Marcos Dantas

Alexandre Petronilo não descarta fundir secretarias em Parelhas


14724420_343557082648250_1674944035182417432_nNão passa pela cabeça do futuro prefeito de Parelhas, Alexandre Petronilo (PMDB) nomear todo o seu secretariado já no início do Governo. O motivo? Alexandre não sabe em quais condições financeiras herdará a administração de seu antecessor Francisco Medeiros. O novo gestor não descarta até, a possibilidade de realizar a fusão de algumas pastas. Se as mudanças forem necessárias, Alexandre garante que as políticas públicas jamais serão afetadas, ou deixarão de existir em Parelhas.

Nós estamos estudando o que vai ser possível, se será necessário enxugar a folha, de secretariado, principalmente a parte dos comissionados, já que temos uma resolução do TCE para que se diminuía, e Francisco já fez isso. E estamos estudando se haverá a necessidade, ou de transformar coordenações em sub, ou secretarias em coordenações, isso já está sendo estudado”, explicou.

No 4º dia do #Carnatal26 tem Ivete, Wesley, Harmonia e Ricardo Chaves nos blocos, Bell no Camarote Skol e Cavaleiros na Arena


Neste domingo (4) a poderosa Ivete Sangalo promete brilhar no Corredor da Folia a partir das 17h30 com o bloco Coruja. Logo depois vem Wesley Safadão, às 18h,  no comando do “Vai Safadão”, dando sequência virá Harmonia do Samba, às 19h, com os foliões do bloco “Meu e Seu” e às 20h vem Ricardo Chaves com a nação do Bicho para festejas Bodas de Prata da relação Bicho/Ricardo Chaves nestes 26 anos de história do Carnatal.

A festa começa às 17h30, com a abertura dos portões às 17h. Na Central do Carnatal, no Natal Shopping, ainda estão sendo vendidas as últimas unidades do “Vai Safadão” e “Meu e Sua”, Arena Carnatal e Arquibancada para este domingo, último dia do evento. Ao comprar o abadá neste domingo (4) na Central do Carnatal ou na bilheteria do Arena das Dunas o folião já recebe o abadá (pano).

ARENA CARNATAL

Nos quatro dias da festa, 9 blocos e 24 atrações musicais passaram pelo corredor da folia, Arena Carnatal, Palco Skol e Camarote Skol. Neste domingo na Arena Carnatal o encerramento do evento fica por conta da banda Cavaleiros do Forró e seu estilo diferente de fazer forró.

CAMAROTE SKOL

No Camarote Skol, a animação da noite será com a presença inédita de Bell Marques, tocando Só as Antigas. Neste show, Bell Marques apresenta um pouco dos seus quase 40 anos de história musical. O cantor revisita seu repertório desde 1979 e emociona diferentes gerações com clássicos como Colar do Oriente, Cara Caramba, Gritos de Guerra, Lindo É Viver e Ele Não Monta na Lambreta. O cantor está entusiasmado com o projeto, emocionado com o show e com a participação nestes quatro dias de Carnatal: “Estou muito emocionado. É um momento maravilhoso poder ver a alegria das pessoas, ali bem pertinho de mim. E hoje será contagiante. Fiquei muito feliz com os ingressos esgotados nos três dias de Vumbora! e agora a lotação do Camarote Skol, no último dia do Carnatal 2016”.

Ordem dos blocos

17h30 – Bloco Coruja, com Ivete Sangalo

18h – Bloco Vai Safadão, com Wesley Safadão

19h – Bloco Meu e Seu, com Harmonia do Samba

20h – Bloco Bicho, com Ricardo Chaves

23h30 – Arena Carnatal (Palco), com Cavaleiros do Forró

23H30 – Camarote Skol – Bell Marque Só as Antigas

Internet via satélite HughesNet chega a região do Seridó


Com a mais avançada rede de satélites de alta capacidade, a HughesNet oferece uma internet banda larga segura, confiável e com estabilidade de conexão. E chegou ao Seridó, permitindo ser instalada em qualquer cidade da região. O diferencial da Internet via Satélite é que a comunicação é extremamente rápida e o satélite está sempre em uma posição fixa em relação à terra (geoestacionário), para que você tenha a melhor conexão.

No Seridó, o representante autorizado é Sérgio Sat no telefone (84) 99612-0660.

Terceira noite do #Carnatal26 teve o retorno de Saulo aliado a força de Bell, Durval e Ricardo Chaves


vumbora-no-sabado

A terceira noite do Carnatal 2016 foi marcada pela surpreendente apresentação de Saulo Fernandes. Saulo, de corpo franzino e gestos singelos, conquistou o público e fez jus ao retorno no Carnatal, num sábado onde monstros do axé dominam o circuito como Bell, Durval e Ricardo Chaves. Todos irretocáveis em suas apresentações.

Misturando ritmos e apresentando canções que navegavam pelo cenário da cultura nordestina, mesmo que fugindo do axé, Saulo Fernandes conquistou o público puxando o bloco Ôbaiuno, sendo o último bloco a sair para o desfile e, consequentemente, o responsável por fechar a noite no corredor da folia.

duval-felipe-e-robson

“Muito obrigado por curtir meu som e minha apresentação”, sintetizou Saulo Fernandes no final do Corredor da Folia, depois retornando ao comando de um bloco de Carnatal depois de cinco anos. Em 2015, Saulo foi uma das atrações da Arena Carnatal e, por conta da imensa quantidade de pedidos dos fãs pelas redes sociais do Carnatal, a Destaque, promotora do evento, montou a estrutura para um novo bloco.

Mas antes teve Bell Marques, animando do bloco Vumbora! mostrou porque é respeitado e considerado no mundo das micaretas. Se fosse um circuito de fórmula 1 podíamos dizer que ele largou na pole e chegou em primeiro sem abrir qualquer espaço para o segundo colocado. Fez uma apresentação lastreada no repertório de músicas que fizeram sucesso nas últimas três décadas emocionando os fãs.

Durval Lelys fez sua segunda e última aparição do bloco Me Abraça, neste sábado. Em muitas oportunidades Duval registrou que estava emocionado com o carinho do público potiguar. Ele tocou inéditas, mesclou um repertório romântico, cantando algumas músicas sertanejas, mas sem deixar de lado os sucessos do tempo em que liderou a Asa de Águia, inclusive atendendo pedidos dos fãs que interagiram com ele pelas redes sociais durante o percurso. Durval ainda convidou os cantores Felipe Pezzoni, da Banda Eva, e Robson Morais, que foi vocalista da Banda Mel, para participarem do final da apresentação no Corredor da Folia.

