Marcos Dantas

Meta é de vacinar quase 17 mil pessoas contra a Influenza em Caicó


Já no que diz respeito a população da zona rural caicoense, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar equipes para o trabalho. Em Caicó, a meta da campanha é vacinar um total de 16 mil 380 pessoas, o equivalente a 80% da população.

É muito importante que o grupo prioritário possa está atento ao período de vacinação para que possam ficar protegidos. É praticamente um mês de campanha e é anual, pois a cada ano essa gripe pode se apresentar de forma diferente. O vírus, a cada ano, é diferente e a vacina é feita justamente com esse vírus novo”, disse Taiana.

A vacina contra a Influenza esta disponível à população de adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 5 anos , gestantes de qualquer idade gestacional e puérperas (mulheres em pós-parto), profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas e a população privada de liberdade.

Lançamento da Campanha de Vacinação acontece no próximo sábado em Caicó


A Campanha Nacional de Vacinação vai iniciar no País na próxima terça-feira (22) e no próximo sábado (26) acontece o “Dia D”, no qual todas as equipes de Saúde estarão mobilizadas para atender a população que vai tomar a vacina. Em Caicó, o lançamento oficial, no próximo sábado, vai acontecer, às 8h, na Unidade de Saúde Básica Silvino Dantas, no Centro da cidade.

A Influenza é uma doença respiratória de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. A principal intervenção preventiva é a vacinação, a qual vai ser feita através da campanha. Toda uma programação está sendo montada e bem organizada para acolher a população, principalmente no dia D, que vai ser no sábado (26)”, explicou Taiana Galvão, Coordenadora de Imunização da Secretaria.

Polícia Militar e Bombeiros do RN ameaçam parar atividades


Da Tribuna do Norte – Os praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte confirmam a deflagração de paralisação dos serviços a partir da próxima terça-feira (22), a fim de forçarem o governo estadual a apresentar uma proposta de envio da Lei de Promoções para votação na Assembléia Legislativa.

Um grupo de praças está acampado desde a quarta (9/04) em frente a Governadoria, no Centro Administrativo de Lagoa Nova, onde pretendem ficar até à Copa do Mundo, caso o governo não reabra a mesa de negociação ou não atenda as reivindicações da categoria, como um reajuste no soldo salarial de 56,7%¨, porque o último ocorrem em janeiro de 2012.

O vice-presidente da Associação Nacional de Praças, cabo Jeoás Santos, diz que a categoria não teme pelo esvaziamento da paralisação, nem por eventual pedido de ilegalidade do movimento junto à Justiça Estadual por parte do governo. Jeoás Santos lembrou que a paralisação dos serviços pelas Polícias Militares nos estados começou em 1997 e, mesmo não havendo uma previsão constitucional sobre o direito de greve dos policiais militares, “o nosso entendimento é que também não existe uma regulamentação que nos proíba fazer a paralisação”.

Aprovada prisão de 5 a 10 anos para motorista que matar em racha no trânsito


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou penas de reclusão para o “racha” no trânsito, se disso resultar lesão corporal grave ou morte. Os deputados rejeitaram o substitutivo do Senado e mantiveram o texto da Câmara ao Projeto de Lei 2592/07, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), já aprovado em abril do ano passado. Esse texto será enviado à sanção da Presidência da República.

Segundo o texto, do relator pela Comissão de Viação e Transportes, deputado Hugo Leal (Pros-RJ), a pena para a prática do racha em vias públicas sem vítimas é aumentada, de seis meses a dois anos de detenção, para seis meses a três anos. No caso de ocorrer lesão corporal grave, haverá pena de reclusão de 3 a 6 anos; e, no caso de morte, de 5 a 10 anos. Essas situações agravantes não estão previstas atualmente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97). Na prática do racha, esses agravantes serão aplicados mesmo se o agente não tenha desejado o resultado nem assumido o risco de produzi-lo.

 O projeto também prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos se o homicídio culposo ao volante for causado por motorista alcoolizado ou drogado. O texto do Senado excluía essas penas. A relatora das emendas do Senado, deputado Sandra Rosado (PSB-RN), recomendou a rejeição das mudanças feitas pelos senadores. Pela liderança do governo, no entanto, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que o governo não tem acordo com as penas mais graves previstas no texto da Câmara e sim apenas com a pena de dois a quatro anos de prisão.

Médica Zenaide Maia enaltece força da Mulher na política de Carnaúba dos Dantas


zenaide_com_vereadoras_vice-prefeira_e_primeira_dama

Durante sua visita a Carnaúba dos Dantas na última quinta-feira (17) a médica e pré-candidata a deputada federal, Zenaide Maia (PR) fez questão de destacar a importância que a representação feminina vem tendo na política do município. A vice-presidente do PR Mulher no Estado ficou feliz ao ser informada que nas últimas eleições foram eleitas quatro vereadoras: Josiene de Fabinho, Marli de Medeirão, Juliana e Maria de Ramalho. Como também, a atual vice-prefeita, Nana Medeiros.

Duas delas participaram do jantar oferecido pelo ex-prefeito Alexandre Dantas a Zenaide e sua comitiva: Josiene, Marli, além da vice-prefeita Nana e a primeira-dama Vick, dentre tantas outras mulheres da comunidade. “Quase que Carnaúba dos Dantas consegue eleger a maioria da Câmara Municipal com mulheres. Isso serve de exemplo para as demais cidades do Rio Grande do Norte. As pessoas desta terra acreditam na força da mulher”, declarou Zenaide Maia.

Paróquia de Sant’Ana realiza encenação da Paixão de Cristo pelas ruas de Caicó


Dentro da simbologia da semana santa, celebrada pelos católicos do mundo inteiro, a sexta-feira é o dia em que se recorda a paixão e morte de Jesus Cristo. Não há celebração de missas, e em seu lugar acontece a adoração da Cruz, aonde os fiéis, em sinal de respeito e devoção, beijam a imagem de Cristo crucificado. Em Caicó, a Paróquia de Sant’Ana celebrou Ação Litúrgica na Catedral, às 17h, e logo após aconteceu Via-Sacra pelas ruas com a imagem do Senhor Morto. Centenas de fiéis acompanharam o ato até a Capela de São Sebastião, na Ilha de Sant’Ana.

Durante o percurso, jovens dos grupos juvenis da Paróquia realizaram a encenação do drama sofrido por Jesus Cristo, desde a sua condenação até a morte na cruz. Emoção, fé e meditação marcaram todo o itinerário, que no intervalo entre uma estação e outra, os fiéis cantavam e as encenações eram realizadas.

