Marcos Dantas

Reforma do Hospital Regional de Caicó começa no dia 03 de abril


Apesar do governador Robinson Faria já ter assinado a ordem de serviço no mês passado, a reforma do Hospital Regional de Caicó vai começar apenas no dia 03 de abril. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, George Antunes, durante visita à Caicó nesta sexta (24).

TSE vai investigar vazamento nas delações da Odebrecht em processo contra Dilma-Temer


Gilmar Mendes abre segunda investigação para apurar vazamentos nas delações da Odebrecht no processo contra a chapa Dilma-Temer na eleição de 2014. A iniciativa aconteceu um dia depois da Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, determinar a abertura de investigação para apurar os mesmos vazamentos. Segundo a assessoria do tribunal, a nova apuração é em formato de sindicância interna e pode ter uma conclusão mais rápida.

No despacho, o presidente do TSE Gilmar Mendes estabelece um prazo de 60 dias para apurar o caso. O ministro tem criticado os vazamentos de delações e sugerido uma possível anulação de processos por causa da divulgação de informações sob sigilo da Justiça.

O TSE investiga a denúncia de recebimento de dinheiro não contabilizado, conhecido como Caixa 2, na campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer de 2014. O processo pode cassar o mandato de Temer, obrigando o Congresso Nacional a fazer uma eleição indireta para presidência da República. Os acusados negam irregularidades.

O vazamento dos depoimentos dos ex-executivos ocorreu após o relator do caso, Herman Benjamin, enviar aos outros ministros do TSE o relatório com um resumo do processo. O texto só pode ser acessado pelos gabinetes dos ministros, além das defesas dos envolvidos no processo.

Cidades brasileiras apagam as luzes hoje em ação contra o aquecimento global


Mais de 100 cidades brasileiras aderiram este ano à mobilização da Hora do Planeta para incentivar a reflexão sobre como enfrentar o aquecimento global e preservar o meio ambiente. O projeto convoca pessoas, empresas e entidades públicas a apagarem as luzes durante uma hora hoje (25), das 20h30 às 21h30.

Criado em 2007 na capital australiana, Sydney, pela organização não governamental WWF, a iniciativa está presente em mais de 7 mil cidades. No Brasil, a ação ocorre desde 2009. Alguns eventos pontuais vão marcar a data, como um passeio ciclístico em Brasília pouco antes do apagar das luzes de monumentos como o Congresso Nacional, o Museu da República e a Catedral Metropolitana.

Em carta, ex-servidor planejava atentado contra membros do MP há quatro anos


O Ministério Público do Rio Grande do Norte divulgou, na tarde deste sábado (25), trechos da carta redigida pelo ex-servidor Guilherme Wanderley Lopes da Silva, que atirou contra membros do órgão no final da manhã de ontem (24), na Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal. No texto, ele aponta as supostas motivações para o crime, faz acusações e afirma que planejava o atentado contra a cúpula do MPRN há, pelo menos, quatro anos.

No entanto, os trechos da carta não foram divulgadas em sua totalidade. A assessoria de comunicação do MPRN afirmou que recebeu o material através de promotores que tiveram acesso ao documento e autorizaram a divulgação, mas que ainda aguarda o envio de outros trechos.

Guilherme Wanderley afirma, no texto, que durante a campanha para a presidência do MPRN em 2013, o Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, privilegiou promotores e procuradores com reajustes salariais e benefícios, os quais se “venderam” para viabilizar a eleição do PGJ, em detrimento da classe de servidores e assessores judiciários.

“Na verdade, desde abril de 2013, foi o epicentro, pois, nesse ano, foi engendrado meu plano infalível para destronar esse déspota [Rinaldo] mais ou menos esclarecido e alguns de seus capangas, pois, naquela data houve o debate da campanha ministerial e, lá, quando ele falou que os assessores seriam exonerados, o sangue ferveu e eu tive a certeza das minhas intenções”, disse Guilherme na carta.

Recorrendo à citações bíblicas, providências divinas e o combate ao que chama de “mal político” para justificar suas intenções, o ex-servidor acredita que é necessário “eliminar” os responsáveis pelo suposto descumprimento de leis e princípios, atribuindo tais desvios ao Procurador-Geral Rinaldo Reis, ao Procurador-Adjunto Jovino Pereira e ao Promotor Wendell Beetoven.

Alckmin: “PSDB do RN é um dos que mais cresce no país e está preparado para eleições majoritárias”


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou na manhã deste sábado (25) do encontro estadual da legenda no Rio Grande do Norte, durante o evento “A favor das mudanças que o Brasil precisa”. O tucano disse que o PSDB potiguar é um dos que mais cresce no país e que a legenda está preparada para disputar as eleições majoritárias de 2018 no Estado.

“O partido está crescendo muito no RN. Tão importante quanto as bandeiras, são as mãos que cuidam das bandeiras. É importante ter um bom time preparado para trabalhar pelo RN e pelo país. O PSDB está crescendo com novas filiações, prefeitos, isso é bom para o Brasil. O PSDB está preparado para disputar as eleições majoritárias no RN. Mas essa é uma decisão local que será tomada no momento oportuno”, disse Alckmin em entrevista a imprensa.

Durante seu discurso, o governador elogiou o trabalho do deputado federal Rogério Marinho, tanto em nível local no comando do PSDB, quando nacionalmente na Câmara. “Este é um dos melhores deputados federais do Brasil”, disse Alckmin, arrancando aplausos da plateia que lotou o auditório do Hotel Hollinday Inn, próximo a Arena das Dunas em Natal.

Já o deputado federal Rogério Marinho, disse que o PSDB potiguar está unido a favor do “fortalecimento do RN, pela melhoria da qualidade de vida da população, para reerguer o Estado e dar a sua contribuição para as mudanças que o Brasil precisa”. Relator da modernização das leis trabalhistas, o parlamentar enfatizou a importância do projeto e criticou os 13 anos de governo do PT. “É fácil fazer o que fizeram com o Brasil, o patrimonialismo, a fisiologia, a corrupção desenfreada, a mentira deslavada. Tudo isso gerou a maior crise da história de 116 anos de República”, disse.

O evento do PSDB marcou a filiação de novos prefeitos ao partido no RN. Também foi anunciada a entrada do presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), o ex-prefeito de Lajes, Benes Leocádio, no partido. O prefeito de São Tomé, Babá Pereira, e de Barcelona, Luiz Marfra, representaram os novos filiados.

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza, e os deputados estaduais Márcia Maia, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho, ambos do PSDB. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o deputado estadual George Soares (PR) também prestigiaram o evento, que ainda reuniu os prefeitos e vereadores eleitos pelo partido em 2016, além de lideranças políticas de várias regiões do Estado.