O terceiro bloco a sacudir a micareta foi o Bicho, com Ricardo Chaves comemorando os 25 anos seguidos no comando do bloco. Um casamento duradouro e feliz como sempre é demonstrado no Corredor da Folia. Com letras marcantes para milhares de foliões, o cantor entrou na avenida mostrando que “o Bicho não é um bloco, mas um estado de espírito”. Ele tocou os grandes sucessos como: “Deitar e rolar”, “Só você”, “Olhe o gelo” e “O Bicho”, que dá nome ao bloco e convidou a nação do Bicho para a festa de enceramento do bloco neste domingo no Corredor da Folia.

Palco Skol e Camarote

No Camarote Skol a animação da noite teve a presença da Banda Eva, liderada pelo vocalista Felipe Pezzoni. À frente do grupo baiano desde 2013, o cantor agitou o público e consagrou o encerramento do sábado (3), já na madrugada deste domingo (4), depois das 2h30. Os foliões cantaram os grandes sucessos da banda, como “Vem, meu amor”, “De ladinho” e “Pequena Eva”, que tomou o vocalista de emoção no palco.

Já na Arena Carnatal, a dupla Rafa e Pipo Marques mostrou um perfil eclético e sacudiu os foliões. No palco, músicas como “Se não puder voar”, “Se você fosse um peixinho” e a mais recente “Tô de boaça”, gravada no primeiro DVD da dupla, que contou com a participação de Wesley Safadão.

Mas o público delirou quando Rafa e Pipo transformaram o show num baile de favela com muito funk e depois quando passeou pelos hits das músicas de forró do momento. Passava das 2h30 deste domingo (4) quando o show terminou.

Cidades de vários Estados têm atos em apoio à Lava Jato


4dez2016-manifestantes-protestam-contra-a-corrupcao-e-em-apoio-a-operacao-lava-jato-na-orla-da-praia-de-copacabana-na-zona-sul-do-rio-de-janeiro-1480865202862_615x300

Do UOL – Milhares de manifestantes já se reúnem neste domingo (4) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na Esplanada nos Ministérios, em Brasília, e cidades do interior de São Paulo, como Campinas e Franca. Também há registros de manifestações na Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

O movimento organizado pelas redes sociais deve acontecer em cerca de 200 cidades do Brasil, em defesa a Operação Lava Jato e apoio ao juiz Sergio Moro. No Rio, a concentração começou às 10h, próximo ao posto 5. Ao som do hino nacional, manifestantes vestidos com a camisa do Brasil gritam “Fora, Renan”, em protesto contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e contra as mudanças feitas no pacote anticorrupção.

“Estão chegando grupos de todos os lugares: Ministério Público, Igreja, a população como um todo. Queremos chamar a atenção para a pressão que a Lava Jato está sofrendo e para os congressistas, que estão tentando fazer lei para salvar a própria pele”, disse Adriana Balthazar, uma das coordenadoras do Movimento Vem pra Rua-RJ, ao Estadão. De acordo com a manifestante, não é possível estimar a quantidade de pessoas esperadas para o protesto, mas será “grande”.

Três carros de som, de diferentes movimentos, convocam a população para a passeata. Houve algumas alterações no trânsito devido ao protesto. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a pista junto aos prédios da avenida Atlântica está interditada entre o Forte de Copacabana e a rua Xavier da Silveira.

O ato foi pacífico em Brasília e, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, cerca de 5 mil pessoas se concentraram em frente ao Congresso Nacional no pico da manifestação.  Em ação simbólica, manifestantes depositaram ratos de papel dentro do espelho d’água. “Porque é isso que eles são. Eles não nos representam”, afirma uma das coordenadoras do protesto do carro de som. Em coro, as palavras de ordem também são direcionadas ao presidente do Senado: “Renan, cangaceiro, devolve meu dinheiro”.

 

 

 

Para enxugar despesas, vice de Amazan será aproveitada no secretariado


A palavra de ordem no Governo de Amazan Silva, pelo que o Blog do Marcos Dantas soube neste final de semana será enxugar despesas. Principalmente porque o futuro gestor não faz idéia de como pegará a administração deixada pelo atual prefeito Padre Jocimar.

E a escolha do nome de sua vice, Aninha de Ozires para a Secretaria de Assistência Social, caso se confirme já seria nesta linha de economia de gastos. Aninha permanecerá com o salário de vice, mas respondendo por uma secretaria.

O Blog também soube que Amazan não pensa em nomear, já de cara todos os secretários. Algumas pastas como a Cultura e Agricultura seriam preenchidas com coordenadores, consequentemente com salários bem inferiores ao de um secretário, até que o Município tenha as condições de nomear o titular efetivo da pasta.

Amazan já estaria com seis auxiliares do seu primeiro escalão definidos


catssecretariadoamazan

O Blog do Marcos Dantas soube neste final de semana que o prefeito eleito de Jardim do Seridó, Amazan Silva já tem, pelo menos seis auxiliares de seu primeiro escalão definidos. O anúncio oficial do secretariado pode acontecer nos próximos dias. Se não houver nenhuma mudança, os nomes abaixo estarão no secretariado de Amazan:

Diógenes Santiago (Administração)
Novo de Wilde (Infraestrutura)
Aninha de Ozires (Assistência Social)
Glaucione Espínola (Saúde)
Joaquim Alberto (Educação)
Magno César (Assessoria de Comunicação)

Operação Lei Seca prende foragido e autua 60 condutores na terceira noite do Carnatal


A terceira noite de Carnatal contou com mais uma ação de fiscalização dos policiais lotados na Operação Lei Seca do Detran/RN. A blitz armada na madrugada deste domingo (04), na rotatória da Rua São José com a Raimundo Chaves, em Lagoa Nova, contabilizou 672 abordagens, resultando na prisão de um homem que responde por porte ilegal de arma de fogo e receptação de produtos roubados, o mesmo se encontrava em regime de prisão semiaberta.

Os policiais da Lei Seca também prenderam por crime de trânsito 11 condutores, e outros 49 foram autuados administrativamente, sendo ainda apreendidos 14 veículos que trafegavam em situação irregular, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Uma situação inusitada foi a prisão por embriaguez de um indivíduo surdo e mudo, o que gerou certa dificuldade em repassar pra ele as medidas que seriam tomadas, porém conseguimos contornar a situação e aplicar a lei”, contou o coordenador da Operação Lei Seca no RN, capitão Isaac Paiva.

Já a blitz realizada na segunda noite do Carnatal, na madrugada do sábado (03), os policiais registraram a prisão de um homem embriagado que tentou fugir do cerco da fiscalização e acabou colidindo numa das viaturas da Operação Lei Seca. “O condutor estava altamente embriagado. Ele foi detido e, além das sanções administrativas da Lei Seca, foi autuado por transpor o bloqueio policial, não portar a CNH, desobediência e teve fiança estipulada no valor de R$ 3 mil”, informou o capitão Isaac.

