cultural BB, Geoparque Seridó e Furna Feia


A 53ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo do RN (Conetur) acontece amanhã (2), às 10h, no Centro de Convenções de Natal. Na oportunidade será apresentado o projeto de implantação do Geoparque Seridó, a proposta de um Centro Cultural Banco do Brasil em Natal, além do projeto de efetivação do Parque Nacional de Furna Feia, em Mossoró. A reunião, presidida pela Secretaria de Estado do Turismo (SeturRN), é aberta à imprensa.

A proposta do Centro Cultural Banco do Brasil já foi apresentada pelo Governo do Estado ao Banco do Brasil, através da SeturRN e da Procuradoria Geral do Estado. Durante a reunião serão apresentados os trâmites e os detalhes do novo equipamento pelo secretário Ruy Gaspar e pela procuradora Marjorie Madruga.

O projeto do Geoparque Seridó, além das ações da SeturRN para sua implantação, será apresentado previamente durante o Conetur pelo professor Marcos Nascimento e pelo secretário Ruy Gaspar, e discutido amplamente durante workshop realizado nesta quinta-feira (3), também no Centro de Convenções e com convidados nacionais e presença do governador do Estado, Robinson Faria.

A pauta do Parque Nacional de Furna Feia terá apresentação do analista ambiental Diego de Medeiros Bento, chefe da base avançada do Centro Nacional de Conservação e Pesquisa de Cavernas em Natal, além de técnico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. E ainda uma explanação do chefe do Parque, Leonardo Nunes, que também abordarão todo o apoio da Setur para a gestão do equipamento.

Outro tema discutido durante o Conetur será o sistema de transporte coletivo para o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, para então abrir a reunião para debates e outros possíveis assuntos a serem abordados. O Governo do RN, por meio da SeturRN, tem mantido a regularidade bimestral das reuniões do Conetur.

Deputado Ezequiel solicita a implantação do Projeto Ronda Cidadã em Ceará-Mirim


Ezequiel Ferreira

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa, requereu a implantação do Projeto Ronda Cidadã, no município de Ceará-Mirim, que fica na Região Metropolitana. O requerimento foi encaminhado ao governador Robinson Faria e a secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite Gonçalves.

“As estatísticas apontam um crescimento significativo da criminalidade na Região Metropolitana. Com o objetivo de conter as ações criminosas, o Governo do Estado implantou o Projeto em Natal e já sinalizou que levará para Parnamirim. Solicito ao governador que implante o Ronda Cidadã também em Ceará-Mirim, município importante que hoje tem mais de 70 mil habitantes”, argumentou Ezequiel.

De acordo com o presidente da Assembleia, o Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, descuidar-se do policiamento repressivo, de forma qualificada. O programa se inspira em experiências que deram certo em outros países, como Colômbia e, mais perto, no estado do Ceará.

Ronda Cidadã

O Programa Ronda Cidadã garante a presença policial nos bairros e a proximidade ao cidadão para combater a violência, assegurando maior agilidade no atendimento à população. O projeto trabalha em duas frentes: a reativa e proativa.

A primeira, conta com o pelotão atuando na prevenção e repressão qualificada, a partir do patrulhamento com viaturas, motocicletas, e bicicletas (ciclo patrulhas). Já o pelotão proativo consiste no acolhimento e inclusão social, por meio do Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadã de Visitas Comunitárias e Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência, que funciona nos moldes da Lei Maria da Penha, da Base Móvel Ronda Cidadã e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Banda Anos 60 recebe Khrystal e Isaque Galvão na “Noite da Jovem Guarda” desta quinta, 03


Banda Anos 60

A Banda Anos 60 e os convidados Khrystal e Isaque Galvão continuam a temporada “Noite da Jovem Guarda” no Iate Clube de Natal, das 18h às 23h, nesta quinta-feira, 03.

