Marcos Dantas

Djalma Mota comemora mais um pleito atendido pelo prefeito Roberto Germano


Djalma Mota

Na sessão desta quarta-feira (23) o vereador Djalma Mota (PMDB) aproveitou para agradecer ao prefeito Roberto Germano, por ter acatado uma de suas lutas, que foi o requerimento pedindo para que o Município disponibilizasse, na sua própria página eletrônica, a emissão das certidões negativas de débitos com o município, a exemplo do que já é feito pelos governos Estadual e Federal.

Djalma também fez questão de parabenizar a secretária de Tributação, Marleide Carvalho pelo evento que culminou com o lançamento, na manhã desta quarta da Nota Fiscal Eletrônica. “São ações feitas pela administração do prefeito Roberto Germano que facilitam a vida dos contribuintes, e dos que geram emprego”, disse Djalma.

Caicó sedia nesta quinta-feira reunião de formação destinada a Educação Infantil


A cidade de Caicó estará sediando nesta quinta-feira (24) a primeira reunião-técnica de uma pró-formação destinada a Educação Infantil. O evento é patrocinado pelo Ministério da Educação, que contratou a consultora Elisabet Ristow Nascimento, responsável pela formação.

O Rio Grande do Norte foi dividido em pólos, e Caicó sedia um destes, compreendendo as cidades de Carnaúba dos Dantas, Equador, Ipueira, Janduis, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Ouro Branco, Pau dos Ferros, Portalegre, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó e Serra Negra do Norte.

A reunião será a partir das 7h30 no auditório do CEJA, e a expectativa é de reunir cerca de 100 representantes destes municípios. “A educação infantil, de 0 ao 6 ano é responsabilidade exclusiva dos municípios, e por isso temos que viabilizar esta formação, para melhor dar uma formação aos seus alunos”, explicou Socorro Mariz, secretária de Educação de Caicó.

Socorro Mariz explica detalhes da reunião:

Uso obrigatório de simuladores por autoescolas gera polêmica


A obrigatoriedade do uso de simuladores de direção por autoescolas gerou polêmica nesta quarta-feira (23) em audiência pública conjunta das comissões de Viação e Transportes; de Defesa do Consumidor; e de Finanças e Tributação. Foi discutida a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige, a partir de junho, 5 horas de aulas em simuladores de direção, antes do início das aulas práticas na rua.

No início do mês, a Câmara dos Deputados rejeitou um projeto que reitera a norma do Contran (PL 4449/12). Por conta dessa decisão, o advogado especialista em Trânsito Marcelo Araújo defendeu, na audiência, que o conselho recue da resolução. Ele salientou que o Contran tem o poder para emitir regulamentações referentes ao trânsito, mas que o poder legislador do Congresso Nacional está acima disso.

Câmara elege novo 1º vice-presidente na próxima terça-feira


O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, enviou a todos os deputados petistas um ofício explicando as regras da eleição do novo 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados que está marcada para a próxima terça-feira (29). O eleito, que deverá ser um deputado do PT, vai substituir André Vargas (PT-PR), que renunciou à vaga na Mesa Diretora depois de denúncias de seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.

As sete cabines de votação já estão sendo montadas no Plenário da Câmara, já que a eleição é feita por votação secreta. Para ser eleito, o candidato precisa do apoio de 257 deputados, ou seja, maioria absoluta da Câmara.

MPE faz denúncia contra ex-diretor do Presídio João Chaves


A Tribuna do Norte estampa que o Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu denúncia contra o ex-diretor do Presídio João Chaves, Rondinelle Victor dos Santos, pela prática de corrupção passiva. Na ação penal, impetrada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim nesta quarta-feira (23), o MPRN pede que a Justiça condene o ex-gestor da unidade, que foi flagrado com três presos trabalhando em uma obra particular.

O flagrante aconteceu no dia 12 de abril, em Parnamirim e, segundo o MPE, o imóvel onde estava acontecendo a obra pertece à Rondinelle. Um vídeo gravado durante as investigações mostra os detentos executando o serviço entre o início da manhã, até o final da tarde e sendo surpreendidos com a chegada da polícia para averiguar denúncia.
 

Ouvidoria e Auditoria da Sesap fazem mutirão para responder usuários do SUS


O setor de Auditoria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em conjunto com a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte, está realizando um mutirão para atender ao grande número de demandas originárias de manifestações de usuários do SUS.

Neste primeiro trimestre, o mutirão conseguiu atender a 47% das demandas. Ainda estão sendo apuradas 23% das manifestações e os 30% restantes estão em planejamento para serem atendidos por uma comissão de técnicos da Sesap que tem percorrido todo estado para dar respostas a todas as reclamações dos usuários.

Policiais federais do RN paralisam atividades por 24 horas em protesto


Os policiais federais do Rio Grande do Norte aderiram a uma paralisação nacional de 24 horas durante toda esta quarta-feira (23). A intenção é denunciar os altos índices de violência e a ineficiência das investigações. No RN, os policiais se concentraram em frente à sede da PF em Natal.

Em nota, a o Sindicato dos Policiais Federais do RN informou que “com as mãos tingidas de vermelho, simbolizando sangue, os policiais protestam contra a insegurança no país”.

Rosalba segue “firme e forte” ao lado de Cláudia Regina


Contrariando os “rumores” de uma possível aliança  da governadora Rosalba Ciarlini ao projeto do candidato Silveira Júnior (PSD) nas eleições suplementares de Mossoró, Rosalba postou agora pouco no twitter que segue “firme e forte” ao lado da candidata Cláudia Regina esperando a decisão da Justiça Eleitoral.