O balanço da segunda noite do Carnatal foi de 58 condutores notificados por embriaguez ao volante, sendo, deste total, sete motoristas presos. Foram contabilizadas ainda 30 autuações por motivos diversos e cinco veículos foram apreendidos e levados ao pátio de apreensões do Detran. O registro das três primeiras noites da Operação Lei Seca no Carnatal é de 148 condutores autuados, sendo 25 presos por crime de trânsito e 22 veículos apreendidos. Ainda foram realizadas cerca de 2 mil abordagens.

IFRN conquista o conceito 4 em avaliação institucional do MEC


Mostrar aos avaliadores do INEP-MEC a excelência na função social desempenhada pelo Campus Natal-Central do IFRN junto aos cursos de nível superior: esse era o desafio da Instituição no período de 16 a 18 de novembro. Durante esses dias, o IFRN recebeu a visita de avaliadores do INEP para o processo de recredenciamento como Instituição de Ensino Superior (IES). O resultado foi mais do que satisfatório: o conceito 4, que atesta “perfil muito bom de qualidade”, conforme o relatório de avaliação divulgado nesta sexta (2) pelo próprio MEC.

Os conceitos de avaliação variam de 1 a 5. “Considerando que é a primeira vez que passamos pelo processo de recredenciamento, esse 4 tem valor de 5 e mostra a força do nosso trabalho em equipe. Conseguimos mostrar a pessoas que não conheciam a Instituição o valor da educação pública e de qualidade que ofertamos”, comemorou a diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do IFRN, Tarcimária Gomes.

As considerações finais do relatório do MEC afirmam que o Campus Natal-Central do IFRN contempla “respeito à diversidade  e inclusão  social”, “compromisso com a construção do cidadão”, como também a “defesa e promoção da educação em direitos humanos”.

Álvaro Dias é palestrante em seminário da Unimed Natal


alvaro-dias-5

Na manhã da sexta-feira (02), o deputado estadual Álvaro Dias participou como palestrante do Seminário de Direito Médico da Unimed Natal, que ocorre com o propósito de discutir os limites da responsabilidade civil na atividade médica. Médico por formação e político por vocação, Álvaro Dias falou durante mais de uma hora sobre “Causa e efeito dos problemas políticos sociais e seus ajustes”.

Recém-eleito vice-prefeito de Natal, Álvaro tem uma longa experiência na vida pública, já que ocupou outros cargos de vice-prefeito de Caicó, secretário municipal de saúde, deputado estadual com vários mandatos, tendo ocupado por três vezes a Presidência da Assembleia Legislativa. Também já foi deputado federal.

Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN é lançada


A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN foi lançada na Câmara Municipal de Mossoró, uma iniciativa do vereador prof. Francisco Carlos. A frente possui 15 membros indicados pela Câmara Municipal e pelos segmentos da UERN.

A solenidade foi prestigiada por servidores da UERN, autoridades políticas e personalidades que têm seu nome marcado na história de 48 anos da Instituição – os ex-reitores Elder Heronildes e Maria das Neves Gurgel, além da viúva de Laplace Rosado, Joana D´Arc Fernandes Coelho.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes ressaltou a importância da UERN para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e apresentou números que mostram que a UERN não representa um “peso” para o RN. “Em 2015 representamos 2,6% de todas as despesas do Estado. Com relação ao custeio e investimento, esse percentual foi de 0,14%”, afirmou Pedro Fernandes.

O reitor lançou o primeiro vídeo da campanha “UERN para todos, em todo o RN”, desenvolvida pela AGECOM/UERN com a colaboração de alunos e servidores de todos os Campi da UERN e o apoio da UERN TV. (Clique aqui e confira o vídeo)

Vereadores da atual e da próxima legislatura estiveram presentes à solenidade, bem como a prefeita eleita Rosalba Ciarlini. O deputado estadual Souza Neto também prestigiou a Universidade, juntamente com a futura deputada estadual Larissa Rosado, que toma posse a partir de janeiro de 2017.

O presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), prof. Lemuel Rodrigues, também discursou e falou sobre a união de forças em defesa do ensino público e de qualidade. Posição também defendida pelo presidente do Sindicato dos Técnicos da UERN (SINTAUERN), Elineudo Melo. Representando o movimento estudantil, a aluna Andreza Maria, uma das coordenadoras do DCE, cobrou uma agenda de atividades da Frente Parlamentar e Popular.

Zenaide Maia participa de inaugurações em São Gonçalo do Amarante


Na noite dessa sexta-feira (02), a deputada federal Zenaide Maia cumpriu agenda na cidade de São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Em clima de Natal, a deputada participou de inauguração da Iluminação Natalina, que teve a solenidade realizada no patamar da Igreja Matriz, no centro da cidade.

Na sequência, participou de inauguração da Unidade Básica de Saúde Padre Sabino Gentili, que atenderá moradores do Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos. A unidade foi inaugurada pelo prefeito Jaime Calado e vai oferecer à comunidade médicos, enfermeiros, dentistas, vacinas, remédios e instalações confortáveis para um atendimento de qualidade.

“Estamos muito felizes em poder proporcionar a cada dia mais uma saúde de qualidade à população deste bairro. O povo está de parabéns por mais essa conquista“, frisou a parlamentar, que é ainda primeira-dama da cidade. Além da deputada e do prefeito, a solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito eleito, Paulo Emidio, os vereadores, Raimundo Mendes, Rayure Protásio,Valda Siqueira, Arlete Paiva, Geraldo Veríssimo e Eraldo Paiva, secretário de saúde, Jalmir Simões, e moradores do residencial.

CBH-PPA e órgãos gestores realizam reunião em Natal na próxima terça (06)


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), órgãos gestores  e operadores em Recursos Hídricos vão realizar na próxima terça-feira (06/12) reunião técnica para tratar da situação do Sistema Adutor Curema/Mãe D’Água e do abastecimento das cidades atendidas pela adutora Manoel Torres de Araújo, que leva água aos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas.

A reunião vai acontecer das 8h às 14h na sede da CAERN, com endereço a Av. Salgado Filho, nº 1555, Tirol, cidade de Natal/RN. A pauta da reunião é a seguinte:

  • 1º) Apresentação, discussão e avaliação das simulações das vazões feitas pela ANA nos trechos entre os municípios de Coremas/PB e Jardim de Piranhas/RN e os cenários para o reservatório Mãe D’Água.
  • 2º) Aprofundar as estratégias para evitar o colapso do açude Mãe D’Água e as possibilidades para o abastecimento das cidades do Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
  • 3º) Apresentação, pela ANA, das concepções do Sistema Adutor Curema/Mãe D’Água até a cidade de São Bento/PB.
  • 4º) Informações sobre a implantação do escritório técnico da ANA na Bacia.
  • 5º) Informações do DNOCS sobre a construção da adutora emergencial para abastecimento dos municípios de Caicó/RN, São Fernando/RN, Timbaúba dos Batistas/RN e Jardim de Piranhas/RN.