Como Blog adiantou, prefeito de Jucurutu se filia ao Solidariedade


O prefeito Valdir Medeiros, que ganhou notabilidade estadual como “O Liso”, por ser um motorista de ambulância que ganhou a eleição para prefeito de Jucurutu (RN) enfrentando grupos políticos de grande poder eleitoral e econômico em sua cidade, vai se filiar ao Solidariedade neste sábado, 25, e nesta sexta-feira, 24, participou de uma reunião estadual do partido na cidade de Assú.

Ao lado do deputado Kelps Lima e do vereador João Paulo, na Câmara Municipal de Assú, Valdir ouviu as estratégias da legenda para influir no Rio Grande do Norte nas mudanças administrativas que o momento histórico está impondo ao Brasil.

 

Caicó receberá projeto Vila Cidadã no dia 31


Caicó receberá na próxima sexta-feira (31), na Ilha de Sant’Ana, o projeto Vila Cidadã através do Governo do Estado com apoio da Prefeitura Municipal ó.  Serão diversas ações para a população além de uma vasta programação com ações para vários municípios do Seridó.

Participam do projeto órgãos como Central do Cidadão, Itep, SINE, Ceasa, DETRAN, AGN, PROCON e Defensoria Pública. E as secretarias estaduais de Recursos Hídricos, Agricultura, Saúde e da Mulher.

PROGRAMAÇÃO:

9h30: Evento na Ilha de Sant´Ana em Caicó.

  • Participação do evento Vila Cidadã com ações integradas para atendimento à população.
    Entrega de 500 títulos de terra para as cidades de Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Jucurutu e São Fernando.
    Entrega de 10 Arcas das Letras (bibliotecas móveis) para as comunidades de Caicó, Parelhas, Bodó e Jardim do Seridó. 
    Entrega de duas áreas do Crédito Fundiário para as cidades de São João do Sabugi e Santana do Mato.
    Distribuição pela SAPE de mudas de caju e de sementes para produtores rurais.
    Assinaturas de termos de gestão para as cidades de Caicó, São Vicente, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Santana dos Matos, Cerro Corá e Parelhas.
    Entrega de 8 carros e equipamentos de informática para o Programa Compra Direta.
    Assinatura da Ordem de Serviço para execução de projetos de acesso à agua
    Entrega de medalhas para Polícia Militar, Cessão de terreno para Segurança Pública e assinatura de termo de cooperação com a Prefeitura.

14h30: Visita ao Sistema de Dessalinização da Comunidade de Barra de Espingarda em Caicó.

Para Mineiro, Reforma da Previdência vai prejudicar economia das cidades


A Reforma da Previdência (PEC 287) enviada ao Congresso Nacional pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), além de impactar negativamente a vida das pessoas, vai prejudicar a economia dos municípios potiguares, principalmente das pequenas e médias cidades, onde o gasto previdenciário é fundamental para garantir o mínimo de dinamismo econômico e de geração de renda.

Um estudo realizado pela assessoria técnica do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), com base em dados do ano de 2016, revela que, em números totais, os valores pagos em benefícios previdenciários urbanos e rurais superaram as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no Rio Grande do Norte.

De acordo com o estudo, foram pagos em benefícios previdenciários, no período analisado, pouco mais de R$ 6,634 bilhões no RN. Já as transferências do FPM somaram R$ 2,435 bilhões – o que, comparando com o gasto previdenciário, equivale a apenas 36,7%. Para Mineiro, os dados evidenciam o peso das receitas previdenciárias na vida econômica dos municípios. “Os benefícios previdenciários urbanos e rurais alimentam a economia local”, destacou.

Wilma retorna a Natal com perspectiva de retomar agenda em breve


Após mais uma fase do tratamento em São Paulo, a vereadora Wilma de Faria retorna na próxima semana ao Rio Grande do Norte, com perspectiva de retomar em breve sua agenda na Câmara Municipal de Natal.

Acometida por neoplasia no intestino, detectada há mais de um ano, a ex-governadora teve inicialmente consultas e exames na capital paulista e depois foi submetida a um procedimento para desobstrução de stent nas vias biliares, no Hospital da Beneficência Portuguesa.

Segundo a equipe médica, o procedimento teve resultado satisfatório e Wilma tem previsão de alta na próxima semana quando retornará a Natal. A vereadora continuará tratamento no RN, conciliando com suas atividades parlamentares.

ABC cauteloso contra o Santa Cruz


O ABC volta a campo hoje, para enfrentar o Santa Cruz, pela quarta rodada do segundo turno do Estadual, às 19h30, na Arena das Dunas. O Alvinegro soma três pontos na disputa, aparecendo na quarta posição, mas com dois jogos a menos que a maioria dos seus adversários. Por isso, uma vitória é considerada fundamental para as pretensões do time dentro da competição, já que perdeu o primeiro turno para o Globo e só tem essa chance de, além de garantir vaga na final da Copa RN e do Estadual, também confirmar presença na Copa do Nordeste e do Brasil na próxima temporada.

Via Costeira, em Natal, terá parque urbano de 30 mil m²


O Governo do Rio Grande do Norte recebeu autorização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) para a construção de um parque urbano na Avenida Senador Dinarte Mariz, conhecida como Via Costeira, em Natal. A avenida litorânea possui mais de dez km de extensão, ligando a zona sul e leste da capital.

O parque, que possui cerca de 30 mil m², antes pertencia à Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte), que cedeu o terreno após determinação do governador Robinson Faria. Por muitos anos a área abrigou o Camping Club Vale das Cascatas.

O novo empreendimento urbano será desenvolvido pelos arquitetos da Secretaria Estadual de Turismo e Secretaria de Infraestrutura, que já criaram uma base para a proposta em 2014. “O projeto principal foi desenvolvido pela arquiteta e ex-aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érica Mendes, durante o seu trabalho de conclusão de curso em 2014. A nossa equipe, cuja a autora do projeto também faz parte, está trabalhando na elaboração dos projetos complementares de acessibilidade, elétrico, estrutural e de drenagem. Após essa conclusão, será aberto o processo de licitação”, conta o Diretor-Geral do Idema, Rondinelle Oliveira.

Ezequiel Ferreira diz que o PSDB do RN cresce e se consolida como um dos mais importantes no cenário nacional


O PSDB do Rio Grande do Norte cresceu e hoje ocupa um espaço importante no cenário nacional. Esse foi o tom do discurso do presidente da Assembleia, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) neste sábado (25) em Natal. “Temos a maior bancada da Assembleia, prefeitos e vereadores e vamos crescer ainda mais”, destaca.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, esteve presente no ato de filiação de novos prefeitos ao partido e anunciou a posse do deputado Ezequiel Ferreira de Souza, como presidente estadual da legenda para o próximo mês de maio. “O PSDB do Rio Grande do Norte é partido que mais cresce no Brasil”, ressaltou Geraldo Alckmin enaltecendo a chegada de Ezequiel e de mais quatro deputados estaduais que fortaleceram o partido nas eleições de 2016 e colocando o PSDB numa posição de destaque para 2018.