Sem título

Movimento pedirá impeachment da governadora Rosalba Ciarlini


 

rosalba-ciarlini-7

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco) irá protocolar, nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa doRio Grande do Norte um pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini.

A informação foi divulgada pelo Marcco nesta quarta-feira (23) que defende a denúncia por crimes de responsabilidade, contra a governadora, decorrente do “quadro de absoluto desgoverno na sua gestão e do não atendimento das necessidades da população”.

Governo do estado deve repassar duodécimo integral para MP


O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte acatou o agravo em Mandado de Segurança interposto pelo Ministério Público Estadual para que o Governo do Estado repasse integralmente o valor do duodécimo para a Instituição. A liminar foi concedida na manhã desta quarta-feira (23), na sede do TJRN, em Natal.

Apesar de o relator do processo, o Desembargador Glauber Rêgo, ter improvido o agravo, mantendo sua decisão anterior de não conceder a liminar pedida pelo Ministério Público, apenas dois Magistrados acompanharam seu posicionamento e sete votaram a favor do MPRN.

Carlos Eduardo faz palestra a empresários das Ilhas Canárias


carlos-canarias

O prefeito Carlos Eduardo proferiu palestra para 77 empresários das Ilhas Canárias, com vistas a apresentar as possibilidades de atrair novos investimentos para Natal. O grupo de empresários que participou da palestra era formado basicamente por hoteleiros locais e empresários da construção civil.

Carlos Eduardo fez uma apresentação com dados da cidade, logo após a exibição de vídeo de cinco minutos feito pela Prefeitura mostrando os atrativos da cidade, com destaque para a área metropolitana de Natal, que é a nona maior do Brasil, com cerca de 1,5 milhão de pessoas, e a posição geográfica da cidade, que fica a apenas quatro horas de voo das Ilhas Canárias.

UERN de Pau dos Ferros recepcionanovos alunos


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) não inovou apenas na expansão à recepção dos alunos dos Campi Avançados da instituição. As boas vindas que antes aconteciam apenas no Campus Central, em Mossoró, já chegaram a Natal, Assu, Patu e Caicó, com outro conceito sobre trote universitário. Nesta quarta-feira, 23, será a vez de Pau dos Ferros, fechando o cronograma.

Durante a Semana de Ambientação Acadêmica (SAMBA), que leva a administração central aos estudantes, o reitor Pedro Fernandes vem destacando que além dessa aproximação através do Simpósio de Ambientação Acadêmica (SAMBA), a UERN planeja recepcionar os novos alunos com trote solidário.

Comissão “SOS Adutora” se reúne para discutir seminário em Currais Novos


sos-adutora

Dando continuidade ao movimento “SOS Adutora”, iniciado há pouco mais de um mês em Currais Novos, o comitê de organização se reuniu com o prefeito Vilton Cunha na manhã desta quarta-feira (23), para discutir a realização do I Seminário Água e Sustentabilidade, onde serão abordados os desafios para o abastecimento de Currais Novos e Acari, municípios abastecidos pelo Açude Gargalheiras que atualmente conta com 10% de sua capacidade total.

O seminário, de acordo com a comissão, é uma ação complementar ao movimento. Segundo Loura Galvão, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos, o seminário acontecerá nos dias 22 e 23, no auditório do CDL, e deverá contar com a participação de técnicos da área de recursos hídricos, além de diversas autoridades da região e do Estado. “É importante a interação de todos para o debate, e assim, buscarmos as soluções que desejamos”, disse Vilton.

Juiz confirma candidatura do Professor Josué para a prefeitura de Mossoró


O juiz José Herval Sampaio Júnior, titular da 33a zona eleitoral,  deferiu o pedido de registro de candidatura do Professor Josué, do PSDC para as eleições suplementares do município de Mossoró. Quatro candidaturas já estão oficializadas até o momento: Silveira Júnior (PSD), Gutemberg Dias (PC do B), Cinquentinha (Psol) e Professor Josué (PSDC). Já as candidatas Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB) dependem de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mototaxistas vão se mobilizar contra a instalação de taxímetros


O Jornal De Fato destaca que uma mobilização do Sindicato dos Mototaxistas de Mossoró (Sindmoto) ocorrerá nesta quinta-feira, 24, a partir das 9h, em frente à Câmara Municipal, no Centro da cidade. Esta movimentação dos mototaxistas será para pressionar os vereadores para a não aprovação de uma Lei, que obrigaria a implantação de taxímetro nas motocicletas dos profissionais da área.

Segundo o presidente do Sindmoto, Rivaldo Bezerra, a implantação do taxímetro nas motocicletas geraria mais custos para os trabalhadores. Ele diz que a categoria está insatisfeita com a possibilidade da instalação destes equipamentos. “Toda a categoria está insatisfeita com essa possibilidade da instalação dos taxímetros nas motocicletas. A implantação geraria um custo a mais para os mototaxistas.”

Ministro da Fazenda prevê redução no preço de combustíveis


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu hoje uma redução dos preços de combustíveis nos próximos dois meses, quando entrará no mercado a produção de etanol. Segundo ele isso vai ajudar a controlar a inflação. “Isso vai acontecer entre maio e junho. Nós teremos o menos preço de etanol e portanto o menor preço de gasolina”.

Em rápida entrevista após participar de lançamento do portal de comércio exterior, o ministro da Fazenda negou que o governo vá aumentar a participação de álcool anidro na gasolina para ajudar nesse combate à inflação.

Prefeito, vice e vereadores de São Tomé fecham apoio à reeleição do deputado Ezequiel


DSC_0223

O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) continua recebendo adesões para sua reeleição na Assembleia Legislativa. Nesta manhã, o prefeito de São Tomé, Gutemberg Pereira (PMDB) anunciou que apoiará Ezequiel, em seu município.