No 3º dia do #Carnatal26 Ricardo Chaves e Saulo Fernandes entram na festa enquanto Bell e Durval finalizam suas apresentações


Nesta sábado (3) a nação do Bicho vem com força total para festejar os 25 anos do bloco junto com o vocalista Ricardo Chaves, o único puxador de bloco na história dos 26 anos do evento que se mantém fiel ao mesmo bloco. E tem mais, o sábado de Carnatal traz de volta o cantor Saulo Fernandes ao corredor da folia. O cantor baiano vai puxar o Bloco Ôbaiuno, que vai fechar a terceira noite de festa. A noite terá ainda Bell Marques (Vumbora!), Durval Lelys (Me Abraça), que será encerrada com a banda Oito7Nove4 na Arena Carnatal e banda Eva no Camarote Skol.

A festa começa às 18h30, com a abertura dos portões às 17h. Na Central do Carnatal, no Natal Shopping, ainda estão sendo vendidas as últimas unidades do Me Abraça e Ôbaiuno para este sábado e do Vai Safadão e Meu e Seu do domingo (4), de Arena Carnatal e Arquibancada para os dois dias. Ao comprar o abadá neste sábado (3) na Central do Carnatal, o folião já recebe o abadá (pano).

Nos quatro dias da festa, 9 blocos e 24 atrações musicais irão passar pelo corredor da folia, Arena Carnatal, Palco Skol e Camarote Skol. Neste sábado, a festa começa às 18h30 com o bloco Vumbora! fazendo sua última apresentação no Carnatal 2016 e entra no corredor da folia sob o comando de Bell Marques. Às 19h o bloco Me Abraça, com Durval Lelys, anima os foliões. Em seguida, é a vez do bloco Bicho que traz Ricardo Chaves, em sua primeira noite de Carnatal. Às 21h30, o estreante bloco Ôbaiuno entra no corredor sob o comando de Saulo Fernandes.

ARENA CARNATAL

O encerramento da terceira noite fica por conta da banda Oito7Nove4, que tem como líderes Rafa e Pipo Marques, filhos de Bell Marques. A banda se apresenta na Arena Carnatal a partir de 1h. O espaço conta com segurança, estrutura de banheiros, bares e alimentação, além de visão para o circuito dos trios fora do corredor da folia.

CAMAROTE SKOL

No Camarote Skol, a animação da noite será com a presença da Banda Eva, liderada pelo vocalista Felipe Pezzoni. À frente do grupo baiano desde 2013, o cantor tem agitado os foliões que cantam os grandes sucessos da banda, como “Vem, meu amor”, “De ladinho” e “Pequena Eva”. A noite no Camarote Skol ainda tem a apresentação de Sax In The House e Pedro e Benício.

Ordem dos blocos

18h30 – Bloco Vumbora!, com Bell Marques

19h – Bloco Me Abraça, com Durval Lelys

19h30 – Bloco Bicho, com Ricardo Chaves

21h30 – Bloco Ôbaiuno, com Saulo Fernandes

1h – Arena Carnatal (Palco), com Oito7Nove4

12h30/1h – Banda Eva

Segunda noite do #Carnatal26 teve 7h de Vumbora!; Largadinho, Me Abraça e Swingaê tiveram 6h de festa


A segunda noite do Carnatal 2016 foi um teste de resistência para os foliões. Isto porque o trio elétrico do bloco Vumbora!, o primeiro a sair da concentração às 18h30, apresentou problema no freio do trio logo na primeira volta do circuito, o que levou os blocos da segunda noite do Carnatal 2016 a fazerem o percurso da folia em 5 horas e até 7h de festa, quando o normal são de 3h30 a 4h de festa ao longo do percurso de 3 quilômetros, sendo 350 metros de corredor da folia.

“É a primeira vez que isto acontece comigo em 36 anos puxando trio elétrico. Vamos dar uma parada aqui, peço a compreensão de vocês e daqui a pouco a gente volta”, comunicou o vocalista Bell Marques aos foliões do Vumbora!, que compreenderam a situação enquanto o conserto durou cerca de 45 minutos, que em efeito cascata segurou os demais blocos, mas sem que seus vocalistas deixassem de cantar e tocar, pois já haviam iniciado seus percursos, saindo da concentração para a primeira volta.

Apesar do incidente, Bell não perdeu a simpatia com o público. “Foram sete horas de percurso e vocês foram maravilhosos. Batemos um recorde no Carnatal”, disse Bell aos foliões do bloco Vumbora! ao final de uma verdadeira maratona ao longo do circuito da folia, pois seriam os primeiros a finalizar o percurso e terminaram sendo o último bloco da noite.

Com o circuito paralisado para o conserto do trio do bloco Vumbora!, a produção do #Carnatal26 inverteu o sentido do acesso ao Corredor da Folia para o bloco Largadinho, puxado por Claudinha Leitte. Que entrou arrepiando para fazer a festa de seus 15 anos em 26 de Carnatal, pelo setor das arquibancadas.

Claudia Leitte ganhou um bolo temático dos fãs no camarim, além de um bandeirão estendido durante a passagem pelo corredor da folia. “Nunca vou esquecer a primeira vez que subi no trio aqui. Vocês não imaginam o quanto o Carnatal é importante para mim”, contou a cantora. A baiana trouxe os grandes sucessos da carreira, composta por nove álbuns desde o início do projeto solo. Os hits “Extravasa”, “Matimba” e “Dekolê” agitaram a noite.

O público foi a loucura com uma Claudinha Leitte, que usou um vestido laranja, esbanjou sensualidade com as pernas à mostra e as danças ousadas.  A festa pegou fogo no setor de camarotes, arquibancadas e Camarote Skol. Claudinha enveredou pelo funk e forró, pois teve que tocar por mais de 5 horas seguidas devido ao problema do trio do Vumbora!, ampliando o seu já eclético repertório.

Com o problema do trio do Vumbora! normalizado, o circuito retomou o seu sentido normal com acesso pelo setor de Camarotes particulares, com o ingresso de Durval Lelys ao Corredor da Folia animando a turma do Me Abraça.  Canções como “Quebra Aê”, “Vale Night” e “Ti pan pan” transformaram a festa em um verdadeiro “Reino da Folia”. E “Durvalino”, que  comemora 59 anos no dia 6 de dezembro, foi festejado pelos fãs, que cantaram os parabéns antecipadamente durante o percurso do bloco. Ao final de quase 6 horas puxando o trio do bloco Me Abraça Durval mostrou vigor e entusiasmo ao convidar sua galera para hoje, sábado (3), sair a partir das 19h para a segunda grande noite do bloco.

Na sequência vaio o cantor Léo Santana puxando o Swingaê. Com o repertório focado no trabalho “Baile da Santinha”, o vocalista enlouqueceu os fãs com os hits “Um tal de toma”, “Deboche” e “Abana”, que foi sucesso na edição 2015 do Carnatal. Assim como fez na quinta-feira (1), quando cantou no Camarote Skol, Léo apostou na mistura de ritmos e mostrou que está antenado com os sucessos do sertanejo, forró e funk.