“A chegada do grupo de deputados estaduais para somar com o deputado federal Rogério Marinho aproximou o PSDB potiguar em termos de representatividade e importância ao que o PSDB representa no restante do país. E este trabalho já colheu fruto nas eleições de 2016 com a vitória de 10 prefeitos e a chegada agora de mais 10 filiações. E para 2018 o partido estará com condições de postular vagas nas candidaturas majoritárias e fortalecido nas proporcionais”, relatou Ezequiel Ferreira, futuro presidente do PSDB no Estado.

Ao discursar, Ezequiel Ferreira rememorou a história política de Geraldo Alckmin ressaltando que o Brasil lhe devia um mandato. “O senhor iniciou sua carreira política sendo eleito vereador, presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito. Foi deputado estadual, deputado federal e vice-governador. O senhor governa São Paulo pela 4ª vez, mas lhe falta um mandato para transformar o sonho do brasileiro em realidade”, disse Ezequiel se referindo as eleições presidenciais de 2018.

Ezequiel Ferreira ainda relatou para o público presente que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin já tem ajudado o Rio Grande do Norte neste momento em que o estado entra para o 6º ano seguido de seca. “Solicitei ao governador de São Paulo as bombas que estavam na bacia do Cantareira para serem utilizadas nas bacias hídricas potiguares para acelerar a chegada das águas da transposição do São Francisco e reforçar nossas adutoras. O presidente da Caern, Marcelo Toscano já esteve em São Paulo e este apoio de SP para o RN já foi consolidado”, disse Ezequiel Ferreira.

Ao agradecer a chegada de novos prefeitos ao partido, Ezequiel Ferreira lembrou o trabalho da bancada de deputados na Assembleia Legislativa composta por ele, Gustavo Carvalho, Márcia Maia, José Dias e Raimundo Fernandes, que encontram na política um instrumento de fazer o bem comum e fazem da Assembleia a caixa de ressonância da sociedade.

Antes de encerrar, Ezequiel Ferreira de Souza ainda chamou atenção para o trabalho desempenhado pelo deputado federal Rogério Marinho que passou a ser um nome nacional com a importante relatoria para discutir as reformas que o Brasil precisa. “Rogério honra o partido com sua carreira e tem todo direito de galgar mais espaço no cenário político do Rio Grande do Norte para ajudar o país”, disse Ezequiel Ferreira que encerrou seu discurso agradecendo ao senador Cássio Cunha Lima, vice-presidente do Senado Federal, que estava presente no evento, pelo estímulo e acolhida na chegada dos novos filiados ao partido.

O evento ainda contou com a participação do secretário-geral da legenda, deputado federal Sílvio Torres, e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Anibal. O senador Garibaldi Alves (PMDB), também participou do evento, bem como o deputado Federal pelo Paraná, Paulo Martins, o secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo, deputado federal licenciado, Samuel Moreira e o ex-senador pela Paraíba, Cícero Lucena.

Servidor do MP que atirou em promotores se entrega à Polícia


Com informações da Tribuna do Norte –  O servidor Guilherme Wanderley Lopes da Silva, que atirou contra um procurador e um promotor de Justiça na manhã da sexta-feira (25), se entregou à Polícia no fim da manhã deste sábado. A Polícia Civil confirmou a informação, mas não deu detalhes de como ocorreu a rendição. Ele foi levado para o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, onde ficará custodiado.

O Ministério Público e a Polícia Civil informaram que Guilherme Wanderley se apresentou junto a advogados e ficará sob custódia, quando dará informações sobre as circunstâncias do crime. Ainda não há informações sobre a real motivação para o crime.

Guilherme Wanderley, que é servidor de carreira do Ministério Público e foi exonerado de um cargo em comissão que ocupava, atirou contra o procurador-geral de Justiça adjunto, Jovino Pereira, e o promotor Wendell Beethoven, na manhã de sexta-feira (24), dentro da sede do do Ministério Público. Além dos dois, o atirador também tentou matar o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, que conseguiu se salvar sem ser ferido. Após o crime, ele fugiu e só reapareceu na manhã deste sábado.

Wendell Beethoven e Jovino Pereira foram operados e estão fora de perigo.

Honda lança em Natal seu mais novo modelo SUV


Tem novidade no mercado automobilístico. Foi apresentado aos potiguares, nesta sexta-feira (24), pela Motoeste Honda Automóveis, localizada na Av. Prudente de Morais, o novo Honda WR-V. Com comercialização prevista pós- lançamento, o modelo entra no portfólio da marca japonesa carregando o pioneirismo. Trata-se do primeiro veículo desenvolvido pela Honda Brasil com o lema, “A vida por outro ângulo”.

Durante o lançamento, imprensa, clientes e convidados puderam conhecer o WR-V, antes mesmo do início das suas vendas. O evento bastante concorrido foi considerado um sucesso. O lançamento simultâneo em todo o país, também levou a novidade para Mossoró, onde a Motoeste Honda tem filial.

Com um motor 1.5 Flex de 116 CV e 15,6 kgfm de torque e transmissão automática do tipo CVT, o WR-V está envolto da plataforma do FIT, porém ocupando um belo lugar na categoria de utilitário-esportivo. O desempenho do WR-V, aliado ao conjunto de suspensões exclusivas e com alta absorção de impactos, oferece mais conforto ao volante, aumentando o prazer de dirigir, mesmo em pisos irregulares. 

O ótimo aproveitamento de espaço chama atenção pela autonomia na movimentação dos bancos. Com porta-malas de 363 litros, dois ou quatro Air Bags, luzes diurnas de LEDs, dispositivo de fixação de cadeira infantil, suspensão reforçada, visibilidade beneficiada pela ampla área envidraçada e pelo capô rebaixado ao centro e outras novidades, o WR-V chega ao mercado nas versões EX, tabelada a R$ 79.400 e na EXL, a R$ 83.400.

Tribunal de Contas lamenta atentado contra promotores


O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) se solidariza com os membros do Ministério Público Estadual diante do atentado ocorrido nesta sexta-feira (25), na sede da instituição, contra o Procurador-geral adjunto, Jovino Pereira da Costa Sobrinho, e o promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra.