Segundo o padre Edson Medeiros, pároco da Catedral, “relembrar o sofrimento sentido por Jesus significa criar em nós mesmos a consciência do tamanho do amor Dele por nós”. Ainda elogiou o trabalho realizado pelos jovens, que “conseguiram, com amor ao serviço e muita coragem, unir cultura e fé nas ruas da nossa cidade”.  Neste  sábado santo, às 20h, será celebrada na Catedral de Sant’Ana a missa da Vigília Pascal, que é considerada a celebração mais importante do ano para os cristãos católicos.

EUA acusam a TelexFree de fraude e congelam seus bens


Autoridades americanas congelaram milhões de dólares em bens e entraram com uma ação contra a TelexFree nos EUA nesta semana acusando o grupo de promover “esquema ilegal de pirâmide” financeira. Segundo a SEC (comissão de valores mobiliários dos EUA), autora da ação na Corte Distrital de Massachusetts, a TelexFree opera por meio de “oferta fraudulenta e não registrada de títulos”, que tem como principais alvos brasileiros e dominicanos que vivem nos EUA.

A própria empresa diz ter arrecadado mais de US$ 1 bilhão, segundo o documento apresentado pela SEC ao tribunal, mas não torna pública nenhuma documentação comprovando a receita. No Brasil, as operações da TelexFree foram bloqueadas em 2013, por tempo indeterminado, a pedido do Ministério Público do Acre.

Aliados da presidente Dilma Rousseff tentam acelerar a votação do Marco Civil da Internet


Por orientação do Planalto, aliados da presidente Dilma Rousseff tentam acelerar a votação no Senado do projeto que cria o Marco Civil da Internet. A estratégia é aprovar o texto até quarta-feira, quando Dilma participa em São Paulo de conferência internacional sobre internet. A presidente quer levar o Marco Civil ao evento como “marca” de sua gestão no setor –a proposta é uma espécie de “Constituição da Internet”, com princípios, garantias, direitos e deveres na rede mundial de computadores.

Dilma, porém, corre o risco de ter suas pretensões frustradas, já que alguns senadores se recusam a acelerar a votação sob o argumento de que é preciso discutir o texto. A base governista articula para levar a matéria diretamente ao plenário, sem seguir a tramitação normal, que prevê antes a apreciação por três comissões do Senado. Caso a estratégia naufrague, outra saída seria votar o Marco Civil simultaneamente nas três comissões até terça-feira, o que viabilizaria sua aprovação pelo plenário no mesmo dia. Ainda não há acordo com a oposição.

Conheça os principais pontos do projeto

Neutralidade
Operadoras podem vender pacotes que limitem quantidade de dados acessados e velocidade da conexão, mas não podem discriminar conteúdo por tipo (vídeo, imagem, texto) ou origem (sites, redes sociais, blogs)

Privacidade
O registro dos serviços prestados deve ser armazenado tanto por operadoras (durante um ano) como por sites (seis meses). As informações devem ser sigilosas e só podem ser disponibilizadas mediante pedido da Justiça

Ofensas na rede
Sites não têm responsabilidade pelo que os usuários publicam, exceto se descumprirem determinação judicial para retirada de conteúdo

Ex-presidente Lula deve priorizar SP, Minas e redutos governados por seu partido


lulaDa Folha - Principal fiador político dos candidatos do PT, o ex-presidente Lula já prepara o roteiro que fará pelo país a partir de maio, na corrida pela reeleição da presidente Dilma Rousseff e pela vitória em disputas estaduais. A cúpula petista trabalha para definir os Estados que receberão visitas do ex-presidente. São três prioridades: aqueles de maior peso eleitoral, redutos governados por petistas e onde há aliança pacificada com siglas da base. No primeiro grupo estão São Paulo e Minas Gerais, onde Lula já vem participando de atos com jeito de campanha desde fevereiro –foi ao palanque de Fernando Pimentel, em Minas, e a três cidades paulistas ao lado de Alexandre Padilha.

Também são considerados importantes para o partido os redutos dos quatro governadores petistas: Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Acre. Nos três últimos, o governador tentará a reeleição. Outro Estado que estará no roteiro de Lula é Pernambuco, terra natal do ex-presidente e do pré-candidato Eduardo Campos (PSB). O PT local aposta na imagem de Lula para enfrentar a popularidade do ex-governador Campos. “A participação dele e a ida de Dilma serão fundamentais “, diz o senador Humberto Costa (PT-PE).

Ainda deverá pesar na escolha a presença de rivais, como ocorreu nas eleições municipais de 2012. Naquele ano, ele fez questão de ir a Salvador e a Manaus para tentar tirar votos de ACM Neto (DEM) e de Arthur Virgílio (PSDB), nomes com quem teve rusgas em seu governo. Agora, são esperadas as visitas ao Paraná, onde Gleisi Hoffmann (PT) disputa contra o governador Beto Richa (PSDB), e a Goiás, onde a chapa petista, ainda em definição, irá enfrentar o governador Marconi Perillo (PSDB).

Garibaldi Filho reforça campanha de Larissa e Alex neste sábado em Mossoró


A campanha de Larissa Rosado e Alex Moacir à Prefeitura de Mossoró recebe reforço, neste sábado, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, e deputados estaduais. O líder do PMDB participa de caminhadas da Unidos por Mossoró ao longo do dia.

São Gonçalo do Amarante foi a segunda cidade que mais gerou empregos durante o mês de março


A cidade de São Gonçalo do Amarante terminou março em segundo lugar na geração de emprego no Rio Grande do Norte. Perde apenas para Natal que gerou 229 novos empregos formais, enquanto São Gonçalo gerou 165. Os segmentos que mais geraram foram a Construção Civil (107), Serviços (41) e Indústria (13).

No Rio Grande do Norte, nestes três primeiros meses, houve acréscimo de 796 postos (+0,18%), em São Gonçalo do Amarante, um acréscimo de 658 (+5,53%).

jkjkkjk

Estudo aponta que Internet é a primeira fonte de informações para 47% dos brasileiros

O Brasil está acima da média mundial quando o assunto é busca por informações na internet.

Para 47% da população brasileira, a web é a primeira fonte procurada, enquanto que para o restante do mundo, esse percentual registra uma média de 45%. Esse apontamento faz parte do estudo global “O que motiva os consumidores do mundo” que tem com base a pesquisa Target Group Index, desenvolvida pela Kantar Media e difundida pelo IBOPE Media no Brasil e na América Latina. A partir do levantamento regular do TGIndex, mais de 20 mil pessoas foram entrevistas em nove regiões metropolitanas do país e, para esse estudo especial, mais de 800 mil pessoas no mundo.

Polícia Federal prende líder da greve da Polícia Militar de Salvador


650x375_marco-prisco_1406981

Do UOL – Foi preso na tarde desta sexta-feira (18) o líder do movimento grevista da Polícia Militar (PM), Marco Prisco, que também é vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra). A prisão foi realizada a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA).

Prisco estava em um resort, na Linha Verde, quando foi detido pela Polícia Federal (PF). O pedido foi feito na segunda-feira (14), dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. A intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública.

