Marcos Dantas

“Estupro está provado”, diz delegada sobre caso no Rio de Janeiro


Da Folha – Em entrevista coletiva na tarde desta segunda (30), a delegada Cristiana Bento, que assumiu neste domingo (29) as investigações do caso do estupro da adolescente de 16 anos, afirmou não ter dúvida de que o crime aconteceu. “A minha convicção a é de que houve estupro. Está lá no vídeo, que mostra um rapaz manipulando a menina. O estupro está provado. O que eu quero agora é verificar a extensão desse estupro, quantas pessoas praticaram esse crime”, disse a delegada.

Titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), Cristiana alegou que o processo está em segredo de Justiça, motivo por que não daria acesso às declarações prestadas pela vítima e pelos suspeitos.

Ela afirmou ter pedido a prisão temporária de seis suspeitos de envolvimento no crime “para que possamos investigar com mais calma” e afirmou que já havia indícios suficientes para justificar o pedido. “O vídeo prova o abuso sexual. Além do depoimento da vítima.”

Além da delegada, participaram da entrevista o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, e Adriane Rego, diretora do Instituto Médico-Legal (IML), órgão responsável pelo exame físico da garota cinco dias após o crime. Segundo os policiais, a perícia técnica do IML ficou prejudicada por conta do tempo decorrido entre o crime e o exame. “Não foram colhidos indícios de violência, o que não quer dizer que ela não aconteceu”, disse o chefe da Polícia Civil.

Servidores da CGU dizem que não vão cumprir ordem de ministro


Do Congresso em Foco – Servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) anunciaram nesta segunda-feira (30) que não vão cumprir ordens do novo ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, e dizem que não o consideram como seu chefe. “Ele está ocupando o cargo de maneira ilegítima. Não consideramos Fabiano ministro da CGU”, disse ao Congresso em Foco o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Rudinei Marques, servidor da controladoria.

Em protesto contra Fabiano Silveira, chefes de 23 representações estaduais da CGU e outros 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) anunciaram a entrega de seus cargos. Eles afirmam que não trabalham com o novo ministro e cobram a imediata saída de Fabiano, flagrado em conversa gravada orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado a se defenderem na Operação Lava Jato.

Ministério Público apura estrutura precária da 5ª Companhia de PM em Jardim de Piranhas


O Ministério Público abriu inquérito civil para apurar o risco à saúde e à integridade física dos Policiais Militares lotados na 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Jardim de Piranhas. As denúncias são de precariedade da estrutura física e demais instalações do estabelecimento. As investigações estão sendo feitas pelo promotor Roberto César Lemos de Sá Cruz.

Sobrinho de Manoel Torres sondado para ser vice de Roberto Germano


DSC00373

Na foto, Davi Torres com o deputado Álvaro Dias

Uma fonte garantiu ao Blog do Marcos Dantas neste final de semana que, o companheiro de chapa do prefeito Roberto Germano (PMDB), pré-candidato a reeleição quase saia da Família Torres.

Seu sobrinho, empresário e ex-vereador David Torres, de acordo com a fonte, chegou a ser sondado se aceitaria o convite. David, no entanto tem preferido continuar dedicado a iniciativa privada, mas não teria descartado completamente a possibilidade. A escolha do vice vem sendo comandada pelo deputado estadual Álvaro Dias.

Inscrições para o concurso da Câmara de Jardim de Piranhas já estão abertas


Começa hoje (30) e vão até o dia 24 de junho, as inscrições do concurso da câmara municipal de Jardim de Piranhas para os cargos de Procurador Jurídico (01), Contador (01), Agente de Portaria (01), Agente Administrativo (01), Auxiliar de Serviços Gerais (02) e Recepcionista (01), os salários são de R$880,00 para níveis fundamental e médio e R$1.200,00 para nível superior. As inscrições podem ser feitas através do site www.funvapi.com.br

Caicó recebe quarta edição do projeto “Universidades na Feira”


A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a quarta edição do evento “Universidades na Feira”, que acontece no sábado, 4 de junho, das 7h às 11h, na feira livre de Caicó. A iniciativa reúne um conjunto de ações voltadas à população da cidade, como orientações sobre saúde bucal, doenças crônicas, gênero e relações étnico-raciais, direitos sociais e trabalhistas.