Após 7 horas de percurso o bloco Vumbora! entrou para os últimos 350 metros  de Corredor da Folia por volta da 1h da madrugada desta sábado. Nem Bell, nem os foliões demonstraram cansaço. O cantor fez uma volta recheada de seus grandes sucessos: “Cabelo Raspadinho”, “Cara, Caramba”, “Vumbora”, numa sequência de tirar o fôlego, para finalizar com o hit, “Diga que Valeu”. “Valeu demais”, cantou o folião do Vumbora! numa noite memorável.

 Palco Skol e Camarote

Na Arena Carnatal, a animação da noite teve a presença da Banda Eva, liderada pelo vocalista Felipe Pezzoni. À frente do grupo baiano desde 2013, o cantor agitou o público e consagrou o encerramento da sexta-feira, já na madrugada deste sábado (3), às 2h30. Os foliões cantaram os grandes sucessos da banda, como “Vem, meu amor”, “De ladinho” e “Pequena Eva”, que tomou o vocalista de emoção em palco.

Já no Camarote Skol, a dupla Rafa e Pipo Marques mostrou um perfil eclético e sacudiu os foliões. No palco, músicas como “Se não puder voar”, “Se você fosse um peixinho” e a mais recente “Tô de boaça”, gravada no primeiro DVD da dupla, que contou com a participação de Wesley Safadão.

“Nos apresentamos quinta e hoje (sexta-feira), mas vamos cantar amanhã (sábado) no Palco Skol e no domingo vamos nos encontrar com o Safadão, que é nosso amigo. Vamos para o trio dele”, revelou Pipo, ao relatar sobre a parceria com o fenômeno do forró, que se apresenta no domingo de Carnatal, no bloco Vai Safadão.

As vésperas da visita do secretário de Saúde, Governo reabastece Hospital Regional de Caicó


HOSPITAL REGIONAL 2222

Antes tarde do que nunca.

Neste sábado (03) o Governo do Estado reabasteceu o Hospital Regional de Caicó, com remédios e alimentos que faltavam há várias semanas. A solidariedade de diretores, funcionários, instituições e população em geral foi primordial no período em que o Hospital precisou de ajuda.

De acordo com informações chegadas ao Blog do Marcos Dantas, os remédios que chegaram ao Hospital serão suficientes para, mais ou menos dois meses da demanda da Casa. O fornecimento de alimentação também foi normalizado pelo Governo. O reabastecimento acontece dois dias antes da visita que o secretário de Saúde, George Antunes fará à Caicó nesta segunda (05), onde participará de uma audiência pública na Câmara Municipal, para certamente prestar contas das ações do final de semana.

Operação “Pecado Capital”: decisão nega recurso de ex-diretor, ex-deputado e delegado


O desembargador Cornélio Alves negou o recurso, movido pela defesa de três envolvidos na Operação “Pecado Capital”,  do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e que investiga um suposto esquema de corrupção no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), cujo funcionamento se deu durante a gestão do ex-diretor geral Rychardson de Macedo, entre abril de 2007 e fevereiro de 2010.

O recurso também incluía o ex-deputado Francisco Gilson Moura e um delegado de Polícia Civil, Ronaldo Gomes de Moraes, mas a decisão mantém, desta forma, o prosseguimento das investigações. A ação pedia a suspensão da sentença que recebeu a denúncia contra os três investigados. O recurso pedia que fosse aplicado o efeito suspensivo para a sentença do Juíz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, nos autos da Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa nº 0801671-05.2014.8.20.0001.

Governo participa de audiência pública sobre segurança e saúde em Caicó 


O Governo do Estado participa da Audiência Pública que será realizada na Câmara Municipal de Caicó na próxima segunda-feira (05), às 10h. O Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesed), Caio César Marques Bezerra, e o Secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), George Antunes, irão debater as ações e a estrutura das duas pastas naquele município.

Municípios Potiguares recebem Selo da Unicef


selo-unicef-4

Quarenta e nove municípios potiguares receberam, nesta sexta-feira (02), o Selo Unicef- Município Aprovado (2013-2016). O evento aconteceu na Escola de Governo, e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN).

A cerimônia teve a presença dos prefeitos dos 49 municípios premiados por implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Estiverem presentes na cerimônia, também, a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Oliveira, o secretário de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro, representantes da Unicef e do Ministério Público.

O Selo Unicef- Município Aprovado é uma premiação que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas públicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. 308 municípios do Semiárido Brasileiro receberam o selo Unicef este ano.

Municípios Premiados

  • Acari
  • Afonso Bezerra
  • Alto do Rodrigues
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Baía Formosa
  • Bento Fernandes
  • Brejinho
  • Cerro Corá
  • Coronel João Pessoa
  • Currais Novos
  • Doutor Severiano
  • Parnamirim
  • Extremoz
  • Florânia
  • Guamaré
  • Ipueira
  • Itaú
  • Janduís
  • Jucurutu
  • Lajes
  • Lucrécia
  • Macaíba
  • Major Sales
  • Martins
  • Messias Targino
  • Nova Cruz
  • Olho-d’Água do Borges
  • Ouro Branco
  • Parazinho
  • Parelhas
  • Rio do Fogo
  • Passa e Fica
  • Pau dos Ferros
  • Portalegre
  • Serra Caiada
  • Riacho da Cruz
  • Rodolfo Fernandes
  • Santa Cruz
  • Santana do Seridó
  • São João do Sabugi
  • São Paulo do Potengi
  • São Tomé
  • Severiano Melo
  • Tenente Laurentino Cruz
  • Timbaúba dos Batistas
  • Venha-Ver
  • Vera Cruz
  • Viçosa

Escola Multicampi de Ciências Médicas realiza curso de Cardiologia em Caicó


A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na noite desta sexta-feira, 2, o curso de Cardiologia para alunos da escola e médicos registrados no Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern). Promovido no auditório da EMCM, em Caicó, o evento acontece paralelo ao I Simpósio HIVisibilidade, organizado em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro.

Democratas reúne prefeitos eleitos em São Paulo


img_8064

O presidente do Democratas, senador José Agripino (RN), reuniu nesta sexta-feira (2) em São Paulo (SP), os novos prefeitos eleitos do partido para um seminário com palestras, debates e procedimentos para auxiliar os novos gestores durante as administrações que começarão em janeiro do próximo ano.

No encontro, Agripino destacou o crescimento do partido com o resultado das eleições municipais em outubro e afirmou que o DEM é o segundo partido que mais cresceu em número de prefeituras. De acordo com o presidente, a legenda irá administrar um orçamento na ordem de R$ 25,8 bilhões de reais.

“Já fomos um partido grande, fomos atacados pelo PT que nos jurou de morte, mas hoje o Democratas tem mais prefeituras que o próprio partido de Lula. E isso sem ter sido governo”, ressaltou.