Segundo informações do MPF, Marco Prisco é processado por crime político grave, e qualquer recurso contra sua prisão só pode ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão será cumprida inicialmente em presídio federal localizado fora do estado da Bahia. O mandado de prisão nº007/2014 foi expedido no dia 15 de abril, pelo juiz federal da 17ª Vara, Antônio Oswaldo Scarpa.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima terça-feira (22). A vacinação é destinada para idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde, uma população – alvo que totaliza 1,563 milhão de indivíduos.  A campanha vai até o dia 9 de maio.

Prefeitura de Jardim do Seridó implanta ponto eletrônico para servidores


Atendendo uma recomendação do Ministério Público, o prefeito Padre Jocimar Dantas implantou o Sistema de Registro de Frequência Eletrônica no âmbito da Administração Direta da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, a partir do dia 1º de maio de 2014. Para se adaptar, os servidores utilizarão durante o período de 22 a 30 de abril, o novo sistema de forma experimental. Haverá uma tolerância no ponto de no máximo 05 (cinco) minutos por dia de trabalhado, para mais ou para menos, devendo ser observado o horário de início e de término da jornada de trabalho.

O novo registro eletrônico de frequência permitirá ao servidor ou estagiário visualizar sua frequência diária. No horário de expediente não será permitida a realização, por servidor ou estagiário, de quaisquer afazeres estranhos ao serviço do setor. No entanto, será concedido, durante o expediente, o tempo de 10 (dez) minutos por turno, para lanche, cabendo às chefias imediatas o escalonamento dos seus servidores, de forma a evitar o esvaziamento do respectivo setor de trabalho.

Chuva de 80 milímetros banha a quinta-feira Santa em Caicó


Passagem molhada do bairro Soledade - Foto: Gláucia Lima

Passagem molhada do bairro Soledade – Foto: Gláucia Lima

Voltou a chover nesta quinta-feira (17) em Caicó. No bairro Paraíba, por exemplo, a precipitação chegou a 80 milímetros. Em outros bairros, as chuvas variaram entre 60 a 80 milímetros, como pode ser conferida na lista abaixo:

Bairro Paraíba – 80 milímetros
Bairro Adjuto Dias – 79 milímetros
Bairro João XXIII – 73 milímetros
Bairro Alto da Boa Vista – 71 milímetros
6º BPM (Caicó) – 70 milímetros
Bairro Nova Descoberta – 60 milímetros

Chuvas aumentam nível d’água do Itans em mais 9 centímetros


Glaucia Lima informa em seu blog que na manhã desta sexta-feira (18), o Açude Itans acumula desde janeiro deste ano 2 metros a mais em seu volume de água o que representa mais de 16% do seu volume total que é de 81 milhões e 750 mil metros cúbicos. Uma nova leitura será feita às 11h e esse número, ao que tudo indica, aumentará.

20140418-102637.jpg

Dedução no Imposto de Renda de gasto com cuidador de idoso é aprovada em comissão


cuidador-de-idosos_2A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o projeto de lei 57/14, de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB), que altera a legislação do Imposto de Renda e torna dedutível para as pessoas físicas os gastos com cuidadores domiciliares de idosos. A profissão de cuidador de idoso já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Com a aprovação na comissão, o projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa no Senado. Se aprovado, vai direto para a Câmara dos Deputados e depois de avalizado será encaminhado para sanção ou veto da presidente Dilma Roussef.  “As principais causas de acidentes domésticos envolvendo idosos são as quedas, muito comuns nessa fase da vida, as quais poderão ser evitadas com a presença dos cuidadores. A proposta tem meu total apoio”, argumentou o relator do projeto, senador Paulo Davim (PV-RN).

Nasa anuncia descoberta de planeta similar à Terra capaz de abrigar vida


1410811

Cientistas da Nasa anunciaram nesta quinta-feira (17) a descoberta do primeiro planeta com o tamanho aproximado da Terra a orbitar na zona habitável de seu sistema planetário. O achado é um passo fundamental na confirmação da desconfiança dos astrônomos de que mundos similares ao nosso sejam comuns no Universo. O planeta orbita uma estrela com metade do diâmetro do Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz de distância (um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, cerca de 9,5 trilhões de quilômetros). Chamada de Kepler-186, ela abriga cinco planetas identificados, o quinto dos quais com aproximadamente 1,1 vez o diâmetro terrestre, localizado na chamada zona habitável.

Essa região do sistema planetário é definida como a área em torno de uma estrela onde um planeta receberia a quantidade certa de radiação para abrigar água em estado líquido na superfície. Como na Terra essa foi a condição básica para que o planeta desenvolvesse formas de vida, os cientistas esperam que esse seja um bom termômetro para a busca de outras biosferas no Cosmo. O anúncio foi feito ontem pela Nasa, simultaneamente à publicação de um artigo científico na revista “Science”. E os cientistas chegaram até a especular que tipo de vida poderia habitar o mundo.

Romeiros se emocionam com a primeira noite da Paixão de Cristo no Monte do Galo


paixao001

A cidade de Carnaúba dos Dantas é um dos pontos turísticos mais visitados durante os últimos dias da Semana Santa. Romeiros, filhos presentes e ausentes recorrem à cidade para se emocionar com o Espetáculo da Paixão de Cristo, encenado na Praça do Monte do Galo. Este ano, o show ganhou reforço de luzes, som, roteiros que envolveram um pouco mais de emoção, e o resultado foi à aprovação das centenas de pessoas que acompanharam, na noite desta quinta-feira (17) a primeira apresentação.

A segunda e última será nesta sexta-feira santa, a partir das 18 horas. Com a participação de artistas da própria comunidade, o espetáculo tem mais ou menos duas horas de duração, e narra ao vivo desde o nascimento até a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Blog do Marcos Dantas acompanhou tudo, e traz uma galeria da primeira noite do espetáculo.

Alexandre Dantas reúne amigos para receber Zenaide Maia e Ezequiel Ferreira


Image00157

O ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas reuniu na noite desta quinta-feira (17) em sua casa, dezenas de amigos e aliados, como o atual prefeito Sérgio Eduardo, a vice Nana, os vereadores Marli de Medeirão, Josiene de Fabinho, Marfran e Pepeto, o ex-prefeito Paulo Medeiros, suplentes Marcos de Elita e Ozimário Dantas, dentre outros, para receber a médica e pré-candidata a deputada federal Zenaide Maia (PR), seu esposo e prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado (PR) e o deputado estadual e pré-candidato a reeleição, Ezequiel Ferreira (PMDB).