Acompanham a decisão do prefeito, o vice-prefeito Zé Elízio e os vereadores: Neguinho de Paulo Nunes, Silvanez, Jean Makson, Cícero Amador e Jardel. Os suplentes Irinea, Galego de Maria José e Ramonn também vão apoiar o deputado Ezequiel.

“Nossa escolha por Ezequiel é por ser do nosso partido, o PMDB e disponibilizar seu mandato na Assembleia Legislativa para lutar por melhorias do nosso município. Tenho certeza que Ezequiel será um parceiro da nossa gestão”, comentou o prefeito Gutemberg Pereira.

Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto com o maestro Ricardo Averbach


M0213 Carnegie Hall Preview Concert

No II concerto oficial da temporada 2014, a OSRN se apresenta no TAM sob o comando do maestro Ricardo Averbach, da Orquestra Sinfônica da Universidade de Miami. O concerto terá algumas peças de ópera, com participação do solista Adriano Pinheiro.

O maestro brasileiro Ricardo Averbach, que se divide entre Brasil e Estados Unidos, e o tenor Adriano Pinheiro, residente em Recife-PE, são convidados especiais para o segundo concerto oficial de 2014 da Orquestra Sinfônica do RN, que será realizado nesta quinta-feira (24), a partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão. A entrada é franca.

Gustavo Carvalho pede ampliação da oferta de cursos da UERN em Santa Cruz


O deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) solicitou esta semana na Assembleia Legislativa um estudo para implantação de novos cursos de graduação no Núcleo de Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN no município de Santa Cruz.

Em requerimento, enviado à governadora Rosalba Ciarlini, à secretária da Educação, Betânia Ramalho e o reitor da UERN, Pedro Fernandes, o deputado explica que existe hoje uma grande demanda de jovens estudantes no município e na região do Trairi que aguardam a oportunidade de fazer um curso de nível superior, mas que o Núcleo de Ensino de Santa Cruz só oferece o curso de Ciências da Computação.

Vereadora Mara Costa quer Caicó no programa “Crack, É possível vencer”


maraA vereadora caicoense Mara Costa (PROS) solicitou do Governo do Estado, a inclusão do município de Caicó ao “Programa Crack, é possível vencer” que foi lançado pelo Governo com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e seus familiares.

O crack vem se disseminando na maioria dos centros urbanos do país, alcançando cidades do interior e zonas rurais, com problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas.

Lançado em dezembro de 2011, com investimento de 4 bilhões de reais até 2014, o Programa Crack, é possível vencer integra ações dos eixos “cuidado”, “prevenção” e “autoridade”, com objetivo de implementar uma rede de serviços públicos integrados para o cuidado dos usuários de drogas e familiares.

A lista para novo desembargador do TRT


TRT_SESSAO

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) aprovou, por unanimidade, a lista tríplice de promoção para sua décima vaga de desembargador, pelo critério de merecimento.

A lista será encabeçada pelo juiz Ricardo Espíndola Borges (4ª Vara do Trabalho de Natal), seguido da juíza Isaura Maria Barbalho Simonetti (5ª Vara do Trabalho de Natal) e do juiz Bento Herculano Duarte Neto (8ª Vara do Trabalho de Natal).

Sindipostos adere a campanha Dia sem Imposto da CDL


O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos) confirmou que participará da campanha “Dia sem Imposto”, promovido em todo país e, no Rio Grande do Norte, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas.

A mobilização ocorrerá no dia 24 de maio.A direção do Sindipostos está reunindo os associados para identificar quais são os empresários que irão aderir a ação.

Agripino volta a falar que prioridade do DEM é alianças proporcionais


DSC_4279

Para o senador José Agripino, que acumula a função de líder do DEM no Senado, o partido terá como prioridade no pleito de 2014 o aumento da bancada nas assembleias legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado.

“O Democratas está vendo, estado por estado, aquilo que mais lhe interessa como partido, onde a aliança é mais favorável. Nosso objetivo é, principalmente, aumentar o número de nossos deputados estaduais, federais e senadores”, concluiu.

José Agripino e Aécio Neves em articulações estaduais do DEM com o PSDB


DSC_4325 copy

Acompanhado do presidenciável tucano, senador Aécio Neves (MG), o senador José Agripino Maia, que preside o DEM nacional, iniciou uma articulação para alianças estaduais do seu partido com o PSDB.

Agripino disse que as lideranças locais terão liberdade para fazer alianças que melhor representem a legenda.Em visita ao gabinete da senadora democrata, Maria do Carmo Alves (SE). No encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), contou com a presença do prefeito de Aracaju, João Alves (DEM).

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social faz explanação aos deputados


O general Eliéser Girão Monteiro Filho, novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social está na Assembleia Legislativa, onde faz explanação dos planos da nova política de segurança para o Estado.

Essa semana foi marcada pela paralisação dos policiais militares e do corpo de bombeiros, que chegou a um acordo depois de reunião realizada na sede da Procuradoria Geral do Estado. Eliéser Girão levou um arquivo e apresenta planos e estratégias em vídeo.

Novo comandante da 7ª Brigada visita a Assembleia Legislativa


b77c18f41340c5828b2522a03e59fc01

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS) recebeu esta manhã, a visita do general de brigada Antônio Carlos Barboteo, que no próximo dia 28 assume o comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Natal.

Na conversa com o novo comandante, que estava acompanhado do general Carlos José Ignacio, que está deixando aquela unidade do Exército, ele destacou o bom relacionamento entre a Brigada e a Assembleia Legislativa.