Participam alunos de Medicina, Direito, Serviço Social, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia da EMCM, do CERES de Caicó, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), da Universidade do Estado do RN (UERN) em Caicó e da Faculdade Católica Santa Terezinha. Os residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica também estão engajados no evento, cuja estrutura será montada no Restaurante Ponto Certo. Além dessas ações, grupos itinerantes de estudantes e docentes estendem as atividades por toda a feira.

Adversária de Caicó, Jupaca só movimentou 1,18% de sua população


As outras três cidades potiguares participantes repetiram o feito dos anos anteriores: Caicó, pentacampeã, mobilizou 76,26%, enquanto sua rival, Jupaca (Peru), movimentou apenas 1,18%; Currais Novos conquistou o bicampeonato com 89,98%, frente aos 1,82% da cidade de Oratorio (Guatemala); e Mossoró conquistou o tricampeonato, arrebanhando 56,44%da população, ao passo que sua adversária, Cajeme (México), conseguiu mobilizar 6,36%.

Cidades potiguares conquistam a vitória no Dia do Desafio 2016


Pela quinta vez o Rio Grande é campeão no Dia do Desafio 2016, com o destaque para o excelente resultado registrado pelo segundo ano consecutivo, onde todas as cidades participantes (Caicó, Currais Novos, Mossoró e Grossos), conquistaram a vitória frente as concorrentes.

O evento promovido pelo Sistema Fecomércio, com realização Sesc, é sucesso desde o primeiro ano, tanto que Caicó nesta edição conquistou o pentacampeonato. A mobilização vitoriosa dos potiguares foi também destaque para a estreante cidade de Grossos, que fez bonito e marcou o expressivo percentual de 42,19% frente 12,57% de mobilização da cidade de Água Blanca, na Guatemala.

Posto avançado do Ministério Público do Trabalho de Caicó já está em funcionamento

Atendimento ao público acontece das 8h às 14h, em sala cedida pela Procuradoria da República no município

Os trabalhadores da região do Seridó já podem utilizar os serviços do posto avançado do Ministério Público do Trabalho em Caicó, que funciona no prédio da Procuradoria da República no Município (PRM-Caicó), localizado na rua Zeco Diniz, no bairro Penedo. O horário será das 8h às 14h e o telefone é o 84 3417-2050.

Instalado por meio de termo de cooperação técnica firmado entre o MPT e o MPF no Rio Grande do Norte, o posto servirá ao atendimento presencial, para recebimento e encaminhamento de denúncias, que também podem ser feitas através do site: www.prt21.mpt.mp.br/servicos/denuncias.

As demais atividades da Procuradoria do Trabalho de Caicó foram transferidas temporariamente à sede do MPT/RN, em Natal, sendo as demandas distribuídas aos procuradores do quadro, que ficam responsáveis por dar andamento aos feitos.

Inscrições para Mestrado Profissional em Administração da UnP encerram amanhã


Seguem até amanhã (31/05) as inscrições para a seleção 2016 do Mestrado Profissional em Administração da UnP, integrante da rede Laureate. Com área de concentração em Gestão Estratégica de Negócios, o Mestrado dispõe de 30 vagas, distribuídas entre as Linhas de Pesquisa “Estratégia e Competitividade” e “Gestão Estratégica de Pessoas”. As inscrições e o edital estão disponíveis no site www.unp.br/mpa. A seleção para a 11ª turma do Curso ocorrerá nos dias 13 a 17 de junho e as aulas estão previstas para iniciarem no dia 11 de julho, sendo realizadas sempre nas segundas e terças-feiras, no turno vespertino.

O MPA UnP possui conceito 4 em avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerado “muito bom” pela instituição. Em 2014 o Curso foi apontado pelo Portal Administradores como um dos melhores mestrados profissionais do país, sendo o 2º do Norte-Nordeste. Criado em 2006, o Mestrado em Administração possui corpo docente formado exclusivamente por professores doutores e trabalha no desenvolvimento de pesquisas focadas para o mercado.

Solidariedade promete fazer campanha para prefeitura totalmente digital em Natal


O partido Solidariedade em Natal fará uma campanha eleitoral moderna e ousada na disputa majoritária a Prefeito em 2016. Pela primeira vez na história da política do RN, um partido não vai usar papel (panfletos ou santinhos) nem vai contratar carro de som para divulgar o nome e as propostas do seu candidato.