Recebemos Dra. Zenaide com alegria em nossa cidade, primeiro por ser uma pessoa de bem, ter uma história de vida  exemplar, que deixou Jardim de Piranhas para concluir seus estudos, tornando-se uma médica respeitada em todo o RN, e por ser irmã de um deputado que ajudou muito Carnaúba dos Dantas com suas emendas, que é João Maia. E Ezequiel dispensa comentários, também está ao lado do nosso povo sempre”, disse Alexandre. Após o jantar oferecido pelo ex-prefeito, todos foram assistir ao Espetáculo da Paixão de Cristo, na Praça do Monte do Galo.

Image00032

Pittsburg vai se instalar em Caicó


A franquia do Pittsburg chegará a capital do Seridó. A sanduicheria vai se instalar em Caicó no segundo semestre. Estudos já foram iniciados e o Blog do Marcos Dantas soube que o Pittsburg será no mesmo local onde funcionou a Discot, na BR 427, na entrada de Caicó.

O Pittsburg iniciou suas atividades voltadas ao segmento Fast Food em 1984 em Natal. O Pittsburg, rede potiguar de fast-food considerada hoje uma das maiores do Nordeste. O grupo, consolidado no Estado com 14 lojas, dá um passo à frente no seu projeto de expansão.

Dilma perdeu mais no eleitorado jovem e nas cidades de até 100 mil habitantes


Na simulação da disputa apenas entre Dilma, Aécio e Campos, a intenção de voto na presidente oscila de 43% para 39%. Aécio sobe de 15% para 16%, e Campos, de 7% para 8%. Nesse caso, a taxa de votos brancos e nulos foi de 25% para 26%. As maiores quedas de Dilma foram registradas entre os eleitores jovens (perdeu oito pontos entre quem tem de 25 a 34 anos), nas cidades médias (menos onze pontos nos municípios entre 20.000 e 100.000 habitantes), na Região Sul (menos seis pontos) e nos eleitores não-cristãos (perdeu sete pontos).

Na hipótese em que Marina Silva assume o lugar de Eduardo Campos como pré-candidata do PSB, a intenção de voto na petista cai de 40% para 37%. Marina varia de 9% para 10%, Aécio oscila de 13% para 14%, e o pastor Everaldo se mantém com 2%. Nos cenários de segundo turno, a presidente sairia vencedora contra todos os oponentes. Dilma derrotaria Aécio por 43% a 22%, Marina por 41% a 25%, e Campos por 44% a 17%. A pesquisa foi feita com base em 2.002 entrevistas, realizadas entre os dias 10 e 14 de abril, em 140 municípios de todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ibope diz que Dilma cai de 40% para 37%, mas ainda seria reeleita no primeiro turno


As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) caíram de 40% para 37% no cenário mais provável, que inclui os pré-candidatos de partidos nanicos, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira. É a maior perda acumulada desde que a sua popularidade entrou em queda — foram nove pontos perdidos desde dezembro do ano passado. Na mesma simulação, Aécio Neves (PSDB) variou de 13% para 14%. Eduardo Campos (PSB) manteve-se com 6%, e o pastor Everaldo (PSC) oscilou de 3% para 2%. A soma dos demais pré-candidatos aumentou de 1% para 3%. A última pesquisa de intenção de voto do Ibope havia sido realizada em março.

Apesar da queda, se a eleição fosse hoje, a presidente seria reeleita no primeiro turno, pois a soma dos percentuais de intenção de voto dos adversários não ultrapassa a sua marca. Outro fator que conta a favor da presidente são as taxas de eleitores que declaram votar em branco ou nulo (24%) ou que estão indecisos (13%). No entanto, sua vantagem cai a cada mês. A pesquisa foi feita com base em 2.002 entrevistas, realizadas entre os dias 10 e 14 de abril, em 140 municípios de todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Assessor do ministro Garibaldi pede demissão após suspeita de receber de empresa de doleiro preso


Do G1 – O assessor especial José Wilde, que trabalhava no gabinete do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, pediu demissão na manhã desta quinta-feira (17). Segundo reportagem publicada pela revista “Veja”, com base em investigação da Polícia Federal, ele recebeu um repasse de R$ 20 mil da empresa M.O Consultoria, ligada ao doleiro Alberto Youssef – um dos alvos da Operação Lava Jato, que apura suposto esquema de lavagem de R$ 10 bilhões. O doleiro está preso há quase um mês. Segundo relatórios da Polícia Federal, a M.O Consultoria foi criada por Youssef e movimentou R$ 90 milhões entre 2009 e 2013. Procurado pela reportagem da TV Globo, Wilde não retornou às ligações.

 Na carta de demissão, Wilde negou ligação com a empresa. Disse que no fim de 2010, antes de ser nomeado assessor no Ministério da Previdência, prestou serviço de assessoria a uma empresa paulista que não está sendo investigada na operação. Ele não informou o nome da empresa e disse que não tinha como saber de “eventuais relações entre empresas, suas coligadas e outras companhias”.

 Ele afirmou que as atividades eram prestadas de forma esporádica e legal. “Especialmente neste caso, em que prestei serviços lícitos, não sendo de meu dever pesquisar a origem de recursos que, também licitamente, me foram destinados“. Wilde concluiu a carta de demissão afirmando que sai para afastar o ministro de cobranças indevidas e para poder se defender.

Médicos cubanos são recepcionados pelo prefeito e secretário de saúde de Parelhas


20140417-205201.jpg

O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros e o secretário de Saúde, Tarcísio da Costa Clementino recepcionaram as duas médicas e o médico cubano que vieram atuar no município, nas unidades básicas de saúde através do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Na noite desta quinta-feira (17) já tiveram a oportunidade de conhecerem alguns atrativos da cidade.

Fiéis lotam a Catedral de Sant’Ana para a Missa dos Santos Óleos


Dentro das celebrações da Semana Santa, a quinta-feira é o último dia em que se celebra missa antes da vigília pascal. Hoje pela manhã, às 8h, foi celebrada a missa dos Santos Óleos, na Catedral de Sant’Ana de Caicó, presidida pelo ex-bispo diocesano e atual arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales.

Na celebração, concelebrada pelo clero da Diocese, o arcebispo abençoou os óleos que serão utilizados durante todo o ano pelas paróquias nas cerimônias de batismo, crisma e unção dos enfermos. Além da benção dos santos óleos, a missa ainda teve como ponto alto a renovação das promessas sacerdotais pelos sacerdotes. Às 17h, ainda haverá na Catedral a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, e após a missa haverá adoração ao Santíssimo Sacramento até 0h. Fotos: Gláucia Lima

Prefeitos mineiros visitam Parelhas para conhecer ações de empreendedorismo


Os dez gestores de municípios de Minas Gerais foram conhecer, de perto, as ações que fizeram o prefeito de Parelhas vencer o Prêmio Prefeito Empreendedor 2014, na área de desburocratização. Os mineiros gostaram do que viram e acreditam que pode adotar iniciativas parecidas nas cidades deles.