“Desta vez, além da formação normal da banda (Reinaldo Azevedo, Luiz Azevedo Élson Jetson, Fernando Azevedo e Manolo Voyage), teremos um naipes de metais, com saxofone alto, saxofone tenor, trombone e trompete”, que enriquece nossas apresentações. Afinal, estamos no ano em que comemoramos 50 anos da Jovem Guarda”, disse o líder da banda, Reinaldo Azevedo.

Nesta quinta o palco está sendo relocalizado para oferecer mais espaço para os dançarinos e mais conforto para visualização das atrações. “Vamos fazer mais uma festa de arromba”, sorriu Reinaldo.

Codern apoia ação de cidadania na Ribeira


Codern na Praça

Dezenas de pessoas participaram nesta terça-feira (1) das ações de promoção à saúde realizadas durante o projeto “Ribeira Saudável”, desenvolvido pelo Distrito Sanitário Leste da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Praça Augusto Severo. Além de orientações sobre alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis e saúde bucal, os presentes também receberam preservativos masculino e feminino e acompanharam as apresentações culturais.

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) participou da ação de cidadania, apoiando com a distribuição de camisetas personalizadas, divulgando o Porto de Natal, além do desenvolvimento de campanhas educativas de Saúde, sob o comando de Maria da Conceição Fernandes de Medeiros, Coordenadora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional da CODERN.

Equipes da UFRN ficam em 4º lugar na Liga Universitária de Futebol 7


As equipes masculina e feminina de Futebol 7 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estiveram no último final de semana na cidade de Goiânia participando da Liga Universitária Brasileira da modalidade e ficaram em 4º lugar no Brasil.

A equipe de futebol masculino participou da seletiva estadual para fase final da Liga Universitária e se classificou ganhando da UFERSA de 5 x 2 e da UERN de 5 x 0. O time irá representar novamente a UFRN no período de 22 a 29 de setembro. Dessa vez os jogos serão realizados em Curitiba.

Futebol 7

Também conhecido como Futebol 7 Society, ou simplesmente Futebol Society, essa modalidade se constitui de um esporte coletivo jogado entre dois times de 7 jogadores cada um. Dois árbitros que se ocupam da aplicação das normas.

Esse esporte foi gerido inicialmente de forma oficial pela Confederação Brasileira de Futebol Sete Society (CBF7S), fundada em 30 de outubro de 1996.

Concerto reúne Orquestra Sinfônica, Octo Voci e Coral do Senado


Pela primeira vez no Rio Grande do Norte, o grupo vocal Octo Voci, projeto de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Orquestra Sinfônica da UFRN e o coral do Senado Federal fazem um concerto em conjunto. O evento acontece no dia 9 de setembro, às 20h30, no Teatro Riachuelo. A entrada é gratuita.

A noite está sob o comando do maestro convidado Santiago Meza, da Universidade Andrés Bello, no Chile. Também conta com as participações especiais de Virgínia Cavalcanti, do argentino Marcelo Hunkeler no bandoneon e do pianista Duly Mittelstedt. A principal obra da noite é a “Misa a Buenos Aires” (MISATANGO) de Martín Palmeri.

Misa a Buenos Aires

A obra “Misa a Buenos Aires” é também intitulada de “MISATANGO”. O subtítulo faz referência à característica marcante do compositor argentino Martín Palmeri que homenageia o tango de seu país.

A misa é composta para coro misto, mezzo soprano, bandoneon, piano e orquestra de cordas e é cantada em latim, tradição sempre observada neste tipo de composição sacra. A obra é composta por seis movimentos: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei

Começa nesta quarta (02) minicurso em educação ambiental para professores


O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” inicia nesta quarta (02), um minicurso em Educação Ambiental para professores da rede pública de ensino. O objetivo é capacitar os educadores e despertá-los para a compreensão dos princípios da responsabilidade ambiental, além das possibilidades de aplicar a educação ambiental nas salas de aula.

Durante o curso que acontece até a próxima sexta-feira, dia 04/09, no Parque das Dunas, serão discutidos os principais problemas ambientais da atualidade e será apresentada uma mostra dos ecossistemas do Brasil e do Rio Grande do Norte. O conteúdo programático é baseado em quatro pontos principais: Introdução a Educação Ambiental, Ecologia e Educação Ambiental, Sustentabilidade e Elaboração de Projetos.