Ao mesmo tempo em que deseja a pronta recuperação das vítimas, o TCE/RN manifesta seu repudio a esse ato criminoso que atinge não somente as pessoas dessa importante instituição pública, mas o essencial serviço prestado à sociedade por todos os procuradores, promotores e servidores que compõem o MPRN.

Por fim, ansiamos que o trabalho de investigação policial  possa solucionar o caso com brevidade e dar os devidos encaminhamentos à Justiça. E que cada vez mais se fortaleçam a autonomia, independência e a segurança dos órgãos de controle e vigilância da Lei e da justiça.

Festa em prol do Hospital Walfredo Gurgel será nesta sexta (31)


O maior Pronto-Socorro do Rio Grande do Norte vai ganhar uma festa beneficente nesta sexta-feira (31). A iniciativa é a da Associação Amigos do Walfredo Gurgel, organização não governamental, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover a saúde através da captação de recursos financeiros, materiais e humanos para viabilizar melhores condições gerais do hospital.

A 1ª Festa Baile Beneficente será na AABB, a partir da 21h, e terá a animação da orquestra Metamorfose Band e DJ. Com sistema Open Bar, o cardápio inclui uísque Old Parr, espumante, água, suco, refrigerantes e salgados diversos, além de um buffet de frios, pães e pratos quentes como filé ao molho madeira e frango aos 4 queijos. Petiscos como camarão empanado, isca de peixe, bacalhau na nata, frango com bacon e filé trinchado com gorgonzola também fazem parte do menu.

Quem participar, além de uma noite divertida, com direito a sorteios e surpresas, estará ajudando a melhorar o atendimento no Walfredo Gurgel, propiciando que a Associação adquira material e medicamentos que serão doados ao hospital, diminuindo assim o sofrimento de muitos de seus pacientes.  

As senhas individuais estão no valor de 100 reais (R$ 100,00) e as mesas por 600 reais (R$ 600,00). Vendas na AABB, Livraria Câmara Cascudo, Clínica Revivare e com as colaboradoras Alvanusia (98714-1803), Samia (98817-3536), Rita (99677-7467) e Lenilda (98705-5483).

DEPEN apresenta balanço da ação “Justiça e Cidadania” no domingo


Neste domingo (26), às 10 horas, no auditório da Governadoria, o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) divulgará para a imprensa e para o governo do Estado, o balanço do que foi realizado durante a ação “Justiça e Cidadania”, entre 13 e 25 de março, no presídio de Alcaçuz. Mobilização desenvolvida com o acompanhamento da equipe da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais.

Além da retomada de segurança e rotina no presídio, iniciadas em 26 de janeiro, foram feitos também atendimentos de assistência à saúde, avaliação, atenção básica, entre outros serviços aos detentos do complexo. Os resultados das ações realizadas serão apresentados pela diretora do sistema Penitenciário Federal, Cíntia Rangel Assumpção, e a ouvidora nacional de Serviços Penais do DEPEN, Maria Gabriela Viana Peixoto.

15ª Vaquejada de Santa Luzia acontece próximo dia 31


A tradicional Vaquejada de Santa Luzia (PB) está de volta. No próximo dia 31 tem início a 15ª edição da Vaquejada, que é uma das maiores da Paraíba. O evento acontece no Parque Raimundo Belo e segue até o domingo, dia 02 de abril com uma vasta programação e muitos prêmios.

O evento contará com a participação de vaqueiros amadores e profissionais de todo o Nordeste, com a distribuição de R$19.000,00 em prêmios e uma moto extra.

A programação musical será aberta no sábado, 01, com duas atrações: a banda Arreio de Ouro e Saulo Farra, a partir das 23h. Já no domingo a diversão acontece mais cedo. A partir das 17h se apresentam o cantor Pedrinho Pegação, a banda Forró Aryaxe e Geová do Acordeon. O município de Santa Luzia é integrante da Região Metropolitana de Patos e fica distante 260km de João Pessoa.

Policiais e Bombeiros fazem caminhada nesta segunda-feira


Os militares estaduais, ativos, da reserva, e pensionistas, comparecerão nesta segunda-feira (27), em frente ao Clube Tiradentes, às 14h, para uma grande caminhada até a Governadoria. “Estaremos juntos, oficiais e praças, para uma grande mobilização em defesa de uma segurança pública melhor para a população”, reforça o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBMRN).

Em destaque, na pauta de reivindicações, estão quatro itens: o encaminhamento da LOB à Assembleia Legislativa do RN; a retirada dos militares estaduais da Mensagem 118/2017 (Reforma da Previdência Estadual); o encaminhamento da majoração da Diária Operacional; e a modificação dos artigos 10 e 11 da Lei de Ingresso. 

De acordo com Eliabe Marques, são questões insistentemente apresentadas ao Governo do RN, que se comprometeu a cumprir, mas não tem executado os prazos prometidos. “São demandas não só nossas, dos militares, mas de toda a sociedade já que todos almejam um melhor serviço dos policiais e bombeiros”, sustenta o presidente da ASSPMBMRN.

No que se refere à questão financeira, é solicitada a atualização dos subsídios dos militares estaduais, respeitando o tratamento isonômico entre as instituições que compõem o sistema de segurança pública do RN. “Há três anos que não temos reajuste salarial. Por isso, estamos reivindicando um tratamento isonômico de nossa categoria em relação aos demais servidores públicos da segurança”, argumenta Marques.

  • Relação de reivindicações:
  • Encaminhamento da Lei de Organização Básica (LOB);
  • Retirada dos Militares Estaduais da Mensagem 118/2017;
  • Encaminhamento da Lei de Majoração da Diária de Operacional;
  • Modificação nos artigos 10 e 11 da Lei de Ingresso;
  • Atualização dos subsídios dos Militares Estaduais, respeitando o tratamento isonômico entre as instituições que compõem o sistema de segurança pública do RN;
  • Atualização dos níveis remuneratórios de acordo com a Lei Complementar 515/2015;
  • Pagamento retroativo dos promovidos em dezembro de 2015 e abril de 2016;
  • Reforma e ampliação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM;
  • Retirada dos policiais militares dos presídios;
  • Estatuto e Código de Ética.

Semarh inicia ações de recuperação do canal Piató


O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, recebeu, na manhã de hoje (24), vereadores de Assu, representantes da Comunidade Porto Piató e do Grupo Lagoa Viva para discutir a recuperação do Canal do Piató. A assessoria técnica e de infraestrutura da Semarh também participaram da reunião.

O objetivo principal do encontro foi debater alternativas e soluções, bem como apresentar o planejamento e o cronograma de ações da Semarh para desassoreamento do canal, que leva água do Rio Piranhas até a Lagoa do Piató, em Assu. De acordo com Ivan Júnior, a Semarh está realizando um diagnóstico, através de levantamento topográfico, para ter ideia do volume de areia que deve ser retirado dentro do canal, que tem uma extensão aproximada de 9 km.