Justiça determina suspensão de alterações em edital de concurso


O juiz de Direito da Vara Única da Comarca de São Miguel, Felipe Luiz Machado Barros, deferiu liminar com pedido de tutela antecipada, suspendendo alterações contidas nos itens 8.2.1 e 8.2.2 do edital nº009/2014 e mantendo os itens 8.2.1 e 8.2.2 do edital nº001/2013 do concurso público realizado pela Prefeitura de Coronel João Pessoa em janeiro deste ano. O descumprimento da decisão por parte do Poder Executivo resultará em multa de R$ 1.000,00 por dia após a publicação da sentença.

Em ação civil pública, o Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel, argumentou que após a realização de todas as provas do concurso público, o prefeito municipal publicou um novo edital, alterando o critério originalmente previsto para avaliação das provas objetivas e subjetivas. Na ação, o MP ainda ressaltou que diante do resultado do concurso, foram convocados apenas 16 candidatos, sendo que houve 926 inscritos no processo.

Funcionários da Jardinense protestam contra salários atrasados


Funcionários da Viação Jardinense paralisaram as suas atividades em Natal, nesta quinta-feira (17), em protesto ao descumprimento de acordo para pagamento salários prometido para hoje.

Segundo o site Via Certa Natal, os funcionários que estavam com três meses de salários atrasados fizeram piquete e os ônibus da empresa não saíram da garagem no bairro Felipe Camarão. No terminal rodoviário da Cidade da Esperanç,a os guichês e terminais de embarque ficaram com grandes filas.

Wilma diz que divergências com a aliança nacional já foram resolvidas


20140417-142821

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria foi a entrevistada desta quinta-feira (17) do Jornal do Dia, da TV Ponta Negra. Em seu relato, a pré-candidata ao Senado deixou claro que as divergências com a aliança nacional, já foram resolvidas, se referindo as declarações da candidata a vice-presidente, Marina Silva, com relação a aliança com o PMDB no Rio Grande do Norte.

“Nossa pré-candidatura ao Senado está definida e consolidada junto ao PSB nacional”, afirmou.

Caicoenses vão à feira em busca dos produtos típicos da Semana Santa


20140417-154504

O peixe é um dos produtos mais procurados – Foto: Wllana Dantas

Wllana Dantas informa em seu blog que os caicoenses foram à feira mais cedo nesta quinta-feira(17) em busca dos alimentos típicos consumidos durante a Semana Santa. Conforme a tradição católica, neste período não se deve comer carne vermelha, que simboliza as paixões, o pecado e a ganância.

O peixe, principal produto consumido, está com variação de preço que vai de R$ 12,00 e pode a chegar a R$ 20,00 o quilo, dependendo da espécie.

Para fazer a tradicional umbuzada, o umbu é o produto mais encontrado na feira, onde os comerciantes trouxeram grande estoque que está sendo comercializado ao preço de R$ 2,00 o litro.

O feijão também está sendo bastante comercializado, mas sofre aumento no preço durante a data alusiva. Neste período, o preço do produto que normalmente custa R$ 2,50 chega a R$ 4,00 o pacote de 500 gramas. Mesmo assim, os feirantes não dá conta de desbulhar o produto, o que indica a alta procura.

Juiz nega pedido de registro de candidatura de Larissa


O juiz eleitoral Herval Sampaio Junior deu o seu parecer sobre o registro de candidatura da deputada estadual Larissa Rosado(PSB) rumo a prefeitura de Mossoró. Ele negou o pedido alegando o fato dela ter sido condenada  por um colegiado de juízes no Tribunal Regional Eleitoral.

Diferentemente do que aconteceu com a candidata Claudia Regina, do DEM, na decisão contra Larissa do Rosado o juiz Herval Sampaio não determinou que ela se abstivesse de fazer campanha. Larissa poderá recorrer da decisão e continuar em campanha.

Papa Francisco lavará os pés de 12 pessoas com deficiência na missa desta Quinta-Feira Santa


Papa-Francisco-lava-pés-de-prisioneiros

Em 2013, Francisco lavou os pés de presidiários

Doze pessoas com deficiência, de diversas idades, etnias e religiões vão participar nesta quinta-feira (17) da cerimônia do Lava-Pés, que será presidida pelo papa Francisco. Segundo o presidente da Fundação Padre Carlo Gnocchi, Angelo Bazzari, os participantes da cerimônia têm deficiências de diversos níveis de gravidade.  A ação de Francisco, ao lavar e beijar os pés dos 12 internos na instituição, “é sinal da misericórdia evangélica que quer abraçar, com o gesto do papa, todo o mundo do sofrimento”, disse o sacerdote.

É um gesto que o papa cumpre sempre na esteira daquela Igreja que quer servir primordialmente aos últimos, mas que evangelicamente são os primeiros. Este presente é certamente um carinho que o papa Francisco faz ao mundo do sofrimento, ao universo habitado pelos mais frágeis e mais vulneráveis”, acrescentou o padre Bazzari.

Zenaide Maia intensificará agenda de visitas neste final de semana no Seridó


Foto: Wendell Jefferson

Foto: Wendell Jefferson

A médica e pré-candidata a deputada federal, Zenaide Maia (PR) estará cumprindo neste final de semana uma intensa agenda de visitas a aliados e amigos na região do Seridó. Nesta quinta-feira (17) a noite será recebida pelo prefeito Sérgio Eduardo, o ex-prefeito Alexandre Dantas e lideranças, para prestigiar o espetáculo da Paixão de Cristo do Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas.

A sexta (18) será dedicada a sua terra natal, Jardim de Piranhas, onde visitará amigos e acompanhará durante a noite o Espetáculo da Paixão de Cristo, encenado por jovens da própria cidade em frente a Igreja Matriz. E no sábado (19) estão programadas visitas em Caicó e Serra Negra do Norte.

Governadora participa de solenidade de Passagem de Comando na Base Aérea de Natal


A governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta quinta-feira (17), da solenidade de Passagem de Comando da Primeira Força Aérea Brasileira, realizada no Pátio da Base Aérea de Natal (BANT).

Na ocasião, Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara assumiu o comando da Primeira Força Aérea, em substituição ao Major Brigadeiro do Ar Paulo Borba, que exerceu o cargo durante o período de ano e agora segue para Belém/PA. Também participaram da solenidade o comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Francisco Canindé de Araújo, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

jkasjdkasdkjaskdjaskksjdkla

Parelhas recebe três médicos cubanos do “Programa Mais Médicos”


O município de Parelhas recebe nesta quinta-feira (17), duas médicas e um médico cubanos que atuarão a partir do próximo mês nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Maria Terceira, Cruz do Monte e São Sebastião, através do Programa Mais Médicos. A Prefeitura através da Secretaria de Saúde habilitou o Município desde a primeira etapa, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, e o primeiro médico Cubano que chegou ao município em Dezembro de 2013 e atua na Unidade Básica de Saúde do Bairro Ivan Bezerra é o Dr. Ozmany que está desenvolvendo ações de atenção básica, consultas médicas e visitas domiciliares.