A campanha será toda digital e usará os mecanismos disponíveis fornecidos pela lei eleitoral, propaganda de rádio e tv. Em Natal, quase 400 mil pessoas usam Facebook e o público formador de opinião está majoritariamente ativo no WhatsApp. Para Kelps, as redes sociais serão alternativas viáveis às antigas campanhas caras, baseadas em investimentos milionários e em marketing político convencional.

“A lógica econômica e a velocidade da informação vão impactar muito esta eleição. Hoje, com as redes sociais, o candidato que dispuser de uma estratégia digital bem feita será  capaz de fazer comício pelo celular, na sala de casa, atingindo centenas de pessoas ao mesmo tempo em várias partes diferentes da cidade”, teoriza Kelps, que foi o primeiro deputado da história do RN a transmitir seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa através do Facebook.

Governo discute construção de novos presídios com deputados, juízes e promotores


O governador em exercício Fábio Dantas orientou os secretários de Administração, Infraestrutura, Justiça e Cidadania e o diretor-geral do DER a participarem de reunião na Assembleia Legislativa para tratar da aplicação dos R$ 20 milhões disponibilizados pelo Tribunal de Justiça do RN para construção de presídio.

A reunião acontece nesta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa, quando os secretários, deputados e representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público vão debater a melhor forma de utilizar o repasse. A intenção é prevenir problemas futuros que possam vir a retardar a conclusão das obras.

O promotor tutelar do sistema penitenciário, Antônio Siqueira disse que a iniciativa visa conferir a legalidade. “Estamos atuando para garantir a aplicação eficiente e ágil dos recursos, além de evitar que possa surgir qualquer questionamento sobre a legalidade da disponibilização da verba e a continuidade das obras após iniciadas”, explicou Siqueira. Fábio Dantas considerou importante esta articulação para assegurar a eficiente e correta aplicação dos repasse do TJ e que a administração estadual está empenhada e atenta à utilização eficiente dos recursos.

Vivaldo Costa animado com a possibilidade de ter o PR no palanque de Judas Tadeu


O deputado estadual Vivaldo Costa, padrinho político da pré-candidatura de Judas Tadeu (Pros) a prefeito de Caicó, está animado com a possibilidade de ter o Partido da República no palanque de Tadeu. O pré-candidato conversou na última sexta-feira (27) com o presidente da legenda em Caicó, empresário Toinho Santiago, e segundo Vivaldo, a conversa foi bastante proveitosa.

Caern deve retomar abastecimento emergencial de Caicó através do Açude Itans


Como não existe previsão oficial de quando o abastecimento de Caicó, através da Adutora Manoel Torres será retomado, a CAERN pretende retomar de forma emergencial o abastecimento, pelo menos da capital do Seridó pelo Açude Itans, provavelmente ainda nesta terça-feira (01). A informação foi confirmada pela gerente-regional do Seridó, Rosy Gurgel. A expectativa é que a água do Açude de Coremas só chegue na captação de Jardim de Piranhas no final desta semana. Atualmente, o Itans está com um volume de 5 milhões, 267 mil e 500 metros cúbicos d’água, o que equivale a 6,44% do seu volume total.

Água do Açude de Coremas ainda está em Paulista, na Paraíba


Rio Piranhas em Paulista

De acordo com informações do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena, a situação do baixo volume d’água do rio é muito grave. Procópio, que realiza desde cedo juntamente com a CAERN, uma vistoria na calha do Rio, informa que a água liberada do Açude de Coremas, ainda está no município de Paulista, e a correnteza d’água encontra-se praticamente apartada. Oficialmente, o CBH-PPA ainda não estimou uma previsão para a água chegar na captação da CAERN, em Jardim de Piranhas, com condições de normalizar o abastecimento de cidades no Seridó.