Governo inaugura Central de Comercialização da Agricultura Familiar na segunda-feira (27)


O governador Robinson Faria e o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Guilherme Saldanha, inauguram na próxima segunda-feira (27) a Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes). O prédio está situado no cruzamento das avenidas Jaguarari e Capitão Mor Gouveia, em Natal. A entrega da estrutura coloca fim a uma espera de sete anos dos produtores familiares.

Boletim de balneabilidade aponta trecho impróprio para banho na praia de Ponta Negra


De acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pelo Programa Água Azul nesta sexta-feira, 24, o trecho da praia de Ponta Negra próximo ao final do calçadão está impróprio para banho. As praias de Areia Preta, dos Artistas e do Meio, além de parte da Redinha, também estão em condições inadequadas.

O relatório traz a os dados levantados desde o final de fevereiro. Neste período foi possível perceber que os locais no quais os índices estão alterados há mais de uma semana são:  Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Balneário Pium, em Parnamirim; e trecho do início da praia da Redinha (Rio Potengi) em Natal.

A classificação leva em conta a quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas das praias monitoradas pelo Programa e como estabelecido na resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONOMA). O Programa Água Azul é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEMA) E Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Alvo de atirador, Rinaldo Reis desconhece motivação do atentado


O servidor público Guilherme Wanderley Lopes da Silva tinha interesse em atingir, não apenas o Procurador-geral adjunto, Jovino Pereira e o promotor Wendell Beethovem, quando invadiu a Procuradoria-Geral de Justiça, nesta sexta-feira (24) em Natal.

Papéis entregues pelo próprio atirador, antes de efetuar os disparos deixaram evidências de que Guilherme também queria atingir o procurador-geral, Rinaldo Reis, que desconhece os motivos da ação de Guilherme.

Governo do RN lamentou morte de agente penitenciário federal


O Governo do Estado lamenta o falecimento do agente penitenciário federal Francisco Klemberg Moreira Batista, que ocupava o cargo de coordenador de intervenção na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, e que faleceu nesta sexta-feira (24) em virtude de um acidente automobilístico na CE-040. A gestão estadual se solidariza com todos do Departamento Penitenciário, agradece e reconhece o exímio trabalho deste profissional. 

Reunião discute melhorias para a Delegacia da Mulher de Caicó


A delegada da Mulher e futura presidenta da Associação dos Delegados da Polícia Civil do RN, Paolla Mauer, esteve reunida ontem em Caicó com mulheres de vários segmentos que defendem os direitos da classe. A reunião aconteceu na Casa da Cidadania e pautou como assunto principal da reunião, melhorias na estrutura da Delegacia da Mulher. O delegado Regional, Ricardo Brito também participou da reunião.

Confira a reportagem:

Força-Tarefa atuará por mais 30 dias no Presídio de Alcaçuz


A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária vai ficar mais 30 dias no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. A ação no presídio ocorre desde o início do ano, quando diversos conflitos entre facções rivais deixaram 26 mortos. Os homens da força-tarefa cuidam da guarda, vigilância e custódia de presos.  Na última segunda-feira (20), uma operação iniciou a mudança de 500 presos de pavilhão. A transferência ocorreu para que o local pudesse ser reformado.

Em fevereiro, uma barreira de conteineres foi colocada para dividir o presídio e separar as facções rivais. Depois, os conteineres foram substituídos por concreto. A força-tarefa de intervenção penitenciária também vai ficar por mais 30 dias em Roraima. Vai atuar nas ações de policiamento ostensivo na área externa aos presídios. Assim como em Alcaçuz, houve rebelião e conflito na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, no início do ano. Pelo menos 33 presos foram mortos. 

Também foi prorrogada a presença da Força Nacional de Segurança no Pará, na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, até janeiro de 2018. Segundo decisão publicada no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (24), a prorrogação terá como objetivo a garantia da segurança das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos canteiros de obras, nas demarcações e serviços.

Secretários Vagner Araújo e George Antunes realizam visita de acompanhamento dos investimentos em saúde na cidade de Caicó


Os secretários Vagner Araújo (Segepro) e George Antunes (Saúde) visitaram na manhã desta sexta-feira (24), o Hospital Regional de Caicó.  O objetivo da visita foi acompanhar de perto os investimentos que o Governo do Estado vem realizando para melhorar o atendimento à população seridoense no setor da saúde. O deputado Estadual Vivaldo Costa acompanhou a visita.

“O governador Robinson Faria quer que as obras da Rede de Urgência e Emergência e da instalação do tomógrafo sejam acompanhadas de perto, por isso, ele determinou que eu e o secretário de saúde viéssemos fazer essa visita técnica ao hospital”, declarou Vagner Araújo.

Vagner explicou que esses investimentos na área de saúde em Caicó correspondem ao montante de R$ 3 milhões. A fonte de recursos é do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

O secretário George Antunes afirmou as obras de reforma da urgência e emergência iniciarão na primeira quinzena do abril e que o tomógrafo vai beneficiar toda população seridoense que não precisará se deslocar para capital para realizar exames. “Vamos acompanhar toda reforma de melhoria neste hospital. O Governo tem pressa. O tomógrafo é de última geração possui 16 canais e realiza exames de alta complexidade. Quem sai ganhando é a população”, explicou o secretário estadual de saúde.

O Governo do Estado adquiriu dois tomógrafos, um para Mossoró e outro para Caicó, cada um custou R$ 1,4 milhão. O tomógrafo de Mossoró foi instalado no Hospital Tarcísio Maia e está em pleno funcionamento realizando uma média de 75 exames só nos finais de semana, entre tomografias e angiotomografias.  

Diretor do DNOCS defende aumento do nível d’água do Açude Itans


Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta sexta-feira (24), o diretor do DNOCS de Caicó, Eduardo Farias defendeu obras que aumentem o nível d’água do Açude Itans. Atualmente com 81 milhões de metros cúbicos, Eduardo acredita que se alguns sangradouros forem aumentados, o volume do Açude poderá passar dos 100 milhões.

Confira a entrevista

Gilmar Mendes volta a cobrar investigação de vazamentos da Lava Jato


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, voltou a criticar o vazamento de nomes de políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos da Lava Jato. Essa é a segunda vez, esta semana, que ele fala sobre o assunto. Na terça-feira (21), chegou a dizer que o vazamento – que teria ocorrido dentro da Procuradoria-Geral da República – era constrangedor.