“Acredito que com a vinda de mais três médicos cubanos, o município está ganhando, uma vez que é uma troca de experiência, e eles contribuirão para melhorar a saúde do município, onde desenvolverão ações de atenção básica, consultas médicas e visitas domiciliares”, disse o prefeito Francisco Medeiros.

Jardim de Piranhas realiza Paixão de Cristo nesta sexta-feira


Mais de 80 atores e 20 produtores realizam nesta sexta-feira, 18, o auto da Paixão de Cristo de Jardim de Piranhas. O espetáculo que será apresentado às 19h no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos, vem sendo ensaiado desde fevereiro, com direção geral do teatrólogo Berg Bezerra e participação de Rogério Silva.

O evento realizado por meio da Coordenadoria da Cultura da Secretaria Municipal de Educação, conta com artistas da própria cidade como Diassis Silva (Jesus), Maria Terezinha (Maria mãe de Jesus), Lázaro Joelyton (Satanás) e Luciano Renato (Pilatos), entre outros.

20140417-123243.jpg

Para a Polícia, mortes em Salvador estão sendo praticadas pela Milícia


A greve de PMs na Bahia abriu terreno para milícias praticarem uma matança na periferia de Salvador. Os alvos são usuários de drogas, moradores de rua e desafetos dos grupos armados que detêm o controle, de fato, de áreas mais violentas. As milícias baianas são grupos paramilitares bancados por comerciantes para manter a ordem na periferia. A inteligência da Polícia Civil já detectou que os grupos operam sob proteção de policiais em áreas como Subúrbio Ferroviário, aglomerado de bairros e favelas vizinho à baía de Todos os Santos.

Esses grupos estão se aproveitando da greve, que reduziu o policiamento, para ‘limpar’ a área e matar quem estava incomodando“, disse à Folha o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa, Arthur Gallas. Segundo ele, há evidências de que milicianos e traficantes de drogas tenham assassinado pelo menos 38 pessoas desde o início da greve da PM, no dia 31 de janeiro. Até ontem, foram 157 homicídios em Salvador e na região metropolitana.

Sem Polícia Militar, assassinatos crescem 250% na Grande Salvador


Do UOL - O número de pessoas assassinadas na Grande Salvador na quarta-feira (16), primeiro dia completo de greve da Polícia Militar na Bahia, cresceu 250%, em comparação à média de 2013. Segundo boletim da SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia, foram mortas 21 pessoas na quarta-feira. Houve também quatro tentativas de assassinato. Os dados de mortes no interior não foram divulgados.

As ocorrências foram registradas mesmo com a presença de tropas do Exército, enviadas pelo governo federal a pedido do governo do Estado. Desde ontem, 6.000 militares das Forças Armadas já estão na Bahia para garantir a segurança nas ruas da população durante a greve, segundo  o comandante da 6ª Região Militar do Exército, general Racine Bezerra Lima.

Produtora chega à Caicó investindo em imagens aéreas e cobertura de eventos


g2produtora01Com a intenção de proporcionar uma melhor cobertura aos eventos públicos e privados, chega a Caicó nas próximas semanas a G2 Vídeo Produtora. A empresa surge com a união de dois jovens caicoenses, George Kleber e Graziane Ferreira, que fizeram um alto investimento em equipamentos de ponta, que proporcionam desde imagens aéreas com veículos aéreos não tripulados, a filmagens personalizadas de casamentos, eventos públicos, aniversários, em geral.

Nós não vendemos foto e nem imagem, e sim emoção. Nosso diferencial, além da qualidade dos equipamentos, é a forma como fazemos a produção dos nossos materiais”, disse George ao Blog do Marcos Dantas. A previsão de instalação em Caicó é para o início de maio. Informações pelo telefone (84) 9854-3835.

Imagem do Contorno de Caicó tirada a 50 metros de altura – Foto: George Kleber

Imagem do Itans tirada a 300 metros de altura - Foto: George Kleber

Imagem do Itans tirada a 300 metros de altura – Foto: George Kleber

10 mil agentes serão usados na Operação Semana Santa da PRF


Com a participação de 10 mil agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), começa nesta quinta-feira (17)  a Operação Rodovida, voltada para a prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais durante os feriados da Páscoa e de Tiradentes.

A ação, que abrangerá vários pontos do país, tem o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os cuidados ao viajar e a importância de seguir as regras de trânsito. O foco é o combate à embriaguez ao volante, além da fiscalização de motocicletas e do uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças.

Ultrapassagens proibidas e velocidade acima da permitida também estão no foco da operação, que foi realizada pela primeira vez em 2011. Repetida nos feriados do fim de ano, do carnaval e da Semana Santa, a operação conseguiu reduzir em 14,3% o número de mortes nas estradas.

Média de chuvas aumenta, mas nível do Cantareira continua muito baixo


Em apenas um dia, o Sistema Cantareira acumulou 27,1 milímetros (mm) de água de chuva, o que representa mais de um terço da média do mês de abril. Apesar das precipitações dos últimos dias, que ajudaram a aumentar o volume armazenado, o nível da represa continua muito baixo: passou de 12% para 12,3% de ontem (15) para hoje (16).

Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), faltam apenas 5,7 mm para que o acumulado de chuvas em abril no sistema ultrapasse a média histórica para o mês, 89,3mm. Até o momento, o nível está em 83,6mm. O Cantareira é o principal reservatório de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo e passa por um momento crítico em razão da escassez de chuvas, principalmente no verão.

Senado aprova fim de doações de empresas a partidos políticos e candidatos


Doações de empresas em dinheiro ou por meio de publicidade a candidatos e partidos políticos podem ficar proibidas. O substitutivo ao projeto de lei (PLS 60/2012) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi aprovado nesta quarta-feira (16) na Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ) do Senado, em turno suplementar. Se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

O substitutivo de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR) altera a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Sob o argumento de que pessoas jurídicas não têm direito a voto e que, portanto, as eleições são processos com participação direta exclusiva dos eleitores, Requião decidiu pela proibição de toda e qualquer contribuição financeira de empresas a partidos e candidatos. Quanto às restrições a doações de pessoas físicas, Requião considerou desnecessária a exclusão de doadores ‘ficha suja’ como proposto pelo PLS 60/2012. Atualmente, as doações de cidadãos para campanhas são limitadas a 10% do valor dos rendimentos brutos obtidos no ano anterior.

Prefeitos de Acari e Currais Novos cobram da governadora perfuração de poços no Gargalheiras


968018_778249212186955_329715141_n

Os prefeitos de Currais Novos, Vilton Cunha (PR) e de Acari, Isaias Cabral (PMDB) aproveitaram a vinda da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) a Caicó na última segunda-feira (14), e cobraram agilidade nos programas de convivência com a estiagem em seus municípios. As duas cidades vem sendo abastecidas, mesmo de forma precária pelo Açude Gargalheiras, que não tem recebido considerável volume d’água com as últimas chuvas.