Humberto Gondim leva aliados para conversar com Nelter Queiroz na Assembleia


zparelhas

Na terça-feira (22), o deputado Nelter Queiroz (PMDB) se reuniu na Assembleia Legislativa, com uma comitiva de Parelhas, liderada pelo ex-vereador Humberto Gondim.

Formada pelo empresário e administrador da Mineradora Terra Branca,Ricardo Marchett e Aldo Bezerra.Atualmente, a Mineradora Terra Branca gera 120 empregos diretos, contribuindo para a economia de Parelhas.

Mesmo filiado ao PDT, Maurício Marques não é um liderado de Carlos Eduardo


Com a posição divergente do prefeito Maurício Marques, que mesmo filiado ao PDT nem vota na senadora e no  federal apoiado pelo partido… Resta uma conclusão: Maurício Marques que já foi um liderado do deputado Agnelo Alves, hoje não obedece mais ao partido de Carlos Eduardo.

O prefeito de Natal, que preside o PDT potiguar precisa eleger um federal para mostrar força em Brasília. Em 2010, o PV da então prefeita Micarla de Sousa conseguiu eleger o deputado federal Paulo Wagner, o primeiro suplente de Senado, Paulo Davim  e um deputado estadual: Gilson Moura, que deixou o partido ano passado.

Prefeito de Parnamirim não vai apoiar candidato do PDT a deputado federal


parnamirim 504

O prefeito Maurício Marques, que administra Parnamirim graças à liderança do deputado Agnelo Alves, pai do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves não vota no candidato do PDT a deputado federal.

Mesmo filiado ao PDT, Maurício Marques não votará no candidato de Carlos Eduardo e Agnelo a deputado federal: o jornalista Sávio Hackradt, que deixou no início do mês a Chefia de Gabinete do Palácio Felipe Camarão. Em Parnamirim, o prefeito que já vota em Fátima Bezerra (PT) para o Senado, agora declarou apoio ao deputado Walter Alves (PMDB) para federal.

Leleu atende pedido de Ricardo e Vivaldo e adere ao “silêncio sepulcral”


leleufontesssss

O vereador Leleu Fontes (PROS) tem recuado nas últimas semanas dos holofotes da mídia. Avesso à aliança do seu partido com a pré-candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao Governo do Estado, Leleu tem dado várias declarações nas últimas semanas, mas a pedido dos seus dois atuais líderes políticos, deputados Ricardo Mota e Vivaldo Costa, aderiu ao silêncio sepulcral. “Standby” esse que não representa uma mudança de opinião.

Eu não tenho nada contra Henrique e muito menos à sua candidatura, mas o que falta nele sobrava em seu pai Aluízio, que era o carisma popular. Eu já disse isso ao meu presidente Ricardo, mas sou homem de partido, e tenho que respeitar as decisões partidárias, independente se irei acatá-las”, disse Leleu.

EaD UnP realiza palestras gratuitas em Caicó e Currais Novos


A Educação a Distância UnP, integrante da Rede Laureate, realizará no dia 28 de abril, palestras sobre internacionalidade e carreira nos Polos Caicó e Currais Novos. As inscrições são gratuitas e voltadas para os alunos dos Polos e seus convidados, mediante inscrição prévia. As palestras acontecerão às 19h, com os seguintes temas:

Caicó: Carreira Internacional – Como estudar no exterior (Education Usa): planejamento para estudar nos Estados Unidos, que será proferida pelo Gerente Comercial e de Marketing da UnP, Flavio Bezerra.

Currais Novos: Motivação – Uma poderosa ferramenta de desenvolvimento: Como utilizar a motivação para melhorar o desempenho no mercado, que será proferida pelo professor Ítalo Araújo.

As inscrições são gratuitas, podem ser feitas no www.unp.br e as vagas são limitadas. Informações pelos telefones (84) 3417-1012 – Caicó e (84) 3412-2690 – Currais Novos.

Sesc RN oferece 540 vagas nos aulões gratuitos de revisão para o ENEM


Estão abertas as inscrições para os aulões gratuitos de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Oferecidos pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) – iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc –, os aulões disponibilizam 540 vagas para Natal, Mossoró e Caicó. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (28/04), das 8h às 16h (exceto no fim de semana), nas unidades Sesc das respectivas cidades. O edital completo e mais informações estão disponíveis no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

O Sesc RN firmou parceria com os melhores professores e instituições de ensino dos três municípios potiguares para imprimir excelência no conteúdo repassado nos aulões. Tudo é gratuito: da inscrição ao material didático. Serão abordadas as disciplinas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Artes) e Matemática.

A lista com os selecionados será divulgada dia 02/05 no site do Sesc RN. As aulas acontecem de 05/05 a 31/10, nos períodos matutino e vespertino. Em Natal, 240 alunos assistirão aos aulões no Espaço Contemporâneo; em Mossoró, 100 alunos terão acesso às aulas no Darwin Colégio e Curso e, em Caicó, o colégio Cuca receberá os 200 estudantes selecionados. Cada turma percorrerá uma carga horária de 80 horas mensais. É o segundo ano que o Sesc RN oferece aulões gratuitos preparatórios para o certame.

RN está entre os Estados do Brasil com maior proporção de arrecadação do PIB


O Sindicato dos Auditores Fiscais do RN, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), apresentou um estudo sobre a evolução do ICMS no Rio Grande do Norte e o desempenho da administração tributária estadual executada pela Secretaria de Estado da Tributação.