O evento reuniu lideranças nacionais do partido como o ministro da Educação, Mendonça Filho, o líder democrata no Senado, Ronaldo Caiado, o vereador e ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, além dos deputados federais Mandetta (MS), Efraim Filho (PB), Paulo Azi (BA), Carlos Melles (MG) e o secretário estadual de habitação do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (SP). Garcia lembrou o bom momento do partido no estado, que elegeu o maior número de prefeitos do DEM.

Deficientes Físicos reclamam de dificuldades de acessibilidade no dia a dia de Caicó


15272084_693048537526450_9223188289694861114_o

Associações que defendem os direitos dos deficientes físicos de Caicó realizam, na manhã desta sexta-feira (02) uma intensa agenda em frente a Agência da Caixa Econômica Federal. O objetivo é conscientizar a população para as dificuldades que o deficiente enfrente no dia a dia de Caicó. A escolha da Caixa Econômica não foi por acaso.

De acordo com José Cardoso, presidente de uma das associações existentes na cidade, as agências bancárias da cidade são campeãs em falta de acessibilidade para quem necessita dos seus serviços. “Sem contar a dificuldade que temos de chegar aos locais públicos da cidade, a começar da prefeitura, onde o gabinete do prefeito fica no segundo andar de um prédio onde não tem um elevador. O mercado público, desde que foi inaugurado não oferece condições do deficiente freqüentá-lo. o elevador que foi construído nunca funcionou”, destacou Cardoso.

Confira a entrevista do Poeta José Mário, integrante da Associação da Pessoa com Deficiência e Amigos de Caicó, durante o Movimento na Rural AM de Caicó:

 

Segunda noite do #Carnatal26 chega com Claudinha Leitte, Durval, Léo Santana e 2ª noite de Bell no Vumbora!


claudinha-leitte

Claudia Leitte traz beleza e simpatia, Durval Lelys seus personagens regendo a galera, Léo Santana vai fazer todo mundo sambar no Corredor da Folia, numa noite que já começa quente com Bell Marques fazendo a segunda noite do bloco Vumbora!, nesta sexta-feira (2). Mas a noite segue e já no finalzinho tem show da banda Eva no Palco Skol, que tem Felipe Pezzoni como vocalista do grupo.

A festa começa às 18h30, com a abertura dos portões às 17h. Na Central do Carnatal, no Natal Shopping, ainda estão sendo vendidas as últimas unidades do Largadinho, Me Abraça e Swingaê. Ao comprar o
abadá nesta sexta-feira (2) na Central do Carnatal, o folião já recebe o abadá (pano).

Nos quatro dias da festa, 9 blocos e 24 atrações musicais irão passar pelo corredor da folia, Arena Carnatal, Palco Skol e Camarote Skol. Nesta sexta-feira (2) a festa começa às 18h30, com o segundo dia do bloco Vumbora!, puxado pelo cantor Bell Marques. O bloco Me Abraça, liderado pelo cantor Durval Lelys, entra na avenida às 19h. Em seguida, às 19h30, é a vez do bloco Largadinho, com Claudia Leitte, animar os foliões. Às 21h30, o bloco Swingaê, com a quebradeira do cantor Léo Santana fecha o corredor da folia.

Para encerrar a segunda noite, a Arena Carnatal recebe o show da Banda Eva, que tem Felipe Pezzoni como vocalista do grupo. A apresentação começa 00h30 (horário de Natal). O espaço contará com segurança, estrutura de banheiros, bares e alimentação, além de visão para o circuito dos trios fora do corredor da folia.

No camarote Skol tem Oito7Nove4 que na primeira noite do evento comandou a 3ª e última volta do bloco Vumbora! Rafa e Pipo, vocalistas da banda, fizeram uma apresentação surpreendente. Os filhos de Bell mostraram muita consistência musical e justificam bem porque estão numa maratona de shows neste mês de dezembro, entrando por janeiro e na alta temporada do Verão 2017.

Ordem dos blocos

18h30 (horário de Natal) – Bloco Vumbora!, com Bell Marques

19h (horário de Natal) – Bloco Me Abraça, com Durval Lelys

19h30 (horário de Natal) – Bloco Largadinho, com Claudia Leitte

21h30 (horário de Natal) – Bloco Swingaê, com Léo Santana

23h30 (horário de Natal) – Arena Carnatal (Palco), com Banda Eva

Lista de delatores da Odebrecht já chega em 122 nomes


A ‘delação do fim do mundo’, como tem sido conhecida a delação dos executivos da Odebrecht, não para de crescer. Além dos 77 que já assinaram a delação premiada, há outros 45 executivos e ex-executivos da empreitera que entraram na fila para delatar. De acordo com a coluna de Lauro Jardim do jornal O Globo, todos esse colaboradores devem ser chamados em breve para entrar na lista de colaboradores. Com isso, a possibilidade de entrarem novos políticos na relação de delatados aumenta ainda mais.

Quadra chuvosa 2017 está indefinida


whatsapp-image-2016-12-02-at-09-58-16

A informação foi compartilhada pelo presidente do Comitê da bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena, que participa em Fortaleza (CE), do Seminário sobre a Seca de 2010-2016. Procópio confirmou que durante a Mesa de Debates intitulada de Análise dos fatores que modulam o clima e da previsão emitida no período, os metereologistas afirmaram que a quadra chuvosa 2017 está indefinida.

Afirmaram que não El Ninõ, mas, o La Ninã que favorecia chuva para o Nordeste perde força. Conclusão só teremos um prognóstico mais confiável da quadra chuvosa 2017 na segunda quinzena de janeiro. Porém, foi informado que apenas 49% das chuvas no Nordeste são justificadas pelo El Ninõ e a Lá Ninã. Ficou claro que existem divergências de modelo de previsão entre os metereologistas e eles reconheceram que há descrédito da população com relação aos prognóstico sobre chuva. O quadro hídrica na região Nordeste é gravíssimo e caso tentamos pouca recarga em 2017 teremos um caos em toda região. O Ceará que possui a maior reserva D’água superficial hoje tem apenas 7,5% de sua capacidade total acumulada. O açude de Castanhão que tem capacidade de acumular 6, 7 bilhões de Metros cúbicos está apenas 350 milhões, ou seja, 5,3 % da capacidade total. No RN temos apenas 15,4% da capacidade total. PB 11% e assim por diante”, escreveu Procópio.

Hermano apresenta projeto para regulamentar produção de queijos no RN


a1a5fbed-7ef0-471b-8c6a-cd7450275724

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) apresentou projeto de lei visando regulamentar a produção e comercialização de queijos artesanais no Rio Grande do Norte. A proposta, que tramita nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa, tem o objetivo de garantir o controle de qualidade dos produtos e higiene durante a produção, além de contribuir para a qualificação dos queijos a fim de que sejam comercializados em outros mercados.