A ideia dada pelos prefeitos foi do Governo intensificar a perfuração de poços, no leito do açude, como forma de garantir o abastecimento das duas cidades, com um possível colapso do Gargalheiras. Em contato com o Blog do Marcos Dantas, o prefeito de Acari, Isaias Cabral disse que a governadora prometeu acionar a CAERN para dar uma solução ao problema.

Ela nos disse que a Caern está estudando a implantação do projeto de uma nova adutora, retirando água da Barragem de Oiticica, com vários ramais, e dois deles seriam pela Serra de Santana até Currais Novos, e via Cruzeta até Acari. Mas isso não é para curto-prazo, e temos urgência, por isso pedimos rapidez na perfuração de poços, para garantirmos o abastecimento das duas cidades, e comunidades rurais”, disse Isaias.

Flávio Rocha diz não à Dilma


Segundo o colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, o empresário norte-rio-grandense Flávio Rocha, das Lojas Riachuelo, negou apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. E disse isso pessoalmente num encontro com a petista. “Sou nordestino, presidenta. Estou fechado com Eduardo Campos”, disse o empresário com extrema franqueza.

Reajuste de 15% do subsidio é o principal item cobrado na pauta dos militares


Dentre os quesitos que correspondem a obrigações do Governo estão o reajuste de 15% do subsídio, que há dois anos não é feito pelo Estado, devido enquadramento dos níveis remuneratórios, pagamento do terço de férias ainda referente a 2012, integralização dos vencimentos dos que foram promovidos e ainda não recebem de acordo com a graduação, revisão da lei e reajuste da Diária Operacional, admissão de etapa alimentação como verba indenizatória, revisão do estatuto da PM em relação à carga horária e substituição do Regulamento Disciplinar da PM pelo Código de Ética.

Todas essas reivindicações estavam sendo deixadas de lado pelos militares da polícia e corpo de bombeiros em nome da aprovação da Lei de Promoção de Praças. Infelizmente, o Governo não está entendendo a necessidade de atendimento à demanda, de modo que, a partir do dia 22, os praças decidiram paralisar suas atividades de policiamento ostensivo, já que consideram a medida justa e necessária e infelizmente não há outra alternativa”, explica o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques.

Policiais militares do RN decidem paralisar as atividades a partir de terça-feira


Devido à falta de diálogo entre o Poder Público e a classe militar, que há tempos denuncia à sociedade as precárias condições de trabalho pelas quais está submetida, policiais e bombeiros militares do RN ampliam pauta de reivindicações e decidem, com unanimidade, pela paralisação das atividades a partir desta terça-feira (22).

A decisão foi aprovada durante Assembleia Geral extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (16), no acampamento em frente à Governadoria. Além da aprovação do Projeto de Lei de Promoção de Praças, principal medida defendida pelos militares estaduais, foram adicionadas à pauta de reivindicações mais demandas importantes para a segurança pública, sobretudo à sociedade.

Gilberto Kassab visita deputado Fábio Faria na Presidência da Câmara


160413FF Kassab-J-Batista

O presidente nacional do PSD, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, visitou o deputado federal Fábio Faria (PSD) nesta quarta-feira (16), que está interinamente na presidência da Casa.

Fábio é o representante do PSD na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. É o presidente em exercício por dez dias enquanto Henrique Eduardo Alves cumpre agenda oficial na China.

Apostas da Mega-Sena, Lotofácil e Quina terão novos preços a partir de maio


A Caixa Econômica Federal (CEF) foi autorizada a reajustar os preços das apostas das loterias Mega-Sena, Lotofácil e Quina. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (17) e os novos valores passam a vigorar já no mês de maio. A mudança deve ocorrer a partir de 11 de maio de 2014. A CEF deverá, também, ajustar os valores das outras apostas, de acordo com a proporção da quantidade de apostas combinadas realizadas.

Novos preços das loterias:
Mega Sena – de R$ 2,00 para R$ 2,50
Lotofácil – de R$ 1,25 para R$ 1,50
Quina – de R$ 0,75 para R$ 1,00

Ministério Público será provocado a fiscalizar obras da Estrada da Produção


Outro encaminhamento tirado na audiência realizada na Assembléia Legislativa nesta semana, é o acionamento coletivo do Ministério Público do RN em todos os municípios beneficiados pela RN 203, para que o órgão fiscalize o andamento do serviço, através de extrato de licitação e cronograma de obras.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), além dos estaduais Márcia Maia (PSB), Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB) e Gilson Moura (PROS) também reforçaram o pleito.

Para participantes de audiência, Estrada da Produção não foi concluída por falta de vontade política


Os participantes da audiência pública afirmaram que a RN 203, mais conhecida como Estrada da Produção, não foi concluída por falta de verbas, mas de vontade política. Os deputados mostraram documentos que comprovam que a obra foi listada como prioridade em empréstimos solicitados pelo Executivo e já aprovados pela Casa.

Uma das decisões dos participantes foi a criação de uma comissão integrada pelos deputados e prefeitos para conversar com representantes do Executivo do RN. Os participantes repudiaram o fato do governo não ter enviado um técnico do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para dar explicações sobre a paralisação da obra. “O governo é ausente, não escuta e se distancia cada dia mais da sociedade. E espero que a gente dê uma resposta às regiões do Seridó e do Potengi como o governo não tem dado”, disse o deputado Gustavo Carvalho.

“Estrada da Produção não foi concluída por falta de vontade política”, dizem deputados


estradaproducao

A conclusão das obras da Estrada da Produção, a RN 203 que liga vários municípios potiguares, entrou na lista de prioridades da Assembleia Legislativa. O deputado Gustavo Carvalho (PROS) realizou audiência pública sobre o tema na última terça-feira (13) reunindo, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças da região do Seridó e Oeste. A deputada Márcia Maia (PSB) apresentou requerimento solicitando a retomada das obras que somam 90 km de estradas. O deputado Fernando Mineiro (PT) fez pronunciamento questionando os argumentos do governo para a suspensão da obra.

O deputado chamou atenção para uma declaração dada pela governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, na última sexta-feira, durante o evento SOS Municípios. “O Governo está usando um argumento equivocado. A governadora disse que se a Assembleia aprovasse um empréstimo que está em tramitação nesta Casa, ela faria a obra. Achei estranho, pois isso é uma chantagem. Em 2010 nós aprovamos um empréstimo para construção de estradas e a RN 203 estava incluída nesse empréstimo. Ela estava nas justificativas para o empréstimo”, informou.

Quando finalizada, a Estrada da Produção vai permitir o escoamento de produtos como caju, castanha, pinha, maracujá, jaca manga, farinha de mandioca, hortaliças, entre outros, além de potencializar o ecoturismo e o turismo de inverno que já vem sendo desenvolvidos na Serra de Santana.