Os dados que serão apresentados na coletiva refletem o atual dinamismo da atividade tributária do RN, que resultou na melhoria da eficiência arrecadatória. E como o ICMS é a principal fonte de arrecadação tributária, esse desempenho coloca o RN entre os Estados do Brasil com maior proporção de arrecadação do PIB, sendo 4º colocado no ranking brasileiro, em 2013. Já entre os estados nordestinos, o Rio Grande do Norte tem a segunda maior relação ICMS/PIB alcançando 9,57% ficando atrás apenas de Pernambuco que tem a marca de 9,61%, destaca Melquisedec Moreira.

Vice-prefeita e presidente da Câmara tem 24 horas para responder a juiz


Após distribuição, a ação foi recebida pela 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que despachou o pedido nesta terça-feira (22).

O juiz determinou a notificação do presidente da Câmara Municipal de Natal e da vice-prefeita da capital e do vereador Júlio Protásio para, em 24 horas, se manifestem sobre o pedido. Wilma de Faria (PSB) é candidata ao Senado. Já Albert Dickson (PROS) vai concorrer à Assembleia Legislativa.

Juiz determina notificação a Wilma para dizer se assume a Prefeitura do Natal até domingo


DSCN1494

O juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, mandou notificar a vice-prefeita da capital, Wilma de Faria, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Albert Dickson, e o vereador Júlio Protásio, para que no prazo de 24 horas se manifestem sobre o pedido de medida liminar impetrado pelo vereador Maurício Gurgel.

Na ação movida pelo vereador Maurício Gurgel, ele pede a determinação de intimação da vice-prefeita para que esta assuma a chefia do Executivo Municipal, interinamente, durante a ausência do Prefeito Constitucional, ou renunciar ao mandato outorgado pelas urnas. Com a utilização de oficial de justiça, caso não seja localizada a vice-prefeita, que sejam intimados o Presidente da Câmara Municipal e o Primeiro Vice-Presidente daquela casa.

Muitos Portais da Transparência são de difícil acesso


Apesar de ser Lei, a disponibilização dos portais da transparência, da forma como deve ser feita, já ultrapassou todos os prazos definidos pela legislação. O último prazo, para os municípios com população até 50 mil habitantes, findou em maio de 2013 – ou seja, vai completar um ano, lembrando que a obrigação remonta a 2009, quando a Lei foi promulgada.

Mas,falta vontade política por parte dos prefeitos para atender esta determinação, já a representante do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), Ana Paula Pachelli, servidora da Controladoria Geral da União – CGU, aponta como principais dificuldades o acesso a Internet, além de insuficiência de recursos humanos e tecnológicos para alimentar os portais.

TCE vai negar certidão as Prefeituras que não implantaram os portais de transparência


TCE_portal

E as Prefeituras que não tiverem seus portais da transparência regulares, com dados devidamente atualizados e acessíveis a todos os cidadãos, não terão as Certidões de Atendimento à Transparência da Gestão Fiscal – documento exigido para a celebração de convênios – liberadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

A informação é do secretário de controle externo do TCE, Jailson Tavares, após reunião com representante do Movimento Articulado de Combate à Corrupção – MARCCO, na última segunda-feira, onde foi acatada a formação de um grupo de trabalho para fazer uma profunda analise dos portais. Atualmente, em analise preliminar foram averiguadas que apenas 35% dos municípios disponibilizam seus dados na Internet.

Presidente do PT é contra aliança com outras siglas para a chapa proporcional da Assembleia


141468

O presidente estadual do PT, vereador Eraldo Paiva defendeu que o seu partido não faça coligação para deputado estadual. “Se depender de mim acho que o partido não deve fazer aliança que coloque em risco os mandatos parlamentares”, comentou a reportagem da Tribuna do Norte.

Eraldo Paiva afirmou que o PT está construindo um “consenso interno” de uma chapa própria para deputado estadual. A mesma tese defende o deputado Fernando Mineiro, que anunciou na semana passada que será candidato à reeleição. No entanto, o PSD já se manifestou que só faz aliança com o PT na majoritária e proporcional.Os deputados Gesane Marinho e José Dias, além do ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato querem PT aliado com o PSD também para a Assembleia Legislativa.

PT potiguar vai decidir sobre chapa proporcional em encontro no sábado


O diretório estadual do PT fará no próximo sábado (27) para definir o destino das alianças proporcionais do partido. A aliança na majoritária da legenda com o PSD, do vice-governador Robinson Faria, já é apontada como consolidada, levando a deputada federal Fátima Bezerra a disputa do Senado Federal.

Mas os petistas não têm uma definição sobre a proporcional. O partido está dividido. Uma ala defende que não seja feita nenhum tipo de coligação na proporcional, seja para deputado federal, seja para estadual.

José Agripino diz que elemento fundamental para peso de apoio do governador é a “popularidade”


Na reportagem d’O Globo, onde a única governadora filiada ao DEM aparece na lista de indecisos,  o presidente nacional do partido, senador José Agripino Maia foi ouvido sobre o “peso do apoio dos governadores”.

“Se o governador estiver bem avaliado, ele leva os votos dos eleitores tanto no estado muito populoso quanto no menos populoso”, comentou José Agripino.

 

Dilma perde apoio entre os governadores


Há quatro anos, a presidente Dilma Rousseff (PT) contou com o apoio de 19 dos 27 governadores, em estados que reúnem 75,3 milhões de eleitores. Hoje 24 dos 27 governadores já deixaram claro publicamente quem devem apoiar para a presidência da República.