No dia seguinte, foi rebatido pelo próprio procurador-geral, Rodrigo Janot, que afirmou que Gilmar Mendes havia sofrido de uma “disenteria verbal”. Hoje (24), durante um seminário sobre Reforma Política, no TSE, Gilmar Mendes afirmou que não se pode aceitar esses vazamentos de quem quer que seja.  Gilmar Mendes defendeu, ainda, a mudança do atual sistema político e eleitoral. Afirmou que as campanhas hoje são onerosas, o que faz com que a prática do Caixa 2 alimente o sistema.

Carnaúba dos Dantas sediará encontro de bandas filarmônicas neste sábado


A Associação Musical e Cultural Onze de Dezembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, prepara-se para realizar encontro de Bandas Filarmônicas em homenagem ao centenário do Dobrado Estreia, primeira composição do maestro Felinto Lúcio Dantas. O encontro será realizado na Praça Caetano Dantas, às 20:00 do dia 25 de Março e contará com a presença de várias filarmônicas. 

Confira a reportagem

Zenaide Maia fala sobre Reforma da Previdência em Ato/Debate no IFRN


A deputada federal Zenaide Maia participou na manhã desta sexta-feira (24) em Natal do Ato/Debate sobre a Reforma da Previdência, com as presenças do senador Paulo Paim (PT/RS) e do deputado federal Vicentinho (PT/SP), coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência.  O evento aconteceu no IFRN e foi organizado pela senadora Fátima Bezerra (PT/RN), também presente.

Para Zenaide Maia, a proposta para Reforma da Previdência é no mínimo uma covardia. “Não é uma reforma descente. Querem destruir os três pilares que determina a Constituição de 1988, que são saúde, assistência social e previdência. A população mais carente é que será mais prejudicada. Isso é uma covardia”, argumenta da deputada Zenaide Maia. Presentes ao evento representantes da CUT, CTB, SINASEFE, SINDESIND-RN, SINTE-RN e demais entidades.

Câmara Municipal de Caicó ganha mais 180 dias para dar maior publicidade aos atos no Portal da Transparência


Em TAC assinado com o Ministério Público, a Câmara Municipal de Caicó tinha 180 dias, a contar do dia 28 de agosto de 2013, para efetivar a implantação do seu portal da transparência, de modo a dar maior publicidade aos atos de gestão e demais informações de interesse público.

O tempo se passou, e até hoje a Casa não conseguiu cumprir com os pontos acordados no TAC. Tanto que em recente reunião com a nova Mesa Diretora, a promotora Uliana Lemos de Paiva, titular da 3ª Promotoria de Justiça resolveu aditar o prazo, e o presidente do Legislativo, Odair Alvez Diniz comprometeu-se no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, tomar todas as providências administrativas necessárias ao cumprimento das obrigações assumidas no TAC nº 005/2013/3ª PmJ-Caicó. O descumprimento acarretará multa diária de 2 mil reais à Odair.

Empresas devem à Previdência quase três vezes valor do déficit no INSS


Os devedores da Previdência Social acumulam uma dívida que é quase três vezes o valor do atual déficit no INSS.  São empresas públicas, privadas, fundações, governos de Estados e prefeituras que devem ao Regime Geral da Previdência Social mais de R$ 426 bilhões. A informação é da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, responsável por fazer a cobrança dessas dívidas.

O valor é quase o triplo do deficit no INSS de 2016, que foi de cerca de R$ 149 bilhões, segundo o governo. O coordenador-geral da dívida ativa da União, Cristiano Lins de Moraes, explicou que essa dívida vem sendo formada desde a década de 1960 e que alguns casos envolvem fraudes. Entre os maiores devedores da Previdência, há empresas que já fecharam, como as antigas companhias aéreas Varig e Vasp e a TV Manchete. Somente essas empresas devem ao INSS cerca de R$ 5,5 bilhões.

A lista também conta com diversos bancos públicos e privados, como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, todos com dívidas milionárias. Grandes empresas também constam entre os devedores do INSS, como a mineradora Vale e a JBS, da Friboi, que sozinha acumula mais de R$ 1,8 bilhão em dívidas, a segunda maior da lista. Governos de Estado de todas regiões do país e prefeituras de várias cidades também devem centenas de milhões de reais para a Previdência.

Atirador contra promotores continua foragido e está armado


Guilherme Wanderley seria o nome do responsável pelo atentado contra os promotores Jovino Pereira e Wendell Beethoven, na sede da Procuradoria Geral de Justiça nesta sexta-feira (24). O próprio MPRN pede a divulgação da foto para facilitar na localização de seu paradeiro, ja que Guilherme está armado.

Rinaldo Reis seria o alvo principal do atirador


Do Portal No Ar – O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, era o alvo original na ação do servidor identificado como Guilherme, no fim da manhã desta sexta-feira.

Conforme apurou a reportagem, o servidor procurou por Rinaldo, mas lhe foi comunicado que o chefe do MPRN não se encontrava.

Nesse momento, ele disparou contra Jovino Pereira, procurador-geral adjunto e o promotor Wendell Bethevon. Ambos auxiliam o PGJ na administração do MPRN. A motivação do atentado seria um procedimento administrativo disciplinar a que o servidor responde.

Servidor que atirou contra promotores respondia a processo administrativo


Do Portal No Ar – O servidor suspeito de ter efetuado disparos contra dois membros do Ministério Público, identificado por Guilherme, no fim da manhã desta sexta-feira, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, fugiu após alvejar o procurador-geral de Justiça adjunto, Jovino Pereira, e o promotor Wendell Bethoven.

 Após a ação, Guilherme desceu em direção ao estacionamento. Seguranças da guarda patrimonial ainda tentaram evitar a saída do servidor, mas não conseguiram. No entanto, tiros contra os pneus do carro de Guilherme foram dados. A PM diligencia em busca do servidor, cuja motivação do atentado seria um processo administrativo que respondia.

TRT-RN autoriza permuta entre enfermeiras de hospitais universitários


A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) acatou um recurso de duas empregadas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vincula ao Ministério da Educação, que administra os hospitais universitários do país. Uma das enfermeiras morava em João Pessoa (PB) e trabalha Natal (RN), enquanto a outra trabalhava em João Pessoa e tinha família em Natal. Os dois pedidos de permuta, feito por elas, foram negados administrativamente pela empresa.

Rozimeire, que trabalhava no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa foi admitida em novembro de 2015 e pretendia permutar com Rozilene, que foi contratada em agosto do mesmo ano e trabalhava no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal. A justificativa para a solicitação de permuta de Rozimeire foi a necessidade de ela cuidar dos pais, idosos e com problemas de saúde, que residem em Natal. Por sua vez, Rozilene desejava voltar para João Pessoa, porque já morava na capital paraibana há mais de dez anos e tinha que se deslocar a Natal para trabalhar.