PGR e PF vão soltar as operações “Senatus” e “do Barba”


Do Uol – O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, e a força-tarefa da Operação Lava Jato em Brasília (no MP) e em Curitiba (Justiça Federal) preparam duas grandes operações que vão sacudir o mundo político em Brasília e São Paulo: a Senatus e a do Barba – não necessariamente nesta ordem e com estes nomes, mas com estes alvos. A próxima fase da Lava Jato, a 31ª, deve pegar em cheio o Senado Federal. Não só pela homologação da delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro ( a coluna antecipou que havia um áudio bomba  por vir ), mas por tudo o que já se apurou até aqui sobre o que disse o ex-senador Delcídio do Amaral, e sobre os documentos apreendidos nas residências e escritórios do senador Fernando Collor (PTC-AL).

Por baixo, pelo menos quatro senadores estão na mira diante do descoberto até agora: o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) – citado por delatores – e Collor. A dúvida da PGR e da Justiça Federal é se pedem ao Supremo Tribunal Federal autorização para prisão ou apenas condução coercitiva, seguida de mandados de busca e apreensão em gabinetes e residências. Já a futura fase 33 é tida como a mais polêmica. É a que, segundo circula nos bastidores da Justiça Federal e do STF, vai cercar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o seu Instituto. Na madrugada do dia 4 de março a Coluna citou a operação de grande repercussão que estava prestes a sair.

Vistoria tenta identificar dificuldades da água de Coremas chegar à captação da CAERN em Jardim de Piranhas


Vistoria CBH no Rio Piranhas 001

CBH e CAERN no leito do Rio

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu e a CAERN estão desde cedo, realizando uma vistoria na calha do Rio, para identificar se existe algum empecilho no deslocamento da água que é liberada do Açude Coremas, responsável pelo abastecimento de cerca de 400 mil pessoas, 300 na Paraíba e 100 mil no Seridó do Rio Grande do Norte. Nas últimas semanas a água tem encontrado dificuldades de chegar até a captação da CAERN, localizada em Jardim de Piranhas, deixando desde domingo (29) as populações de Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas com o abastecimento comprometido.

Área possivelmente irrigada com a água do Rio

Área possivelmente irrigada com a água do Rio

“Estamos recebendo notícias e identificando que as irrigações voltaram com força. Estão também informando que bombas estão enchendo pequenos açudes (barreiros)”, destacou Procópio Lucena, presidente do CBH, que prometeu ainda hoje, com a conclusão da vistoria, emitir um parecer sobre a situação. “Diante desta situação de escassez de água, se faz necessário intensificar a fiscalização, fazer manutenção dos canais, aumentar rodízio na oferta de água, fazer forte economia, reuso e tudo quer for possível para poupar  o precioso líquido”, finalizou.

Ceres da UFRN não oferece vagas para o segundo semestre do SISU


Os campi da UFRN de Caicó e Currais Novos não oferecem vagas de acesso em seus cursos através do SISU, para este segundo semestre. As vagas para o Ceres do Seridó são disponíveis apenas no primeiro semestre, com exceção do curso de Medicina Multicampi, cujos alunos novatos entram na segunda etapa do ano, mas a seleção acontece também na primeira fase do Sisu.

Portaria do DER suspende validade das carteiras de estudantes emitidas pela URNE


URNE CARDO Diário Oficial do RN do dia 25 de maio deste ano traz os efeitos da Portaria 0074, que revoga o cadastramento conferido a União Norte-Rio-Grandense dos Estudantes (URNE), ao passo em que se suspende todos os efeitos e eficácia das Carteiras de Identificação de Estudantes CIEs, de sua emissão, afastando-se, para o exercício do ano letivo de 2016, a condição comprobatória do benefício da meia passagem no Serviço de Transporte Intermunicipal de Passageiros, disposto na Lei Estadual nº 8.215, de 31 de julho de 2002. A portaria é assinada pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do RN, Ernesto Pinto Fraxe.

Pela portaria, a URNE também está impedida de realizar novos processos de cadastramentos vindouros para emissão de Carteiras de Identificação de Estudante, nos exercícios de 2017 e 2018. O Diário Oficial ainda relata que tal portaria será comunicada aos órgãos de controle de eficácia das normas federais e estaduais, mediante formação de translado de peças do processo administrativo nº 68345/2016-7, com encaminhamento à Polícia Federal e Estadual, bem como ao Ministério Público Federal e Estadual. Em Processo Administrativo, verificou-se irregularidades no processo de emissão de Carteira pela URNE.

Clique aqui e veja a Portaria publicada no Diário Oficial do RN