Na proposta de Hermano Morais, são considerados queijos artesanais os produzidos com leite integral, fresco ou cru, em propriedade que mantenha criação de rebanho leiteiro. Os produtos devem ser queijo de coalho, queijo de manteiga e requeijão artesanal. A proposta visa a garantia de padrões na produção.

O projeto define que o leite utilizado na produção deve ser de rebanho sadio e que seja criado em local adequado. Na área de produção dos queijos, o projeto obriga que a queijaria disponha de áreas para armazenagem do leite, fabricação e maturação do produto, além de um local adequado para a embalagem e expedição. As instalações da queijaria, inclusive, devem estar distantes de galinheiros ou pocilgas, assim como deve possuir cerca limitando acesso de animais e pessoas ao local. Outras normas previstas na proposta de Hermano dizem respeito às condições sanitárias das queijarias, materiais utilizados nas instalações, água disponível e condições para comercialização. Os queijos produzidos dentro dos padrões, caso o projeto se torne lei, terão selos de inspeção garantindo a qualidade dos produtos.

Restaurante Popular de Jardim de Piranhas poderá funcionar ainda este mês


Através do empenho do prefeito Elidio Queiroz, o governo do estado vai implantar o Restaurante Popular em Jardim de Piranhas, o local já foi aprovado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), o restaurante vai funcionar no bairro Santa Cecília e tem previsão de funcionamento ainda para dezembro deste ano.

Elidio comemorou bastante a implantação do restaurante, pois segundo ele muita gente será beneficiada com comida boa e de baixo custo. “O Restaurante Popular funcionará em bairro pobre e carente da nossa cidade, isso vai ajudar bastante aquelas famílias que não tem muito o que comer, com apenas R$ 1,00 (um real) o cidadão vai matar sua fome“, disse Elidio. O prédio onde funcionará o Restaurante Popular já esta passando por algumas reformas para se adequar as exigências do governo do estado.

Forró, axé e swingueira: Carnatal 2016 inicia com mais de 6h de folia


carnatal-2016-visto-do-alto

A primeira noite de festa do Carnatal 2016 teve todos os ritmos para os foliões mais animados. O forró eletrônico de Jonas Esticado, que estreou no corredor com o bloco #VemcomJonas agitou os camarotes e empolgou as arquibancadas em Natal. No chão, muita alegria e irreverência. A festa também teve espaço para gestos em homenagem às vítimas da tragédia na Chapecoense, que vitimou a delegação da Chapecoense e jornalistas, na madrugada de terça-feira. No corredor da folia, torcedores exibiam bandeiras com as cores do clube catarinense. Um dos trios elétricos também trazia o escudo da Chape no para-brisa.

“Sou daqui de Natal mesmo, e comprei a bandeira na área externa da Arena das Dunas, por R$ 25. A gente veio se divertir, mas a homenagem à Chapecoense é justa. Eles merecem”, declarou o estudante Wagner Nunes.

 

Foliões do bloco Vumbora! prestam homenagem a Chapecoense no Carnatal (Foto: Augusto Gomes/G1)

Foliões do bloco Vumbora! prestam homenagem a Chapecoense no Carnatal (Foto: Augusto Gomes/G1)

O primeiro dia da micareta começou sob o comando do cantor Jonas Esticado, revelação do forró. Ele ainda contou com a participação especial de Kiko, vocalista da banda Chicabana, que cantou sucessos para empolgar o bloco #VemComJonas. “É minha primeira vez no Carnatal e estou muito feliz pelo carinho recebido por todos”, declarou Jonas, que tem apenas 22 anos.

O bloco Burro Elétrico foi o segundo a entrar no corredor da folia. Puxado pelas bandas Capilé e Gota Elétrica, grupo potiguar que toca os sucessos da axé music, empolgou os foliões do bloco, formado por profissionais da imprensa e da comunicação norte-rio-grandense.

A principal atração foi o cantor Bell Marques, um “dinossauro” da música baiana. O bloco Vumbora! arrastou 4 mil foliões, com sucessos do DVD “Fênix”, lançado este ano, e antigos, da época que comandava o Chiclete com Banana. A banda Oito7Nove4 ainda fez a festa na terceira volta do bloco numa apresentação surpreendente.
Swingueira na Arena
Após o percurso dos foliões no corredor da folia, foi a vez da Arena Carnatal mostrar toda a musicalidade com a banda Psirico. Comandada pelo vocalista Márcio Victor, a banda fez todos os foliões requebrarem com muita swingueira e uma percussão pesada com tambores, atabaques, repiques e surdos. Entre as músicas mais curtidas no encerramento do Carnatal, os foliões ouviram da Psirico sucessos como “Lepo Lepo”, “Ela é toda boa” e “Tem Xenhenhém”, além da nova música de trabalho “Mulheres no Poder”.

Com a música “Mulheres no Poder”, o vocalista Márcio Victor reforçou que o Carnatal serve como um termômetro para as bandas lançarem os novos trabalhos, para sentir a energia do público e se preparar para o carnaval em Salvador.
“Mulheres no Poder” o povo já escolheu como a música do Carnatal. A gente vem reverenciar as mulherse e pedindo ao povo que tenha um pouco mais de respeito. A música do Psirico é uma música comercial, mas é uma música que deixa mensagem. Quem não se lembra de “Toda boa”? Ivete cantou, Preta Gil cantou, Anitta cantou. A gente espera que as amigas cantem, porque a música traz uma mensagem de alegria, mas de importância para o cenário feminino”.

Em um camarote temático, o cantor Léo Santana sacudiu os foliões e tocou todos os estilos musicais: do pagode, passando pelo sertanejo, até ao funk. Entre os sucessos, as canções “10%” e “Medo Bobo”, de Maiara e Maraisa, “Infiel”, de Marília Mendonça, “O nosso santo bateu”, de Mateus e Kauan, e “Paredes”, de Jorge & Mateus, além do funk “Bumbum Granada” de Mcs Zaac e Jerry.

Escola de Medicina de Caicó realiza I Simpósio HIVisibilidade nesta sexta-feira


A Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN em Caicó, sedia nesta sexta-feira (02) o “I Simpósio HIVisibilidade”, que é uma realização do Município de Caicó e do Governo do Estado, com apoio do LAMES e da UFRN. A programação começa as 8 horas com credenciamento gratuito, e em seguida tem a primeira Mesa Redonda do evento, com o tema Atenção a Saúde de Pessoas que vivem com HIV/AIDS no Seridó Potiguar. Para debater o tema foram convidados a Rafaela Cosme (advogada de Direito Previdenciario e coordenadora do IBDP-RN), a médica infectologista Benedita Araújo e a professora de Infectologia da UFRN, Marise Freitas.

A segunda mesa redonda está marcada para as 14 com o Tema Movimentos Sociais e Experiencias de Pessoas que vivem com HIV/AIDS. Os convidados serão Conceição Paz e Ronaldo Rocha (Coordenadores do Grupo de Apoio Vivendo Positivamente de Mossoró) e Luiz Gonzaga dos Santos (usuário do SAE Caicó).