Da lista dos indecisos, segundo a reportagem d’O Globo, aparecem três governadores: Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não declarou voto.

listadegovernadores_2014

Henrique marca data da eleição para escolher vice-presidente da Câmara dos Deputados


18515873113

A data para André Vargas virar passado já foi escolhida – pelo menos na Câmara. Henrique Eduardo Alves vai marcar para quarta-feira da semana que vem a eleição do novo vice-presidente da Casa, cargo ocupado por Vargas até outro dia.Pelos critérios de proporcionalidade, cabe ao PT indicar o nome para assumir o posto.

E dentro do partido há uma guerra pela cadeira. Luís Sérgio e Paulo Teixeira são alguns dos cotados.Se a bancada não chegar a um acordo, pode-se apresentar mais de um candidato. O plenário decidirá no voto e, seja quem for o escolhido, se abrirá mais um capítulo da derrocada do deputado amigo do doleiro.

Ensaio para antecipação da eleição da mesa na Câmara Municipal de Jucurutu


???????????????????????????????

Três vereadores assinaram requerimento que pedia a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Jucurutu, para o biênio 2015-2016. Nego do Detran (PSDB), Gilson Brito (PSDB) e Márcio Soares (PP) foram os autores da ideia. Segundo informações colhidas pelo Blog do Marcos Dantas, os três autores da proposta contavam com o apoio de outros colegas. O requerimento foi retirado antes do início da sessão. Muitos telefonemas “externos” pesou na decisão.

A eleição da mesa do Poder Legislativo deve acontecer no dia 01 de janeiro de 2015, ou após as eleições estaduais. Atualmente não existe reeleição para presidência, mas a presidente da Casa, vereadora Paula Torres (PDT) pode articular dois terços dos 11 vereadores e mudar o regimento. O vereador Rubinho Araújo (PMDB) tem seu nome cotado. Outro que às vezes aparece é o vereador licenciado Faguinho Brito (PSD), que atualmente responde pela Secretaria de Obras Públicas.

 

Vereador diz ser contra antecipação da eleição na Câmara de Jucurutu e vai ouvir Nelter Queiroz


49466582_rubinho

O Blog do Marcos Dantas ouviu o vereador Rubinho Araújo, único nome do PMDB na Câmara Municipal de Jucurutu. Cotado para concorrer a presidência da Casa, Rubinho disse que era contra a antecipação do pleito. “Desde o início que dei minha opinião. Acho que a eleição só deve acontecer após as eleições estaduais, no finalzinho do ano”, comentou.

Sobre a possibilidade de concorrer à presidência da Câmara, Rubinho disse que só tomava qualquer posição após conversar com o deputado Nelter Queiroz (PMDB). “Eu tenho um líder que é Nelter. Qualquer assunto de política a primeira pessoa que vou procurar é ele. Minha família sempre foi ligada aos Queiroz. Dos políticos, nossa família é a única que nunca mudou de lado. Meu pai era ligado a Nelson Queiroz, e desde que tenho mandato voto em Nelter”, lembrou, para justificar sua fidelidade ao deputado de Jucurutu.

Passagem das Traíras e Itans aumentaram seus níveis d’água


Dois importantes e estratégicos reservatórios da região do Seridó tiveram um significativo aumento em seu nível d’água, nas últimas semanas. O Itans em Caicó tem uma capacidade total de 81 milhões e 720 mil metros cúbicos d’água, chegou a 9% recentemente, mas com as últimas chuvas está com 16,51%, o equivalente a 13 milhões, 495 mil metros cúbicos.

A Barragem Passagem das Traíras, responsável pelo abastecimento de três cidades (Jardim do Seridó, São José do Seridó e zona Norte de Caicó), também ganhou um fôlego. Com uma capacidade de 49 milhões, 702 mil e 394 metros cúbicos, o reservatório encontra-se hoje com 7,46%, o equivalente a 3 milhões, 705 mil e 522. Seu nível já chegou no mês passado a 3%.

Na Espanha, Carlos Eduardo consegue voo direto entre Natal e Ilhas Canárias


voo Ilhas Canarias

E o prefeito Carlos Eduardo reuniu-se com o presidente do Cabildo de Lanzarote, correspondente ao Governador da Ilha de Lanzarote, Pedro San Ginés Gutiéres.

O dirigente de Lanzarote garantiu apoio à proposta de criação de um voo entre a capital potiguar e sua ilha, uma das que integram o arquipélago das Canárias, na Espanha.As Ilhas Canárias são uma formação rochosa e não possuem nenhum rio, tirando toda a água consumida diretamente do mar. O arquipélago possui sete ilhas que, juntas, somam 2 milhões de habitantes. A rede hoteleira nas Ilhas Canárias conta com 120 mil leitos.

Nova superbactéria identificada em brasileiro reforça vigilância em hospitais do Brasil


Uma superbactéria inédita no mundo foi identificada no sangue de um paciente que estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo no ano passado e colocou a comunidade científica internacional em alerta. O microrganismo é de uma classe já conhecida, mas tem características que o tornam único: a capacidade de infectar pessoas saudáveis, fora do hospital, e um alto nível de resistência aos antibióticos mais usados para tratar infecções severas.

“É diferente de tudo que já vimos. Essa mutação pode causar infecções na comunidade e não mais só nos hospitais”, alerta o médico Cesar Arias, líder da equipe de pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston (EUA). No caso do paciente do HC, a infecção causada pela superbactéria foi debelada com um antibiótico mais potente (bactemicina), mas, debilitado, o homem morreu três meses depois de pneumonia, em novembro do ano passado.

Cuidados com a pele começam pelo banho


Para esfoliar, hidratar ou simplesmente fazer a limpeza, os sabonetes ganham cada vez mais versatilidade em funções e formatos para facilitar o dia a dia. Especialistas afirmam que o cuidado diário com o corpo é essencial para evitar doenças e o envelhecimento precoce da pele.