Na quinta-feira, 03/09, os educadores farão uma trilha no Parque das Dunas onde poderão conhecer melhor as potencialidades do Parque e o seu rico e diversificado ecossistema. Na sexta-feira, 04/09, a equipe fará uma aula passeio no Barco Escola Chama Maré, onde serão abordados aspectos histórico-culturais, ecológicos, econômicos e sociais do rio potengi.

“O curso em educação ambiental para professores é uma importante ferramenta para a construção da cidadania, pois desperta o professor para o sentimento participativo através da convivência com o meio ambiente”, afirmou Mary Sorage, gestora do Parque. O minicurso acontecerá no auditório do Parque das Dunas, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

21ª Expo Lajes movimenta economia da região Central do RN


A 21ª Exposição da Região Central – Expo Lajes, que aconteceu no último fim de semana no município, foi considerada um verdadeiro sucesso e movimentou toda a economia da região. Mais de 1.200 animais participaram da exposição, que ofereceu R$ 7,5 mil em prêmios. O evento faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, realizado anualmente pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

Durante a abertura da Expo Lajes, na noite de sexta-feira (28), o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, falou sobre a importância de manter o calendário de eventos. “Manter o calendário de exposições e realizar eventos magníficos como este são algumas das maneiras que o Governo do RN encontrou para continuar fomentando o agronegócio no nosso estado. Vamos manter acesa a chama do otimismo do homem do campo, a disposição do criador em fazer valer o seu talento”, destacou o secretário.

Polícia Militar apreende 65 armas e recupera 27 veículos no mês de agosto


Com uma média de apreensão de duas armas e onze munições por dia, neste último mês de agosto, somando 65 armas e 354 munições de diversos calibres apreendidas, os policiais militares que integram as unidades operacionais da Região Metropolitana ainda apreenderam um simulacro de arma de fogo e um colete balístico pertencente a uma empresa de vigilância privada, bem como 3,6 kg de drogas e entorpecentes.

Além das apreensões, a PM ainda capturou 25 foragidos do Sistema Penitenciário do Estado, os quais foram reconduzidos aos estabelecimentos prisionais para o cumprimento de suas respectivas penas restritivas de liberdade.
A Polícia Militar ainda recuperou, somente na Região Metropolitana, 27 veículos que continham queixa de roubo ou furto, sendo restituídos aos seus devidos proprietários.

Sesap-RN define metas para o período de 2016 a 2019


O Plano Plurianual (PPA) para o período 2016-2019 da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi apresentado na manhã desta terça-feira (1°), pela Coordenadora de Planejamento e Controle dos Serviços de Saúde, Márcia Pellense, com a presença do secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, e sua equipe de coordenadores, durante reunião colegiada no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope).

O PPA estabelece diretrizes e metas, além de estabelecer os programas que necessitam de maiores esforços por parte da gestão. A Sesap pretende direcionar investimentos na modernização administrativa, gerencial e tecnológica da Secretaria, ampliação, modernização e operacionalização dos serviços de atendimento de urgência e emergência móvel, qualificação da atenção à saúde por meio do apoio técnico e financeiro às gestões municipais visando elevar a resolutividade da atenção básica, entre outros pontos presentes do Plano.

Um dos principais objetivos para o período é reestruturar e operacionalizar a Rede de Atenção à Saúde através do fortalecimento da atenção hospitalar e especializada de acordo com as diretrizes da regionalização, definindo perfis, adequação organizacional, física e tecnológica das unidades, ampliando o acesso e garantindo a assistência com eficiência e eficácia dos resultados.

Governador do RN destaca potencial do RN no maior evento de energia eólica da AL


O governador Robinson Faria participou na tarde desta terça-feira (1º) da edição 2015 do Brazil Windpower Conference and Exhibition (BWP), maior evento de energia eólica da América Latina, realizado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo Estadual, que foi o primeiro governador da história convidado para falar no evento em virtude da liderança do RN na produção de energia eólica, discursou durante 10 minutos, abordando o potencial eólico instalado e a previsão para os próximos anos no Estado.