Bandidos arrombam caixas do Banco do Brasil de Acari e queimam veículos na fuga


Fotos: Blog de Olho da Notícia

Fotos: Blog de Olho da Notícia

Do Blog de Sidney Silva – Desta vez, sem o uso de explosivos, bandidos roubaram a Agência do Banco do Brasil da cidade de Acari, localizada na região Seridó do Rio Grande do Norte. A ação foi por volta das 2 horas da manhã, segundo informou o Cabo Paulo do policiamento local. Os criminosos, teriam arrombado a agência e tido acesso ao cofre central da unidade. Lá dentro, eles usaram maçaricos e roubaram todo o dinheiro, fugindo em seguida.

Nas saídas de Acari para Carnaúba dos Dantas e para Currais Novos, os criminosos queimaram dois carros. O objetivo era impedir, ou atrasar, a chegada de viaturas da Polícia Militar das cidades vizinhas. Os carros queimados, foram caminhonetes Hilux. O bando era formado por aproximadamente, 6 homens, que estavam fortemente armados. Inclusive, existe informação de que um popular foi ferido de raspão com um tiro efetuado pelos criminosos no local. A pessoa estava nas imediações. A Polícia Militar foi acionado, isolou a agência e foram iniciadas as diligências na região.

Açudes potiguares da Bacia Piranhas-Açu contam juntos com apenas 25% do seu volume total


De acordo com informações da Secretaria de Recursos Hídricos do RN, 18 reservatórios potiguares integram a chamada Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu. Os 18 somam um volume d’água de 2 bilhões, 966 milhões, 798 mil e 7 metros cúbicos. O que restam de todos estes reservatórios juntos, hoje é apernas 420 milhões, 892 mil, 787 metros cúbico d’água, o equivalente a mais ou menos 25%.

acudes_serido

Álvaro Dias cobra permanência da UTI pediátrica, em Caicó


alvaro-dias-5

O deputado estadual e vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias, cobrou nesta quinta-feira (01) a permanência dos equipamentos da UTI pediátrica em Caicó. Recentemente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública, retirou do Hospital do Seridó, em Caicó, os equipamentos que só aguardavam instalação, para funcionamento de leitos de UTI infantil. Todo o material foi transferido para o Hospital Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, onde serão instalados 10 leitos de UTI Neonatal. Álvaro Dias cobra o retorno e a permanência dos equipamentos em Caicó, bem como as condições para instalação.

“A saúde pública na cidade de Caicó, não tem funcionado, principalmente no Hospital Regional do Seridó. Agora se agrava com a questão da UTI neonatal que está saindo de Caicó. É preciso que o governador possa dar uma resposta satisfatória à população caicoense. O que temos visto é que no atual governo, tudo tem piorado, sobretudo em setores essenciais como saúde e segurança”, disse Álvaro.

Ele destacou ainda a questão da falta de medicamentos no hospital regional. “A situação do hospital regional é bastante preocupante e nós temos denunciado frequentemente na Assembleia Legislativa. Tivemos uma audiência pública em Caicó, com o ex secretário Ricardo Lagreca, no início dessa gestão, exatamente sobre o desabastecimento do hospital. Porém, de um tempo pra cá, a situação tem se agravado ainda mais. Cobramos, temos insistido e vamos continuar cobrando melhorias do Governo do Estado para Caicó”, finalizou.

Açude Itans atinge 1,54% de seu volume total d’água


acudeitans

Imagens de satélites mostram a situação do Itans em Caicó

O Açude Itans em Caicó talvez tenha atingido um de seus piores níveis hídricos. De acordo com a medição feita pelo DNOCS nesta quinta-feira (01), o seu volume atual é de 1 milhão, 255 mil metros cúbicos, o que representa 1,54% de sua capacidade total, que é de 81 milhões, 750 mil metros cúbicos. Seu nível já não oferece mais nenhuma condição de abastecer a cidade de Caicó.

Responsável pelo abastecimento de 400 mil pessoas, Mãe D’Água está com apenas 7% de sua capacidade hídrica


whatsapp-image-2016-12-01-at-20-41-46

Dos 567 milhões, 999 mil e 136 metros cúbicos d’água, o Açude de Mãe D’Água, integrante do Complexo Coremas está com apenas 39 milhões, 238 mil, 286 metros cúbicos, o que representa apenas 7% de sua capacidade total. Mãe D’água continua sendo responsável pelo abastecimento de quase 400 mil pessoas, espalhadas por 30 cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Amazan é diplomado prefeito em Jardim do Seridó


0fecc016-711d-491d-99fd-604aefcdaac7

Após terem suas prestações de contas da campanha devidamente aprovadas pela Justiça Eleitoral, os eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador e suplentes, da 23ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Jardim do Seridó e Ouro Branco, foram diplomados nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro.

Na oportunidade, foi diplomado o prefeito eleito, Amazan Silva (PSD), vice-prefeita, Dra. Aninha, quatro vereadores do sistema da situação e mais dois suplentes, e cinco vereadores do sistema da oposição e dois suplentes. Ao todo, foram 15 pessoas diplomadas em Jardim do Seridó.

Em audiência com ministro da Educação, Felipe Maia garante R$ 3 milhões em recursos para Ufersa


Em audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na quinta-feira (1º), o deputado federal Felipe Maia (DEM) juntamente com o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), José de Arimatea, conseguiram que fossem liberados recursos que estavam contingenciados no Orçamento de 2016. Também participou do encontro o deputado potiguar Beto Rosado.

De acordo com o parlamentar, os recursos serão direcionados para aquisição de equipamentos para a Universidade. “Serão R$ 3 milhões liberados para investimentos em computadores, equipamentos laboratoriais para medição e orientação, ar condicionados, kits de antenas antifurto para a biblioteca, micro geradores fotovoltaicos e mobília para os laboratórios. É com muita felicidade que conquistamos com mais essa vitória para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, enfatizou Felipe Maia.

Sesap atua na prevenção das IST/Aids durante o Carnatal


O Programa Estadual de IST/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai estar presente no Carnatal para uma campanha de prevenção. A partir das 18 horas desta quinta-feira (1°) o “Pit Stop da Prevenção” vai estar localizado na praça de alimentação do evento e contará com teste rápido para HIV, distribuição de material informativo e de preservativos masculino e feminino.

Ao todo serão 100 pessoas atuando, entre técnicos do Programa Estadual de IST/Aids, servidores da Sesap e ativistas de Organizações Não Governamentais (Ong’s). “Será muito importante esta parceria da Sesap com a sociedade civil neste evento de grande proporção, no qual teremos uma importante atuação na prevenção das IST’s e Aids”, disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de IST/Aids, Sérgio Fabiano Cabral.