A decisão reformou julgamento da 11ª Vara do Trabalho de Natal, que negou a pretensão das servidoras amparada na Norma Operacional nº 06/2015 da EBSERH, que veda a transferência ou permuta antes do empregado completar um ano de serviço. Esse era o caso de Rozilene. Devido ao lapso de tempo entre a ação na Vara e o recurso ordinário no TRT-RN, a 1ª Turma observou que as autoras cumpriram o requisito temporal de um ano de serviço cada. O relator do recurso, desembargador José Barbosa Filho, acatou o pedido de permuta e foi acompanhado, por unanimidade, pelos membros da turma. A decisão dá um prazo de 30 dias, após a publicação do acórdão, para que a permuta seja efetivamente autorizada pela EBSERH, sob pena de multa diária de R$ 500,00, limitada a R$ 15 mil.

Procurador-geral adjunto do RN e promotor são baleados em Natal


Do G1 – Ambulâncias do SAMU foi chamada para socorridos os feridos (Foto: Fred Carvalho/G1)
O procurador-geral adjunto e um promotor de Justiça foram baleados na manhã desta sexta-feira (24) dentro da sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Jovino Pereira Sobrinho e Wendell Beetoven Ribeiro Agra foram socorridos. Ainda não notícias sobre o estado de saúde deles.

Segundo o MP, o atirador é um servidor que invadiu uma reunião e efetuou os disparos. O suspeito fugiu em seguida. A sede do Ministério Público fica no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal

Força Tarefa encontra 800 facas, dois revólveres e 200 celulares em Alcaçuz


Do G1 – Os agentes penitenciários que compõem a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária – ação que vem sendo realizada na Penitenciária Estadual de Alcaçuz desde o fim das rebeliões de janeiro – concluíram nesta quinta-feira (23) a chamada ‘Operação Fênix’. Durante quatro dias foram feitas revistas dentro dos três pavilhões da unidade. Resultado: foram encontrados e apreendidos cerca de 800 facas, aproximadamente 200 aparelhos celulares, dois revólveres, munições, chips de telefone, pendrives, cartões de memória, carregadores e drogas, como maconha, cocaína e crack. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

As buscas só foram possíveis após a transferência de 800 detentos dos pavilhões 1, 2 e 3 para o presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz. “Todo o material apreendido foi entregue à Polícia Civil, que vai fazer os procedimentos legais necessários”, disse o agente federal de execução penal Francisco Klenberg Batista, um dos coordenadores da operação. A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), responsável pelas unidades prisionais do estado, informou que também vai instaurar uma sindicância para tentar identificar os responsáveis pela entrada do material na penitenciária.

Vivaldo Costa: “O governador Robinson foi o que mais perseguiu uma solução eficiente para a área de Segurança”


Se tem alguém que não concorda que o Governo Robinson fracassou no combate a violência, e seu aliado na Assembléia, o deputado estadual Vivaldo Costa. Em entrevista ao Sistema Rural de Comunicação, Vivaldo disse que nenhum outro governador trabalhou mais pela Segurança, como Robinson vem trabalhando.

 Nós temos hoje um crime organizado no País inteiro, e infelizmente é quem dá o tom. O governador Robinson foi o que mais perseguiu uma solução eficiente para a área de Segurança. Os outros governadores, muitas vezes fechavam os olhos, deixavam os comandos fazer o que eles queriam, e o governador teve a coragem de dar o tom, enfrentou as facções e está tentando acertar. Vai acertar 100%, não vai. Nem ele e nem ninguém”.

Planejamento promete resolver crise financeira na Saúde, e George Antunes diz que continua na Pasta


Em entrevista ao Sistema Rural de Comunicação nesta sexta-feira (24), o secretário de Saúde do RN, George Antunes deixou claro que vai continuar à frente da Pasta. Ele reconheceu que até ontem, quinta-feira (23) existia a possibilidade dele deixar a secretaria, mas não por falta de apoio do Governador Robinson Faria, e sim pela redução quase pela metade, dos recursos destinados para a Saúde.

Nós temos uma situação grave, tanto financeira como no quadro de profissionais, e nós vínhamos pedindo o empenho do governador, ele tem dado todo o apoio a Saúde, é comprometido e sensível com a Saúde, só que ele depende também de que o Secretário de Planejamento encontre uma alternativa para ajudá-lo e me ajudar. Eu estava numa situação, com um orçamento extremamente reduzido, quase pela metade, e a reunião que tivemos ontem foi definitiva, onde eu afirmei que não teria condições de sustentar a Saúde nesta situação, que era quase impossível de administrar, sem dinheiro para tocar os projetos que o Governador queria”, disse.

Como a reunião com a Secretaria de Planejamento, na avaliação de Antunes foi positiva, ele diz não ter motivos para deixar a Saúde. “A reunião com o secretário de Planejamento foi extremamente positiva, de imediato ele montou uma equipe para estudar as possibilidades de resolver o problema financeiro da Saúde. Já encontrou uma solução inicial que tira a Secretaria de Saúde de crise, já vamos começar a caminhar agora. Da minha parte irei permanecer no cargo, agora depende do Governador se ele estiver satisfeito com meu serviço”, finalizou.

“Reforma da Previdência = (des)forma do futuro” – Por Maria Helissa de Medeiros


Maria Helissa de Medeiros
Professora

Como sonhar ou fazer planos em um país que retira do seu cidadão a perspectiva de futuro? Como dizer aos meus alunos que não importa o quanto eles estudem porque o futuro reserva vagas apenas para mão de obra barata e não especializada? Como explicar para o meu filho (se o tiver) que ele nasceu sob a lei do ventre escravocrata antes mesmo de tomar conhecimento da lei do ventre livre? 

O atual governo do Brasil insiste que as respostas para essas perguntas se concentram no que eles chamam de crise econômica. Porém, o que vejo é uma crise de valores, de caráter e de cunho político, não econômica. A crise financeira que acomete nosso país tem origem no alto custo do congresso brasileiro. Os nossos representantes políticos além de usufruírem de salários exacerbados, recebem benefícios à parte para cobrir despesas no exercício de suas atividades que muitas vezes são confundidas com mordomias.

Como se não bastasse, ainda se sentem no direito de desviar verbas públicas em benefício próprio. Sem contar o superfaturamento com obras públicas que antes de atender à população abastece o ciclo de corrupção política do Brasil. Somado tudo isso, é claro que o resultado não poderia ser outro: crise financeira.

Porém, a conta vem para o bolso do trabalhador. Além de bancar nossos políticos somos herdeiros de uma dívida que eles contraíram. Então, quando se fala em reforma para sanar tais dívidas a origem deveria ser no próprio congresso, no entanto os políticos não abrem mão do alto padrão de vida e preferem sacrificar o povo.