E esta atenção especial começa pelos rituais de higiene diários como lavar mãos, rosto e, principalmente, o corpo como um todo, na hora do banho. Os sabonetes Natura das linhas SOU, Ekos, Erva Doce e Tododia, todos fabricados com matéria-prima 100% vegetal. Além de hidratar a pele eles oferecem uma explosão de fragrância.

Diária em hotéis durante jogos da Copa cai até 52% desde o início do ano


A Folha de São Paulo destaca que a hospedagem no Rio de Janeiro para assistir à final da Copa do Mundo, no dia 13 de julho, ficou mais barata entre janeiro e abril. A diária média na capital fluminense para a data caiu 43%, passando de R$ 1.441 no começo do ano para R$ 816 neste mês. Os valores são de levantamento feito pelo Trivago, site que compara preços de hotéis em mais de 40 países.

A consulta foi realizada só para quartos que acomodam duas pessoas, de acordo com a disponibilidade dos hotéis em cada cidade. Em relação aos dados de janeiro, que não correspondem a todas as sedes, a maior queda foi registrada no Rio. A diária para ver o jogo entre Espanha e Chile, em 18 de junho, ficou 52% mais barata. O mesmo movimento aconteceu em São Paulo e Salvador, onde o custo da hospedagem caiu até 34%.

14112770

Mulheres policiais poderão se aposentar mais cedo


0641

O plenário aprovou nesta terça-feira (22) projeto que muda as regras pra aposentadoria de mulheres policiais. Pela proposta, as servidoras se aposentam após 25 anos de contribuição, desde que tenham sido policiais por pelo menos quinze anos. O projeto foi apoiado pela maioria dos deputados, especialmente da bancada feminina.

Mas o governo foi contra. O líder Arlindo Chinaglia teme que se criem precedentes. “Nós estamos abrindo um grave precedente. É o precedente de que amanhã outras categorias, mulheres ou não, acreditem que o melhor caminho para gerirmos a Previdência Social no Brasil seja uma continuidade de benefícios, o que o sistema não suporta”.

Jardim do Seridó lança seu Plano Municipal de Saneamento Básico nesta quarta-feira


Acontecerá na manhã desta quarta-feira (23), a partir das 9h no Auditório Mestre Galinho, o lançamento oficial do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó, com a presença do prefeito, Padre Jocimar (PMDB), representantes da FUNASA, COPIRN, INCIBRA, Comitê de Coordenação Local, Vereadores e Secretários Municipais, entre outras autoridades.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos que avalia o estado de salubridade ambiental do município, inclusive da prestação dos serviços públicos a ele referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico. O plano consiste em quatro eixos: água, escoto, drenagem e resíduos sólidos.

Secretaria de Tributação de Caicó oferecerá treinamento aos empresários e contabilistas sobre a Nota Fiscal Eletrônica


O Município de Caicó está aderindo ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica. Para minimizar todas as dúvidas sobre a correta emissão da referida nota, a secretaria de Tributação e Finanças estará realizando, a partir das 10 horas desta quarta-feira (23), na Câmara municipal a apresentação da novidade, e consequentemente um treinamento sobre sua utilização.

Marleide Carvalho de Macedo, secretária da pasta defende a participação dos empresários e contabilistas como de grande importância.

imprimir-n_1357136192154

Se não renunciar ao cargo, deputado André Vargas pode ser expulso pelo próprio PT


Em reunião ocorrida em Brasília na manhã desta terça-feira, dirigentes do PT avisaram o deputado licenciado André Vargas (PT-PR) que, se ele não renunciar ao mandato, será expulso do partido. Vargas resistiu e desafiou a cúpula petista. “Não renuncio. Agora vou até o fim e vou fazer o meu sucessor na vice-presidência da Câmara“, afirmou, numa referência ao deputado Luiz Sérgio (RJ).

O presidente do PT, Rui Falcão, disse a Vargas que as denúncias de irregularidades envolvendo o nome dele desgastam ainda mais a imagem do partido, já abalada com o escândalo do mensalão. “Você já deveria ter renunciado para evitar tudo isso“, afirmou Falcão, em tom duro.

Barragem de Oiticica: Das quase mil desapropriações, Governo ainda não fez nenhuma


A informação foi confirmada ao Blog do Marcos Dantas pelo técnico do Seapac, José Procópio de Lucena, que integra o Grupo de Estudo, criado para acompanhar todos os detalhes de construção da Barragem de Oiticica.

Dos 998 cadastros de desapropriações e indenizações, até agora o Governo do Estado não concluiu uma sequer. São 773 cadastros rurais, e 225 do Distrito de Barra de Santana, no caso destes, que serão beneficiados com a construção do novo distrito. As únicas indenizações até hoje foram feitas há quase cinco anos, de quarenta pessoas que moravam no eixo da Barragem.

Manifestações podem paralisar novamente as obras da Barragem de Oiticica


Protesto pode se repetir no canteiro de obras

Protesto pode se repetir no canteiro de obras

Há alguns meses os agricultores da comunidade rural Barra de Santana, em Jucurutu realizaram uma manifestação pacífica, invadiram o canteiro de obras, obrigado a empresa a suspender por quase três dias os serviços de construção da barragem de Oiticica. Eles queriam do Governo do Estado a garantia que seus direitos seriam respeitados.

A manifestação ganhou repercussão em todo o Estado e provocou a vinda de uma comitiva de autoridades, formado pela governadora Rosalba Ciarlini, deputados, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, dentre outras. A garantia da governadora de que no máximo até 08 de maio estariam prontos o projeto executivo, a terraplanagem, o desmatamento e a planta da nova Barra de Santana foi um dos principais motivos da suspensão da manifestação.