O evento teve a participação do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, presidente executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum, secretário-geral do Global Wind Energy Council, Steve Sawyer, o governador do Piauí, Wellington Dias, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN, Flávio Azevedo, e a Diretora Executiva – CTGAS-ER, Cândida Amália.

Atualmente, o Rio Grande do Norte é autossuficiente na produção de energia limpa com 2,5 gigawatts de potência, com capacidade para dobrar esse número até 2018 ou multiplicar por dez daqui a 20 anos. O estado é responsável por 34% da capacidade instalada de geração de energia eólica do país, e conta com 81 usinas em operação produzindo 2.119,2 megawatts, 23 usinas em construção, com previsão de 624,8 MW de geração, e 77 usinas contratadas, que deverão produzir 1.891,7 MW. Isso representa um total de 4.635,7 MW de produção num curto prazo. No segundo leilão de energia de reserva previsto para dezembro deste ano o estado concorrerá com mais 184 projetos.

Sobre a realidade protagonizada pelo Estado na geração de energia limpa, o leilão e a garantia de apoio às empresas que fixarem no RN, o governador falou: “todos aguardam ansiosamente que o leilão seja atrativo aos investidores e que tenhamos a garantia de que as obras previstas para Linhas de Transmissão e Subestações sejam executadas dentro dos prazos estabelecidos. As empresas que desejarem investir nessas Linhas de transmissão, assim como nos Projetos de Geração de Energia, terão o apoio decisivo do nosso Governo”, declarou.

Robinson Faria completou que no RN os investimentos no setor já chegam a R$ 4 bilhões, e que até 2017 o setor de energia eólica vai gerar mais de 30 mil empregos diretos ou indiretos no Estado. Para capacitar essa mão de obra toda, o RN já dispõe de cursos técnicos federais, no polo de João Câmara, e até pós-graduações na área oferecidos em Natal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RN é segundo estado do Nordeste que mais reduziu vulnerabilidade social


O Atlas da Vulnerabilidade dos Municípios Brasileiros-2015, lançado na manhã desta terça-feira (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta o Rio Grande do Norte como o estado com segunda maior evolução (redução de vulnerabilidade social), dentre os nove estados do Nordeste. No RN, 28% de seus 167 municípios tiveram evolução no índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e ficaram em índices considerados entre muito baixa e média, ficando à frente de Piauí, Ceará e Pernambuco, com mais de 20% de seus municípios nesta faixa.

Segundo o Atlas de Vulnerabilidade dos Municípios, o maior incremento da região Nordeste foi, justamente, de um município do Rio Grande do Norte – Ipueira, a 321 quilômetros de Natal, na região do Seridó, com uma queda de 0,337 no IVS, que era de 0,581 no ano de 2000 e foi a 0,244 em 2010. Na faixa do IVS, o nível de 0 a 0,200 é considerado muito baixo (o que é bom), 0,200 a 0,300 é baixo, 0,300 a 0,400 médio, 0,400 a 0,500 alto e 0,500 a 1,0 é muito alto.

No RN, apenas 12 municípios estão enquadrados na faixa de muita baixa vulnerabilidade social, mais do que a Paraíba (6), Bahia (5), Piaui e Ceará (2) e Maranhão (1). No entanto, Maranhão é o estado nordestino que mais evolui, com um indice de 0,163, enquanto o Rio Grande do Norte evoluiu 0,160.

Segundo o Atlas do Ipea, a vulnerabilidade social no país caiu de 0,446 para 0,326 entre os anos de 2000 e 2010, mas ainda é alta no Norte e Nordeste. O Atlas mostra que na região Nordeste quase a metade dos municípios (47,7%) estão agrupados na faixa do IVS alto. Outros 32,4% estão na faixa muito alta de vulnerabilidade social.