Eis os sacrifícios que nos aguardam e (des)formam nosso futuro: reforma da previdência, terceirização do trabalho e perdas trabalhistas como FGTS, décimo terceiro, terço de férias e provavelmente nossa dignidade. Seremos obrigados a trabalhar 49 anos ininterruptos e ter idade mínima de 65 anos para ter direito a uma aposentadoria integral.

O governo terá o aval para contratar mão de obra terceirizada que, em outras palavras, pode ser compreendida como privatização dos serviços públicos e contratação de mão de obra barata e sem a devida qualificação. Consequentemente, teremos trabalhadores sem garantias de estabilidade e sem direitos trabalhistas.

Mesmo assim, diante de uma conta tão negativa, ainda pude encontrar um saldo positivo como fez o personagem Brás Cubas de Machado de Assis: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” E por mais doloroso que isso seja o meu saldo ainda é mais positivo, pois diferente do personagem machadiano, eu ainda estou viva. Então ainda há tempo de construir um novo legado e quem sabe perpetuá-lo. Portanto, estou em greve para que no futuro eu possa deixar, pelo menos, uma herança de lutas ao invés de uma herança de dívidas. 

Diárias operacionais dos policiais do Seridó que trabalharam no Carnaval ainda não foram pagas


Policiais militares lotados no Seridó, e que reforçaram a segurança no período do Carnaval em Caicó, e de muitos outros municípios da região ainda não receberam suas diárias operacionais, apesar do Comandante-Geral da PM, Coronel Azevedo ter garantido em entrevista à época, no Sistema Rural de Comunicação, que o “dinheiro estava ouvindo a conversa”.

Policiais relataram ao Blog do Marcos Dantas que, existem dois pesos e dois medidas no pagamento das diárias. “O policial que se desloca da Grande Natal para o interior, já sai de casa com o dinheiro da diária na conta, ou seja, o pagamento é antecipado. Enquanto que nós, policiais lotados no Seridó trabalhamos do mesmo jeito, abdicamos de brinca o carnaval com nossa filha, pois quem recusar a convocação para trabalhar na sua folga, é punido pelo Comando, até hoje não recebemos ainda as nossas diárias”, disse um policial que pediu o anonimato.

Brasil vence de goleada o Uruguai e está praticamente classificado para a Copa de 2018


Uma goleada de 4 a 1 no Uruguai, na noite dessa quinta-feira (23), em Montevidéu, o Brasil está com a classificação para a Copa do Mundo na Rússia, no ano que vem, encaminhada. Isso porque, nas duas disputas anteriores de eliminatórias da Sul-Americana para os mundiais de futebol, o último país a se classificar somou 28 pontos. O Brasil chegou aos 30 pontos ao quebrar a invencibilidade de sete anos e 28 jogos dos uruguaios no Estádio Centenário.

Caravana de Escritores Potiguares promove mais quatro edições a partir desta sexta-feira (24)


Patrocinada pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, a Caravana de Escritores Potiguares promove mais quatro edições do encontro entre autores e leitores a partir desta sexta-feira (24). São elas:

Na sexta-feira (24), às 9h, na Associação Comunitária do Amarelão, em João Câmara, com a presença dos escritores Alfredo Neves, Carlos Fialho, Clemilson Sena, Damião Gomes, Edson Soares, Francisco Martins, João Andrade, José de Castro, Leocy Saraiva, Manoel Onofre Jr, Oreny Júnior e Thiago Gonzaga.

Na segunda-feira (27), às 14h, em Areia Branca, com escritores e poetas radicados em Mossoró e região. Na sexta-feira (31), às 9h, na Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, no Loteamento José Sarney, em Natal, e na quarta-feira (05/04), às 14h, na Escola Estadual Carmem Costa, em Poço Branco.

Assembleia vai homenagear os 50 anos da Justiça Federal no RN nesta sexta-feira (24)


Os cinquenta anos da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) serão lembrados pela Assembleia Legislativa em sessão solene na próxima sexta-feira (24), às 9h, no plenário da Casa. A solenidade, proposta pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), irá homenagear magistrados e servidores que marcaram a história da instituição judiciária no Estado.

“Esse primeiro meio século de trabalho do Judiciário Federal no Rio Grande do Norte é marcado pelo desbravamento de novos caminhos para prover o cidadão de um serviço eficiente e reconhecido no Conselho Nacional de Justiça. Fruto do desempenho dos seus quadros, tanto de magistrados como de servidores, que ajudam significativamente para o legado do Poder Judiciário Federal no RN”, enaltece Ezequiel Ferreira.

Os homenageados são: os ministros José Augusto Delgado (aposentado), Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ) e Marcelo Navarro (STJ); desembargadores federais Araken Mariz de Faria (aposentado), Edilson Pereira Nobre Junior (TRF 5ª região), Francisco Barros Dias (aposentado), Marco Bruno Miranda Clementino (titular da 6ª vara), Ivan Lira de Carvalho (titular da 5ª vara), Walter Nunes da Silva Junior (titular da 2ª vara), Magnus Augusto Costa Delgado (titular da 1ª vara), Janilson Bezerra de Siqueira (titular da 4ª vara), Gisele Maria da Silva Araújo Leite (substituta da 4ª vara); e a servidora Maria Isabel Gurgel Umbelino (aposentada).

Ezequiel Ferreira e Bênes Leocádio levam Escola da Assembleia para todo o RN


Os servidores das 167 prefeituras do Rio Grande do Norte já podem contar com cursos de especialização e qualificação através da Escola da Assembleia. Um convênio foi assinado nesta quinta-feira (23), pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn),Bênes Leocádio (PMDB), no gabinete da presidência do Legislativo Estadual.

“Este ato formal de assinatura de convênio possibilita a troca de experiência e torna possível que servidores do Poder Executivo Municipal de todas as regiões do Estado se utilizarem da grade de cursos da Escola da Assembleia, com foco numa melhor prestação de serviços para os munícipes. São estes que estão na ponta e que querem receber o melhor do serviço público os maiores beneficiados. Pois terão a execução de projetos e programas conduzidos por um servidor melhor qualificado”, enfatizou Ezequiel Ferreira.

Para Bênes Leocádio, presidente da Femurn, a parceria educacional com a Assembleia Legislativa irá impactar positivamente os servidores das diversas prefeituras. “Promover estes cursos de qualificação é sempre muito complexo e nem toda prefeitura tem condição bancar ou mesmo organizar estes cursos. Agora cada prefeito pode tirar proveito deste convênio e estimular seus funcionários a frequentar a Escola da Assembleia e vislumbrar seu crescimento profissional”, comemorou Bênes Leocádio.