O problema é que até esta terça-feira (22) nada saiu do papel, e o local onde será construída a nova Barra de Santana, sequer foi desmatado. A comunidade, mais unida do que nunca e com o apoio da Igreja Católica já decidiu: Se chegar o dia 08 de maio e a promessa não for cumprida, as obras serão suspensas novamente com a realização de mais uma invasão ao canteiro de obras.

Rogério Marinho assina carta de apoio à candidatura de Aécio Neves


Rogério e Aécio Neves

Rogério e Aécio Neves

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, recebeu nesta terça-feira (22), em Brasília, apoio unânime dos 27 diretórios estaduais do partido à sua pré-candidatura à Presidência da República. Na reunião da executiva do partido, Rogério Marinho esteve representando a legenda pelo Rio Grande do Norte.

Todos os diretórios regionais assinaram e entregaram ao senador uma carta indicando-o como candidato da legenda nas eleições de outubro. O nome de Aécio Neves será levado à convenção nacional marcada para 14 de junho, em São Paulo. “O PSDB fez uma avaliação do cenário nacional, e tem consciência de sua responsabilidade em propor alternativas de mudanças a esse imobilismo e retrocesso que o país se encontra atualmente”, disse Rogério Marinho.

“A obra física da barragem avança, mas a obra humana está no zero”, diz Procópio Lucena


José Procópio (José Bezerra) (2)O agrônomo José Procópio de Lucena, articulador do SEAPAC, propôs aos bispos Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, arcebispos eméritos de Natal que se esforcem para incluir na agenda política do Estado e do País, através das instâncias da Igreja Católica do Rio grande do Norte e em nível de CNBB, a discussão e debate sobre os problemas da água e da seca.

O pedido foi feito durante a assembleia geral do Seapac, realizada no dia 22 de abril, pela manhã, no Centro Pastoral da paróquia da Candelária. “É uma situação grave, que precisa ser discutida, debatida e enfrentada”, afirmou José Procópio. Ele também pediu aos bispos para continuarem apoiando, em nome da Igreja, as famílias da área da barragem de Oiticica, em Jucurutu, atualmente em fase de construção.

As obras físicas da barragem estão avançadas, mas a obra humana (a questão dos direitos das famílias, indenizações e outras promessas do governo do Estado) está na estaca zero. Nada foi feito, até agora e nenhuma promessa do governo do estado foi cumprida”, assegurou Procópio, que também membro do Comitê da Barragem de Oiticica. Ele também pediu que os bispos acompanhem as famílias acampadas na Chapada do Apodi, que defendem a área para a agricultura familiar e lutam para que o governo abandone o projeto de irrigação que pretende implantar no lugar. “Aquelas famílias precisam do apoio da Igreja”, disse Procópio.

Após reunião entre Governo e associações, paralisação dos Praças do RN chega ao fim


Reunião da Segurança - Elisa Elsie (1)

Representantes da cúpula da segurança pública do Governo do Estado e associações de policiais militares e corpo de bombeiros chegaram a um acordo depois de reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), na sede da Procuradoria Geral do Estado. O encontro contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o General Elieser Girão, do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, do Controlador Geral, Anselmo de Carvalho, dos Comandantes Gerais da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, Cel. Francisco Araújo e Cel. Elizeu Lisboa Dantas

 Também estavam presentes sete  representantes dos policiais militares, entre eles o Presidente da Associação dos Oficiais, Jorge Moreira, o Presidente da Associação dos Sargentos e Subtenentes, Eliabe Marques e o Presidente da Associação dos Bombeiros, Rodrigo Maribondo. Durante a reunião o titular da Sesed detalhou os encaminhamentos dados pelo Governo do Estado a nove dos onze pontos de reivindicação apresentados pelos policiais. Com relação à Lei de Promoção de Praças, ficou acertado que o Governo do Estado vai encaminhar o projeto para Assembleia Legislativa até o dia 1° de maio. Em resposta, os policiais aceitaram encerrar a paralisação e por fim ao acampamento montado em frente à Governadoria do Estado.

Currais Novos e Acari se unem na campanha “Sem água, sem voto”


As cidades de Currais Novos e Acari tem enfrentado nos últimos meses dificuldades no abastecimento d’água. Os dois municípios são abastecidos apenas pelo Açude Gargalheiras, que tem registrado os piores volumes d’água de todos os tempos.

Sem uma medida mais enérgica por parte dos governos, tanto estadual como federal, tem se espalhado nas redes sociais a campanha “Sem água, sem voto”, uma forma de conscientizar a classe política da importância de fazer com que o liquido precioso chegue as torneiras das comunidades.

Veja as obras de mobilidade do entorno da Arena das Dunas com a ajuda de um “Drone”


NATAL---ARENA-DAS-DUNAS-2

As imagens são da produtora potiguar Cena2, do jornalista e publicitário Riccardo Carvalho, que acaba de publicar em sua fanpage, onze novas imagens aéreas de Natal, dando continuidade à série “Natal por outros ângulos”. Desta vez, os alvos dos clicks são as obras de mobilidade urbana em Natal. Antes de serem divulgadas na fan page, algumas das fotografias foram utilizadas em reportagem especial feita em parceria com o portal de notícias G1, sobre o andamento das construções.

A produtora Cena2 Produções Digitais é uma das poucas no Nordeste especializadas em fotos e vídeos aéreos com aeronave controlada por rádio – o chamado “drone” ou “vant” – Veículo Aéreo Não Tripulado.