Governo do Estado abre 66 novos leitos de UTI em um ano


UTI Santa Catarina fot Ivanizio Ramos (1)

O Governo do Estado concretizou, na tarde desta quarta-feira (16), mais uma etapa do compromisso para o aumento da oferta de vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede hospitalar do Rio Grande do Norte. A Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada dos secretários da Saúde e da Infraestrutura, Luiz Roberto Fonseca e Kátia Pinto, inauguraram nesta quarta-feira (16), a obra de reforma e ampliação do Hospital José Pedro Bezerra, mais conhecido como Santa Catarina, situado na zona Norte de Natal. Também participaram da solenidade, o diretor geral da unidade, Jaime César Melo, e a diretora técnica, Lienca Pinto.

O valor investido pelo Governo do Estado foi de R$ 1.997.221,04 aplicados na construção da área administrativa, estação de tratamento de água do hospital, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No plano de obras inauguradas no Hospital Santa Catarina destaca-se a implantação de 11 leitos de UTI, somando agora 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva implantados no período de um ano, na rede estadual de saúde. A Sesap trabalha agora para abrir no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) mais nove leitos de UTI até o final deste primeiro semestre de 2014.

A Governadora Rosalba Ciarlini reforça que a abertura de novos leitos representa um avanço importante para a saúde do Estado. “Estamos entregando a ampliação do Hospital Santa Catarina com uma nova UTI com 11 leitos de Terapia Intensiva. Além dos 140 novos leitos de retaguarda clínica já entregues, desde 2012, nós já habilitamos 78 leitos de UTI entre Infantil, Neonatal e Gestantes de Alto Risco e agora temos estes novos leitos bem estruturados e equipados para bem atender e salvar vidas”, pontuou.

 

Governadora promete aumentar ainda mais o número de leitos de UTI no RN


UTI Santa Catarina fot Ivanizio Ramos (5)

De acordo com a chefe do Executivo Estadual, a expectativa é de que a oferta de vagas aumente nos próximos meses. “Nós sabemos que precisamos avançar mais. Até o dia 30, outras obras que também vão somar novos leitos serão concluídas como é o caso do Hospital Alfredo Mesquita, de Macaíba e o Hospital João Machado, que terá 40 novos leitos de clínica médica, além da melhoria das alas de psiquiatria”, concluiu Rosalba Ciarlini.

Já para o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, os novos leitos de UTI adulto servirão para amenizar o déficit existente no estado e servem como demonstração do compromisso do Governo do Estado para tornar a saúde pública mais resolutiva.

Quantitativo de leitos abertos desde 2013 e suas respectivas unidades:
- 8 leitos de UTI Adulto no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró
- 8 leitos para pacientes pediátricos crônicos no Hospital Maria Alice Fernandes

- 4 leitos de UTI Adulto no Hospital Ruy Pereira
- 4 leitos de UTI Neonatal no Hospital da Mulher
- 10 leitos de UTI Adulto no Hospital Memorial (em 2014)
- 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Infantil Varela Santiago (em 2014)
- 10 UTI Adulto de UTI no Hospital Walfredo Gurgel (2014)
- 11 de UTI Adulto no Hospital Santa Catarina
- A Sesap trabalha agora para abrir no Hospital Universitário Onofre Lopes mais 9 leitos de UTI até o final do primeiro semestre de 2014.

Casa do Empresário sugere gestão compartilhada do Distrito Industrial


foto ilmo gomes 1

Durante reunião com o prefeito Roberto Germano na última terça-feira (15), a diretoria da Casa do Empresário apresentou a preocupação com a forma de implantação do Distrito Industrial de Caicó. Para as entidades empresariais, é preciso instituir a gestão compartilhada do Distrito, com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Prefeitura de Caicó, Câmara de Vereadores e Casa do Empresário.

O presidente da ACISC – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó, Dênio Alves, propôs que a Prefeitura definisse uma secretaria municipal responsável para realizar um recadastramento das empresas interessadas em se instalar no Distrito Industrial. “Esse trabalho já foi feito, mas se passaram muitos anos e muitas empresas cansaram de esperar. É preciso saber qual a nova demanda de interessados”, observou Dênio.

O vice-presidente da ACISC, Saul Gurgel, reforçou a necessidade de superar entraves estruturais. “O Governo deve explicar como e quando disponibilizará água, esgotamento, energia, telefonia móvel e acessos, para que as empresas percebam a viabilidade da nova localização”, destacou o industrial. Cleide Nogueira, diretora da Casa do Empresário, enfatizou que o Distrito Industrial deve atrair novas empresas para a cidades, mas, principalmente, proporcionar o crescimento das empresas da região.

Caicó as escuras


Um apagão foi registrado na noite desta quarta-feira (16) em Caicó. A interrupção no fornecimento de energia teve início as 18:40 desta quarta-feira (16), e somente foi restabelecido as 19h05. Ainda não se sabem as causas do apagão.

PRF realiza a partir de amanhã operação Semana Santa nas estradas do RN


A Polícia Rodoviária Federal começa nesta quinta-feira (17) uma operação de fiscalização nas estradas federais que cortam o Rio Grande do Norte. A intenção da PRF é dobrar o efetivo no feriadão da Semana Santa e Tiradentes. Policiais que atuam na área administrativa da PRF reforçarão as equipes dos postos fixos de fiscalização, além das rondas, ao longo dos 1.625 km de rodovias que cortam o RN.

Campanha alerta turistas sobre exploração sexual de crianças durante a Copa


O Correio Braziliense destaca que o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) lançaram nesta quarta-feira (16/4) no Rio de Janeiro uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, voltada para conscientizar turistas que circularão pelo país durante a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa, chamada Não Desvie o Olhar, faz parte de uma campanha internacional desenvolvida em 16 países da Europa desde 2012.

A campanha europeia tem também como foco alertar os cidadãos para não usar a visita ao Brasil, durante a Copa, para explorar crianças e adolescentes. Segundo o coordenador de Marketing da campanha brasileira, Márcio Caetano, a exploração infanto-juvenil acontece o tempo todo no país, mas há indícios de que o problema piore durante os períodos de grandes eventos, quando há grande fluxo de turistas estrangeiros.

Concurso da CBTU continua com inscrições abertas


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) continua com inscrições abertas até o dia 22 de abril para o concurso para o preenchimento de 525 vagas do seu quadro de servidores, bem como para a formação de Cadastro Reserva.

Os novos servidores serão lotados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Maceió (AL), de acordo com a necessidade da companhia.

As inscrições serão realizadas via internet das 14h de 20 de março até 22 de abril de 2014, no site www.consulplan.net. As taxas variam de R$ 12,50 a R$ 33,50 de acordo com o cargo escolhido.